domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ahmadinejad ordena começo do enriquecimento de urânio a 20%

da Efe, em Teerã

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou neste domingo que ordenou ao Organismo da Energia Atômica que inicie o processo de enriquecimento de urânio a 20% -- percentual acima dos atuais 5%.

Em discurso transmitido pela televisão estatal, o presidente afirmou que essa ordem não significa que seu país tenha renunciado à negociação sobre suas instalações nucleares.

"Iniciem o enriquecimento do urânio a 20%, enquanto nós estamos dispostos a negociar para a troca de combustível nuclear", disse o líder ao presidente do citado organismo, Ali Akbar Salehi, presente no ato.

Ahamdinejad se referiu ao prazo de dois meses dado pelo Irã ao Ocidente para resolver a queda-de-braço nuclear e reiterou que seu país "está disposto a dialogar sobre a troca de combustível nuclear".

"Nós começamos (o enriquecimento), embora o caminho da negociação continue aberto", destacou.

Além disso, ele revelou que os cientistas iranianos conseguiram desenvolver uma tecnologia que permite enriquecer o urânio através da técnica laser.

"O laser permite separar os átomos, o que significa que pode servir para enriquecer o urânio com o grau que um queira... Mas por enquanto não pensamos utilizar este método de enriquecimento", explicou.

"Para enriquecer o urânio temos centrífugas que, se Deus quiser, poderemos utilizar para enriquecer 20% e ser autossuficientes", detalhou.

Queda de braço

As declarações do presidente abrem um novo capítulo na inflamada queda de braço que o Irã mantém com grande parte da comunidade internacional por causa das suspeitas levantadas por seu programa nuclear.

Países como Estados Unidos, Israel, França, Alemanha e Reino Unido acusam o regime iraniano de esconder, sob seu esforço atômico civil, um projeto de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal nuclear, alegação que o Irã rejeita.

O conflito se agravou no final do ano passado depois que Teerã rejeitou uma proposta de Washington, Paris e Moscou para enviar seu urânio a 3,5% ao exterior e recuperá-lo tempo depois enriquecido a 20%, nas condições necessárias para manter operacional seu reator nuclear civil na capital.

Em uma aparente mudança de postura, Ahmadinejad assegurou na terça-feira passada que seu país não tem problema algum em enviar o urânio ao exterior.

A declaração conseguiu abrir de novo a brecha entre as grandes potências, e em particular entre Washington e Pequim, que mantêm posturas divergentes sobre a polêmica.

Os EUA pressionava há meses para conseguir que todos os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas respaldem um endurecimento das sanções políticas e econômicas ao regime dos aiatolás.

Nesta mesma semana, o Departamento de Estado americano pediu ao Irã para deixar de lado a incerteza e dar uma resposta definitiva e precisa à questão.

A China assinalou que as palavras de Ahmadinejad significam que ainda existem possibilidades de conseguir uma saída diplomática à crise.

No entanto, parece que o presidente iraniano aposta no discurso mais duro. "Utilizam a tecnologia para subjugar os povos. Acreditam que a ciência é monopólio seu", acrescentou na segunda-feira.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Escola Tanaka vai ser reformada, diz Demércio.

Escola Tanaka vai ser reformada, diz Demércio
A reforma da Escola Estadual Mitiharu Tanaka, finalmente vai sair do papel, diz o vereador Demércio de Almeida (PT) que esteve no FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e apresentou moção de apelo destinada ao Governo do Estado descrevendo os problemas que ocorrem na Escola.
Segundo o vereador que também é professor da escola as obras deveriam ter sido iniciadas no período das férias e estarem se encerrando agora, antes do início das aulas no dia 18 de fevereiro. “A escola apresenta vidros quebrados, pinturas deterioradas, lousas sem condições de uso e carteiras inadequadas, sendo assim a reforma deve ser emergencial”, completou.

Projeto é vetado e Trânsito sofre críticas.

A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou na última terça-feira sua primeira sessão ordinária de 2010. O primeiro item analisado foi o veto do prefeito Eduardo ao projeto de lei de autoria do vereador suplente João Canna (PSB) que institui a coleta seletiva de medicamentos vencidos. O Legislativo analisa agora se mantém ou derruba o veto do prefeito.
Outro projeto, este do vereador João Victor (PT do B), que altera o dia e horário da sessão, foi suspenso pelo próprio autor para melhor análise e discussão. João Victor também utilizou a tribuna para falar da atitude de um agente de trânsito, que segundo ele agiu com desrespeito, quando o vereador acompanhava uma obra na avenida Fernão Dias e foi empurrado com um cavalete de sinalização pelo amarelinho.
O vereador enviou um requerimento à Secretaria de Trânsito solicitando a apuração do fato e cobrando responsabilidades do agente público. “Ele foi mal educado comigo e não me respeitou como vereador e nem como cidadão”, disse. Bé também cobra explicações da Secretaria pela quantidade de multas aplicadas no Cerco de Jericó, evento realizado pela Paróquia da Vila Cristo, no início do ano.
Ivan Sada do PPS pediu em sua fala que a secretaria de Finanças aumente o prazo de revisão para aqueles munícipes que tiveram o carnê de IPTU emitido com erro, aumentando o valor a ser pago. “Tem pessoas que nem sabem que devem se dirigir ao Mais Fácil para uma nova contagem”, explica.
(Da Assessoria)

Dilma desconversa sobre chapa com Michel Temer.

Reforçando a tese de que sua candidatura será marcada pela defesa do fortalecimento do Estado, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência pelo PT, defendeu neste sábado em Curitiba o fim do "fundamentalismo ultrapassado de que o Estado acabou".

Dilma fez referência à crise financeira mundial de outubro de 2008, e lembrou do aporte do governo e dos bancos públicos ao setor privado. "O Brasil conseguiu enfrentar a crise porque o governo fortaleceu seu Estado", disse.

Dilma ainda sinalizou que sua futura candidatura dará prosseguimento à política econômica do presidente Lula. "É a combinação do Estado e do mercado que fará com que o Brasil seja capaz de sair da situação em que estava em 2003."

Dilma está na capital paranaense para debater os projetos do PAC 2 em um encontro com prefeitos. À noite, ela deve participar de um encontro do PT estadual em comemoração aos 30 anos do partido.

Em entrevista à imprensa, a ministra preferiu não se pronunciar sobre detalhes de sua futura candidatura, que deve ser confirmada em congresso do PT no mês que vem.

Ao ser perguntada sobre a possibilidade de o deputado Michel Temer (PMDB) ser o seu vice, Dilma disse que "não põe a carroça na frente dos bois". "A política é um processo de diálogo. Tudo isso tem tempo para maturar, e não posso discutir isso por uma questão de respeito ao PT."

A ministra da Casa Civil ainda exaltou programas do governo federal, como o PAC e o "Minha Casa, Minha Vida".
Sobre este, disse que o programa será "o grande passo para acabar com essa história de gente morando em área de risco", em referência às mortes e danos causados pelas chuvas dos últimos meses no país.

Temer é reeleito no PMDB e reforça aliança com Dilma.

Natuza Nery e Maria Carolina MarcelloBRASÍLIA (Reuters) - A convenção nacional do PMDB, realizada neste sábado, reelegeu o presidente licenciado da sigla, deputado Michel Temer (SP), e fortaleceu a ala do partido favorável à aliança nacional em torno da candidatura à Presidência da República da ministra Dilma Rousseff (PT).

De um total de 597 votos dos convencionais, Temer foi eleito com 591. Dois votos foram nulos e quatro brancos.

Ao lado de Temer, Sarney faz discurso durante encontro do partido em Brasília

Temer é um dos principais integrantes do partido cotados para assumir a candidatura à vice-presidência da República. Ao permanecer no controle, impulsiona a escolha de seu nome para a chapa com o PT.

Entre os presentes à convenção que citaram Temer como a opção mais forte dentro do partido para acompanhar Dilma nas eleições de outubro estavam o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o deputado Eduardo Cunha (RJ), entre outras lideranças da legenda.

Para a vaga do 1o vice-presidente da sigla, foi escolhido o senador Valdir Raupp (RO), que deverá comandar o partido, caso Temer se licencie para a candidatura a vice-presidente.

O grupo da legenda que defende candidatura própria, ou mesmo um apoio ao PSDB nas eleições presidenciais, chegou a entrar na Justiça para evitar a realização da Convenção. Um recurso movido pela atual direção do partido, no entanto, conseguiu manter o encontro para este sábado.

A ala contrária à união com o PT é formada, principalmente, pelos governadores do Paraná, Roberto Requião, e Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina, além do senador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, compareceu à convenção e disse que a recondução de Temer "reforça a participação do PMDB na ideia da candidatura da ministra Dilma à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

Ele ponderou que o postulante a vice ainda será definido. "Não interessa a ninguém a antecipação do debate sobre a vice nesse momento. A nova direção nacional do PT que assume depois do Carnaval e a nova direção nacional do PMDB que assume a partir de hoje têm a missão fundamental de sentar todo dia se for necessário para resolver o problema das alianças nacionais."

Padilha disse que compareceu ao evento como coordenador político que dialoga com as legendas partidárias.

A convenção elegeu o Diretório Nacional da sigla, responsável por indicar a Executiva Nacional do partido.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

10 mil alunos voltam às aulas nessa quinta.

Yasmin Taha

A Rede Municipal de Ensino dará início ao ano letivo de 2010 no dia 4 de fevereiro (quinta-feira). Nesta data, cerca de 10 mil alunos do município retornarão às aulas, nas 30 unidades escolares da cidade. Para tanto, os educadores, funcionários e a secretaria de Educação se organizarão em reuniões de planejamento nos dia 2 e 3. Como acontece em toda retomada de período letivo, será realizado o Encontro de Educadores, no dia 1º de fevereiro, que deve reunir os cerca de 800 profissionais da Educação do município.

Muitos alunos vão se surpreender ao voltar às aulas, já que algumas escolas foram reformadas durante as férias. São elas a EMEF Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi, Erich Becker e Edith Schneider, que agora estão de cara nova. Foram investidos cerca R$ 200 mil, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “A volta às aulas é sempre um momento de reflexão, quando procuramos agregar mais valores nas nossas ações e iniciar o ano acolhendo muito bem os nossos alunos”, analisa o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques.

PAT de Várzea tem vagas de emprego.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Várzea Paulista divulga novas vagas de emprego: desenhista projetista, motorista munk, assistente social, ajudante de lavacar, motorista de van ou micro-ônibus, lavador de carros, ajudante de cozinha, armador de obras, pedreiro, operador de maquina injetora, ajudante geral de conservação, profissional do lar, jardineiro, motorista de caminhão;

Cozinheiro, serralheiro, montador de estruturas metálicas, costureira de máquina reta, estagiário para almoxarifado, retificador ferramenteiro, mandrilador ou fresador de mesa, operador de torno CNC, torneiro ferramenteiro, costureira ou auxiliar de costura, gerente administrativo, operador de laminadora, auxiliar de produção temporário, operador de máquinas, padeiro, empregada doméstica, repositor, secretaria, mecânico de manutenção, mecânico diesel, porteiro.

Candidatos e empregadores podem se cadastrar no site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br e consultar vagas no seu perfil. Qualquer dúvida quanto ao site é só entrar em contato com a central de ajuda: 0800 770 7378.

Os interessados nas vagas devem comparecer no PAT, que fica na rua José Dias de Castro, 160, Vila São José, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone do PAT é o 4606-0577.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Veículos escolares passam por vistoria.

Para garantir um transporte seguro e de qualidade para as crianças varzinas durante o período de aulas, a secretaria de Trânsito e Transporte Público realiza a partir de hoje (dia 25) -- até o dia 5 de fevereiro -- a vistoria de veículos escolares. Os condutores que não passarem pela vistoria terão o veículo apreendido e serão multados conforme previsão do Código Brasileiro de Trânsito.

Realizada no prédio da Secretaria, a vistoria é rápida (cerca de 15 minutos de duração) e avalia as condições do veículo, como pneus, cintos de segurança, tacógrafo e extintor. A secretaria também irá avaliar os documentos dos condutores, como carteira de habilitação e certificado do curso de condução de passageiros. A expectativa é de que aproximadamente 130 carros passem pela vistoria até o final do prazo.

Os interessados em exercer a profissão devem procurar a secretaria de Trânsito para vistoria do carro e em seguida pagar as taxas de liberação e alvará na Secretaria de Finanças. Depois, a Ciretran também fará uma vistoria. A Secretaria de Trânsito de Várzea Paulista fica na av. São Paulo, 241, Vila Santa Terezinha. O expediente é das 9 às 17 horas.

Tremor moderado volta a atingir Haiti, próximo à capital Porto Príncipe.

Do UOL Notícias
Em São Paulo*Um terremoto de 4,7 graus (escala Richter) atingiu o Haiti neste domingo, a cerca de 30 km (direção oeste) da capital Porto Príncipe, segundo informações do US Geological Survey (Instituto de Geofísica dos Estados Unidos).

O tremor foi registrado às 21h51 GMT (18h51, na hora de Brasília), num profundidade aproximada de 4,1 km, segundo o USGS.

A agência americana afirmou que o novo tremor foi precedido de um terremoto de 5,5 graus, a uma profundidade ainda maior, de 33 km.
Não há informações imediatas de danos ou feridos pelo novo tremor.

Mortos
O governo haitiano confirmou neste domingo que o número de mortos no país pelo terremoto do último dia 12 já atingiu 150 mil somente na região metropolitana de Porto Príncipe, no epicentro do tremor. Ao mesmo tempo, dezenas de países começaram a enviar representantes à cidade canadense de Montreal para discutir o que pode vir a ser um "Plano Marshall" específico para o país devastado por uma das piores tragédias recentes.

"Ninguém sabe quantos corpos estão enterrados sobre os escombros --200 mil, 300 mil? Quem sabe o número total?", disse a ministra haitiana das Comunicações, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue, à agência Associated Press.

Os números de vítimas do terremoto de 7 graus (escala Richter) podem variar conforme a fonte. O último balanço das Nações Unidas indicava um total de 111.481 mil cadáveres, enquanto ontem autoridades haitianas já estimavam um cifra na casa dos 120 mil, podendo chegar a 200 mil.
Especialistas afirmam que ainda há chances de que mais sobreviventes sejam encontrados nos escombros. Ontem, equipes de resgate internacionais conseguiram tirar com vida um homem de 24 anos, 11 dias após a tragédia que devastou o país. Wismond Exantus, soterrado sob os destroços de um mercado, alegou ter sobrevivido a base de refrigerantes e guloseimas. Ele passava o tempo rezando, cantando salmos ou dormindo.

Montreal
A reunião sobre o Haiti, que acontecerá amanhã, "estabelecerá uma visão clara e comum na comunidade internacional" para a recuperação e reconstrução a longo prazo do Haiti, disse hoje o ministro canadense de Relações Exteriores, Lawrence Cannon, durante conferência à imprensa. "Esta conferência será um passo inicial mas crítico no largo caminho da recuperação", acrescentou.

Enquanto isso, equipes internacionais continuavam o trabalho de distribuir comidas e demais mantimentos para as centenas de milhares de desabrigados pelo tremor. A distribuição de víveres, no entanto, ainda é alvo de críticas severas por especialistas, que fizeram reservas às estratégias do exército americano, que tem usado aviões e paraquedas para despachar alimentos.

"Precisamos de uma distribuição ordenada e respeitosa da comida", disse a Coordenadora Humanitária do Programa Mundial de Alimentos, Kim Bolduc.
Tropas internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas) lideradas pelo Brasil distribuíram comida e água em uma das maiores favelas do Haiti neste domingo.

Na favela Cité Soleil, membros do Exército norte-americano formaram um corredor ao lado de casas, enquanto centenas de haitianos fizeram fila para receber pacotes de comida, água e biscoitos. A favela tem sido um foco de violência, mas não houve registros de problemas durante a entrega dos alimentos.

"A ajuda que temos disponível está sendo distribuída", disse o tenente-general Ken Keen, comandante da operação militar norte-americana no Haiti. "Mas a necessidade é tremenda (...) Todo dia é um dia melhor do que ontem. Amanhã será um dia melhor do que hoje."

Prefeitura inicia substituição de lixeiras por contêineres.

Serão 150 locais de depósito de lixo orgânico; medida contribui com meio ambiente e evita proliferação de pragas

Thiago Godinho

A secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Várzea Paulista iniciou nessa quarta-feira (20) a substituição de lixeiras por contêineres em cerca de 150 pontos da cidade. Foram escolhidos locais onde há maior dificuldade de acesso pela coleta e regiões onde há grande concentração de pessoas. Assim, o lixo orgânico passará a ficar fechado e isolado do contato com o solo e da população. “Não é uma substituição da coleta, mas sim a instalação de pontos de referência devidamente fechados para o depósito de lixo orgânico”, explica o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor.

Para Roberto Pozzani, coordenador de Obras da empresa Gomes Lourenço, responsável pela instalação dos contêineres, a frequência da coleta de lixo continuará normal na cidade. “O sistema seguirá a mesma frequência”, garante.

Na opinião do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino, a ação contribuirá com a natureza. “Assim, o lixo ficará isolado da chuva e de animais que possam espalhar o material orgânico no solo”, avalia.

A medida será benéfica também para a qualidade de vida e promoção da saúde da população varzina. “A instalação destes contêineres reduzirá a proliferação de vetores e pragas urbanas, como ratos, baratas e moscas”, define o secretário de Saúde, Luís Fernando Tofani.

A instalação dos primeiros 40 pontos começou nessa semana. O trabalho foi acompanhado pelo vice-prefeito varzino, Lula Raniero. “Sem dúvida é um grande avanço para a cidade. A instalação desses contêineres mostra à população que é preciso destinar o lixo para os locais corretos, preservando o meio ambiente e evitando que doenças transmitidas através de insetos e ratos se proliferem, além de manter nossa cidade bonita”, afirma.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

AGORA VOCÊ OUVE NOVA FM NA INTERNET.

Com o intuito de melhorar o alcance da rádio a Diretoria resolveu transmitir o sinal via internet, assim ultrapassamos as barreiras para que os ouvintes tenham mais esta opção.
Assim desde a ultima terça feira todos ja podem ouvir pelo site da rádio www.nova919.com.br
A Nova Fm, emissora mantida pela Associação Comunitária Por do Sol tem em sua equipe de participantes pessoas interessadas no progresso tando na rádio como tambem da cidade de Várzea Paulista que agora pode ter seu meio de comunicação e ser ouvida no mundo inteiro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jundiaí produz 7 t diárias a mais de lixo após Natal

Robson Moura
Agência BOM DIA

O jundiaiense tem produzido 20 toneladas de lixo reciclável diariamente após as festas de fim de ano. São sete toneladas a mais que nos meses anteriores a dezembro, para serem recolhidas das ruas, o que dificulta o trabalho dos coletores, gera protestos da população e pode trazer problemas sociais, como enchentes.

A previsão do coordenador do projeto Armazém da Natureza – que recolhe especificamente o lixo reciclável, Osvaldo Roca, é regularizar o serviço em fevereiro.

O acúmulo de lixo aconteceu devido ao aquecimento da economia no fim do ano. “Com dinheiro nas mãos, a tendência das pessoas foi a de abandonar o que era ‘velho’ nas ruas”, afirma.

Em alguns locais é possível encontrar sofás, geladeiras e até peças de computadores espalhadas pelas calçadas. Basta dar uma volta pela cidade para perceber o desrespeito.

Em plena época de chuvas intensas, parte do material jogado, e não recolhido em tempo pelos coletores, vai parar em bueiros e córregos, causando alagamentos.

A prefeitura ampliou os horários no Centro e nos bairros para que esse material seja retirado. “Trabalhamos seis dias por semana, mas muitas vezes temos a sensação que não damos conta de tanto serviço”, diz Osvaldo.

Os caminhões são obrigados a fazer duas ou três viagens à mesma região para retirar o lixo acumulado. O coordenador afirma que a quantia levada em cada veículo varia conforme o material recolhido.

Armazém da Natureza

A coleta acontece semanalmente em todos os bairros de Jundiaí. Informações sobre horários pelo telefone 156

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Várzea investe R$ 600 mil em reformas de escolas.

Recurso do Fundeb e emendas parlamentares garantem reformas e pintura de unidades escolares do município

Os alunos das EMEF Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi, Erich Becker e Edith Schnieder encontrarão suas escolas de cara nova na volta às aulas. Nestes locais, foram investidos cerca R$ 200 mil, com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A EMEF São Miguel Arcanjo está em reforma, graças ao repasse de R$ 97 mil, também do Fundeb, que viabilizou também a adequação do parque infantil junto à EMEI Cidade Nova II, orçada em R$ 42 mil.
Uma emenda parlamentar do deputado Ricardo Berzoini possibilitou a ampliação da EMEF Juvelita Pereira as Silva, licitada em R$ 110,9 mil. “Nós entendemos que intervenções como essa tem como objetivo não só proporcionar um ambiente escolar mais bonito e agradável, mas também melhorar as condições de trabalho dos professores”, afirma o secretário de Educação Luciano Braz de Marques.

Creche em ritmo acelerado
Com uma área de 1.118,46m² na avenida Pacaembu, Jardim Paulista, as obras da creche do programa ‘ProInfância’ de Várzea Paulista estão em ritmo acelerado. Já está sendo finalizada a laje e em seguida será colocado o telhado no local.
O valor de contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal para a obra é de R$ 942,1 mil, com a contrapartida de Prefeitura de R$ 9,4 mil mais o terreno, que é de propriedade do município.
A verba é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal e a creche atenderá 210 crianças, de 0 a 5 anos, dos bairros Cidade Nova I e II e Vila Real.
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Campo do Promeca ganha alambrado e receberá nova grama.

População pediu e foi ouvida; local também terá pista de atletismo
No ano de 2009, a secretaria de Infraestrutura iniciou, na região do Jardim Promeca, a reforma do campo de futebol e também a construção de uma área de lazer para a região. As obras foram solicitadas através da participação popular.
Toda a drenagem do campo já foi feita e com o alambrado quase completo. A próxima etapa será o gramado. O local contará com uma pista de atletismo, já que na região está a maioria dos corredores da cidade, como os integrantes da equipe ‘Pé Na Tábua’, que inclusive participaram da Corrida de São Silvestre, no último dia 31 de dezembro.
Vamos fazer um trabalho bonito na Grande Promeca. Logo após a colocação da grama faremos a área de lazer, ressalta o secretário Augusto Crisionor, o Gustão. A área ainda terá mesas com tabuleiros e pista para caminhada, além do ginásio de esportes que já existe no local.
“É bom ver que estamos ganhando uma área para o divertimento. Há muito tempo o bairro precisava. Vai beneficiar a região também. Fico muito feliz”, comenta Jaqueline Silva, moradora do Jardim Santa Lúcia há 20 anos.
Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

Continuam abertas as inscrições para as aulas de karatê.

Cerca de 60 pessoas se inscreveram para participar das aulas de karatê que serão oferecidas gratuitamente pela Prefeitura em dois núcleos: as escolas municipais Erich Becker e Manoel Caetano. Os interessados em praticar o esporte ainda podem se inscrever. Para isso, basta preencher a ficha nos dias 19 e 20 de janeiro, das 8 às 16 horas, na Emef Manoel Caetano.
As aulas serão oferecidas nas escolas municipais Erich Becker, nos fins de semana, e Manoel Caetano de Almeida, durante a semana. As aulas serão ministradas pelo professor Roberto Alves, que é faixa preta 4º dan (grau). De acordo com ele, o karatê é uma arte marcial que pode ser considerada uma disciplina e por isso faz bem para todas as idades. “É uma das atividades físicas mais completas. Para as crianças, auxilia no desenvolvimento motor. Os jovens adquirem mais disciplina e convívio social. Já os adultos encontram uma forma de relaxar”, explica.
Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques, as turmas, os horários e as datas das aulas serão definidos de acordo com a demanda, após o encerramento das inscrições. “Estamos em uma fase de planejamento, para definir as melhores condições para as aulas. Inclusive, estamos estudando um horário que não coincida com as aulas de educação física”, explica.
Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

Corte na Câmara de Várzea Paulista.

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, vereador Nei Lumes, recebeu em seu gabinete a corte da 29ª Festa da Uva de Jundiaí. A rainha Valéria dos Santos e a princesa Pâmela Perin, acompanhadas do vereador jundiaiense Mingo Fontebasso presentearam Nei Lumes com uma cesta de uva e convidaram, através dele, toda a população varzina para a festa que se inicia no dia 15 de janeiro e se encerra dia 31 do mesmo mês.

Construção da praça da Vila Popular entra na fase final.

Praça do bairro foi escolhida pela população através do Orçamento Participativo

A primeira fase da construção da praça da Vila Popular, em Várzea Paulista, está na fase final, mesmo no período de chuvas. A obra foi votada e escolhida pelo Orçamento Participativo.
O local já está gramado e, agora, recebe os pisos. Em seguida, virão os postes de iluminação e, assim, a primeira parte do projeto estará concluída e pronta para ser entregue à população. Logo após o final dessa fase, as obras terão seguimento no trecho entre as casas da rua Minas Gerais.
A população já celebra o novo local, que vai servir como ponto de lazer. “Vai ser uma nova opção de lazer para a população. Agora estou sabendo que vão ter brinquedos para as crianças. É mais do que merecido”, comenta Lucas da Silva, que já estava desfrutando do local mesmo sem as obras acabarem. Jonathan dos Santos também comemora a construção. “Eu sempre comentava que deveriam usar essa área para fazer uma praça. Vai ser uma boa opção para quem mora aqui”, diz o rapaz.

Família de Zilda Arns espera que o corpo da médica chegue ao Brasil até o fim de semana.

Ana Paula de Carvalho, O Globo
CURITIBA - A família da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança que morreu após ser atingida por escombros do terremoto no Haiti, tem a expectativa de que seu corpo chegue ao Brasil até o final desta semana. A informação é de Nelson Arns Neumann, um dos filhos de Zilda Arns e coordenador-adjunto nacional da Pastoral da Criança.
- O Ministério das Relações Exteriores cedeu um avião para trazer o corpo ao Brasil e a previsão é que chegue nas próximas 24 horas - informou ele.
Em entrevista coletiva na sede da entidade, onde voluntários e funcionários estavam emocionados e em estado de choque pela tragédia, ele divulgou detalhes da morte da mãe. Ele adiantou ainda que o velório será feito na sede da Pastoral e que o enterro será no Cemitério Água Verde, na região central de Curitiba.
- Ela estava fazendo um discurso em uma igreja para cerca de 150 pessoas, quando ocorreu o terremoto. Os escombros caíram sobre ela. Segundo as pessoas que estavam no local, ela faleceu na hora.
O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns divulgou uma nota, ao saber da morte da irmã. Segundo ele, Zilda "morreu de uma maneira muito bonita" por defender uma "causa em que sempre acreditou".
"Que nosso Deus, em sua misericórdia, acolha no céu aqueles que na terra lutaram pelas crianças e os desamparados", escreveu dom Paulo, que encerrou a nota dizendo que "não é hora de perder a esperança.

Planos terão que ampliar cobertura.

As operadoras de saúde terão que incluir, a partir de 7 de junho, 70 novos procedimentos mínimos a serem cobertos em qualquer tipo de plano. As mudanças foram anunciadas ontem pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Entre elas, está o aumento do número máximo de consultas cobertas com psicólogos (de 12 para 40, por exemplo), fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.

As medidas valem para todos os planos contratados a partir de 1999, ano em que entrou em vigor a lei que regulamentou o setor e criou a ANS. Eles abrangem 81% do total de 54 milhões de segurados. No caso dos planos adquiridos antes, vale o que está previsto no contrato. Entidades de operadoras de saúde reclamaram que as medidas terão impacto nas mensalidades ou na qualidade.

Para advogados e órgãos que representam consumidores, a lista deixou de fora procedimentos importantes e não evitará que segurados continuem recorrendo à Justiça para que os planos cubram gastos não previstos na resolução da ANS.

Medula óssea - Também foram incluídos o transplante de medula óssea a partir de um doador externo, tratamentos odontológicos com indicação de colocação de um bloco ou coroa no dente, e um exame (chamado Pet-Scan oncológico) que detecta precocemente o câncer, indicado especialmente nos casos de linfoma e câncer pulmonar.

A gerente-geral técnico assistencial da ANS, Martha Oliveira, explica que, para alguns dos novos procedimentos, haverá uma diretriz de utilização. Ela deu como exemplo disso o exame oncológico Pet-Scan, afirmando que, para alguns tipos de câncer, não há benefício comprovado de sua utilização, ou seja, ele pode ser substituído por um procedimento mais convencional, sem necessidade de aumentar os custos.

Questionada sobre o motivo de os novos procedimentos não incluírem outros tipos de transplante, como o de fígado e coração, Martha Oliveira respondeu que a inclusão pouco contribuiria para aumentar o número de transplantados, já que o principal problema nesses casos é achar um doador. Outra novidade na resolução publicada ontem pela ANS é que, nos casos em que paciente, médico e operadora acordarem que a internação hospitalar poderá ser substituída pela domiciliar, os custos com medicamentos, equipamentos e profissionais que normalmente existiriam num hospital terão que ser cobertos.

No caso de planos coletivos, a resolução também estabelece que acidentes de trabalho terão que ser cobertos, o que não era obrigatório até então. Segundo Alfredo Cardoso, diretor de normas e habilitação de operadoras da ANS, essa medida terá pouco impacto nos planos coletivos porque na maioria dos contratos entre operadoras e empresas isso já estava previsto. Além da ampliação da cobertura dos planos, a ANS divulgou também mudanças em alguns procedimentos.

Para o advogado Rodrigo Araújo, do escritório Araújo e Conforti, a alteração que pode trazer mais problemas é a que exige que o médico, quando solicitado pela operadora, ofereça pelo menos três opções de fabricantes de próteses. "Uma prótese de quadril importada pode custar R$ 40 mil, mas há modelos de pior qualidade que saem por R$ 10 mil. A operadora, logicamente, vai querer sempre o mais barato. É uma prerrogativa que a ANS está dando aos planos para intervir no trabalho do médico", diz o advogado Araújo.

Hora de espiar.

Décima edição do Big Brother Brasil começa com prova do líder e surpresa para os participantes
anuncie!
Agência BOM DIA


Foi dada a largada para mais um Big Brother Brasil.

A décima edição do programa já começou com uma surpresa: além dos 15 participantes pré-selecionados, cinco ex-BBBs disputam duas vagas para permanecer no programa.

Após a apresentação, os brothers foram divididos em 5 tribos, cada uma coordenada por um ex-BBB, para disputar uma prova de resistência.

Fani Pacheco (BBB 7) é responsável pela tribo colorida, formada por Dicesar, Serginho e Angélica. Joseane (BBB 3) é madrinha da tribo dos belos, composta por Fernanda, Eliéser e Uilliam. Na tribo dos cabeças estão Tessália, Alex e Elenita, sob o comando de Rafael Valente (BBB 6). Anamara, Michel e Marcela formam a tribo dos ligados, sob o comando de Nathália Casassola (BBB 8). Já na tribo dos sarados estão Eliane, Carlos e Cláudia, ao lado de Marcelo Dourado (BBB 4).

O coordenador da tribo vencedora será o primeiro líder do BBB 10 e poderá escolher outro ex-participante, do sexo oposto, para permanecer na disputa pelo prêmio de 1,5 milhão.

A prova deve se estender por toda a madrugada.

Acompanhe as provas no link abaixo:
http://bbb.globo.com/BBB10/Home/0,,17400,00.html

Minha Casa, Minha Vida.

Valor de entrada é um dos motivos que candidatos desistem de se inscrever
anuncie!
Agência BOM DIA

O valor de entrada para adquirir uma casa no programa Minha Casa, Minha Vida é um dos principais motivos que os candidatos desistem de fazer a inscrição, em Jundiaí, apesar de a procura ser intensa. Ao menos 1,3 mil pessoas já se inscreveram desde segunda-feira.

A aposentada Ivone Francisca Rizzo, 61 anos, desistiu de se inscrever, porque teria de pagar R$ 15 mil de entrada, além das parcelas antes de ter a casa - o programa prevê a entrega em 14 meses, a partir de fevereiro. “Pagar o financiamento sem sair do aluguel, não tem como.”

O programa oferece 180 casas. Os interessados não podem possuir restrições cadastrais no Serasa ou SPC.

Devido ao valor do imóvel (R$ 92 mil) o financiamento torna-se mais vantajoso para as famílias com renda entre quatro a seis salários mínimos, pois o valor de entrada fica entre R$ 4 mil a R$ 7 mil.

As inscrições são feitas no Complexo Argos ou pela internet no www.jundiai.sp.gov.br


Saiba mais
180 casas
Serão construídas num modelo padrão, com aproximadamente 50,25m, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e garagem, com muro nas laterais e nos fundos

Financiamento
O valor total do imóvel é de R$ 92 mil. O prazo para quitar o financiamento fica em torno de 25 a 30 anos. É preciso dar um valor de entrada que sofre variações de acordo com a renda. Uma simulação pode ser feita no site www.caixa.gov.br

Inscrições
As inscrições prosseguem até o dia 23 no Centro de Exposições Guimarães Rosa ou pela internet no site www.jundiai.sp.gov.br. Ao menos 1,3 mil pessoas já se inscreveram desde segunda-feira

Requisitos
Residir em Jundiaí, comprovar renda e não ter restrições no Serasa

Fonte: Fumas (Fundo Municipal de Ação Social)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Chuva faz preço das hortaliças disparar.

Brócolis, vagem e figo são os principais produtos que sofreram reajustes entre novembro e janeiro; aumento médio chega a 122%
Os preços dos legumes, verduras e frutas aumentaram, em média, 122% de novembro a janeiro nas feiras de Jundiaí, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. O brócolis, vagem e o figo lideram o ranking dos produtos mais caros.
Até dezembro, o brócolis era vendido nas feiras livres por R$ 2,50 a unidade. Hoje, é encontrado a R$ 4.
Segundo os feirantes, além do valor elevado, a qualidade das verduras caiu. “A couve-flor, por exemplo, já vendi a R$ 2,50 um maço grande”, diz a comerciante Maria José Gonçalves Jovelli. “Hoje o preço já chegou a R$ 3,50 e diminui o tamanho.”
No setor de legumes, a vagem era encontrada por R$ 4 o quilo. Agora é comercializada a R$ 7. A abobrinha também apresenta aumento de 40% – de R$ 2,50 o quilo passou a custar R$ 3,50.
De acordo com os feirantes, os produtos que são cultivados na terra são os mais prejudicados com a chuva. Além do excesso de água, muitos caminhões não conseguem chegar até o local para realizar a colheita e o produto apodrece.
Há 20 anos trabalhando como feirante, Maria José diz nunca ter visto tantas mudanças no tempo. “Sabemos que esta época do ano é comum o calor e a chuva, mas nos últimos anos está chovendo demais.”
Entre as frutas, o vilão é o figo, que teve o preço triplicado. Em novembro o consumidor encontrava uma caixa com oito unidades a R$ 1,50. Hoje, o valor fica entre R$ 5 a R$ 8, dependendo do produtor.
Segundo o comerciante Ciomar Melone, o figo é uma fruta delicada. “Para evitar as pragas as frutas são pulverizadas, mas com o excesso de chuva, não é possível evitar os ataques e as frutas azedam.”
Ainda assim, alguns produtos mantêm os preços estáveis, como o tomate e a cebola que podem ser encontrados de R$ 3 a R$ 3,80 o quilo.
Nas frutas, o limão permanece R$ 3,80 o quilo.
Do Jornal Bom Dia.

Bombeiros resgatam corpo de empresário na represa de Nazaré Paulista.

O Corpo de Bombeiros encontrou, na tarde de ontem, o corpo do empresário Sérgio Quintana, 34 anos, na represa de Nazaré Paulista. O empresário havia sumido nas águas no último domingo após cair do jet sky. O capitão Eli Tavares, do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, informou que o corpo do rapaz estava a 28 metros de profundidade.

"O soldado Wiliam localizou o corpo dele durante um mergulho", afirmou. Quintana caiu na água após uma volta com um jet sky. Testemunhas disseram que ele havia acabado de chegar na pousada Recanto das Águas e teria ido dar uma volta com o veículo. Os amigos que acompanhavam o empresário não chegaram a ver o momento em que ele submergiu.

"Enquanto estavam estacionando o carro, o Sérgio colocou o jet sky na água e foi dar uma volta. Nisso ele caiu do equipamento. O pessoal que estava aqui comentou que ele levantou duas vezes já pedindo socorro", contou o pai da vítima, José Quintana, 58 anos. Alguns visitantes do local chegaram a ir de jet sky até a área onde o empresário afundou, mas não conseguiram localizá-lo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Atibaia foi acionada para procurar o rapaz. O pai do rapaz comentou ainda que ele não havia dormido na noite de sábado. "Os amigos dele disseram que ele estava acordado desde sábado. Mas ele sabia nadar. Não sei o que houve com ele", afirmou. Ele comentou ainda que o filho já havia andado de jet sky. "Já faz um tempão que ele tem. Há uns três meses ele trocou o que ele tinha por um maior."

Buscas - De acordo com o capitão, diversos mergulhos foram realizados pela equipe desde domingo. Ao menos oito homens estavam no local. "Cada um passou 20 minutos embaixo d´água e depois é preciso ficar duas horas fora d´água", contou ele. Dois barcos faziam o serviço de buscas no local.

"Uma equipe fez desde domingo as buscas nas margens da represa, enquanto a outra se revesava para fazer os mergulhos nos locais indicados por testemunhas", explicou o capitão. A pouca visibilidade também impediu que o corpo do empresário fosse localizado mais rapidamente.

"Até uns 10 metros de profundidade temos visibilidade. Abaixo disso é como se tivessem apagado a luz. Não dá para ver nada", comentou. Amigos e parentes estiveram no local durante toda a ação de busca dos bombeiros.

O corpo de Sérgio Quintana será sepultado às 16 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Montenegro.
Da Imprensa Local

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Telefônica doa computadores à CMVP.

A Câmara Municipal de Várzea Paulista recebeu na última semana doação de 12 computadores da empresa Telefônica. O Posto de Informática como é chamado pela empresa contempla instituições que mantém a fidelidade e contas em dia com a empresa de telefonia.
O presidente Nei Lumes do PT disse que a doação veio em boa hora e a Câmara vai deixar de gastar aproximadamente 20 mil reais, sem ter custo adicional nenhum. “Com quase oito anos de vida nossas máquinas já se encontravam obsoletas e com manutenção quase que diária”, afirma.
O responsável pelo setor de informática da CMVP informou que a configuração dos computadores é compatível com as necessidades exigidas no trabalho diário dos vereadores. “São máquinas modernas que vão agilizar o trabalho do vereador e sua assessoria no atendimento ao público”, explicou Sandro Moraes.
Da assessoria

J. Ramiro trabalhando em 2010.

O vereador J. Ramiro (PR) fez um balanço de seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Várzea Paulista e já começou o trabalho no ano de 2010. Afirmando que vereador não é eleito para trabalhar apenas em seu bairro, o vereador já percorre as ruas da cidade em busca de soluções para os diversos problemas da população.
“Legislador não tira férias nunca, pois sempre somos solicitados para ajudar alguém, desembaraçar algum problema e as vezes até oferecer uma palavra de conforto”, explica J. Ramiro que espera ter um ano com muitas tarefas: “2009 foi uma escola para mim e mesmo assim chegamos onde o povo estava e precisava”, concluiu.
Ramiro disse que tem vários projetos para o ano e que a população varzina pode esperar muito empenho de sua parte. “Estamos trabalhando junto com o governo municipal para uma cidade cada vez melhor e boa de se viver como é Várzea Paulista”, concluiu.
Da Assessoria

Papa diz que casamento gay é ameaça à criação.

Bento 16 diz que a "liberdade não pode ser absoluta" e sugere que há teimosia no caso

O papa saúda os embaixadores; Bento 16 está preocupado com a aprovação de leis que permitem o casamento gay em diversas partes do mundo.
.O papa Bento 16 associou nesta segunda-feira (11) a oposição da Igreja ao casamento gay a preocupações com o meio ambiente, sugerindo que as leis enfraquecendo "as diferenças entre os sexos" são uma ameaça à criação.

O papa fez os comentários ao falar a diplomatas em sua avaliação anual dos eventos mundiais. O principal tema do discurso foi o meio ambiente e a proteção da criação junto aos embaixadores para o Vaticano.

- Para levar adiante nossa reflexão, precisamos lembrar que o problema do ambiente é complexo; é possível compará-lo a um prisma multifacetado.

- As criaturas diferem-se uma das outras e podem ser protegidas, ou colocadas em perigo, de formas distintas, como sabemos a partir da experiência diária. Um ataque desse tipo vem de leis ou propostas que, em nome da luta contra a discriminação, atingem a base biológica da diferença entre os sexos

Hamilton se separa da cantora do Pussycat Dolls.

Ex-casal anunciou a separação em comunicado para a imprensa

Foto por Mark Thompson/Getty Images
Lewis Hamilton e Nicole Scherzinger sempre eram vistos de braços dados nos padocks da Fórmula 1 durante a temporada regular da categoria.
.O piloto inglês de Fórmula 1 Lewis Hamilton e a cantora da banda Pussycat Dolls, a americana Nicole Scherzinger, anunciaram sua separação nesta segunda-feira (11) em comunicado conjunto.

Em texto enviado às imprensas britânica e americana, o ex-casal anunciou a separação:

- Nicole Scherzinger e Lewis Hamilton confirmam que decidiram seguir caminhos diferentes. Eles decidiram se dedicar exclusivamente às carreiras respectivas, e continuarão amigos.

Hamilton, 25 anos, foi campeão mundial em 2008. Nicole Scherzinger, 31 anos, é a cantora da banda Pussycat Dolls, que deve lançar em breve seu terceiro álbum. A relação havia sido oficializada no fim de 2007.

Confira os jogos da segunda rodada da Copa São Paulo.

Destaque da terça-feira é o jogo do São Paulo contra o Vitória
anuncie!
Confira os jogos da segunda rodada da Copa Paulista. Os jogos irão se realizar entre terça, quarta e quinta-feira.

12/01/2010 - Terça-feira
14h00 Paulista x Vasco
16h00 Vitória x São Paulo
20h00 CFZ-DF x Flamengo


13/01/2010 - Quarta-feira
14h00 Botafogo x São Carlos
16h00 Guarani x Primeira Camisa
16h00 América-SP x Juventude
16h00 Figueirense x Pão de Açúcar-SP
16h00 Remo x Desportivo Brasil
16h00 Santos x Goiás
16h00 Bahia x Grêmio Barueri
16h00 Portuguesa x Rio Preto
19h00 Coritiba x Confiança-SE
20h00 Inter de Limeira x Campinas
21h00 Corinthians x América-MG


14/01/2010 - Quinta-feira
16h00 Cruzeiro x Paraná Clube
21h00 Palmeiras x Fluminense

Hebe Camargo.

Um boletim médico do Hospital Albert Einstein divulgado na noite desta segunda-feira confirma que a apresentadora Hebe Camargo está com "um tumor primário de peritônio".

O peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do abdômen. De acordo com os médicos, Hebe irá iniciar o tratamento já durante a internação.

No último sábado, a artista do SBT passou por uma cirurgia para retirada de nódulos. Segundo relatórios do Hospital Albert Einstein, a apresentadora já se alimenta e caminha bem – e seu estado é considerado bom. Segundo Helena Caio, mulher do sobrinho e assessor de Hebe Camargo, Cláudio Pessuti, ela só não tem recebido visitas porque “quer estar bem arrumada e maquiada” para isso.

Empresário de Várzea Paulista desaparece em represa.

Bombeiros de Atibaia e de Jundiaí trabalham nas buscas de Sérgio Quintana
Agência BOM DIA

Bombeiros de Atibaia mantêm as buscas nesta segunda-feira a um empresário de Várzea Paulista, Sérgio Quintano, 36 anos, que desapareceu nas águas da represa de Nazaré Paulista no início da tarde deste domingo.

O empresário, que é dono de uma transportadora, foi para a cidade com um grupo de amigos.

Segundo a polícia, ele estaria em um jet-ski que virou, mas ninguém soube informar o que teria provocado o acidente. O jet-ski foi resgatado, mas Sérgio sumiu nas águas.

Bombeiros de Jundiaí também auxiliaram nas buscas de domingo com uma equipe de mergulhadores.

Acusado de ser o mandante do sequestro do Vereador Silas Zafani é preso.

Fonte: Com informações da TV Tribuna
Acusado de ser líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Carlos Henrique Carvalho de Oliveira, o Lagoinha, é acusado de comandar uma série de sequestros na região de Caieiras, em Praia Grande. Ele estava detido desde agosto de 2009 no Centro de Detenção Provisória (CDP) por roubar a arma de um policial e por resistência à prisão.

"Nada seria feito sem a anuência dele. Ele indicava o local do cativeiro e a melhor maneira de conduzir as negociações", afirmou o delegado Niêmer Nunes Jr.

Entre os sequestros que Lagoinha teria planejado está o do vereador de Várzea Paulista, na região de Campinas, levado quando entrava no condomínio onde morava. A vítima foi libertada quase dois meses depois.

Outro sequestro foi o de um candidato a vereador de Guarujá. Ele fugiu do cativeiro e foi baleado na perna. Outra vítima é um construtor civil de Santos levado durante a invasão de um prédio na Ponta da Praia. Ele fugiu do cativeiro após 54 dias.

O acusado agia em companhia de Willian Régis Jaime Abdalla, que foi morto no cativeiro enquanto vigiava uma pessoa sequestrada pela quadrilha. "Com a visita dos policiais ao local, o criminoso efetuou disparos, foi alvejado e acabou falecendo no hospital", disse Nunes Jr.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Várzea Paulista celebra o Dia de Reis Todo ano, um ritual sagrado se repete em Várzea Paulista.

Geralmente ele começa depois do dia 20 de outubro e o ciclo se completa no Dia de Reis, em 6 de janeiro. Um Mestre da Folia de Reis - chefe dos foliões - seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos. Eles acordam moradores, aos finais de semana, para oferecer uma bandeira colorida, cheia de fitas e santinhos, enquanto palhaços dançam na calçada ao som de violão, pandeiro e cavaquinho. Tudo isso com o objetivo de arrecadar donativos para a Folia de Reis, a festa popular vinda de Portugal que ainda sobrevive em algumas cidades brasileiras. Entre estes municípios está Várzea Paulista, que tem um trabalho voltado especificamente para as culturas folclóricas. Final de semanaNeste ano, este ritual terá seu ápice no dia 9 de janeiro, sábado, quando os grupos de Folia de Reis se reúnem para celebrar o Dia de Reis. O evento será realizado no Clube do Periquito e terá início às 15 horas, com a apresentação dos grupos participantes. No domingo, os alimentos e donativos arrecadados serão distribuídos entre os participantes e colaboradores da Folia de Reis.Em Várzea Paulista, esta tradição já é cultuada há 22 anos. Também se tornou tradicional o Encontro de Folia de Reis, realizado no município há quatro anos, em julho, reunindo grupos de todo o Estado. “Estas culturas folclóricas estavam adormecidas. Nossa administração, juntamente com os responsáveis pela cultura, desenvolveram um trabalho de valorização e resgate. Hoje, nossa cidade é referência em culturas tradicionais para a região”, comemora Eufraudízio Modesto, supervisor de Cultura de Várzea Paulista.

SimbologiaFolia de Reis é um ato religioso, sagrado e ao mesmo tempo folclórico. Um verdadeiro teatro do povo que conta a história oficial da Igreja Católica sob o olhar da cultura popular tradicional, da propriedade de seus ritos e crenças. “A festa que comemora o nascimento de Cristo desenvolve em seu enredo a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus”, explica Alcides Graciano, um dos organizadores da Folia “Luz Divina”. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados dos três Reis, em Jerusalém. “Os foliões abrem alas com uma bandeira abençoada que protege as más influências”, conta Luiz Fernandes, outro membro da folia da codade. As tradições da Folia de Reis têm as suas variantes de acordo com a região onde se manifesta. Os rituais são recriados constantemente pelo improviso e, quando é aceita pelo coletivo, esta manifestação individual é incorporada ao repertório das tradições da comunidade.
Festa mantida há 22 anos Essa festa popular chegou ao município de Várzea Paulista trazida por famílias que chegaram de São José do Rio Preto, incorporada posteriormente por membros vindos de outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Paraná e outros do Norte e Nordeste. Foi Mestre “Dival” quem trouxe a tradição para a cidade em 1986, sendo Embaixador da Companhia Luz Divina até 1997, quando o Mestre “Ribas”, que era o Mestre de Palhaços desde o início, assumiu como Embaixador e lidera o grupo de foliões até os dias de hoje. “Nossas famílias mantinham a tradição da Folia de Reis em São José do Rio Preto. Já morando em Várzea Paulista fomos nos encontrando em rodas de violeiros na região e foi nascendo ideia de manter a tradição mesmo longe da terra natal”, conta Alcides Graciano, um dos membros fundadores da folia de Várzea.
Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Gravadora vai relançar discografia da Legião Urbana em vinil.

Todos os discos de estúdio da Legião Urbana serão relançados este ano em formato vinil. Segundo a gravadora EMI, responsável pela reedição dos álbuns, o projeto ainda está em discussão e por isso não há data definida para a discografia chegar às lojas nem mesmo se serão incluídos os LPs ao vivo.
Os trabalhos mais antigos da carreira de Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha (que tocou nos três primeiros discos da banda) foram lançados originalmente no formato LP: "Legião Urbana" (1985), "Dois" (1986), "Que País É Este?" (1987) e "As Quatro Estações" (1988).
O relançamento da EMI em vinil incluirá também "V" (1991), "O Descobrimento do Brasil" (1993), "A Tempestade" (1996) e "Uma Outra Estação" (1997). Os álbuns gravados ao vivo --"Acústico MTV Legião Urbana" (1999), "Como É que Se Diz Eu Te Amo" (2001) e "As Quatro Estações ao Vivo" (2004)-- ainda estão em estudo.

Ganhadores recebem prêmio histórico.

Os dois ganhadores da Mega-Sena da Virada estiveram hoje em agências da Caixa Econômica Federal para receber o maior prêmio já entregue por uma loteria na América Latina. Os ganhadores, que fizeram apostas simples de R$ 2, vão dividir a quantia de R$ 144,9 milhões (R$ 72,4 milhões para cada um).
O primeiro a receber o prêmio foi o apostador do Distrito Federal. Ele buscou o prêmio em uma agência da cidade-satélite de Riacho Fundo (DF). Segundo informações da assessoria de imprensa da Caixa, o ganhador é do sexo masculino e afirmou nunca ter vencido um sorteio na vida, apesar de sempre jogar na Mega-Sena. O novo milionário disse que ainda não sabe o que fará com o dinheiro.
O ganhador da cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) foi a uma agência na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele solicitou que não fosse divulgada nenhuma informação sobre a sua identidade.
A Mega-Sena da Virada foi sorteada em 31 de dezembro de 2009, na Estação da Luz, na região central de São Paulo. O valor do prêmio foi 75% maior do que a previsão inicial, que era de R$ 85 milhões. Entre 30 de novembro e 31 de dezembro foram registradas mais de 200 milhões de apostas. Os números sorteados foram: 10, 27, 40, 46, 49 e 58.

Governo vai liberar FGTS para vítimas da chuva no Rio.

Douglas Correa Da Agência Brasil No Rio de Janeiro
O governo federal vai liberar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem sofreu prejuízos materiais com a chuva dos últimos dias no municípios de Angra dos Reis e na Baixada Fluminense, no Rio. A questão foi tratada nesta segunda (4), por telefone, entre o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda não há um valor definido para as medidas de socorro.
Angra pode interditar até 600 casas por risco de novos deslizamentos
Lula e Cabral conversaram também sobre outras medidas emergenciais a serem tomadas pelo governo estadual e federal em relação à tragédia ocorrida em Angra dos Reis e em cidades da Baixada Fluminense, que já resultaram em 72 mortes, sendo 29 na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, 21 no Morro da Carioca, uma comunidade carente no centro do município de Angra dos Reis, além de 22 vítimas nas cidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.A liberação do FGTS será nos mesmos moldes do que foi feito em Santa Catarina, por ocasião das enchentes ocorridas no Estado. O presidente Lula se comprometeu ainda, com o governador, a editar uma medida provisória para liberar recursos federais em caráter emergencial, suficientes para resolver as causas de enchentes e alagamentos nas cidades da Baixada Fluminense.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Várzea Paulista vira o ano em pleno desenvolvimento.

Shopping, hotel, faculdade, boulevards e 100% do esgoto tratado transformam a cidade

Várzea Paulista está passando por um processo de intenso desenvolvimento econômico e social. Os setores comercial e de lazer da cidade passarão por uma grande transformação com a inauguração do shopping. Para o prefeito Eduardo, o novo empreendimento vai gerar emprego e renda, além de ser mais uma opção de lazer e de consumo para a população. “A construção do shopping é um grande estímulo para o desenvolvimento que já vem acontecendo em nossa cidade, a exemplo da implantação da faculdade UniAnchieta e do primeiro hotel da cidade, que está sendo construído. São conquistas muito importantes não só para o povo varzino, mas para todas as cidades vizinhas”, avalia.

100% do esgoto tratado

Outra grande conquista para toda a região foi o início da construção do Sistema Único de Esgotamento Sanitário, que deve ser entregue até 2012. São R$112 milhões de investimento. Os moradores das cidades de toda a região serão beneficiados com mais qualidade de vida, saúde e a despoluição do Rio Jundiaí. A Estação de Tratamento de Esgoto será construída em Várzea, na marginal direita do Rio Jundiaí, divisa com Jundiaí.
“Essas obras vão casar para sempre as duas cidades. A construção do Sistema Único de Esgotamento Sanitário é a realização de mais de um sonho. Uma parte é ver o rio Jundiaí limpo, a outra parte é a qualidade de vida e a sustentabilidade que este projeto trará para a população das duas cidades e para toda a região”, afirma o prefeito Eduardo.

Faculdade Unianchieta
Em 2008 começou a funcionar na Vila Popular a primeira faculdade da cidade: a Unianchieta, que oferece diversos cursos de graduação, tecnólogo e de pós graduação, além de ensino fundamental e médio. A novidade beneficia centenas de moradores de Várzea Paulista e, ainda, atrai estudantes de toda a região para a cidade.
Um dos idealizadores do projeto, o prefeito Eduardo, que é professor na instituição, não poupa elogios à iniciativa. “Para nós não foi apenas a inauguração de um prédio, mas a concretização de um sonho que simboliza o desenvolvimento econômico e o crescimento de nosso município”, avalia. “Este é apenas o começo de todo o potencial que a cidade e seus moradores possuem e a presença da Faculdade Anchieta vai ajudar a expandir ainda mais essa capacidade”.

Boulevards e Hotel
Está em andamento a construção do primeiro hotel de Várzea Paulista, que está localizado no Jardim do Lar, região central da cidade. Dois boulevards estão sendo construídos e devem ser inaugurados no próximo ano. Os empreendimentos serão inaugurados em 2010 e irão alavancar o desenvolvimento do município.

Secretaria Municipal de Comunicação SocialAssessoria de Imprensa

Carnês de IPTU serão entregues no início de janeiro.

Com o primeiro vencimento programado para o dia 23 de fevereiro, o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) será distribuído no início de janeiro, em Várzea Paulista. Os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista terão desconto de 20%. Quem preferir poderá optar pelo parcelamento em até três vezes, com desconto de 15%, ou em 11 vezes, sem desconto. O IPTU foi atualizado em 4,17%, com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), do IBGE, referente ao período de novembro de 2008 a outubro de 2009.
A previsão é de que o IPTU de 2010 gere uma receita de cerca de R$ 7,5 milhões para o município. De acordo com o secretário de Finanças, José Luis Pio Romera, 25 mil carnês foram emitidos neste ano. Ele revela que o imposto é o terceiro em arrecadação na cidade. “O IPTU viabiliza obras importantes para o município. Um exemplo disso é o Hospital da Cidade, que teve suas obras realizadas com a receita gerada pelo imposto”, diz.
Além do Hospital da Cidade, a arrecadação do IPTU viabilizou a construção da EMEI do Jardim Bertioga, Centro Integrado de Educação e Saúde, Parque Ecológico Chico Mendes, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reforma da Creche Jardim Cruz Alta e revitalização da Praça Castro Alves, entre outras realizações.

Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Várzea Paulista ganha Shopping em 2012.

Obras começam no prazo de seis meses; Shopping trará 1100 empregos formais para a cidadeNádia Mathias A tarde do último dia 22 foi de muita comemoração para a população varzina, com o lançamento do projeto do Estação Shopping, um empreendimento da empresa DEMAC. A obra, que terá um custo de R$ 70 milhões, será iniciada em seis meses e o prazo de entrega é para outubro de 2012.Segundo dados da empresa responsável pelo empreendimento, serão quatro lojas âncoras - sendo um supermercado, 140 lojas, 2 restaurantes e uma praça de alimentação completa, centro de diversões, Cinema Multiplex com quatro salas, mais de 515 vagas no estacionamento.Serão 18.102,46 m² de área bruta locável com projeto para mais 6,8 mil m² e mais 400 vagas de estacionamento.Segundo Moacyr Miglioransa, diretor responsável pelo projeto, há conversas com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para uma ligação com a futura nova estação da linha. “Dessa maneira a população das cidades vizinhas terá um acesso facilitado ao shopping. Esperamos atingir um grande público através desse acordo”, afirma o diretor.“A construção do shopping é um grande estímulo para o desenvolvimento que já vem acontecendo em nossa cidade, a exemplo da implantação da faculdade UniAnchieta e do primeiro hotel da cidade. São conquistas muito importantes não só para o povo varzino, mas para todas as cidades da região”, comentou o prefeito Eduardo Pereira, afirmando que o novo empreendimento impulsionará o crescimento do comércio local, atraindo mais consumidores para a cidade. Dentre os ônus previstos no contrato licitatório, que devem ser cumpridos pela empresa, está será a reserva de uma área de 100m², dentro do centro comercial para a implantação de um posto da Central de Atendimento Mais Fácil, sem custo para o município. A empresa também ficará responsável pela transferência do Campo de Futebol para outro local ainda a ser definido.A concessão de direito de uso do solo será de 60 anos, podendo ser prorrogada, e o patrimônio poderá retornar à prefeitura, sem direito a indenização ou retenção, caso sejam descumpridas as cláusulas do contrato.Geração de empregosA expectativa é que o Estação Shopping gere 1,1 mil novas vagas de empregos diretos. Segundo dados do Ministério do Trabalho, Várzea Paulista tem aproximadamente 13 mil empregos formais. “Com essas novas vagas que serão criadas com um único empreendimento, teremos um crescimento de cerca de 8% de empregos formais no município", afirmou o prefeito.
PMVP - Imprensa [23/12/2009]

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Marta é a melhor pela quarta vez e se torna a maior vencedora de prêmio da Fifa.

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com apenas 23 anos, a alagoana Marta Vieira da Silva conseguiu se tornar a jogadora que mais venceu o prêmio de melhor do mundo da Fifa, nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Marta foi a mais votada pela quarta vez consecutiva, premiada em 2006, 2007, 2008 e 2009.
A brasileira conquistou mais um troféu ao vencer a disputa com a também brasileira Cristiane, as alemãs Birgit Prinz e Inka Grings, além da inglesa Kelly Smith, e deixou para trás o brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane, ambos com três títulos na premiação anual. Além deles, a alemã Birgit Prinz também venceu três vezes o prêmio.
Neste ano, Marta conquistou três títulos atuando por duas equipes diferentes. No primeiro semestre, a brasileira foi campeã da temporada regular do Campeonato Profissional dos Estados Unidos, pelo Los Angeles Sol, além de conquistar a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, atuando pelo Santos.
Marta também já havia recebido outros prêmios neste ano atuando pelo futebol dos Estados Unidos. Ela foi eleita a melhor jogadora da temporada nos Estados Unidos, além de vencer a primeira edição do troféu Chuteira de Ouro, também no futebol norte-americano.
Antes de embarcar para Zurique e acompanhar a cerimônia da Fifa, Marta ainda conquistou com a seleção brasileira o título do Torneio Cidade de São Paulo, em que as jogadoras do Brasil derrotaram o México por 5 a 2.

Lançamento do Projeto do Shopping em Várzea Paulista.

APEVAP de Várzea Paulista.

A Associação Poli Esportiva Várzea Paulista (APEVAP) é uma associação recém formada em Várzea e desde o início do ano atua como parceira da Prefeitura Municipal para a formação de atletas e equipes competitivas.A modalidade de voleibol feminino iniciou suas atividades no mês de fevereiro para todas as categorias. Em princípio só existia a equipe da categoria adulta e houve o desafio de formar equipes de base que teriam por espelho a equipe adulto.No primeiro semestre a modalidade participou de dois eventos: o Joguinhos da Juventude - onde disputou com uma equipe infantil (atletas de 15 anos) contra Jundiaí que tinha uma equipe sub 21; perdeu as duas partidas por dois sets a zero; o que foi de importante foi o início da vivência das meninas da escolinha com o voleibol competitivo.A equipe adulta participou da 10ª COPA APAV (Associação Paulista de Árbitros de Voleibol) sagrando-se vice campeã da competição que contou com oito equipes inscritas.No mês de julho representou a cidade de Várzea Paulista nos Jogos Regionais, sede São Roque, sendo terceira colocada na primeira divisão categoria livre de voleibol e vice-campeã da segunda divisão categoria livre na modalidade de vôlei de praia.O segundo semestre foi marcado por uma fase de transição. A equipe adulta foi reformulada e as atletas da categoria infantil foram incluídas no grupo com a finalidade de iniciar processo de renovação.Esse semestre foi marcado por participações em diversas competições: categoria pré mirim (até 11 anos), sub 21 e livre da 3ª Copa Cajamar de voleibol feminino. As equipes não se classificaram para a fase de semi final. A competição foi a primeira em que as atletas participaram e teve o objetivo de trazer experiência e avaliar o processo de aprendizagem da escolinha. As equipes sub 21 e livre foram compostas pelas atletas da equipe infantil.Concomitantemente a equipe adulta, mesclada com atletas infantis, participavam da Copa Voleiboa e da 11ª COPA APAV onde ficou com o quarto e terceiro lugares respectivamente.Os principais pontos positivos foram: a formação de duas equipes de base a pré mirim e a infantil - a meta do ano era a formação de uma equipe de base - e a manutenção da equipe adulta; participação em competições como estratégia de aprendizagem e e formação de atletas; entrosamento e interação entre as atletas de diferentes categorias para compartilhamento de experiências e crescimento esportivo da modalidade na cidade; a dedicação das atletas para a construção de uma equipe consciente e competitiva.Como pontos administrativos favoráveis destacamos: o apoio da ADC Continental e todo o aporte financeiro e logístico proporcionado pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista através da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer.O revés que ocorreu foi a prematuridade do início do processo de renovação, previsto inicialmente para 2010 mas, foi antecipado para o segundo semestre de 2009.As metas para 2010 são: intensificação dos treinamentos das categorias de base e massificação da escola de esportes; participação em competições esportivas nas categorias mirim, infanto e adulto; formação de mais duas equipes de base (iniciantes e sub 21); participação nos Joguinhos da Juventude e Jogos Regionais.Para que os objetivos de 2010 sejam atingidos, além do apoio da Prefeitura Municipal, a equipe procura patrocinadores para apoiarem o projeto e aguardar aprovação de Projeto Esportivo pela Lei de Incentivo do Ministério dos Esportes.Ronaldo Vieira, técnico das equipes, disse que o ano foi muito produtivo pois foi possível realizar os objetivos propostos e acima de tudo superar os percalços comuns a uma equipe que tem tentado se firmar no cenário esportivo regional.A maior expectativa da equipe para 2010 será a classificação da modalidade voleibol para participação nos Jogos Abertos e para isso será preciso ficar campeã da modalidade nos Jogos Regionais que serão disputados na cidade de Itu.

Futsal goleia e conquista o bi da Copa Wise Up.

Jogadores varzinos receberam prêmios de artilheiro, atleta revelação e melhor jogadorYasmim Taha Várzea Paulista se consolidou o melhor time de futsal da região na noite desta segunda-feira (14), após ter conquistado o bicampeonato da Copa Wise Up. A consagração veio com goleada: o time venceu o Clube Jundiainese por 11 X 4 no ginásio do Bolão, em Jundiaí. Além do troféu, choveram medalhas de reconhecimento aos atletas varzinos. Fernandinho recebeu o prêmio de artilheiro, com 21 gols, e de melhor atleta da competição. Erick, camisa 6, foi o atleta revelação, e Erick Cunha, camisa 7, foi eleito pelo Canal 25 o jogador destaque da final. O jogo começou bastante equilibrado, com ataques ofensivos de ambos os times. Porém, a técnica e o entrosamento dos jogadores varzinos superaram a estratégia dos adversários. O primeiro tempo, Várzea fechou com placar de 3 X 1.Já no segundo tempo, o Clube Jundiaiense reagiu e apertou o jogo até os 6 minutos, quando Várzea Paulista investiu nas jogadas e dribles, vencendo o adversário pelo cansaço e iniciando a goleada. Foram seis gols em três minutos de jogo. Os jogadores que marcaram no jogo foram Erick, Fernandinho (2), Fusca (2), Risca faca, Calão (2), Mamadeira (2) e Ronaldo. Wilson Santaniel, o Cuco, técnico de Várzea Paulista, atribui o sucesso da equipe à construção do time através da atuação em outros campeonatos. “Campeonatos como o metropolitano e muitos outros de que participamos no início do ano foram essenciais para estruturar a nossa equipe. Hoje, vencemos uma das melhores equipes da região e isso deu um grande brilho à final e à nossa conquista”, comemora. O nosso craqueMorador de Várzea Paulista, o artilheiro Fernandinho se diz orgulhoso por trazer mais um título para a cidade. “Fiquei surpreso com o título de melhor jogador e o fato de colaborar com a conquista desse campeonato me deixa muito feliz, principalmente pela amizade que tenho com os outros jogadores e o povo de Várzea Paulista”, diz. De acordo com Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a conquista é resultado no trabalho desenvolvido com as categorias de base. “Temos neste time atletas que vieram das categorias de base, o que prova que o nosso trabalho está tendo continuidade. Ganhar de um time de tradição mostra que Várzea Paulista está ocupando o seu lugar”, afirma.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Eduardo participa de mesa em debate na França.

Prefeito de Várzea acredita que debate vai ajudar a pensar Aglomerado Urbano de JundiaíCecília Mantovan O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, participou, na última terça-feira (8), de uma mesa de debates do ‘Seminário sobre o Papel das Periferias na construção de Metrópoles Solidárias’, que acontece em Paris, França. O município é um dos 12 brasileiros escolhidos para representar o Brasil no encontro. O tema da mesa foi ‘Outro modelo de desenvolvimento: metrópoles solidárias’. “Discutimos as perspectivas do desenvolvimento das cidades de periferia frente a crise mundial. Tive a oportunidade de apresentar as experiências de Várzea Paulista e até mesmo do Brasil”, explica Eduardo.Segundo o prefeito varzino, o debate sobre organização das cidades e a troca de experiências podem contribuir com a organização e desenvolvimento do projeto em andamento sobre Aglomeração Urbana de Jundiaí, além das demais ações relativas à questão da metropolização. Participaram da mesa o representante da periferia de Sidney (Austrália), Alex Gooding; o adjunto do prefeito de Nanterre (periferia de Paris), Gerard Perreau-Bezouille; o pesquisador da Universidade de Paris 8, Alain Bertho; e a adjunta da prefeitura de Getafe (Espanha), Sarah Hernandes. Na semana passada, Eduardo participou do ‘III Encontro de Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira’, em Lyon, também na França; e na próxima semana ele participa da ‘Sessão Especial África Orçamentos Participativos’, em Marrakesh (Marrocos). “Também representarei o Brasil nesse evento, com o objetivo de articular com as cidades africanas a colaboração das cidades brasileiras que têm em suas estruturas Orçamentos Participativos”, enfatiza. As estadias de todas as viagens internacionais são custeadas pelos organizadores dos eventos.
PMVP - Imprensa

Várzea instala novos radares e pontos de fiscalização.

Nádia Mathias A partir do dia 15 de dezembro, os motoristas que trafegam nos dois sentidos da avenida Marginal do Rio Jundiaí devem ficar atentos para os novos pontos de fiscalização eletrônica de velocidade. Serão instalados quatro radares fixos, dois em cada sentido da via, na extensão de Várzea Paulista. A velocidade máxima permitida será de 60 km/h. A secretaria de Trânsito ainda estuda mais quatro pontos para a instalação de outros radares.SemáforosJá na avenida Fernão Dias Paes Leme serão instalados quatro pontos de fiscalização de avanço de semáforos, dois em cada sentido da via.Mais segurançaPara garantir maior segurança para os pedestres, a Prefeitura também instalará duas lombadas educativas na avenida Fernão Dias Paes Leme, com velocidade de 40 km/h. Na rua da Várzea, também será instalado um novo semáforo para a travessia de pedestres.

Proerd certifica 450 crianças varzinas.

Yasmim Taha
Centenas de crianças das Redes Municipal e Estadual de Várzea Paulista aprenderam a ficar longe das drogas e as consequências que o seu uso pode trazer, graças a uma parceria da Prefeitura e a Polícia Militar, em mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município. A certificação aconteceu nesta sexta-feira (4), no Ginásio Ayrton Senna. Participaram desta edição 450 alunos das quartas séries das escolas municipais Anísio Teixeira, Carlos de Almeida, Edith Schneider e da Escola Estadual Tibúrcio Siqueira. O programa é uma parceria da Polícia Militar, escolas, famílias e Prefeitura, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O curso é ministrado por um policial na sala de aula, uma vez por semana.Além de trabalhar com as crianças o combate ao uso de álcool, drogas e violência, o programa trabalha também a elevação da auto-estima de seus participantes em dez lições que são abordadas a cada semana. “Ajudamos os alunos a lidar com as decisões para que as consequencias de suas escolhas sejam as melhores possíveis. Dessa forma, estimulamos cidadãos que se dediquem à construção de uma sociedade mais igualitária”, explica Anayna Silva Souza, capacitadora de policiais e responsável pelo suporte do programa. De acordo com Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Proerd trabalha os valores que são essenciais para a construção de uma vida melhor. “Esse programa tem um grande significado para a nossa secretaria, pois aborda valores como respeito e solidariedade, fundamentais para a construção de um mundo mais justo e fraterno”, avalia. Durante o evento, que premiou os alunos que mais se destacaram, os participantes fizeram um juramento aos pais, professores, comunidade e autoridades presentes, prometendo ficar longe das drogas e da violência. “Aprendi o quanto as drogas fazem mal à saúde e achei o programa muito legal. Meu compromisso agora é ensinar isso para os meus outros amigos”, diz Natália Cristina da Luz, aluna da escola Edith Schneider.

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.