terça-feira, 27 de abril de 2010

Nei Lumes conquista verba com Vicentinho em Brasília.

Os vereadores Nei Lumes atual presidente e Silas Zafani presidente eleito para o biênio 2011 - 2012 na Câmara Municipal de Várzea Paulista,estiveram recentemente em Brasília com o objetivo de conquistar emendas parlamentares que resultem em investimentos para a cidade.
Nei Lumes recebeu uma importante notícia do Deputado Federal Vicentinho que confirmou a liberação de 550 mil reais para a pavimentação asfáltica do restante da avenida José Rabelo Portela, na região da Vila Popular. “Agradeço ao companheiro Vicentinho por ter atendido ao nosso pedido. Será muito importante para a população local e desenvolvimento de toda região”, afirmou.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

NETINHO VISITA VÁRZEA PAULISTA.

Netinho estará na região para inauguração do novo escritório do PCdoB em Várzea Paulista, inauguração que acontece no dia 29 de Abril, as 19 hrs na Rua Maria Auxiliadora Nº 30 no Santa Terezinha.

AGENDA:
12:30 CHEGADA DO NETINHO NO ESCRITÓRIO REGIONAL DO DEPUTADO PEDRO BIGARDI – RUA ZUFEREY 103 VL. ARENS JUNDIAÍ (EM FRENTE A IVETE BOLOS) PRÓXIMO AO BOLICHE BONANZA.
12:45 ALMOÇO NO TITAN RESTAURANTE – RUA LEONARDI CAVALCANTI EM FRENTE CASA DE SAÚDE.
14: 00 RÁDIO DIFUSORA – PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA AO VIVO
14:45 RÁDIO CIDADE – PROGRAMA PAULINHO MAURÍCIO
15:30 CAMINHADA RUA BARÃO DE JUNDIAÍ ATÉ A PRAÇA RUI BARBOSA (TERMINAL INTERMUNICIPAL, CONVIDANDO A POPULAÇÃO PARA A INAUGURAÇÃO).
16:50 VISITA AO PREFEITO DE VÁRZEA PAULISTA EDUARDO TADEU- PT
17:50 – CASA DA JUNIOR APRILLANTI – (COFEE BREAK) E COLETIVA DE IMPRENSA
19:00 – INAUGURAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL
20:00 COQUETEL DE INAUGURAÇÃO
21:00 ENCERRAMENTO.
(Da Assessoria do PCdoB)

TV por Assinatura alcança 26 milhões de brasileiros.

(Da Assessoria de Imprensa da Anatel)
Com 194.137 novos assinantes em março de 2010, o Brasil chegou ao final do primeiro trimestre de 2010 com 7.919.380 domicílios com TV por Assinatura. O crescimento observado representa uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes de fevereiro de 2010. No ano, o setor acumula crescimento de 3,9%. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para mais de 26 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: por meios físicos (TV a Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH)**. Veja no gráfico a seguir a participação atual de cada tecnologia no mercado brasileiro.

Os serviços prestados via satélite (DTH) lideram crescimento do setor. Em março de 2010, o DTH cresceu 5,7% em relação ao mês anterior,enquanto o número de assinantes via TV a Cabo cresceu 0,7%. As prestadoras de MMDS perderam 1% de sua base de assinantes.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na visão "Informações Técnicas", item "TV por Assinatura", "Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil". O "Panorama dos Serviços de TV por Assinatura" - com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos - também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.
Evolução - Acompanhe nos quadros abaixo as Unidades da Federação e regiões que apresentaram maior crescimento nos serviços de TV por Assinatura nos últimos 12 meses.
RegiãoCrescimento nos últimos 12 meses
Norte48,2%
Nordeste27,7%
Sudeste20,6%
Centro-Oeste18,2%
Sul15,0%
BRASIL20,8%

UFCrescimento nos últimos 12 meses
Amapá113,1%
Roraima85,8%
Piauí50,5%
Tocantins50,2%
Amazonas49,7%
Maranhão49,5%
Rondônia48,2%
Alagoas45,0%
Acre44,4%
Bahia34,7%
BRASIL20,8%

Equipe de voleibol feminino vence mais uma partida.

A equipe de voleibol feminino de Várzea Paulista, categoria adulto, venceu sua partida da rodada do final de semana pelo Campeonato Sports Cia / APAV de voleibol feminino.
O jogo foi realizado no Ginásio Municipal Ayrton Senna da Silva, no sábado – 24, contra a equipe da UNINORTE/FIG.
Com parciais de 25 X 21, 25 X 21 e 25 X16, a equipe varzina venceu por três sets a zero em uma hora e vinte minutos.
No transcorrer da partida, o técnico Ronaldo Vieira, pode utilizar todas as jogadoras da equipe para trabalhar maior entrosamento entre as atletas.
Para Maria Teresa, capitã, a equipe se apresentou bem melhor nessa terceira partida: “A equipe mostrou melhor entrosamento nessa partida. Temos crescido dia a dia na competição”.
“O desempenho da equipe tende a melhorar a cada rodada, pois nosso planejamento previa as dificuldades de início de atividades e visamos estar no topo da preparação para as partidas de finais da competição” complementou Vieira.
As finais do campeonato devem ocorrer próximas a realização dos Jogos Regionais, competição seguinte que equipe disputará no período de 22 a 29 de julho na cidade de Itu.
Nas próximas duas semanas a equipe não terá rodadas e aproveitará para intensificar os treinamentos e acertar algumas deficiências que apresenta.
Os treinos acontecem aos sábados das 15h às 17h no Ginásio Ayrton Senna. Atletas do sexo feminino que desejem participar podem comparecer aos treinos e se integrar ao grupo.
A equipe Várzea Paulista/APEVAP conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP) e da empresa PLASINCO.

ISOPP.

Farmacêutica do Grendacc é novo membro da diretoria de Sociedade Internacional Annemeri, que já era integrante da Sociedade, tendo sido a segunda representante brasileira, agora se tornou também a única representante da América do Sul na diretoria do órgão, ocupando o cargo de secretária. A farmacêutica jundiaiense Annemeri Livinalli, responsável pela Farmácia do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), acaba de se tornar novo membro da diretoria da ISOPP (International Society of Oncology Pharmacy Practitioners - Sociedade Internacional dos Farmacêuticos em Oncologia). Annemeri, que já era integrante da Sociedade, tendo sido a segunda representante brasileira, agora se tornou também a única representante da América do Sul na diretoria do órgão, ocupando o cargo de secretária e tendo vencido outros dois candidatos internacionais.O primeiro convite para a farmacêutica fazer parte como associada surgiu no ano de 2006, em Belo Horizonte, durante um Congresso da SOBRAFO (Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia), no qual o trabalho desenvolvido na Farmácia do Grendacc foi um dos finalistas. “A partir daí iniciei um contato profissional mais intenso com John T. Wiernikowski, que é membro da Sociedade e que me ofereceu tal oportunidade”, relata. Annemeri lembra ainda que atua na Comissão de Publicação do grupo, contribuindo com textos diversos para incrementar as informações oferecidas aos associados e atualmente também participa da Comissão dos Membros. O convite para compor a chapa da diretoria se tornou possível graças a essa ampla atuação e a profissional terá agora mais uma grande oportunidade profissional em benefício não somente de sua carreira, mas especialmente das crianças e adolescentes atendidos no Grendacc, representando inclusive a classe farmacêutica do País. “Iniciativas como essa permitem um contato importante com outros profissionais da área, no mundo todo. É possível trocar experiências sobre protocolos de pacientes, novos medicamentos, além de esclarecer dúvidas com outros colegas ainda mais experientes. Enfim, há uma série de benefícios e vantagens para o tratamento do câncer”, esclarece.A atual diretoria da ISOPP conta, então, com os seguintes membros: John Wiernikowski, do Canadá, no cargo de presidente; Jill Kolesar, dos Estados Unidos, no cargo de tesoureira; Maria Larizza, da Austrália e Annemeri Livinalli, do Brasil, ambas no cargo de secretária. Vale lembrar que um dos principais objetivos de trabalho da ISOPP e de todos esses profissionais é promover e melhorar a prática da farmácia em oncologia, tendo sempre o paciente como principal beneficiado.
(Da Assessoria)

Em ano eleitoral, deputados de SP gastam R$ 1 milhão em publicidade própria.

Campeão em gastos com Correios em 2010, o deputado Carlos Gianazzi (PSOL) envia para os eleitores um jornal periódico. Além de divulgar suas vitórias no mandato, no entanto, o parlamentar costuma usar o panfleto para criticar o governo usando expressões sem embasamento, denunciando, por exemplo, as supostas 'Máfia da merenda' e a 'Farra dos Pedágios'. Para Silvio Salata, presidente da comissão de Estudos Eleitorais da OAB-SP, a verba pública deve ser usada apenas para prestar contas ao eleitor. 'É uma violação dos princípios constitucionais.'

Arthur Guimarães
Do UOL Notícias

Levantamento exclusivo feito pelo UOL Notícias nas contas da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) mostra que os 94 deputados estaduais paulistas já gastaram nos primeiros três meses deste ano quase R$ 1 milhão em serviços gráficos e na postagem de correspondências dentro da chamada verba de gabinete.

Esse montante foi utilizado regimentalmente pelos parlamentares para a confecção de jornais, panfletos e demais materiais para divulgação das conquistas do mandato, assim como para o envio de cartas ou malas diretas para os eleitores do Estado. Tais ações, no entanto, correm o risco de ser ilegalmente usadas para propaganda política, como afirmam especialistas, já que muitos legisladores vão tentar a reeleição no pleito de outubro deste ano.

O cruzamento de dados foi feito com base na página de prestação de contas do site da Alesp na semana de 12 a 16 de abril. Foram tabuladas as informações dos 94 deputados, uma a uma, mapeando a utilização dos R$ 20.525 mensais colocados à disposição de cada político (mediante comprovação do uso em nota fiscal) para custear hospedagens, combustível, material de escritório e consultorias, além da produção gráfica e do envio de correspondências.

Em relação ao ano de 2009, a tabulação dos dados mostra que houve na Assembleia um aumento geral de 25% nos gastos especificamente com remessas nos dois primeiros meses do ano (os dados referentes à março ainda não estão fechados pois alguns deputados ainda não prestaram contas). Foram R$ 104.063 em janeiro e fevereiro do ano passado, contra R$ 130.313 neste ano, sendo R$ 78.919 somente em fevereiro –cifra suficiente para enviar mais de 75 mil cartas, pelas estimativas dos Correios.

O uso é concentrado em alguns gabinetes, já que quase metade da Casa alegou não ter aproveitado a verba para o serviço ou simplesmente não prestou contas. Na produção gráfica, igualmente houve aumento, mas em menor ordem: foram usados R$ 634.791 em 2009, e R$ 635.223 em 2010.

Os legisladores chegam a gastar individualmente mais de R$ 10 mil em correspondências. Carlos Gianazzi (PSOL) foi o campeão na utilização dos Correios em 2010. No total, foram R$ 18.796 nos meses de janeiro e fevereiro, valor suficiente para enviar mais de 15 mil cartas.

domingo, 25 de abril de 2010

Frentes sindicais sugerem planos para reconstrução social e trabalhista do país.

Entre 8 e 10 de abril, federações sindicais de várias partes do mundo se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, durante uma cúpula de unificação, com o objetivo de traçar um plano de apoio mais efetivo ao processo de reconstrução do Haiti, que foi atingido por um terremoto no último dia 12 de janeiro. O levantamento da situação e as sugestões para o desenvolvimento do país foram reunidos em um documento, que foi entregue ao Ministério do Trabalho.
De acordo com o documento, o processo de reconstrução do país precisa levar em conta um outro modelo de sociedade. Nesse ponto, destaca que a economia do país tem que estar a serviço da justiça social e da cidadania. As frentes sindicais também avaliaram que este momento pelo qual passa o país precisa do envolvimento de todos os atores, para que esses possam defender e ter seus direitos assegurados.
Segundo indicam os sindicalistas, a política nacional de emprego deverá estar baseada no que estabelece os convênios internacionais do qual o país é signatário. "O programa de trabalho decente se baseia em quatro objetivos estratégicos: o respeito das normas internacionais do trabalho; o emprego para todos e todas; o acesso à proteção social; o diálogo social e o tripartidismo", afirma o documento.
Nesse sentido, o levantamento indica a ratificação e aplicação do Convênio 122, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre políticas de emprego. Mas essa aplicabilidade deve estar acompanhada dos regimentos sobre trabalho decente para os haitianos e haitianas.
Dessa forma, todos os projetos e programas que visem a criação de emprego deverão respeitar o pagamento de salários justos, inclusive para aqueles trabalhadores que deixaram de receber seus salários desde o 12 de janeiro; aplicação do princípio de equidade salarial entre homens e mulheres; revisão do salário mínimo e sua adaptação ao custo de vida; e formalização nas relações de emprego.
"O movimento sindical nacional e internacional pede para que os contratos de reconstrução adjudicados em licitação pública incorporem o compromisso de respeitar a legislação trabalhista do Haiti e os Convênios fundamentais da OIT. Todas as empresas nacionais e estrangeiras, bem como as organizações não governamentais presentes no Haiti devem também respeitar a legislação laboral e os Convênios da OIT, em particular o direito de sindicalização", indicaram as frentes.
A cúpula fez questão de salientar que, mesmo enumerando sugestões ou orientando na reconstrução do país, as mudanças maiores e mais significativas cabem aos trabalhadores e trabalhadoras haitianos que têm autonomia e empoderamento para isso.
Lembram ainda que o Haiti é um país independente e que as tropas militares que compõem a missão de estabilização da Organização das Nações Unidas precisam respeitar a soberania do país caribenho.
(Adital - Noticias)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Relatório final do CONAE.

São Paulo, 03 de Abril de 2010

Prezados educadores (as),

Encerramos na última quinta-feira em Brasília a etapa final da Conferência Nacional da Educação (CONAE) com a presença do presidente Lula, do ministro da educação Fernando Haddad e de cerca de 3 mil delegados eleitos em todos os Estados da federação.

Você foi parte integrante desse processo. Mesmo que você não tenha sido um delegado nacional, sua opinião, suas idéias e suas esperanças estiveram conosco nos cinco dias da CONAE.

Nem tudo aquilo que você defendia foi aprovado e algumas coisas que você não concorda farão parte do documento nacional. Porém, a maior parte daquilo que acreditamos será parte integrante do Plano Nacional da Educação (2011-2020).

Quando esse documento for aprovado pelo Congresso Nacional, cada um de nós poderá dizer que participamos do processo de elaboração e que ajudamos a construir aquilo que acreditamos para a educação de nosso país.

Veja as principais decisões da CONAE:

- Criação do Sistema Nacional da Educação que vai articular as ações educacionais em todos os níveis e todas as áreas
- Criação do Fórum Nacional da Educação que terá poderes mais amplos que o Conselho Nacional da Educação.
- Mudanças dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal que deverá ter seus membros eleitos de forma democrática e representar os segmentos da área da educação.
- Gestão democrática da educação deve ser estendida também para o setor privado;
- Melhoria dos programas de assistência ao estudante;
- Fortalecimento do ensino público e gratuito;
- Reserva de vagas nas universidades públicas para um mínimo de 50% de alunos egressos do ensino médio, sendo respeitada a proporcionalidade de negros(as) e indígenas de cada ente federado a que pertence a instituição.
- Ampliação do atendimento de creche, ensino fundamental em período integral e ensino médio profissionalizante;
- Ampliação da Educação de Jovens e Adultos e de programas de combate ao analfabetismo;
- Financiamento das matriculas públicas através do Custo Aluno/a Qualidade (CAQ)
- Ampliação da gratuidade dos cursos do sistema “s”;
- Construção de um Referencial Nacional para a Formação de Professores;
- Formas de melhoria salarial dos profissionais da educação com piso salarial de R$ 1.800,00;
- Sistema de dedicação exclusiva do professor num único cargo, sendo que até 2015, 1/3 da carga horária será destinada a horas-atividade;
- Licença automática e remunerada para cursas mestrado e doutorado;
- Formação inicial do professor de forma presencial e o EAD (Ensino á distância) somente de forma excepcional e rigidamente regulamentado;
- Diretrizes de carreira sem o sistema de premiação/punição;
- Ampliação gradativa dos recursos da educação até que seja aplicado 10% do PIB na educação pública;
- Ampliação dos recursos vinculados de 18% para 25% dos recursos da União e de 25% para 30% dos recursos dos Estados e Municípios;
- Criação da Lei de Responsabilidade Educacional;
- Criação do programa de Educação Fiscal para a cidadania;
- Destinar 50% dos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo e do pré-sal para a educação;
- Fortalecimento das medidas de inclusão e de educação para a diversidade, com a introdução da educação para comunidades quilombolas, o combate à homofobia e outras formas de preconceito;
- Recursos públicos para a educação pública, sendo que à partir de 2018 os recursos do FUNDEB não poderão mais financiar instituições privadas.

Tão logo a Comissão de Sistematização divulgue o documento final, ele será disponibilizado pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/conae.

Todas essas decisões ainda poderão ser modificadas pelos órgãos técnicos do Governo Federal e pelo Congresso Nacional.

Portanto, toda a mobilização que fizemos para a realização da CONAE com a participação de mais de 100 mil pessoas no Estado de São Paulo deve permanecer para que possamos garantir nossas conquistas;

A todos vocês, gostaria de agradecer pelo apoio na realização da CONAE – São Paulo. Sem a dedicação de cada um não seria possível realizar a maior conferência da história do Brasil.

Um forte abraço,

JOSÉ ADINAN ORTOLAN
Coordenador da CONAE-SP

domingo, 11 de abril de 2010

rpo de garota é encontrado em um córrego de Várzea Paulista.

Andressa Almeida Paes estava desaparecida desde sexta-feira
Agência BOM DIA

O corpo de Andressa Almeida Paes, 25 anos, foi encontrado na manhã deste sábado, no leito do córrego da avenida Bertioga, em Várzea Paulista, com sinais de estupro e estrangulamento.

Ela desapareceu na madrugada dessa sexta-feira, dia 9, após sair para o trabalho na noite dessa quinta-feira, dia 8.

O chamado da polícia foi feito pela própria família da vítima, que localizou o corpo depois de uma intensa busca pela região.

A polícia encontrou a vítima seminua e parte de suas roupas estavam em outro ponto do rio. Com isso, o corpo e os pertences da vítima foram encaminhados para o IML para averiguação.

Andressa Almeida Paes trabalhava no posto Graal e era filha de um funcionário da prefeitura do município. Segundo apurações iniciais da polícia o celular de Andressa já foi encontrado e estaria em uma ‘biqueira’ na Vila Real, em Várzea Paulista.

A polícia telefonou para o número do celular de Andressa e a pessoa que atendeu disse que comprou o aparelho na favela, em um ponto de droga.

Depois de breve interrogatório, a pessoa apontou possíveis suspeitos do crime.


Ligação de crimes
A polícia trabalha com uma linha de investigação diferente. Os investigadores acreditam que há uma conexão entre o crime cometido na madrugada dessa sexta-feira com um outro estupro que aconteceu há três meses, no mesmo local.

No entanto, o perfil das vítimas é totalmente diferente. No caso anterior a mulher era usuária de drogas e a polícia acredita que foi um acerto de contas.

Já Andressa não era usuária de drogas e trabalhava normalmente. Porém, a polícia não descarta nenhuma possibilidade, pois as investigações do caso estão em sua fase inicial.

terça-feira, 30 de março de 2010

Funcionamento da Prefeitura de Várzea Paulista durante o feriado

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que devido ao feriado da Paixão de Cristo o atendimento será paralisado nos dias 1 (quinta-feira Santa) e 2 (sexta-feira – Paixão de Cristo) de abril. O expediente retorna normalmente na segunda-feira, dia 5 de abril, a partir das 8 horas. Os horários de funcionamento da Central Mais Fácil também serão os mesmos.
Já os serviços do Hospital da Cidade e o Setor de Ambulâncias funcionam normalmente, 24 horas por dia.

Secretaria Municipal de Comunicação SocialAssessoria de Imprensa

Conferência de Saúde Mental aborda reforma psiquiátrica.

Intervenções na cidade já reduziram em 160% as internações em hospitais psiquiátricos nos últimos três anos
No dia 6 de abril, Várzea Paulista realizará a segunda Conferência Municipal de Saúde Mental, na Faculdade Unianchieta. Este encontro faz parte da etapa preparatória da IV Conferência Nacional que se realizará de 24 a 27 de junho, na cidade de Brasília.
O evento varzino promoverá o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, indicando novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental, contemplando o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho e esportes.
Em Várzea, intervenções realizadas na área já resultaram na redução das internações em hospitais psiquiátricos em 160 % nos últimos três anos. Nesta conferência, delegados serão eleitos para representar a cidade na conferência estadual e nacional.

Direto da Argentina
Maria Fernanda Diaz Forniz e Vanina Soledad Gavardo, duas jovens assistentes sociais da Argentina que fazem estágio na cidade, participarão da conferência. “Pelo pouco que já vi, Várzea está muito organizada na questão de Saúde”, analisa Maria Fernanda. “Espero aprender muito com a cidade”, prevê Vanina.

Encontro Internacional
Recentemente, a cidade de Várzea foi representada, pela secretária-adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro, em Encontro Internacional de Saúde Mental, na cidade de Trieste. No evento, estiveram profissionais de 66 países como Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha.

Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

Nei e Mauro visitam obras na Marginal.

Os vereadores Nei Lumes (PT) e Mauro Aparecido (PV) visitaram nesta semana as obras de infraestrutura que estão sendo executadas na Marginal do Rio Jundiaí, no trecho de Várzea Paulista. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) é responsável pela estrada intermunicipal.
O projeto prevê de início a reforma de galerias pluviais e recapeamento da estrada que percorre Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. A Obra faz parte do Programa Pró-Vicinais, do Governo do Estado e deve, até o final do ano, recuperar os 12,5 quilômetros da via.
“A Marginal do Rio Jundiaí esta precisando de uma reforma há muito tempo, pois somente o município não dá conta de tapar buracos e restituir as encostas que desabam em tempo de chuvas”, explicou Nei Lumes.
Mauro Aparecido disse que a cidade necessita de mais investimento no setor viário da cidade, devido ao crescimento econômico ter chegado à Várzea Paulista. “É bem vinda esta reforma que ajuda no escoamento de cargas de nossa região e dá mais conforto a quem passa por aqui”, concluiu.
(Da Assessoria)

AAPC de Várzea Paulista e a Páscoa.

A Associação de Assistência e Prevenção do Câncer, unidade de Várzea Paulista estará realizando amanhã 31 de Março, uma grande confraternização para celebrar a Páscoa.
O evento terá seu início às 14 horas onde pacientes e familiares vão poder saborear um lanche, torta, bolo, sanduiches e sucos.

Após o término da confraternização os pacientes vão receber uma cesta contendo um ovo de páscoa, bolo de chocolate, uma caixa de bombom e um doce.

“Gostaria de mais uma vez agradecer o apoio que estamos tendo de toda comunidade de nossa região, para que possamos prestar auxilio as pessoas portadoras de câncer que são atendidas pela AAPC” disse Jamir Silva, Vice-Presidente da Instituição

Sobre a AAPC

Associação de Assistência a Prevenção do Câncer (AAPC), Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos, que tem por objetivo primordial dar apoio e assistência a adultos e idosos portadores de Câncer.
Com a ajuda da comunidade, a Associação desenvolve diversos atendimentos a pessoas carentes portadoras dos mais diversos tipos de câncer, visando dar uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos, além de estender os serviços a seus familiares, proporcionando assim tranquilidade neste momento tão difícil.

Em Várzea Paulista a AAPC esta localizada a Rua Maria Stella, 40 - Vila Terezinha, Fone: (11) 2816-2840 - site www.aapcan.org.br - email contato@aapcan.org.br

Maiores Informações - Jamir Silva (11) 7690-8523

APEVAP - Esporte Várzino.

Envio matéria sobre o esporte varzino.
Ronaldo Vieira
Divulgação APEVAP

FUTEBOL FEMININO
A equipe de futebol feminino de Várzea Paulista/APEVAP esteve em atividade no domingo, 28, pela fase regional dos Jogos da Juventude, em partida realizada no campo da Prefeitura em Várzea Paulista.
O jogo foi muito disputado entre as equipes, mas, pelo placar de 03 a 02, a equipe de Jundiaí venceu a partida.
Atuaram pela equipe varzina: Kerily Barra, Letícia Alcântara, Luana Tomé, Lais Souza, Gislaine, Thais Gonçalves, Natalia Carvalho, Mirelle, Denise, Aline, Paloma, Ana Caroline e Vanessa Ferreira. A comissão técnica da equipe varzina é composta por Gerlandia - técnica, Willian Mozelli - auxiliar técnico e João Alves massagista.
Os gols de Várzea Paulista/APEVAP foram marcados por Ana Caroline após cobranças de falta da jogadora Natalia que é um dos destaques da equipe.
“Nossas atletas jogaram muito bem. Atuaram com muita garra e vontade de vencer, tanto que o terceiro gol de Jundiaí só foi marcado no finalzinho do segundo tempo” comentou Gerlandia, técnica da equipe.
A segunda partida entre as equipes ainda não foi marcada e deverá acontecer na cidade de Jundiaí.
A equipe participará também do terceiro Quadrangames de futsal livre com três equipes onde na segunda edição trouxe os títulos de vice-campeã e terceiro lugar.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

MALHA
As equipes de malha de Várzea Paulista/APEVAP não tiveram final de semana favorável em suas disputas.
A equipe da Vila Indaiá/Várzea Paulista/APEVAP perdeu de 06 X 00 para a equipe São Matheus e a equipe do Jardim América/Várzea Paulista/APEVAP perdeu pelo mesmo placar para a equipe Batagin.
Com os resultados desfavoráveis, as duas equipes ficaram na sexta colocação em suas respectivas chaves sem chances de passara para a próxima fase, onde somente os quatro melhores classificados prosseguem na competição.
Para Japão, técnico da equipe Indaiá, a participação das equipes foi muito positiva, pois estão passando por período de renovação dos atletas: “Tivemos muitas mudanças nas equipes em 2010 porem visamos preparação e treinamento dos atletas atuais para uma melhor classificação no segundo semestre e, principalmente para os Jogos Regionais que este ano acontecerá na cidade de Itu.
As equipes contam com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

FUTSAL FEMININO
A equipe de futsal feminino de Várzea Paulista/APEVAP participa pela primeira vez dos Joguinhos da Juventude do Estado de São Paulo.
Composto pelas atletas: Thaís, Juliana, Tainá, Natalia, Lirian, Priscila, Pâmela, Cíntia, Mirelle, Camila, Denise,Maria Antônia a equipe entrou em quadra na última sexta-feira, 26, para confronto contra a equipe de Jundiaí.
Estando sempre atrás do marcador, conseguiu empate em três gols e poderia até ter ganho a partida pois perdeu muitas chances de gols no decorrer da partida.
“A equipe foi muito bem para uma primeira partida que disputam, algumas delas só haviam disputado Jogos Escolares e agora se vêem numa competição de maior porte. Faltou experiência e um pouco de calma para conseguirmos a vitória” comentou Willian Mozelli técnico da equipe que é formada ainda por Sandro Roberto dos Santos – assistente técnico.
A próxima partida será na terça-feira, 30, na cidade de Itatiba, onde jogará contra a equipe da cidade de Campo Limpo Paulista.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

VÔLEI DE PRAIA
Aconteceu no domingo, 28, mais uma edição do Torneio Aberto de Vôlei de Praia promovido pela Prefeitura Municipal de Jundiaí.
O torneio foi realizado no CECE José Brenna (Sororoca) e contou com duplas de Jundiaí e região nos naipes masculino e feminino.
Na categoria feminina uma das duplas participantes foi composta por Ana Carolyna (Carol) e Girlane (Gi) que representaram a APEVAP/Várzea Paulista.
A dupla disputou quatro partidas, venceu três e assim sagrou-se campeã do torneio.
“Tivemos um susto na terceira partida, quando a Gi torceu o joelho, mas com muita garra e superação as meninas conquistaram o primeiro lugar no Torneio” disse Ronaldo Vieira, técnico da dupla.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

domingo, 28 de março de 2010

Cidade em obras: Eduardo acompanha realizações nos bairros.

Com o fim do período de chuvas, a Prefeitura de Várzea Paulista retomou em ritmo intenso as obras e os serviços de infraestrutura na cidade. O prefeito Eduardo Pereira está acompanhando a retomada das obras, aproveitando o momento para fiscalizar o seu andamento pelos bairros da cidade e discutir as ações com os moradores. Na semana passada, o prefeito esteve no Jardim Promeca e, no próximo domingo (28), passará a manhã acompanhando as obras em andamento na região norte.

Em sua visita ao Jardim Promeca, Eduardo verificou a construção da nova galeria de captação de águas pluviais, na avenida dos Ipês, por meio de parceria público-privada, que investirá R$ 45 mil na obra. “Estamos sempre em busca de parcerias para viabilizar obras importantes na cidade. Várzea tem um orçamento ainda pequeno, comparada a outras cidades da região, e parcerias como esta contribuem para melhorarmos a qualidade de vida da população”, considera Eduardo.

A reforma do campo do Promeca, indicada pela população através do Orçamento Participativo, também entrou no roteiro do prefeito. As obras já passaram pela fase de drenagem do campo e incluem a construção de vestiários, pista de atletismo e uma praça ao redor do campo.

No próximo domingo (28), Eduardo estará na região norte, acompanhado de técnicos da Prefeitura. Ele partirá às 9 horas do Parque Ecológico Chico Mendes, passando pela ponte Pequeri, rua Borda da Mata e avenida Pacaembu.

Prioridade

Nesta semana, a Prefeitura anunciou um investimento de R$ 395 mil em recapeamento para importantes vias da cidade. As ruas Macaúba e José Dias de Castro receberão um investimento de R$ 245,1 mil do Ministério das Cidades, com contrapartida de R$ 80,4 mil da Prefeitura. Já a avenida José Rabello Portela terá uma nova capa asfáltica do trecho da Universidade até a rua dos Alecrins, investimento de R$ 80 mil, com verba repassada pelo Governo do Estado.

De acordo com o prefeito Eduardo, a prioridade da Prefeitura na área de infraestrutura no período de estiagem será a recuperação das vias. “Além das obras que já estão em andamento, teremos o programa Várzea Limpa, que terá início em abril, e neste ano tem como principal foco o recapeamento das vias e a operação tapa-buracos”, garante.
Mais recapeamento

O início do período de estiagem está garantindo a realização de obras de recapeamento e melhoria das vias em todos os cantos da cidade. As ruas de terra na segunda travessa do Bairro do Mursa e Sítio São José foram niveladas, facilitando o tráfego de veículos naquela área. No bairro Jardim Gauchinha, as máquinas continuam trabalhando nas ruas.
No Jardim Maria de Fátima, a manutenção asfáltica acontece nas ruas Aristides e Guerino Nivoloni, ruas Paraíbuna e Marabá, além das vias do Jardim América I e a rua Sorocaba, no Jardim Paulista.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa

Várzea garante mais 90 vagas em creches.

Dados do senso escolar do MEC apontam aumento superior a 120% no número de vagas oferecidas em Várzea entre 2005 e 2009
A Prefeitura de Várzea Paulista, através da secretaria de Educação, se empenhou nos últimos meses na realização de um estudo nas cinco creches da cidade, com o objetivo de otimizar o atendimento às crianças e atender de forma mais eficaz a demanda por vagas. O resultado da iniciativa foi a abertura de 90 vagas, que já foram preenchidas. Com as novas vagas, o município passa a atender cerca de 680 crianças nas creches e tem como previsão atingir 1 mil vagas até 2012.
Para garantir a abertura das 90 novas vagas, a secretaria de Educação atuou em parceria com as educadoras e diretoras das creches, reavaliando a quantidade de crianças por educador e reorganizando as turmas no espaço físico das cinco creches, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação. Outra medida adotada foi o melhor aproveitamento das vagas parciais, ou seja, muitas crianças ficavam em período integral nas creches, mesmo com suas mães trabalhando apenas meio período, o que ocupava o lugar de uma outra criança em vaga parcial. A triagem das crianças beneficiadas foi realizada com o apoio do Conselho Tutelar.

1 mil vagas até 2012
Desde 2005, o município conquistou grandes avanços no atendimento à demanda. Assim que assumiu o governo, a atual administração promoveu esta mudança no modelo de atendimento e realizou reformas, resultando na duplicação de vagas oferecidas, passando de 261 para 591 até 2009, o que corresponde a um aumento de cerca de 120%.
De acordo com Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a oferta de vagas em creches tende a manter o ritmo de crescimento nos próximos anos. “Temos como bandeira atingir a marca de mil crianças atendidas nas creches da cidade até 2012, para oferecer um atendimento cada vez melhor nesta área”, prevê, lembrando a construção de uma unidade do PróInfancia, cujas obras estão em ritmo acelerado.
Com uma área de 1.118,46 m², no Jardim Paulista, a creche do programa ‘ProInfância’ atenderá 120 crianças, de 0 até 5 anos, dos bairros Cidade Nova I e II e Vila Real. O valor do contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal é de R$ 942,1 mil, com a contrapartida de R$ 9,4 mil da Prefeitura, que cedeu o terreno. Serão disponibilizadas 90 vagas para atendimento de creche, integral, e 60 para ensino fundamental.

Vagas aumentam em toda a rede
Das 30 escolas municipais de Várzea Paulista, 18 passaram por reformas ou ampliações, melhorando a infraestrutura oferecida aos alunos e ampliando as vagas. As reformas das unidades possibilitaram a construção novas salas de aula, criando 2.206 novas vagas para o ensino fundamental e 384 para educação infantil.


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa

Várzea realiza Conferência de Saúde Mental.

No dia 6 de abril, Várzea Paulista realizará a segunda Conferência Municipal de Saúde Mental, na Faculdade Anchieta. Este encontro faz parte da etapa preparatória da IV Conferência Nacional que se realizará de 24 a 27 de junho na cidade de Brasília.

O encontro pretende promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, indicando novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental, contemplando o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esportes, entre outros.

Nesta conferência delegados serão eleitos para representar a cidade na conferência estadual e nacional, sendo que 70% devem ser da área da saúde (repartidos entre usuários, trabalhadores e gestores) e 30% dos parceiros intersetoriais.

Discussões regionais foram feitas no dia 19 nos CRAS das regiões para preparação da conferência no dia 6.

Ministro sugere metas de qualidade no novo Plano Nacional de Educação.

Conferência – A Conae se realizará até quinta-feira, dia 1º, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de 2,5 mil delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. Durante quatro dias, os participantes da Conae vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo PNE.

Na visão do secretário executivo adjunto do MEC e coordenador da Conae, Francisco das Chagas, a conferência é uma espaço democrático, já que tem ampla participação da sociedade civil, que trabalha com educação direta ou indiretamente. “Aqui, faremos novos pactos sociais em favor da educação brasileira”, enfatizou. Chagas relembrou que os participantes da Conae vão discutir, refletir e apontar os rumos da educação nos próximos anos. “Que seja um planejamento articulado de metas, diretrizes e estratégias”.

O presidente da comissão de educação da Câmara dos Deputados, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), acredita que os frutos da Conae serão observados na avaliação do próximo PNE, em 2021. “O Brasil vai experimentar grandes avanços”, disse.

Para a presidente da comissão de educação do Senado Federal, senadora Fátima Cleide (PT-RO), a conferência vai permitir a superação de diferenças na construção do sistema nacional articulado de educação. “Acredito na sabedoria da construção coletiva. Tenho certeza que, nesses cinco dias, avançaremos mais do que avançamos em 500 anos”, afirmou.

O tema central da conferência é Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação e está dividido em seis eixos temáticos. Os debates serão baseados em um documento-referência, com assuntos sugeridos em conferências municipais e estaduais que ocorreram em 2009.

Letícia Tancredi

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pai de Isabella é condenado a 31 anos de prisão por matar a própria filha; madrasta pega 26.

Rosanne D'Agostino
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Foto tirada em 7 de maio de 2008 mostra Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá e Alexandre
Alves Nardoni entrando em um carro da polícia no dia em que tiveram a prisão preventina decretada

Promotor concede entrevista após condenação do casal Nardoni
1º DIA: Ana Oliveira chora e relata ciúmes de Jatobá
2º DIA: Peritos falam e fotos de corpo chocam
3º DIA: Pai de Anna Carolina Jatobá reafirma inocência do casal Nardoni no Fórum de Santana
4º DIA: Nardoni afirma que encostou na janela do apartamento com filho no colo para procurar Isabella
5º DIA: Para madrasta, Isabella era "miniatura" da ex de Alexandre Nardoni, afirma promotor
Atualizada às 02h04

O Tribunal do Júri do Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, condenou no início da madrugada deste sábado (27) Alexandre Nardoni, 31, e Anna Carolina Jatobá, 26, pelo assassinato de Isabella Nardoni, morta aos 5 anos de idade, ao ser atirada pela janela do 6º andar do apartamento onde vivia o pai e a madrasta. No total, Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e dez dias de prisão e Jatobá a 26 anos e oito meses, ambos em regime fechado. A defesa anunciou que vai recorrer da decisão.

Os jurados – quatro mulheres e três homens – entenderam que os réus cometeram homicídio triplamente qualificado, por usarem meio cruel (asfixia), dificultarem a defesa da vítima, que foi arremessada pela janela inconsciente, e terem cometido um crime para encobrir outro, o que haviam feito no apartamento. A pena de Alexandre foi aumentada em um sexto porque ele cometeu o crime contra a própria filha e aumentada por ele ter se omitido. Também pesou um agravante contra ambos: a menina ter menos de 14 anos de idade.

Soma-se a essa pena a condenação por mais um crime, oito meses e 24 dias-multa por fraude processual, pelo fato de o casal ter alterado o local do crime com o intuito de enganar as autoridades. O placar da condenação, sob o Código Penal, é sigiloso e não foi divulgado.

Instituto Decida prepara entrega de ovos de páscoa.

Instituto Decida prepara entrega de ovos de páscoa
Ainda dá tempo para ajudar famílias carentes da região.

O Instituto Decida, de Várzea Paulista, fechou a programação de entrega de ovos da Campanha de Páscoa 2010. A campanha também está arrecadando chocolate em barras para o programa de Geração de Renda, que beneficia famílias carentes da região. O programa realiza cursos de produção de ovos de páscoa a abre uma nova fonte de renda para as famílias que participam. Os ovos produzidos serão distribuídos para crianças que vivem nos bairros Vila Real e Jardim América.
A primeira entrega de ovos acontece no dia 1 de abril, a partir das 10h30. A segunda entrega acontece no sábado, dia 3 de abril, véspera do Domingo de Páscoa. Essas duas etapas beneficiarão as crianças da Vila Real. Também no dia 3 de abril, a partir das 9 horas, acontece a entrega dos ovos para as crianças do Jardim América IV. A estimativa do Instituto é de entregar mais de 300 ovos de páscoa.
(Da Assessoria do Decida)

Telecentros estão com vagas abertas para cursos de inclusão digital.

Além de oferecer acesso livre e gratuito à Internet, com banda larga, os Telecentros do Espaço Cidadania, Centro Cultural e Parque Ecológico Chico Mendes estão, desde segunda-feira (22), com as inscrições abertas para os cursos de inclusão digital. Para participar basta procurar o núcleo de interesse, se inscrever até o dia 31 de março e ser residente em Várzea Paulista. As aulas serão oferecidas no período da manhã e da tarde.
Os três Telecentros oferecerão o curso de Inclusão Digital, para as pessoas que não possuem as noções básicas de computação, como manusear o mouse e teclado; e o curso de Pacote Office, que ensinará o usuário a utilizar o editor de texto, Excel, e programa de apresentações. O núcleo do Espaço Cidadania formará no período da tarde uma turma para o curso de Montagem de Computadores.
Os Telecentros de Várzea Paulista possuem ao todo 55 computadores. A iniciativa foi viabilizada no município graças a convênios firmados com o Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Cultura e Comunicações.


Núcleos

Espaço Cidadania
Endereço: Avenida Ipiranga, 151 - Centro
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Centro de Educação Ambiental - CEA
Endereço: Avenida Guarujá, 276, Jardim América II.
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas

Centro Cultural
Endereço: Rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera.
Horário de Funcionamento: segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 14 horas
Terça e quinta: 12 às 18 horas

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa

Data 30/03/2010
Programação

8h30 às 9 horas: Credenciamento e Café da Manhã

9 horas: Cerimonial

9h40: Leitura e aprovação de Regimento

10 horas: Contextualização da Economia Solidária, em âmbito nacional -
Renato Martins – FBES E ANTEAG

10h30: Contextualização da Economia Solidária em âmbito regional - Alexandre Aceccon - Coordenador do Programa de Economia Solidária de Campinas

10h50: Espaço para discussão, perguntas e provocações dos assuntos que possam servir de orientação e preparação para os trabalhos em grupo

11h20: Orientações para o trabalho em grupo e discussão das propostas

11h30: Debate para apresentação dos eixos em plenária.

12h30: Almoço

14 horas: Apresentação dos resultados em plenária

15h30: Orientações para divisão de grupos para eleição dos Delegados

16h30: Apresentação em plenária dos nomes dos delegados por segmento. (45 empreendimentos + 01 legislativo + 22 fomentos + 22 gestores)

17 horas: Encerramento e Coquetel.
PARTICIPEM...

Grendacc vai lançar obras de ampliação.

O sonho da ampliação sai do papel e começa a ser viabilizado. Neste sábado, 27 de março, às 9 horas, o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) realizará o lançamento das obras de ampliação e adequação de seu hospital para que, o mais breve possível, possa atender um número ainda maior de pacientes, oferecendo inclusive um Centro Cirúrgico para pequenos procedimentos. A diretoria da instituição convida toda a comunidade a participar do evento e acompanhar passo a passo das obras, lembrando que o lançamento também marca os 15 anos de existência do Grendacc em Jundiaí, a serem comemorados em julho.
Desenvolvido pela administração e pela diretoria do Grendacc, com apoio de profissionais e engenheiros voluntários, o projeto de ampliação consiste, inicialmente, na construção de um prédio anexo para que sejam disponibilizados novos consultórios e salas de procedimentos no prédio atual do ambulatório, que hoje enfrenta falta de espaço físico para acomodar todos os serviços necessários.
Serão cerca de 500 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois andares que formarão um prédio anexo onde hoje está o estacionamento. A previsão de orçamento é de 550 mil, já contando com alguns serviços voluntários – como a equipe de engenheiros e arquitetos que se responsabilizará pelo acompanhamento da construção.
A meta é concluir o prédio até dezembro e o Grendacc tem uma reserva financeira apenas para o início do trabalho. São R$ 250 mil vindos do Governo do Estado (verba destinada, por lei, exclusivamente à construção) e cuja assinatura do convênio de liberação do recurso ocorreu no ano passado, no Departamento de Saúde da Região de Campinas, graças à emenda conquistada através do deputado estadual Pedro Bigardi. Além disso há outros R$ 95 mil resultantes da arrecadação do McDia Feliz 2008, também destinado unicamente para construção.
Portando, ainda falta uma boa quantia. E para que esse desafio seja realmente alcançado, o Grendacc continua em busca de parceiros da iniciativa privada, poder público e comunidade em geral. O plano de captação de recursos envolverá todos esses segmentos da sociedade por meio de inúmeras ações, com ampla divulgação e convite a todos para participação. As doações podem ser as mais diversas como, por exemplo, de material de construção”, explica Verci.
Tal ampliação beneficiará diretamente a comunidade atendida, já que a instituição é o único hospital pediátrico especializado em oncologia e hematologia pediátricas na região de Jundiaí (que envolve outras oito cidades: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva, Itatiba, Cabreúva e Morungaba). Além disso, a nova estrutura beneficiará um número ainda maior de pacientes, já que atualmente o Grendacc também presta atendimento a outras patologias crônicas da infância, como no caso das crianças diabéticas, cardiopatas e renais, entre outros casos. São mais de 40 mil atendimentos/ procedimentos realizados por ano, com um cadastro de mais de 1,5 mil crianças e adolescentes já beneficiados. “E a ampliação urgente dos nossos serviços de Ambulatório se faz necessária justamente devido à maior demanda de atendimento que temos hoje” reforça a presidente.

Resultado de esforços constantes

Com uma administração de pulso firme, o início das obras de ampliação do Grendacc se tornará possível graças à colaboração de todos e também à total otimização interna dos recursos para a maior economia possível, sempre adotada pela diretoria da instituição como plano de trabalho. Reciclagem profissional e capacitação constantes de seus profissionais e voluntários também fazem parte da política da empresa, que conta hoje com uma equipe atuante e envolvida.
Atualmente o Grendacc tem cerca de 350 pacientes, mais de 300 voluntários e 70 funcionários, o que consiste em um quadro extremamente enxuto diante da demanda de trabalho. Quanto às fontes de arrecadação, 68% são provenientes de doações da comunidade e iniciativa privada, e 32% dos órgãos públicos.

Câmara inicia projeto para diminuir gastos com pessoal.

A vereança de Várzea Paulista iniciou discussões sobre o corte de despesas em relação à remuneração de cargos comissionados que trabalham somente no legislativo. Segundo Nei Lumes (PT) a intenção da Mesa Diretora é diminuir gastos e se adaptar a PEC 333 que diminui o repasse ao legislativo de 7% para 6%, cortando 770 mil da Câmara anualmente. Outro projeto limita horas extras a todos os funcionários da casa.
O secretario de trânsito Paulo Resende compareceu na Câmara, e, em sala fechada deu explicação sobre as críticas feitas ao setor nos últimos dias. Segundo Resende o número de multas aplicadas na cidade caiu e as alterações que estão sendo feitas no momento visam o futuro do trânsito, devido ao crescimento populacional e econômico que o município vem passando.
O vereador João Victor (PT do B), o Bé, aproveitou a visita e solicitou do secretário o aumento de tempo do semáforo na avenida Fernão Dias em dia de celebração na Paróquia Vila Cristo. Bé também criticou a marcha das mulheres na questão da legalização do aborto. “A igreja católica não apóia e repudia qualquer ato contra a vida”, disse, sendo acompanhado pelo vereador Mauro Batista (PT).
Silso das Neves (PRB) apresentou projeto de lei que permite a celebração de termo de cooperação entre o poder público e iniciativa privada no cuidado de áreas públicas. “O projeto dá oportunidade de empresas cuidarem de locais ociosos, dando à população mais locais de lazer e de passeios”, exemplifica.
Uma moção de aplausos chamou a atenção de todos na sessão. O vereador Mauro Aparecido (PV) elogiou na tribuna os bombeiros que resgataram o corpo do empresário varzino Sérgio Quintana, falecido na cidade de Nazaré Paulista. “São profissionais que colocam suas próprias vidas em perigo em prol de outras”, disse emocionado.
(Da Assessoria)

Ivan quer regularização de terrenos.

O vereador Ivan Sada (PPS) preocupado com a saúde dos moradores da região norte da cidade usou a tribuna da Câmara para pedir empenho do setor de zoonose em combater a grande quantidade de ratos no local.
Um projeto do vereador solicita do executivo a regularização de imóveis em todo o município. “Muitas casas foram construídas há mais de 20 anos e ainda se encontram sem regularização e não podem ser negociadas”, explicou.
Por fim o vereador enviou requerimento ao executivo solicitando informações sobre a Marcha das Mulheres que passou no município e um dia depois seguiu para a capital.
(Da Assessoria da CMVP)

Lula e Demércio buscam verba federal.

O vereador Demércio de Almeida do PT anunciou nesta semana o recapeamento das ruas José Dias de Castro no centro da cidade, Imbaíba no Jardim Alessandra e uma parte da rua Macauba no Jardim Mirante. O dinheiro para as obras foi conquistado com o empenho do vice-prefeito Lula Raniero, através do governo federal.
“Sabemos do estrago causado pela chuva e pelo asfalto antigo que esta deteriorando, mas com trabalho e colaboração dos dois governos Lula, vamos reverter esta situação em breve”, disse Demércio em virtude do apoio do presidente brasileiro, com o mesmo nome do vice-prefeito de Várzea Paulista.
(Da Assessoria)

domingo, 14 de março de 2010

Alonso comanda dobradinha da Ferrari e estreia com 1ª vitória em 17 meses.

Do UOL Esporte
Em São PauloApesar de tudo sugerir que Sebastian Vettel conseguiria uma vitória de ponta a ponta na abertura do Mundial de Fórmula 1, no Bahrein, o pódio teve cor vermelha neste domingo. Após um problema da Red Bull, Fernando Alonso, estreante na Ferrari, ficou com a vitória, comandando ao lado de Felipe Massa a dobradinha da escuderia na primeira corrida do ano.

FERRARI DOMINA O PÓDIO
Fernando Alonso foi beneficiado por problema de Vettel e levou consigo Massa para a dobradinha
Schumacher foi o sexto, atrás do companheiro de Mercedes GP Nico Rosberg em seu retorno à F-1
Lucas di Grassi, da Virgin, abandona seu carro após quebrar já nas primeiras voltas no Bahrein

Depois de dominar por 34 voltas a prova e parecer se encaminhar para uma vitória tranquila, Vettel (4º) teve uma perda repentina de potência e foi ultrapassado facilmente pelas duas Ferraris, que não tiveram trabalho para manter o “1-2” até o final, numa prova com novidades, como a estreia dos pit stops sem reabastecimento, apenas com trocas de pneus.

Fernando Alonso tinha como última vitória o GP do Japão de outubro de 2008, quando ainda corria pela Renault. Na equipe francesa, ele teve um ano de 2009 irregular e achou na transferência para a Ferrari a chance de lutar pelo tricampeonato na Fórmula 1. Já Felipe Massa voltou ao pódio depois de seu grave acidente no meio de 2009, na primeira prova desde que foi obrigado a deixar as pistas para a recuperação.

“Voltar ao topo do pódio é sempre especial, mas ainda mais com a Ferrari. Não poderíamos ter começado este relacionamento de um jeito melhor. Esta é a melhor equipe do mundo”, comemorou Alonso.

Quem completou o pódio foi Lewis Hamilton, mostrando a McLaren próxima à Ferrari e à Red Bull como três potências deste campeonato. Um pouco atrás, a Mercedes GP teve Nico Rosberg na quinta colocação e Michael Schumacher, no seu retorno à categoria em que é heptacampeão, em sexto.

A Ferrari teve uma alteração fundamental para a prova em relação aos treinos, já que preferiu trocar os motores de seus dois pilotos para este domingo. Alguns parâmetros anormais motivaram a decisão, que se provou correta. Não houve sanções, já que este ano cada piloto dispõe de oito motores para toda a temporada, podendo gerenciá-los como melhor for conveniente.

Massa ainda revelou um pequeno problema na temperatura de seu carro, que lhe gerou gastos de gasolina que não eram esperados. Assim, ele teve de economizar combustível nas últimas 25 voltas e, até por isso, não foi para o ataque de Alonso.

Alonso estreia o novo sistema de pontuação da Fórmula 1 para esta temporada, que privilegia as vitórias. Ele ficou com 25 pontos pelo triunfo contra 18 de Massa, sendo que agora os dez primeiros entram na classificação, o que beneficiou Rubens Barrichello, exatamente o décimo.

Os dois brasileiros estreantes, ambos de equipes novatas, tiveram problemas e não completaram a prova. Lucas Di Grassi foi o primeiro a abandonar, com a Virgin, e com 15 voltas completas Bruno Senna também deixou a corrida.

Motorista de assassino de Glauco se entrega à polícia.

Felipe Iasi, 23, o motorista que levou Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, até a casa do cartunista Glauco Vilas Boas, 53, se entregou à polícia na Delegacia Seccional de Osasco (na Grande São Paulo), na tarde deste domingo (14).
Aos policiais, ele disse que foi sequestrado por Cadu, como é conhecido o acusado de matar o cartunista e seu filho Raoni, 25, na madrugada de sexta-feira (12), e ameaçado com uma arma para ir até o local do crime. Cadu teria dito, segundo Iasi, que "precisava esclarecer que era Jesus Cristo".
Conforme o advogado de Iasi, ele não chegou a ouvir os disparos, pois deixou o local antes. Iasi não deverá ficar detido, segundo o delegado da Seccional de Osasco, pois não será pedida sua prisão preventiva.
Em sua página na rede social Orkut, Felipe é amigo de Cadu e está nas mesmas comunidades da rede do acusado de matar Glauco e seu filho. No Orkut, os dois amigos são fãs do bairro Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, do cantor Bob Marley, de festas raves e e estão na comunidade "Eu amo a minha mãe". Logo após a Folha publicar que Iasi se entregou à polícia, a página dele no Orkut saiu do ar.

Caso


O cartunista Glauco Vilas Boas, 53, e de seu filho Raoni, 25, foram mortos a tiros na casa do cartunista, em Osasco (Grande São Paulo), na madrugada de sexta-feira (12).

Segundo as testemunhas, o suspeito chegou ao local e rendeu a enteada de 30 anos, que mora em uma casa no mesmo terreno. Glauco e a mulher Bia ouviram gritos, foram ao quintal, e começaram a conversar com Nunes.

Ele era conhecido da família por já ter frequentado a igreja Céu de Maria, que segue os princípios do Santo Daime e foi fundada por Glauco.

Segundo o relato das testemunhas, Cadu, como era conhecido o estudante, delirava e queria levar todos para a casa de sua mãe, em São Paulo, com o objetivo de afirmarem à mulher que ele era Jesus Cristo. Ele estava armado com uma pistola automática e uma faca.

Glauco tentou negociar com Nunes para ir sozinho, e chegou a ser agredido. De acordo com o delegado Archimedes Veras Júnior, responsável pela investigação, Glauco não reagiu.

No meio da discussão, porém, Raoni chegou ao local de carro. Em seguida, Cadu atirou contra pai e filho, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. Os dois chegaram a ser atendidos no hospital, mas não resistiram e morreram.

Enterro

Os corpos do cartunista e de seu filho Raoni foram enterrados na manhã de sábado (13), no cemitério Gethsêmani Anhanguera, zona norte de São Paulo.

A viúva de Glauco, Beatriz Galvão, conhecida como Madrinha Bia na igreja que liderava ao lado do marido, estava inconsolável e abatida, apesar de confortada por amigos. Houve comoção durante a cerimônia, o caixão do cartunista da Folha ficou coberto com um bandeira do Corinthians, e posteriormente com outra do Santo Daime, que contém uma cruz e uma estrela de seis pontas); o caixão de Raoni levava uma bandeira do São Paulo.

Durante toda a cerimônia fúnebre, fiéis daimistas entoaram os cânticos do Santo Daime, especialmente os contidos nos hinários compostos por Glauco.

O cortejo com os corpos chegou ao cemitério às 9h30. O velório começara quase 18 horas antes, na tarde de sexta-feira (12). Ocorreu na igreja Céu de Maria, da qual Glauco é fundador. A igreja ficava ao lado de sua casa e do local em que foram assassinados Glauco e seu filho, Raoni.

(Foto de Jorge Araújo/Folha Imagem, Matéria de Rogério Pagnan)

Familiares e amigos se despedem do cartunista Glauco e de seu filho Raoni no cemitério Gethsêmani Anhanguera

Disque Denúncia

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, suspeito de matar o cartunista Glauco Vilas Boas, 53, e seu filho Raoni, 25, deve alertar as autoridades públicas. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), as informações podem ser fornecidas através do 181, o Disque Denúncia, e terá sigilo absoluto sobre sua identidade. O denunciante ainda pode comparecer à delegacia de polícia mais próxima.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cidade preparada para receber a Marcha das Mulheres.

Na cidade, o auge do evento será no dia 13, com a apresentação de Leci Brandão

Camila Santana

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM), instituição presente em mais de 95 países, organiza uma marcha, que irá de Campinas a São Paulo e passará por Jundiaí nos dias 12 e 13, chegando em Várzea Paulista às 12 horas do dia 13. No dia 14 sai rumo ao quilômetro 46,5 da Rodovia Anhanguera.

Em Várzea, o Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres preparou uma programação especial receber as mulheres. Logo no primeiro dia, a Marcha prestigiará o lançamento do livro “100 anos do 08 de março”, com um grande debate. Logo após acontecerá um ato político cultural e para encerrar o dia, a Avenida Projetada vai receber o show da sambista e também membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Leci Brandão, que já participou, em 2005, da comemoração do aniversário da cidade.

As secretarias de Cidadania e Assistência Social e Saúde também marcarão presença na marcha com atividades como a Feira Solidária, a Casa de Beleza e também o Teste Rápido de HIV.

Durante os dez dias de caminhada, milhares de mulheres de todo Brasil, do campo e da cidade, de todas as idades, passarão pela região, denunciando e mostrando seu comprometimento com a transformação da condição de vida delas, transmitindo mensagens de paz, igualdade de direitos, respeito ao meio ambiente, autonomia econômica e repúdio à violência contra a mulher. “Nós estamos lutando por um mundo de igualdade. Esse é o objetivo da Marcha”, comenta Maria Imaculada Ferreira, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres de Várzea Paulista.

Para mais informações e inscrições basta ligar no telefone (11) 4596-9669 ou e-mail: nucleomulheresvarzeapaulista@gmail.com


Confira a programação da Marcha em Várzea Paulista

Dia 13 de março:
A Marcha sai de Jundiaí e chega a Várzea Paulista às 12 horas, pela avenida Fernão Dias Paes Leme.
Atividades: Feira Solidária, Casa da Beleza e Teste Rápido de HIV.

16 horas – Lançamento do Livro “100 anos de 08 de março”, com grande debate e participação de mulheres do municípios e de todo o país.

18 horas – Ato Político Cultural.

19h30 – Show com Leci Brandão
Local: Avenida Projetada, ao lado da prefeitura.

Dia 14 de março
7 horas - Despedida de Várzea Paulista e saída da Marcha rumo ao km 46,5 da Rodovia Anhanguera.


Roteiro da Marcha

Dia 8 de março – Chegada para o ato em Campinas

Dia 9 de março – Campinas a Valinhos (10 km)

Dia 10 de março – Valinhos a Vinhedo (11 km)

Dia 11 de março – Vinhedo a Louveira (9 km)

Dia 12 de março – Louveira a Jundiaí (14 km)

Dia 13 de março – Jundiaí a Várzea Paulista (12 km)

Dia 14 de março – Várzea Paulista ao 46,5 km da Rodovia Anhanguera (Cooperinca – 9 Km)

Dia 15 de março – Cooperinca a Jordanésia (7 km)

Dia 16 de março – Jordanésia a Perus (13 km)

Dia 17 de março – Perus a Osasco

Dia 18 de março – Osasco a São Paulo.

Mulheres são destaque no funcionalismo público.

Em todo o mundo, elas lutam pelo seu espaço; em Várzea Paulista, servidoras arregaçam as mangas e assumem os mais diferentes cargos


Neste dia 8 de março, mulheres de todo mundo comemoram o Dia Internacional da Mulher. Em Várzea Paulista, as servidoras públicas municipais mostram seu trabalho e assumem posições de grande responsabilidade. Do quadro de pessoal efetivo da Prefeitura, 64,16% são mulheres. No quadro de pessoal em provimento de comissão e função gratificadas, 77,6% dos postos são ocupados por mulheres do quadro efetivo, designadas para o desempenho de cargos de Gestão.


Paixão pela segurança pública

Márcia Amorim Alves é Guarda Municipal há sete anos e sete meses. Seu ingresso na corporação aconteceu após concurso público, mas este não era seu objetivo inicial. “Eu não tinha muita noção do que era a profissão. Mas, depois me apaixonei pela segurança pública”, resume.

Ela faz parte da turma de mulheres GMs pioneiras em Várzea Paulista. À época, ela e mais 14 mulheres conviviam com 80 homens. “Aos poucos a gente foi se adaptando e nos adequamos ao perfil da corporação sem perder a nossa feminilidade”, analisa.

Hoje, mesmo com qualquer olhar que possa soar preconceituoso, Márcia acredita que existem oportunidades em que a presença da mulher é fundamental neste trabalho. “A sociedade chega com mais facilidade para conversar com as mulheres. Em todos os ambientes temos um respeito muito bom.”

A rotina da GM Márcia varia de trabalhos administrativos à segurança de eventos como a Orquivárzea e o Várzealegria. “Gosto muito do que faço e tenho orgulho de ser guarda”, conclui.


Um toque feminino ao volante

Diferente do que muitos pensam, Sueli Ramos de Souza (39) é sim uma motorista de mão cheia. Concursada há quatro anos, Sueli faz parte da equipe de Assistência Social, já foi motorista do prefeito e além de exercer seu serviço na Prefeitura é plantonista no conselho tutelar da cidade.

A opção pela profissão surgiu quando ainda era casada. “Meu marido trabalhava com transportes, na época eu comprei uma van e o ajudava. Gosto do que eu faço”, comenta.

Sueli já sofreu algumas situações engraçadas, inclusive quando prestou o concurso. “Passei na prova escrita, até aí tudo bem, logo após veio a parte prática. Todos que faziam podiam ir embora, mas fizeram questão de me esperar, pois tinham certeza que eu reprovaria. Quando passei, muitos se surpreenderam. Mostrei que sou profissional”, conta.

O carro que ela dirige é o mais bem conservado e o que vai menos à mecânica. “É o toque feminino que falta nos homens”, finaliza.


O sonho de ser gestora pública

Desde os tempos de faculdade, quando cursava Sociologia, Carolina Vitti Domingues, supervisora de Assistência Social, sonhava em se tornar gestora pública. Especializada em Saúde Pública, ela foi convidada em 2005 para integrar a equipe da secretaria de Saúde de Várzea Paulista, como Diretora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente. Desde então, Carolina começou a dar os primeiros da trajetória que tanto desejava.

Apesar de estar satisfeita como uma funcionária comissionada, ela sempre teve como meta passar em concurso público. “Sempre tive o sonho da carreira pública. O fato de ser uma servidora pública permite que eu atue além dos governos vigentes”, avalia. Em 2008, Carolina finalmente alcançou seu objetivo, passando no concurso da Prefeitura de Várzea Paulista para o cargo de Educadora Social. “Sempre atuei na área de educação e formação”, diz.

Desde então, inúmeros reconhecimentos passaram a fazer parte da carreira da servidora, que foi promovida para o cargo de supervisora da secretaria de Saúde e, em 2009, convidada para assumir a supervisão da Assistência Social, com o desafio de implantar um novo modelo de gestão que a secretaria havia elaborado, o Desenvolvimento Comunitário. “Existem muitos desafios para uma mulher executar um cargo de chefia, pois a sociedade ainda é muito machista”, interpreta. Porém, tais desafios não impedem o crescimento de Carolina. “Tive muitas conquistas e hoje sei que a minha possibilidade de crescer é imensa”, finaliza.


A menina da porteira

Diferente do que muitos pensam porteira não é recepcionista. “Eu sou a única mulher porteira”, comenta a sempre sorridente Verônica Antônia da Costa (34), que há dois anos é concursada na função.

Verônica se interessou pela vaga quando uma amiga indicou. “Ela me falou que não tinha distinção de sexo e eu tinha acabado de fazer um curso de segurança civil. Pensei comigo: vou tentar. E consegui.”

A porteira comenta que situações de preconceito sempre existem. “O pessoal estranha, principalmente porque eu não tenho uniforme, aí eles pensam que eu estou ali por estar. Geralmente, quando precisam de informação, sempre perguntam para um dos meninos e eu respondo. As pessoas estranham e até falam ‘Nossa, você é porteira?’”, conta.

“Eu gosto de dar informação, eu gosto do que eu faço. Estou no lugar certo e espero continuar”, finaliza.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

OP: população tem voz nas decisões.

Orçamento Participativo 2010 começa dia 1º de março: 50 reuniões com moradores na primeira etapa

Yasmim Taha

Uma das principais conquistas do atual governo, a participação popular tem se manifestado em Várzea Paulista por meio dos inúmeros Conselhos, instituídos em diversas áreas, das Conferências e do Orçamento Participativo (OP), que neste ano inicia um novo ciclo a partir do dia 1º de março, com as Reuniões de Bairro. Serão realizados mais de 50 encontros nesta primeira etapa, distribuídos pelos bairros das seis regiões do município.

Durante as Reuniões de Bairro, a população indicará as principais demandas de cada região, além de indicar os delegados, que são seus representantes, responsáveis por discutir as demandas com o governo. A partir daí, são feitos estudos técnicos que definem a viabilidade de cada solicitação. Os delegados também participam das Caravanas de Integração, que consistem na segunda fase do OP. Nesta etapa, eles percorrem todos os bairros, para ter uma dimensão melhor da realidade da cidade como um todo.


Assembleias

Definida a viabilidade das demandas, começa a terceira fase, quando acontecem as Assembleias Regionais. A população vota para eleger as demandas que serão executadas pela Prefeitura com a parcela do orçamento público destinada ao OP . É nesta fase também que acontece a escolha dos conselheiros, que vão atuar na quarta etapa do processo, acompanhando o orçamento e a execução das obras.


Tripé de valores

As ações da atual administração estão sendo pautadas por três diretrizes: a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a participação popular. Segundo o prefeito Eduardo Pereira, que produziu um livro sobre a experiência do OP em Várzea Paulista -Educação Política – uma experiência com o Orçamento Participativo – o terceiro item deste tripé, a participação popular, é fundamental para que os outros se consolidem. “Temos que enxergar uma cidade como dois mundos: o governo e a comunidade. O que vai aproximar os dois é a participação popular”, avalia.

De acordo com ele, as ações da Prefeitura passam a ser otimizadas quando a população é ouvida. “É a participação popular que vai dar o tom para as ações e os investimentos cotidianos da Prefeitura, garantindo o diálogo aberto entre governo e a comunidade. Isso garante que a nossa atuação coincida com os verdadeiros anseios dos varzinos”, considera.

Segundo o prefeito Eduardo, a dinâmica do OP neste ano será conduzida sob uma nova perspectiva. “Vamos estimular a população a pensar na cidade como um todo e não apenas no bairro onde vivem, transformando a realidade de Várzea em interesse coletivo”, finaliza.

Além disso, os agentes do OP, responsáveis pela mobilização da população, passarão a ser agentes de participação popular, para incentivar todas as formas de protagonismo da comunidade, para que elas também façam suas reivindicação e propostas em outras esferas, além do OP.


Gestão Participativa

Desde 2005, a atual gestão democratiza o acesso da população às decisões e projetos desenvolvidos na cidade, através do incentivo à formação de Conselhos, como o de Cultura, Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública e realização de Conferências nessas áreas, nas quais população e governo discutem e planejam as diretrizes para cada uma delas.

Esse intenso processo de participação teve seu ápice em 2009, com a realização da I Jornada de Políticas Sociais, que aconteceu em outubro. O objetivo foi discutir de forma conjunta as diretrizes formuladas durante as conferências municipais.

Palmeiras leva 1 a 0 do Rio Claro.

Verdão não joga bem em gramado completamente encharcado e sofre primeira derrota sob comando de Antônio Carlos
Vinícius Mendes
Agência Lancepress

Com um gramado encharcado, o Palmeiras perdeu para o Rio Claro por 1 a 0, no Estádio Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro e tirou a invencibilidade do técnico Antônio Carlos do comando do time. Em duas partidas, o técnico tinha saído vencedor de ambas oportunidades. Agora, o Verdão aparece na oitava colocação, com 16 pontos. Já o Rio Claro deixou a lanterna do campeonato e agora assume a 16° posição.

Logo aos 4 minutos o Palmeiras já demonstrou vontade de vencer o jogo. Diego Souza (quem diria) recuperou bola no meio de campo e tocou para Robert, que avançou sozinho pela área e chutou cruzado, mas a bola passou perigosamente pela esquerda. Três minutos mais tarde o ataque palmeirense teve outra bela chance com Lenny, que tentou fazer de calcanhar, mas a zaga afastou.

O Palmeiras seguiu pressionando. Aos 25 minutos, Robert cabeceou a queima-roupa depois de cruzamento de Wendel, mas o goleiro Sidney evitou o gol. Cinco minutos mais tarde Cleiton Xavier meteu a bola na trave e no rebote, Souza isolou, para desespero da torcida alviverde.

Porém, quem não faz, toma. E o ditado prevaleceu mais uma vez. Souza errou o tempo da bola e deixou Osny sozinho após passe de Henrique. Ele avançou pela grande área e chutou com força, no canto direito de Marcos, para abrir o marcador para o time da casa.

Mesmo jogando melhor e tendo a posse de bola, o Verdão desceu para os vestiários perdendo por 1 a 0. O gramado encharcado também dificultava bastante o jogo, com a bola parando em várias poças. Apesar de tudo, o Palmeiras também não mostrava bom futebol, tanto que faltou explicações para o zagueiro Danilo.

"Temos que criar mais jogadas, finalizar mais. O campo está escorregadio, mas não estamos chutando a gol", tentou explicar o defensor, na saída do intervalo.

No segundo tempo, parece que a bronca de Antônio Carlos Zago no intervalo não fez tanto efeito. Nos primeiros segundos do segundo tempo, o Rio Claro teve duas chances claras de gol, sendo que em uma o zagueiro Danilo perdeu a bola na pequena área, mas Henrique mandou uma bomba no travessão, assustando os palmeirenses.

Vendo que a sua equipe não estava em uma boa noite, o treinador do Verdão resolveu mudar o time. Colocou Marquinhos e Ivo nos lugares de Lenny e Souza, com o intuito de dar mais ofensividade. Mas as mudanças não surtiram muito efeito: abusando dos cruzamentos na área e dos erros de passes no meio de campo, o Palmeiras não oferecia perigo algum ao adversário.

O Rio Claro, por sua vez, também não assustava tanto o Palmeiras. Em uma jogada isolada, aos 35 minutos, Osny deixou Neno na cara do goleiro Marcos, mas o arqueiro palmeirense salvou. Na última jogada, até o goleiro Marcos foi para o ataque, mas não evitou a derrota. Um resultado que mostra ao comandante Zago o trabalho que terá pela frente.


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 1 RIO CLARO
Estádio: Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro (SP)
Data/hora: 28/2/2010 - 19h30
Árbitro: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)
Auxiliares: Daniel Luís Marques (SP) e Hilton Francisco de Melo (SP)
Renda/público: Não disponíveis
Cartões Amarelos: Diego Perini, Walker (RCL) Eduardo (PAL)
GOLS: Osny 33'/ 1°T,

RIO CLARO: Sidney; Odair, Luciano, Willian Alves; Murilo, Walker, Danilo Avelar. Diego Perini (Neno - 15'/ 2°T), Henrique (David Oliveira - 32'/ 2/T); Osny e Jackson (Edu Salles - 24'/ 2°T). Técnico: Agnaldo Liz

PALMEIRAS: Marcos; Wendel (Willian - 30'/ 2°T), Léo, Danilo, Eduardo; Souza (Ivo - 13'/ 2°T), Edinho, Cleiton Xavier, Diego Souza; Robert e Lenny (Marquinhos - 13'/ 2°T). Técnico: Antônio Carlos Zago

Ruas precárias impedem alunos de ir à escola.

Problema atinge moradores do Recanto dos Pássaros e Caminhos do Sol
Amanda Dias
Agência BOM DIA

Moradores do Recanto dos Pássaros e Caminhos do Sol reclamam do estado em que se encontram as ruas dos bairros. “A situação é tão ruim que tem dias que o ônibus não consegue entrar no bairro, senão ele fica atolado”, disse a auxiliar de limpeza Alessandra Azevedo Navaro, 35 anos.

Segundo ela, em dias de forte chuva os estudantes ficam impossibilitados de ir à escola. “O ônibus só vai até o [bairro] Chamonix porque não consegue avançar mais e as crianças tem que andar até aquele ponto, que fica a 6 quilômetros do bairro”, disse.

Alessandra disse também que quando o ônibus que traz os estudantes de volta para a casa os deixa no ponto do Chamonix, os pais são obrigados a buscar os filhos de carro para que não tenham que voltar a pé. “Quando chove muito a gente procura saber na escola se o ônibus vai passar. Se a resposta é não, eu nem mando as crianças para a escola.”


Perigo
“Eu já cai de moto e ontem quase sofri outro acidente com um carro que desviava de um buraco”, contou a auxiliar de enfermagem Inês Aparecida Neves, 37, que é moradora do bairro Caminhos do Sol e vive diariamente o transtorno de transitar pelas ruas esburacadas. “Já cansamos de registrar queixas na prefeitura, mas ninguém tomou nenhuma providência.”

Ela conta que é comum os ônibus ficarem presos nas ruas do bairro. “Tem cada cratera e o ônibus tem um espaço muito pequeno para manobrar, é muito complicado”, disse.


‘Obras estão no cronograma’, diz Prefeitura
No Recanto dos Pássaros, onde fica a escola Rosa Maria Ferrari Belgine (rua Elizabeth Regagnin Picoli), o acesso também é difícil. “Quem trabalha na escola sofre. No mês de janeiro o rio próximo a escola transbordou e alagou a rua. Ficou impossível de passar”, disse Daniele Cristina Maria, 21, que mora próxima à escola.

Segundo Inês, os problemas de infraestrutura do bairro são agravados pela chuva. “Não temos água, esgoto, iluminação de rua e muito menos asfalto ou calçadas. Então as ruas não tem sistema de escoamento da água, que simplesmente arrasta a terra da rua e abre buracos enormes”, disse.

A Prefeitura informou, via assessoria de imprensa, que a Secretaria de Obras e Meio Ambiente incluiu as obras de manutenção nas vias do loteamento Caminho do Sol em sua programação.

A data do início das obras não foi divulgada.

ELEIÇÕES 2010/PRESIDÊNCIA.

Dilma cresce e encosta em Serra na disputa
--------------------------------------------------------------------------------
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27) mostra queda na diferença entre os pré-candidatos do PSDB, o governador paulista, José Serra, e do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial.
O levantamento, publicado na edição de domingo (28) pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta Serra com 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, com 28%; o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%. Na mostra anterior do Datafolha, divulgado em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13% e Marina 8%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Do total de entrevistados (2.623), 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, Serra tem 38%, Dilma vai a 31% e Marina Silva fica com 10% das intenções de voto. Na pesquisa de dezembro de 2009, o tucano tinha 40%, Dilma registrava 31% e Marina tinha 11%.
No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 45% das intenções de voto e a petista aparece com 41%. O levantamento realizado em dezembro apontava Serra com 49% das intenções de voto e Dilma com 34%. Em outro cenário de segundo turno, Dilma vence com 48%, contra 26% de Aécio. De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%.

Aprovação/ Lula - A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha.

Datafolha

Avião da FAB desembarca com 12 brasileiros.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou às 5h15 deste domingo (28), em Brasília, após decolar de Santiago com 12 brasileiros, dos quais três militares e nove civis que estavam no Chile. O aeroporto da capital chilena continuava fechado, depois de ter sua estrutura abalada pelo terremoto que atingiu neste sábado (27) o país. Segundo a FAB, a aeronave brasileira decolou de uma base militar em Santiago.

A aeronave VC-99C Legacy, do Grupo de Transporte Especial (GTE), partiu na tarde de ontem da Base Aérea de Brasília, com destino a Santiago, transportando o ministro da Justiça do Chile, Jorge Rui Toledo, e o procurador-geral da República, Chahuán Sabas, que estavam na capital brasileira para compromissos oficiais quando ocorreu o terremoto de 8,8 graus, no sábado. Após o episódio, o governo do Chile solicitou apoio do Brasil para transportar as autoridades de volta ao país. Nesta manhã, o mesmo avião retornou ao Brasil com os 12 brasileiros.

Um deles, a estudante brasileira Rafaela Link, que morava há dois meses em Santiago, disse que estava em um bar com amigos no momento do terremoto. "Foi pânico total, uma sensação horrível", disse em relato disponível no site da FAB. Já o coronel Celestino Todesco, adido da Aeronáutica no Chile, estava no nono andar de um prédio de 12 pavimentos quando o sismo teve início. "Às 3h34 começou a tremer tudo. A sensação era como se estivéssemos sendo colocados em um liquidificador", relatou. De acordo com a FAB, ainda não havia novos acionamentos para a realização de missões de resgate de brasileiros no Chile.
Das Agencias

Chile registra tremor secundário neste domingo.

Uma forte réplica do terremoto que atingiu o Chile neste sábado (27) abalou a capital do país, Santiago, na manhã deste domingo (28). Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o tremor secundário ocorreu por volta das 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), com magnitude 6,2 graus. Até o final da manhã não havia informações sobre vítimas ou novos danos.

Mais de 50 tremores secundários já foram registrados no Chile após o forte terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu o centro e o sul do país, provocando a morte de mais de 300 pessoas, de acordo com o último boletim divulgado na noite de sábado pela chefe do Bureau Nacional de Emergências, Carmen Fernandez. O abalo ocorrido ontem foi o maior no país em 25 anos - o pior até então havia sido o de março de 1985.
Mortos - O número de mortos em consequência do terremoto, de 8,8 graus na escala Richter, já chega a 300. As autoridades chilenas continuam contando as vítimas. Em nota, a presidente Michelle Bachelet disse que 2 milhões de pessoas foram afetadas, o que representa mais de 10% da população do país (16 milhões), e 1,5 milhão de casas foram danificadas. Em cinco regiões do país o governo declarou "estado de catástrofe", incluindo a capital Santiago.
"Não estamos falando de estado de catástrofe como estado constitucional. Estamos falando de zonas afetadas por catástrofe", explicou Bachelet. Segundo ela, essas áreas receberão "facilidades institucionais para responder à crise e recursos extraordinários e atribuições extraordinárias".
AGÊNCIAS

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.