sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dengue mata em SP neste ano duas vezes mais que em toda a história

O número de mortes causadas pela doença é recorde em oito Estados do país
Diego Junqueira, do R7

O Estado de São Paulo já registrou 120 mortes por dengue em 2010. Esse número – informado pela Secretaria Estadual de Saúde e que se refere apenas aos óbitos confirmados – é quase duas vezes maior do que a soma das mortes registradas em todos os anos anteriores. Até 2009, dados do Ministério da Saúde mostram que 64 pessoas perderam a vida por causa da doença no Estado.

Um levantamento feito pelo R7 nas 27 secretarias estaduais de saúde mostra que, além de São Paulo, outros sete Estados registram um número recorde de óbitos. Em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Distrito Federal, Acre e Tocantins, a dengue nunca matou tanto quanto em 2010.

Neste ano, 435 pessoas morreram pela dengue em todo o país – montante que se refere apenas às mortes confirmadas, de acordo com as secretarias estaduais. E o número de óbitos pode ser ainda maior, porque existem pelo menos outros 207 sendo investigadas.

O ano que mais registrou óbitos foi 2008, com 478 vítimas, seguido por 2010 (com 435 vitimas até agora), 2009 (298 mortes) e 2007 ( 295 óbitos).

mapa, dengue, mortes, obito CORRIGIDO

Há uma série de razões que justificam o aumento das mortes nos últimos anos. A principal delas – e mais repetida pelos especialistas – é o fato de o país estar vivendo, desde o final dos anos 90, surtos repetidos da dengue, que são causados pelos três tipos do vírus que circulam no Brasil. Isso aumenta as chances de uma pessoa se infectar novamente e, consequentemente, de desenvolver as formas graves da doença.

No caso de São Paulo, além dessa justificativa, a Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio de nota oficial, que “a idade das pessoas infectadas também pode ampliar o risco de óbito”.

- Neste ano, mais de 30% das mortes por dengue no Estado foram de pessoas idosas, com 60 anos ou mais.

Em 2010, São Paulo registrou 2.310 casos graves de dengue, o que inclui as mortes por febre hemorrágica e de DCC (dengue com complicação). Com as 120 mortes já confirmadas, o índice de letalidade da doença chega a 5,19% dos casos graves, taxa cinco vezes maior que o considerado aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Falhas no atendimento aos pacientes

Mas, além dessas explicações, as mortes por dengue nos últimos anos também mostram que existem problemas no atendimento aos pacientes que se apresentam aos serviços de saúde.

Segundo o infectologista Rodrigo Angerami, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o número de casos graves tende a crescer ano a ano, “mas isso não implica necessariamente que temos de registrar óbitos”.

- Os casos se tornam graves porque, em algum momento no início da assistência, muitas vezes não é feita uma intervenção no paciente que precisa de atenção diferenciada.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, confirma que, para evitar uma morte por dengue, dois fatores são fundamentais: o diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

- A maior limitação que ainda existe em muitos municípios é justamente a da organização dos serviços de saúde.

Talita Chamone, coordenadora da vigilância ambiental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais – Estado em que as mortes bateram recorde – também considera o preparo da rede local para assistência ao paciente como uma das justificativas.

- O município deve ter uma atenção primária bem estruturada e com resolutividade para atendimento dos pacientes com dengue. Os médicos devem estar capacitados para atender o paciente com suspeita de dengue.

Talita lembra que a automedicação dos pacientes é uma outra razão para o aumento das mortes.

- Muitas pessoas ficam em casa e se automedicam em vez de procurarem por assistência médica rapidamente. A dengue é uma doença de evolução rápida e, por isso, o atendimento médico deve ser precoce.

Existem respostas imediatas para o problema?

Para Angerami, não se justifica morrer por dengue, “pois o tratamento da doença nada mais é do que oferecer hidratação”. Por isso, o infectologista da Unicamp afirma que as únicas medidas de prevenção capazes de diminuir a curto prazo a letalidade da doença são: educar a população e capacitar os profissionais de saúde.

- A curto prazo são medidas educativas, para que o atendimento seja feito precocemente nas unidades básicas.

Segundo a OMS, o acesso mais amplo aos cuidados médicos, “realizados por profissionais com conhecimentos sobre a doença e capazes de reconhecer os sintomas e tratar seus efeitos”, pode reduzir o índice de mortes para menos de 1%.

Tais medidas de combate à dengue são decisivas pois, como afirma Hage, diretor do Ministério da Saúde, a dengue vai continuar no Brasil por algum tempo – já que “é quase impossível” eliminar o mosquito do ambiente urbano.

- Ainda conviveremos com a dengue por muitos anos, uma vez que as condições atuais (de meio ambiente, aglomeração urbana, coleta inadequada de lixo, hábitos da população) contribuem para a criação e manutenção [do mosquito].

Colaboraram Auris Sousa e Beatriz Nakashima, estagiárias do R7.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sobe para quatro o número de mortos em chacina na zona norte de SP Ataquem ocorreu em bar no bairro do Jaçanã; há três pessoas feridas

Da agência da Record,com agência Estado

Subiu para quatro o número de mortos da chacina ocorrida em um bar na madrugada desta quinta-feira (22) no Jaçanã, zona norte da São Paulo. A vítima morreu nesta manhã no Hospital São Luiz Gonzaga.

Outros três homens – de 28, 38 e 43 anos – chegaram ao hospital mortos. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, que administra o hospital, há dois pacientes internados em estado grave.

A outra vítima baleada, um rapaz de 20 anos não corre risco de morte e não está internada. As causas dos assassinatos ainda são desconhecidas. O caso foi registrado do 73º Distrito Policial do Jaçanã, que já começou as apurações do caso.

Quarta chacina

Esta é a quarta chacina do ano na capital paulista, que já deixaram ao todo 16 mortos. Na região metropolitana, são nove chacinas no total, com 35 mortes. Também no Jaçanã, na terça-feira do dia 11 de maio, seis moradores de rua foram mortos durante um ataque. Além disso, três pessoas ficaram feridas.

As primeiras apurações da polícia na época deram conta que as vítimas teriam tido um desentendimento no fim de semana, quando um carro quebrou nas imediações e, enquanto ajudavam a empurrar o veículo, um dos moradores supostamente roubou a bolsa da dona do carro.

Na segunda-feira (10) anterior ao crime, no mesmo local, dez pessoas espancaram alguns dos moradores de rua, mas os policiais não confirmam se há relação entre os dois fatos. O caso também foi registrado no 73º Distrito Policial (Jaçanã).

Assista ao vídeo:

Período de reajustes no governo Lula já passou', diz Paulo Bernardo Ministro do Planejamento disse que não há previsão de novos aumentos. Ele reclamou


G1 Notícias

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (22) que "o período de reajustes no governo Lula já passou". Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, ele disse que o governo já concedeu aumentos em 2008, 2009 e no início de 2010 e não há previsão de aumentos no segundo semestre deste ano.

Paulo Bernardo também reclamou dos projetos em tramitação no Congresso que aumentam os gastos públicos. "Antes de criticar o Congresso, quero dizer que eles têm nos ajudado, têm aprovado os projetos que o governo manda para lá. Agora, de fato, não é possível você ver o pessoal fazendo votação de emendas constitucionais que criam despesas de R$ 30 bilhões".

O ministro se referia à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que fixa um piso nacional provisório para policiais civis, policiais militares e bombeiros, de R$ 3,5 mil para soldados e R$ 7 mil para oficiais. "A despesa é dos estados, mas a PEC diz que se o governo estadual não conseguir pagar, que o governo federal tem que complementar. Complementar com quanto? E vai tirar de onde?", disse.

Cria-se uma despesa e nós vamos pagar. De onde vai sair esse dinheiro? Isso não pode ser taxado de outra coisa que uma grande irresponsabilidade", afirmou Paulo Bernardo. "Quem vai pagar isso é o cidadão, é o contribuinte. Não vai pensar que é o Lula, que é o Paulo Bernardo que vai pagar. Isso precisa ser olhado com muita responsabilidade", completou.


Crescimento

Segundo Paulo Bernardo, "a economia está bombando. Vamos ter um crescimento de 6,5% a 7%. Vai se um ano para ser comemorado". O governo fez uma revisão na previsão de crescimento da economia de 4,5% para 6,5% em 2010. Segundo ele, nos próximos dez anos, a economia deve crescer em média 4,5%.

O ministro citou ainda como fato positivo o controle da inflação. "É verdade que no início do ano ameaçou subir mais do que o previsto, mas me parece que melhorou". Segundo Paulo Bernardo, havia previsões de até 6%, mas a inflação deve ficar próxima à meta estipulada, de 4,5%.

No programa, o ministro citou o balanço divulgado pela Caixa Econômica Federal que aponta crescimento de 95% do crédito imobiliário no primeiro semestre deste ano. "O crescimento da construção civil foi retomado graças a uma série de medidas do governo, como a ampliação do crédito. Diminuímos o déficit habitacional e em quatro anos vamos chegar a uma situação residual", assegurou.

Questionado sobre a ajuda do governo às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco, Paulo Bernardo disse que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida será utilizado para a contrução de 20 mil casas nos dois estados. "O Minha Casa, Minha Vida vai ser utilizado para construir casas. Vamos tentar acelerar isso. Vamos fazer as casas, mas levará alguns meses".

Começa cerimônia de cremação de Rafael Mascarenhas Pai do jovem desembarcou da Itália na manhã desta quinta-feira. Pais dele se abraçaram e choraram


Ronaldo Pelli Do G1 RJ

Começou uma cerimônia de cremação do corpo do jovem Rafael Mascarenhas no cemitério do Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio, segundo informação de funcionários. O pai de Rafael Mascarenhas chegou ao local por volta de 9 h. O músico Raul Mascarenhas voltou da Europa e desembarcou na manhã desta quinta-feira (22). Ele entrou direto sem dar nenhuma declaração.

Cerca de meia hora depois a mãe do jovem, a atriz Cissa Guimarães chegou ao local. Os pais do jovem se encontraram e choraram muito abraçados.

Os irmãos de Rafael, Mariana Belém, Thomaz e João Vellho também participam da cerimônia.

Rafael Mascarenhas, de 18 anos, morreu após ser atropelado dentro do Túnel Acústico, na Zona Sul do Rio, na terça-feira (20). Ele andava de skate com dois amigos, quando foi atingido por um carro.

O jovem que estaria no banco do carona do carro do motorista de 25 anos que confessou ter atropelado Rafael presta depoimento na manhã desta quinta-feira (22) na 15ª DP (Leblon).

Amigos dizem que carros estavam em alta velocidade

Dois amigos de Rafael Mascarenhas afirmaram, em depoimento à polícia na noite de quarta-feira (21), que os carros estavam em alta velocidade, informou a Polícia Civil. Segundo a 15ª DP (Gávea), um dos jovens acredita que os veículos participavam de um “pega”.

Os dois estavam com Rafael Mascarenhas no momento do acidente. De acordo com os agentes, um dos amigos do estudante afirmou que não sabia precisar a velocidade dos automóveis. Ele foi ouvido pela polícia por cerca de uma hora.

Velório de Rafael

Terminou pouco por volta das 18h30 de quarta-feira (21) o velório de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães.

Ao longo de todo o dia, Cissa e a família receberam amigos no Cemitério Memorial do Carmo, também no Caju. Sobre o caixão, uma camisa do Flamengo. Antes do final velório, a família fez uma homenagem a Rafael.

Entre os amigos que estiveram no velório estavam Hélio de La Peña, Miguel Falabella, Claudia Jimenez, Heloisa Perissé, Diogo Vilella, Adriana Esteves, Camila Morgado, Marco Nanini, Susana Vieira, Maitê Proença, Sônia Braga, Lenine, Raul Gazzolla, Rosamaria Murtinho, Nuno Leal Maia, Alexandre Borges, Lúcia Veríssimo.

PMs afastados

A Polícia Militar informou na quarta-feira (21) que vai afastar das ruas os policiais militares que abordaram o motorista que atropelou Rafael Mascarenhas na madrugada de terça-feira (20). Os policiais, que liberaram o carro, ficarão afastados até a "conclusão dos fatos".

Motorista confessa atropelamento
O motorista que confessou ter atropelado Rafael Mascarenhas foi liberado no fim da noite de terça-feira (20) após prestar depoimento na 15ª DP (Gávea). Segundo a delegada Bárbara Lomba, titular da delegacia, o motorista será indiciado provavelmente por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A delegada disse, ainda, que vai apurar com rigor a conduta dos policiais militares que abordaram o motorista que atropelou Rafael. Segundo ela, imagens de câmeras de monitoramento do trânsito mostram uma viatura da PM próxima ao carro que atropelou o estudante, na saída do Túnel Acústico.

Satélite aponta redução de 47% no desmate da Amazônia

RICARDO MIOTO
DE SÃO PAULO

Dados de satélite sinalizam que o desmatamento na Amazônia pode ter uma redução grande neste ano. Entre agosto de 2009 e maio de 2010, 1.567 km2 foram desmatados --uma redução de 47% em comparação com o período 2008/2009 (2.960 km2).

Esses números do Deter, o sistema de detecção em tempo real do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), porém, não são completos.

Têm de ser confirmados pelo Prodes, o sistema mais preciso usado pelos pesquisadores do instituto.

Por não ser em tempo real, porém, o Prodes não aponta com agilidade novos focos de desmatamento para o Ibama. Ainda tem dados de 2010.

O Deter, mesmo sendo ágil, sofre com a cobertura de nuvens (o Prodes fotografa só durante a seca), que varia mês a mês, barrando a visão dos satélites e tornando difícil estabelecer boas tendências de desmatamento. Nos últimos meses, Estados campeões de desmate, como o Pará, estavam encobertos.

Os números acima também não incluem junho e julho, em que tradicionalmente se desmata muito. Além disso, há um limitação de resolução do Deter, que só identifica desmates maiores do que 25 hectares (o Prodes vê áreas de até seis).

Segundo Dalton Valeriano, que coordena os dois programas dentro do Inpe, como a proporção de desmatamentos grandes está diminuindo na Amazônia, é natural que os números do Deter encolham. Afirmar que o país está desmatando menos ainda é mera "especulação", diz.

"Hoje, o desmatamento pequeno representa até 60% do total. É muito mais fácil fiscalizar os grandes."

Em 2009, o Deter apontou cerca de 3 mil km2 de desmatamento na Amazônia. O Prodes encontrou 7.500 km2.

Vendaval destrói 20 casas em cidade no RS, diz Defesa Civil Em Canela, ventos chegaram a 124km/h, segundo meteorologistas.



G1 Notícias

O vendaval que atingiu as cidades de Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, na noite de quarta-feira (21), danificou mais de 210 casas, segundo a Defesa Civil do estado. Em Canela, município que registrou mais prejuízos, foram pelo menos 11 atendimentos de pessoas com ferimentos leves. Mais de 200 casas foram atingidas, cem ficaram destelhadas e 20, destruídas.

Um levantamento preliminar, segundo Sandro Cazzanelli, coordenador da Defesa Civil de Canela, contabiliza dez desabrigados (que tiveram de sair de casa e devem seguir para abrigos públicos), nos seis bairros atingidos. Já os desalojados (que devem ficar em casas de parentes e amigos) devem passar de cem. Não houve óbitos.

Em Gramado, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram apenas oito ocorrências de residências atingidas, e não houve feridos. O G1 havia informado anteriormente que 13 pessoas ficaram feridas nas duas cidades, segundo balanço de dois hospitais.

De acordo com a meteorologista Priscila Monteiro, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não é possível afirmar se o vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul foi um tornado. “Apesar de eventuais evidências nos estragos causados, como árvores retorcidas, só podemos dizer se ocorreu ou não um tornado se houver uma prova visual, ou seja, se alguém tiver registrado, em foto ou vídeo, o fenômeno”, diz.

Segundo os registros do Inmet, o pico de vento da noite de quarta-feira (21) foi registrado em Canela, com ventos de 124km/h. Em São José dos Ausentes, houve registro de ventos de 90km/h. Em outras áreas do Rio Grande do Sul, as rajadas ficaram entre 70 e 80 km/h.

O vendaval, segundo Priscila, pode ter sido causado por áreas de instabilidade que atuam sobre a região e nuvens carregadas.

Já se o fenômeno for um tornado, ele tem outras características de formação. “Sairia de uma nuvem no formato de um funil, devido à mudança brusca da direção dos ventos. Os ventos giram, circulam.” A meteorologista explica que não é possível prever um evento como esse com os equipamentos que temos no Brasil.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Empate entre candidatos do PT e PSDB ao Planalto é inédito em início de campanha Com exceção de 1994, quem esteve na frente em julho ganhou a eleição


R7 NOTÍCIAS

Empate técnico nas pesquisas eleitorais entre os principais candidatos à Presidência no mês de julho – quando a campanha eleitoral começa oficialmente – é inédito desde que PT e PSDB polarizaram a disputa a partir de 1994, a segunda eleição direta para presidente desde a redemocratização do Brasil. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ibope, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) estão empatados com 39% das intenções de voto.

Com exceção de 1994, quando o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia na frente, quem liderou as pesquisas em julho ganhou as eleições. Naquela pesquisa Datafolha, 36,5% do eleitorado declaravam voto em Lula, contra 21,6% que diziam preferir o tucano Fernando Henrique Cardoso, que reverteu a tendência e venceu a disputa.

A partir de 1998, no entanto, quem liderou, venceu. FHC, reeleito naquele ano, levou a faixa presidencial depois de passar pelo mês de julho com 42% das intenções de voto contra 25% de Lula, de acordo com o Ibope.

Em 2002, Lula finalmente chegou à vitória depois de cravar 38% em julho, seguido por Ciro Gomes (PSB), com 20%, e José Serra (PSDB), com 18%, dizia o Datafolha.

Na eleição seguinte, Lula foi reeleito depois de iniciar oficialmente a campanha em julho com 32% das intenções, segundo o Ibope. Atrás dele, Geraldo Alckmin atingia 14%.

Apesar do empate de julho, Serra foi o candidato que mais tempo liderou as pesquisas. De fevereiro até julho, ele cresceu três pontos percentuais, de 36% para 39%, enquanto Dilma escalou 14 pontos percentuais ao pular de 25% para 39%.

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, a história política de Serra garantiu que ele mantivesse o mesmo patamar de votos apesar do crescimento de sua principal rival.

- Serra é um candidato muito forte e conhecido nacionalmente. Ele foi ministro, senador, prefeito, governador e pertence a um partido que já foi governo.

Ele diz que, por enquanto, Dilma não vai “necessariamente crescer sobre o Serra, nem ele cair em razão da subida dela”.

De alguma maneira, eles tenderão a crescer sobre uma faixa do eleitorado chamada de indecisos e voto em branco.

Sobre o crescimento de Dilma, o especialista diz que os votos vieram principalmente da popularidade do presidente Lula.

- Ele [Lula] está procurando vincular seu nome ao da Dilma. O voto é o de reconhecimento ao presidente, ainda não é um voto para Dilma ou para o PT.

Ele diz que “agora é que começa a incógnita” porque serão os debates que podem definir os votos dos eleitores mais politizados.

- Será nos debates que os eleitores começarão a prestar mais atenção em suas opções. Ainda há espaço tanto para Dilma quanto para Serra perder votos. Não vai bastar dizer que a Dilma é a candidata de Lula.

Homem dá dez tiros em vizinho e erra todos Polícia diz que motivo dos disparos teria sido uma discussão

R7 Notícias

Um homem de 57 anos foi detido na noite desta terça-feira (20) por tentativa de homicídio, após disparar dez tiros contra um outro homem, de 35 anos, e não acertar nenhum. Segundo policiais militares do Batalhão de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, a razão dos disparos teria sido uma briga entre vizinhos.

Os dois foram levados para a Delegacia da Taquara, que investiga o caso. Uma pistola calibre 765 também foi apreendida.

O motivo da discussão não foi revelado.

domingo, 11 de julho de 2010

Descoberta estrela com maior massa no universo Cientistas calculam que 'R136a1' tem atualmente 265



G1 Notícias

Imagem divulgada por observatório europeu mostra três estrelas que tem massa maior que a do sol. A que tem mais massa, conhecida como R136a1e localizada no centro da imagem, tem hoje o equivalente a 265 vezes a massa do Sol, mas cientistas calculam que na época de seu nascimento esse número pode ter chegado a 320 vezes.


Projeto quer acabar com exigência de curso para motoboys Decreto assinado este ano é para quem transporta passageiros ou entrega mercadorias

R7 Notícias

Tramita na Câmara um projeto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que quer acabar com a exigência de curso especializado para mototaxistas e motoboy. O curso foi regulamentado este ano pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Zarattini critica as regras definidas pelo Contran, que exige 100% de frequência dos motoboys e mototaxistas em 30 horas-aula, envolvendo as partes teórica e prática.

- A rigidez das exigências do curso prejudica a categoria, ainda mais quando se considera a irregularidade dos horários de sua peculiar jornada de trabalho. O resultado é por demais oneroso para os profissionais aos quais se destina.

Para ele, deveria haver a alternativa de estudar o conteúdo a distância, para se submeter a prova teórica em locais determinados.

O projeto será examinado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário da Câmara.

Sobre o curso

O objetivo do curso é garantir que os mototaxistas e motofretista tenham mais conhecimentos em relação ao trânsito, principalmente no que diz respeito à segurança.

Para fazer o curso será preciso ter ao menos 21 anos e estar há dois anos habilitado na categoria A. Serão 30 horas-aula, divididas em três módulos. Os motoboys terão que estudar ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, além de conhecimentos específicos sobre o transporte de pessoas e cargas.

Um dos módulos será dedicado a atividades práticas (5 horas-aula). O decreto prevê que a aula de prática de pilotagem seja ministrada e acompanhada por um instrutor.

O motociclista profissional terá que realizar curso de atualização a cada cinco anos.

Empresa usa lasers para detectar lixo espacial ameaçador Pedaços de foguetes e naves podem ser perigosos para funcionamento de satélites

Notícias R7
Uma empresa Australiana criou um sistema que usar lasers para detectar a aproximação de lixo espacial (objetos criados pelo homem e que não tem mais função, mas continuam ao redor da Terra, como pedaços foguetes). Esses detritos são perigosos porque, em caso de colisão, podem destruir satélites e naves.

De acordo com a Electric Optic Systems, lasers instalados no chão aqui na Terra conseguem detectar objetos de até 10 cm de diâmetro, o que ajuda a proteger astronautas e satélites. Com esses dados preciso, é possível saber se vai haver ou não uma colisão.

Craig Smith, executivo-chefe da empresa, diz que há cerca de 200 mil objetos que medem menos de 1 cm viajando em torno da Terra e outros 500 mil maiores que isso.

– Há desde detritos de foguetes com o tamanho de um ônibus até objetos que medem menos do que uma mancha de tinha de meio milímetro. O problema é que eles estão viajando a cerca de 30 mil km/h. Isso gera um impacto que pode ser desastroso para os satélites.

O mecanismo foi desenvolvido com R$ 6 milhões (US$ 3,5 milhões) fornecidos pelo governo australiano. A ideia é criar uma rede de observatórios com os lasers instalados, com o objetivo de detectar o lixo espacial, que só cresce em volume desde o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, há quase 53 anos.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chuva torrencial força China a abrir comportas da maior represa do mundo


Barragem de Três Gargantas enfrenta teste após temporais que mataram 146 pessoas

Do R7

arragem de Três Gargantas despeja 70 mil metros cúbicos de água por segundo após temporais que mataram 146
As autoridades chinesas ordenaram nesta terça-feira (20) a abertura total das comportas da represa de Três Gargantas - a maior hidrelétrica do mundo -, no centro-sul da China, para aliviar o volume recorde de água acumulado na barragem por causa das fortes chuvas que atingem o país há várias semanas.

De acordo com a agência oficial Xinhua, cerca de 70 mil metros cúbicos de água são liberados pelas comportas a cada segundo, 20 mil a mais do que nas grandes enchentes que mataram mais de 4.000 pessoas na China em 1998.

A cada segundo, a represa de Três Gargantas libera água suficiente para o consumo de uma pessoa durante um ano inteiro.

O número de mortos desde o início das chuvas torrenciais na China, em junho, chegou a 146, de acordo com o jornal local

Mega-Sena sorteia R$ 6 milhões nesta quarta Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília). Na poupança, prêmio pode render R$ 35 mil por

G1 Notícias

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (21), o prêmio acumulado de R$ 6 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria. O sorteio do concurso 1.198 acontece às 20h (horário de Brasília).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as lotéricas do país. O valor mínimo da aposta da Mega-Sena é de R$ 2.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio pode render cerca de R$ 35 mil por mês.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Acidente deixa quatro mortos na Rodovia Raposo Tavares Colisão envolveu caminhonete, caminhão, moto e carro em Avaré.


G1 Notícias

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um acidente ocorrido na noite de terça-feira (20) na Rodovia Raposo Tavares em Avaré, a 267 km de São Paulo.

Segundo a polícia rodoviária, o motorista de uma caminhonete tentou fazer uma ultrapassagem e bateu de frente com um caminhão carregado com caixas de uva. Uma moto e um carro também se envolveram no acidente.

Duas pessoas que estavam na caminhonete e o passageiro do caminhão morreram na hora. Já o rapaz que dirigia a caminhonete morreu no hospital. As outras quatro vítimas foram socorridas para hospitais da região.


domingo, 4 de julho de 2010

Várzea inicia o recapeamento da rua Olívio Moro.

Escrito por Yasmim Taha
Funcionários da Prefeitura de Várzea Paulista deram inicio na última quinta-feira (01), no recapeamento da rua Olívio Moro, no Jardim Buriti. A melhoria da via foi anunciada junto com um pacote de obras que também vai garantir asfalto novo para a rua Arnold Gut e avenidas José Rabello Portella e Bertioga. O investimento será de cerca de R$ 1,2 milhão, totalizando 40 mil m² de asfalto novo nas ruas da cidade. Todas as obras estão sendo viabilizadas através de repasses do Governo Federal, que correspondem a R$ 1 milhão. O restante será custeado com recursos municipais.
Com as novas obras, a Prefeitura finaliza o recapeamento total da avenida José Rabello Portella, que foi dividida em três trechos. Em 2009, a Secretaria de Infraestrutura Urbana recapeou o trecho que tem início na avenida Fernão Dias Paes Leme. Em abril, recebeu asfalto novo o trecho entre a faculdade Unianchiea a rua Alecrim. Na próxima etapa, a manutenção da via será concluída.
Já a avenida Bertioga será recapeada em dois trechos: entre a rua Padre Jordan e a rotatória situada na entrada da Vila Popular; e entre as ruas Potiguara e Atroaris, nas faixas adjacentes ao Ambulatório de Especialidades e às empresas. O córrego Bertioga também está recebendo melhorias, com obras emergenciais, para impedir a erosão das calçadas e o assoreamento das margens. Além de conter possíveis enchentes e alagamentos, a realização irá garantir mais segurança para os veículos e pedestres que passam pela avenida Bertioga, com a construção de calçadas.
A rua Olívio Moro, no Jardim Buriti, será contemplada em toda a sua extensão, a partir do trecho que começou a ser recapeado com as obras da rua Dom Pedro I. Na Vila São José, a grande beneficiada será a rua Arnold Gut, que receberá asfalto novo desde o prédio do supermercado, até a Polícia Civil.

Vila Real recebe Prêmio Caixa - Melhores Práticas em Gestão Local.

Escrito por Nádia Mathias
“Temos muito orgulho da forma como os projetos foram criados, com participação popular em 100% do processo”, afirma Lula Raniero.

“É preciso que um governo tenha coragem para intervir e fazer um projeto de urbanização e regularização fundiária do porte do da Vila Real, o que outros governos não tiveram. Estou duplamente feliz de estar aqui entregando este prêmio, por essa coragem e pela Caixa ter sido parceira deste projeto”, afirmou o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no evento de entrega do prêmio ‘Caixa - Melhores Práticas em Gestão Local’, na Unidade de Saúde da Família da Vila Real, na noite da última quinta-feira (01).
O prêmio ‘Caixa - Melhores Práticas em Gestão Local’ foi entregue pelo trabalho desenvolvido na Vila Real, com a urbanização e regularização fundiária, uma parceria entre secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, secretaria de Assistência Social e a ONG Interação, com a participação popular durante todo o processo.
O objetivo da premiação é destacar e reconhecer o mérito dos projetos brasileiros, com a participação da Caixa, que atendem aos princípios que qualificam uma melhor prática segundo os critérios de: parceria, sustentabilidade, impacto, liderança e fortalecimento da comunidade, gênero e inclusão social, inovações no contexto local e replicabilidade.
Garantir melhorias e a regularização da Vila real foi uma opção do atual governo, com o objetivo de garantir uma qualidade de vida melhor aos moradores, que ultrapassam os 10 mil. “Nós fizemos a opção de investir na Vila Real, mesmo com toda a burocracia. Temos muito orgulho da forma como os projetos foram criados, com participação popular em 100% do processo, e uma busca árdua de recursos com o Governo Federal, que já garantiu a segunda fase da urbanização, totalizando quase R$ 25 milhões em investimentos”, conta orgulhoso o vice-prefeito Lula Raniero.
Claudia Pereira Neto, moradora do bairro há 15 anos e agente da ONG Interação, conta que nunca foi visto tanto investimento na Vila Real. “Ficamos muito tempo esquecidos pelos governantes e muita coisa foi realizada desde 2005. Participamos e cobramos do governo porque sabemos que as coisas são feitas e queremos um lugar digno para se viver”, finaliza.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil vai as quartas de final enfrentar a Holanda.

Com o terceiro gol marcado por Robinho, Brasil vai as quartas de final na Copa 2010 e vai enfrentar a Holanda.

A Associação de Assistência e Prevenção do Câncer.

AAPC de Várzea Paulista esta coordenando a Campanha Aqueça o Corpo e o Coração que tem por objetivo principal realizar a compra de Kits de Inverno que serão entregues amanhã aos pacientes atendimentos pela Instituição.
“Nosso Departamento de assistência Social esta realizou um levantamento dos usuários que mais necessitam desta ajuda, já realizamos a compra dos Kits e amanhã a partir das 14:30 estaremos realizando a entrega dos kits que é composto por um Ededron, um par de luvas e meia, um cachecol e uma caixa de chá.” Relata o Vice-Presidente da AAPC Sr. Jamir Silva.

Atualmente a Associação de Assistência e Prevenção do Câncer atende mensalmente 55 pacientes carentes portadores do mais diversos tipos de câncer e conta exclusivamente com o apoio da comunidade.

Pessoas e empresas que queiram colaborar com a AAPC na doação de leite longa vida, cestas básicas, material de higiene e limpeza dentre outros, podem entrar em contato com Juliana pelo telefone (11) 2816-2840

Sobre a Campanha.
Entrega dos Kits da Campanha – Aqueça o Corpo e o Coração
Local – Sede da AAPC em Várzea Paulista
Horário: 14:30
Informações: Jamir Silva – Fone 7690-8523

Em Várzea Paulista a AAPC esta localizada a Rua Maria Stella, 40 - Vila Terezinha , site www.aapcan.org.br

Voleibol feminino de Várzea Paulista/APEVAP.

Equipe de voleibol feminino de Várzea Paulista/APEVAP, no domingo 27, participou de partida válida pelas semifinais da I Copa Sportscia/APAV na cidade de Mogi das Cruzes contra a equipe daquela cidade.
Com parciais de 25 x 16, 25 x 19 e 25 x 20, a equipe varzina foi vencida por Mogi das Cruzes pelo placar de 03 sets a 00 repetindo o placar de jogo realizado na fase de classificação.
“Sabíamos que o jogo seria difícil, mas tínhamos condições de ganhá-lo”, comentou Ronaldo Vieira técnico da equipe.
O fator preponderante para a derrota foi o da falta de ritmo de jogo, visto que a equipe vem de duas vitórias seguidas por WO, em duas semanas consecutivas. As características de um partida oficial é completamente diferente dos treinamentos, o emocional do atleta fica alterado, a ansiedade é maior e a interrupção dessa fase fez com que a equipe voltasse ao nível do início da competição.
“Tínhamos planejamento de crescimento técnico e tático durante a competição, o que vinha ocorrendo, porem as duas partidas não realizadas fez com que a equipe perdesse o ritmo de jogo que vinha em um crescente”, complementou Vieira.
As atletas: Sibele, Renata, Eliane, Maria Teresa, Fernanda, Karla, Luana, Rebeca, Priscila, Alessandra e Tatiane representaram a equipe Várzea Paulista/APEVAP nesta partida.
A partida que definirá as terceiras e quartas colocações da Taça Ouro da Copa, será no dia 04 de julho às 10h30 em na cidade de Mauá contra a equipe Independente.
Para a equipe será, também, uma partida de superação visto que sofreu derrota na fase de classificação e quer nessa partida recuperar-se e trazer o terceiro lugar para Várzea Paulista.
"Queríamos a disputa pela primeira colocação, infelizmente não deu, mas iremos com toda nossa força para conquistar a terceira colocação" reiterou Alessandra, líbero da equipe.
A equipe varzina conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP)e Rádio Nova FM

domingo, 27 de junho de 2010

Anatel aprova consulta pública sobre proposta de novo Regulamento de Sanções

O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje, em sua 568ª reunião, proposta do novo Regulamento de Aplicações de Sanções Administrativas que será colocada, por 60 dias, em consulta pública para contribuições da sociedade. O texto estará disponível na página da Agência na internet a partir da próxima terça-feira, 29. O Regulamento de Sanções tem por objetivo estabelecer os parâmetros e critérios para aplicação de sanções administrativas por infrações à Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997, e demais normas aplicáveis, bem como por inobservância dos deveres decorrentes dos contratos de concessão, dos atos de designação ou dos atos e termos de permissão, de autorização de serviço, de autorização de uso de radiofrequência, de direito de exploração de satélite, ou, ainda, dos demais atos administrativos de efeitos concretos expedidos pela Agência. A proposta que será enviada à consulta pública traz importantes inovações, das quais destacam-se: (i) a atualização dos valores mínimos e máximos de multa com base no porte das empresas e não mais por tipo de serviço prestado; (ii) a instituição de rito sumário para infrações de simples apuração a serem definidas por Ato do Conselho Diretor; (iii) a criação de incentivos à regularização da infração e de desincentivos à litigância administrativa e judicial; (iv) o aprimoramento dos critérios de aplicação das penalidades, especialmente a sanção de multa; (v) a possibilidade de celebração de compromisso de ajustamento de conduta às exigências legais, bem como de acordos substitutivos em processo sancionatório; (vi) edição de regulamentação específica que disciplinará sobre as metodologias para cálculo das sanções de multa; (vii) suspensão automática da exigibilidade da multa aplicada quando da interposição de recursos; dentre outros. A atualização do Regulamento de Sanções está relacionada à proposta de alteração do Regulamento de Fiscalização, que se encontra em consulta pública.
Assessoria de Imprensa

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil vence e classifica.

Com dois gols de Luís Fabiano e um de Elano, o Brasil venceu a Costa do Marfim por 3 a 1 e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Na última rodada da primeira fase, o Brasil encara Portugal sem Kaká. O meia foi expulso e não enfrenta os lusos. (Renato Cury, da redação do UOL Esporte)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil não agrada, mas ganha na estreia.


O Brasil é o único país que disputou as 19 edições de Copa do Mundo. Abocanhou cinco títulos e é o maior vencedor. Nas últimas décadas sempre figurou entre os favoritos. E nesta terça-feira, em sua estreia na edição da África do Sul, flertou com a maior zebra de sua história. Tudo se resolveu no segundo tempo, após o empate sem gols da primeira etapa. Maicon e Elano fizeram os gols da vitória sobre a inexpressiva Coreia do Norte, no Ellis Park, em Johanesburgo. Mas foi sofrido, 2 a 1, incluindo até mesmo um gol norte-coreano.
A seleção entrou em campo pressionada pela vitória sobre a Coreia do Norte. Era mais que obrigação superar o 105º time do ranking da Fifa em sua segunda participação em Mundiais. Para isso, Dunga fez até mistério nos últimos treinos. Fechou três atividades em quatro dias. Mas o que ele escondeu ainda não foi mostrado. Nenhum segredo foi revelado na estreia.
O Brasil demorou 55min para superar a defesa formada por Ri Myong Guk, Cha Jong Hyok, Ri Jun Il, Ri Kwang Chon e Ji Yun Nam. Quem são eles? Nem Dunga sabe. Dunga só sabe que a dificuldade da estreia tão falada nos últimos dias se materializou.
A equipe comprometida do treinador gaúcho é também uma equipe burocrática. Não tem a criatividade que os fãs de Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho cobraram antes da convocação. Ganso, inclusive, deu as caras ao aparecer no telão em uma propaganda comercial.
Mas o meia real da seleção é Kaká. Ele carrega a camisa 10 e a responsabilidade de armar, de fazer a diferença. Não fez nem um, nem outro. Coube a Robinho assumir tal função. Elano ajudou, como no gol de Maicon. Mas foi muito pouco para o time pentacampeão. Muito pouco para quem busca o hexa.
Muitos apostam que essa será a Copa de Robinho. Desde o primeiro minuto do jogo, ele mostrou que fará de tudo para não decepcionar seus seguidores. O camisa 11 caiu pelos dois lados do campo. Fintou, driblou. Logo de cara, meteu a bola entre as pernas de um coreano. Arriscou de fora da área. Viu que o time estava com dificuldade na armação e recuou ao meio-campo. Até lateral ele cobrou (um na esquerda, outra na direita). Mas foi o único a ser um diferencial.
O esperado frio também deu as caras na estreia brasileira. Os termômetros marcaram 2ºC no primeiro tempo. Cinco titulares de Dunga se protegeram com luvas: Juan, Gilberto Silva, Felipe Melo, Kaká e Luís Fabiano. Michel Bastos destoou, mas no segundo tempo se rendeu. Mas o Brasil não pode se dar esse luxo.

Lula concede reajuste de 7,7% a aposentados e veta fim do fator previdenciário.

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

Contrariando a equipe econômica do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta terça-feira o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. Lula, no entanto, vetou o fim do fator previdenciário.

O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o impacto sobre as contas públicas será de R$ 1,6 bilhão neste ano.

Entenda o fator previdenciário
Lula nega estragar relação com aposentados, mas descarta "extravagância"
Centrais sindicais fazem apelo a Lula por reajuste de 7,72% a aposentados
Veto a reajuste de 7,7% para aposentados ajudaria a manter crescimento, diz Mantega
Mantega informou que, para manter o equilíbrio fiscal, haverá cortes em custeio e emendas parlamentares. "O presidente Lula nos liberou para fazer os cortes necessários, que vão compensar os 7,7%", disse.

Alan Marques - 04.jun.2010/Folhapress

O ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou que os aposentados vão começar a receber o reajuste já a partir de julho e que em agosto deve haver pagamento da diferença referente aos meses anteriores. Desde janeiro eles vinham recebendo 6,14% de reajuste.

A MP (medida provisória) enviada pelo Executivo ao Congresso concedeu o aumento de 6,14%, mas, pressionado por partidos aliados e com medo de uma derrota ainda maior, o governo cedeu e aceitou mudar o índice para 7% --o que corresponde à inflação de 2009 mais dois terços da alta do PIB de 2008.

Os deputados e as categorias de classe, no entanto, não ficaram satisfeitos, e propuseram o índice de 7,7%-- correspondente à inflação do ano passado mais 80% do crescimento do PIB. A proposta de aumento de 7,7% para os aposentados foi aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Lula havia sinalizado por diversas vezes que vetaria o reajuste de 7,7%. Ontem, ele disse que não se deixaria levar por "qualquer extravagância".

"Não pensem que eu me deixarei seduzir por qualquer extravagância que alguém queira fazer por conta do processo eleitoral. Minha cabeça não funciona assim. A eleição é uma coisa passageira e o Brasil não jogará fora no século 21 as oportunidades que jogou fora no século 20."

Segundo o presidente, o Brasil vive um momento bom e ele não vai estragá-lo. "Eu acho que esse momento é muito bom e eu não vou estragar. Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelos aposentados brasileiros. Eu vou fazer aquilo que eu achar que é melhor para o Brasil, para os aposentados. Eu não vou estragar minha relação com os aposentados, não vou estragar minha relação com ninguém", disse.

Costa do Marfim usa a força física para frear Portugal.


Costa do Marfim apostou no porte físico de seus atletas e na obediência tática para brecar Portugal e a sua principal estrela, Cristiano Ronaldo. A tática deu certo. O melhor do mundo em 2008 foi o eleito o melhor do jogo e até acertou a trave, mas a marcação do adversário foi sufocante. Com faltas ou na bola, os africanos não deram espaços para a estrela lusa. Já a Costa do Marfim arriscou mais em toda a etapa final e viu sua principal arma, Drogba, entrar em campo e perder a melhor chance da estreia.
(Uol Noticias)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Alunos da rede municipal já estão no clima da Copa

Embalados pelo clima da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 11 (sexta-feira) e pelo projeto idealizado pela Prefeitura de Várzea Paulista, o ‘África 2010 - Várzea na Copa’, alunos da rede municipal de ensino, confeccionaram bandeiras dos 32 países que vão participar do torneio.
As oficinas para a confecção são participativas e todos os alunos levam o trabalho a sério. “É muito legal. Quero ajudar a fazer a bandeira para ficar bem bonita para a Copa do Mundo”, diz Joanderson dos Santos, 6 anos, estudante do primeiro ano da escola EMEI Armindo Francisco de Oliveira.
A escola do Jardim Paulista é a responsável pela bandeira da França, que foi pintada em uma tela com esponja e tinta e o acabamento feito com borboletas de papel laminado nas cores azul, branco e vermelho. “Eles pintaram e agora vão fazer a colagem das borboletas nas bandeiras”, comenta Aline Grasiele Oliveira, professora e responsável.
Os alunos, com média de 6 anos, participam da segunda Copa do Mundo desde que nasceram. Na primeira, a pouca idade não possibilita lembranças. Nesta, eles esperam ansiosos. “Copa é futebol. É gol. É taça. São países. Vou torcer muito para o Brasil ganhar essa taça”, comenta o bem-humorado Renan da Cunha, de 6 anos.
Assim que estiverem prontas e forem entregues para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer as obras confeccionadas pelas escolas ficarão em exposição em diversos pontos da cidade como parte integrante do projeto ‘África 2010 - Várzea na Copa’.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Com o pé no freio, seleção faz o último amistoso antes da estreia

Um olho no padre e outro na missa. O ditado popular vai cair como uma luva para a seleção brasileira no confronto desta segunda-feira, às 12h de Brasília (18h local), contra a Tanzânia, no Estádio Nacional Benjamin Mkapa, em Dar es Salaam. Às vésperas do início da Copa, a equipe do técnico Dunga vai entrar com o pé no freio para evitar qualquer contratempo antes da estreia no Mundial, contra a Coreia do Norte, no dia 15, em Joanesburgo.
O receio dos jogadores e da comissão técnica é que a bruxa que está à solta nas outras seleções ronde o Brasil nesta segunda-feira. Só na última semana, quatro jogadores importantes enfrentaram problemas físicos. Os atacantes Didier Drogba, da Costa do Marfim, e Arjen Robben, da Holanda, o meia Andrea Pirlo, da Itália, e o zagueiro Rio Ferdinand, da Inglaterra, sofreram lesões durante a preparação para a Copa do Mundo.
O Brasil também passou por sustos nos últimos dias. O zagueiro Juan sentiu um desconforto muscular, mas não preocupa mais a comissão técnica e vai estar em campo contra a Tanzânia. Assim como o lateral-esquerdo Michel Bastos, que após uma dividida com Elano no treino da sexta-feira, saiu queixando-se de dores no tornozelo. Por fim, o goleiro Julio Cesar sofreu uma pancada no tórax no amistoso diante do Zimbábue e segue em tratamento. Ele nem chegou a viajar com a delegação para Dar es Salaam. Gomes será o titular.
- Se você entra com medo de se machucar é que acontece mesmo. Mas nós temos de tomar cuidado, temos de evitar algumas jogadas de risco, mas sem perder o entusiasmo e a vontade de ganhar – disse o capitão Lúcio.
E para quem pensa que o fato de ter o brasileiro Marcio Máximo no comando da Tanzânia pode facilitar as coisas, está enganado. O treinador sabe que a sua seleção será importante para a preparação do time de Dunga, mas não acredita que os jogadores vão deixar de disputar uma bola por medo de machucar o adversário.
- É o jogo de maior exposição da vida deles. É bem provável que eles não tenham uma outra oportunidade como essa. A minha equipe não é maldosa e não vamos ter problemas - afirmou Máximo.
O que pode facilitar a vida do Brasil é o fato de que a Tanzânia disputou uma partida 24 horas antes do confronto. Neste domingo, a equipe de Máximo foi derrotada por Ruanda por 1 a 0, em Kigali, pelas eliminatórias da Copa Africana, segunda competição mais importante do continente.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mes do Meio Ambiente.


Escola municipal chamará Florestan Fernades.

A Escola Infantil do Cidade Nova II será chamada a partir de agora de EMEI Florestan Fernandes, em homenagem ao educador, sociólogo e duas vezes eleito deputado federal em 1986 e 90, Florestan Fernades. Além da mudança de nome a escola também esta passando por reforma, com a pintura nova e o prédio onde fica o parque de diversão, totalmente reformado.
O autor do projeto de lei de denominação, vereador Nei Lumes (PT) e o secretário de Educação Luciano Braz de Marques vistoriaram a escola que esta em fase final de reforma. Segundo Luciano todo o recurso, 42 mil, utilizados na obra, veio do próprio município. “Somente este ano serão investidos 600 mil em reformas de prédios escolares”, informou Luciano.
Para Nei Lumes cabe a Câmara Municipal, fiscalizar e acompanhar o emprego do dinheiro público em todos os investimentos feitos na cidade. “É nosso dever estar próximo dos secretários, cobrando e orientando a melhor forma de investir no futuro e qualidade de vida de nossas crianças”, concluiu.

Marcha para Jesus faz a Zona Norte de São Paulo parar.

O evento chegou em sua 18ª edição. Este ano, foi o primeiro desde que entrou no calendário oficial do país

DANI COSTA
dani.costa@diariosp.com.br

A Marcha para Jesus reuniu na capital cerca de cinco milhões de pessoas, de acordo com a organização do evento. A Polícia Militar não divulgou nenhum número, mas não foi difícil entender de onde tiraram essa estimativa. A Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Zona Norte de São Paulo, foi tomada por uma multidão que chegou até a Marginal Tietê, na altura da ponte Cruzeiro do Sul. Quatorze trios elétricos seguiram da estação de metrô Tiradentes, com 400 caravanas vindas de todo o Estado.

Essa foi a 18ª edição, mas a primeira desde que teve sua data estabelecida por lei federal e passou a fazer parte do calendário oficial do país. Segundo a nova lei, a Marcha acontecerá todos os anos 60 dias após a Páscoa. A Marcha acontece anualmente em todo o mundo, e é considerada o maior evento gospel do planeta. Seu intuito é reunir todas as igrejas cristãs.

Por conta da Copa do Mundo, o tema da Marcha paulista foi o futebol. O apóstolo Estevam Hernandes, que preside a Marcha e é líder da Igreja Renascer em Cristo, estava com uma camisa verde e amarela autografada pelo jogador de futebol Kaká, que se tornou presbítero da Renascer. O tema deste ano foi “Marchando sobre as Águas”, e contou com a apresentação de vários músicos famosos no meio gospel, como André Valadão, Chris Duran, Soraya Moraes e Irmão Lázaro.

Protesto
Durante a caminhada até à Praça Heróis da FEB, um pequeno grupo de pessoas protestou contra a festa. A faixa que carregavam dizia que a Marcha perdeu seu caráter religioso para se transformar em um evento midiático. Durante a coletiva de imprensa, Estevam Hernandes retrucou dizendo que é uma acusação absurda. “O que estou carregando no peito é Jesus, não é para exaltar homens e sim Jesus Cristo. Se isso incomoda meia dúzia de pessoas, não posso fazer nada”, disse.

O bispo falou ainda que os evangélicos poderiam ter mais espaço no Brasil, pois ainda sofrem discriminação.

Devoção à prova de limites
No meio da multidão de cinco milhões de pessoas, a auxiliar de escritório Auziane de Matos, de 26 anos, mal podia se mexer. Mas ela estava disposta a tudo e orgulhosa de ter conseguido se colocar próximo ao palco. Auziane saiu em uma caravana da cidade de Juquitiba, a 73 quilômetros de São Paulo para, finalmente, participar do evento. “É a primeira vez que venho, vale todo o esforço, todas as dificuldades, porque a comoção é recompensadora”, disse.

Elienai Martins, uma cadeirante de 15 anos, mostrou que a determinação e a superação já fazem parte da sua vida. Ao lado da família e de amigos da caravana de Agudos, a 323 quilômetros da capital, apesar de haver ao lado do palco uma área específica para portadores de deficiência, ela insistiu em ficar junto com a multidão, curtindo os shows e acompanhando os momentos de adoração. Sua mãe, a dona de casa Débora Martins, de 41 anos, explicou que Elienai preferia ficar ali a se sentir sozinha na área reservada. “Eu vim em todas as marchas, e ela sempre me acompanhou, mesmo com suas impossibilidades físicas. Não me surpreende que ela queira curtir os shows com a gente”, disse..

A auxiliar de enfermagem Cristina Maria da Silva, de 41 anos, ficou na vontade de acompanhar a Marcha durante anos. Mas só o fez pela televisão. A filha Alexia, de 11 anos, a estimulou a ir. “É muito mais intenso, claro, sentir tão de perto essa energia”, revelou.

Já o tecnólogo Felipe Rodrigues, de 30 anos, não estreava na Marcha, mas levava uma estreante, sua filha Daniela, de apenas 1 ano e 7 meses.“É emocionante ver a adesão de tantas igrejas à festa”, disse.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (2) a campanha de vacinação da gripe A (H1N1) com o encerramento do prazo para os dois últimos grupos-alvo se vacinarem: crianças de 2 a 4 anos e 11 meses e adultos de 30 a 39 anos.
Para se vacinar basta ir a um posto de saúde com a carteira de identidade, no caso de adultos, ou com o cartão de vacinação, no caso das crianças. Gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um dos 36 mil postos do país.
Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, ainda está baixa na faixa etária de 2 a menores de 5 anos, com apenas 5,4% de doses aplicadas – 515 mil pessoas vacinadas de um público estimado em 9,6 milhões. Entre os adultos de 30 a 39 anos, a cobertura está em 55,2% – 16 milhões de imunizados, em um público estimado de 29 milhões. Nesses dois grupos, nenhum estado atingiu a meta mínima de 80%.
O país imunizou mais de 70 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, o país deve atingir a meta de imunizar 80% dos adultos 20 a 29 anos. A meta foi alcançada para profissionais de saúde (100%), crianças de seis meses a menores de 2 anos (100%), portadores de doenças crônicas (100%) e indígenas (83%). Nas gestantes, a cobertura é de 70%, com mais de 2,1 milhões de mulheres vacinadas. A meta geral é 80%.
No ano passado, foram registrados 2.051 óbitos em todo o país. Desse total, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas e 189 entre gestantes. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total) e os de 30 a 39 concentraram 22% das mortes (454, no total).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Várzea Limpa recolhe 25 toneladas de materiais não utilizáveis

O Várzea Limpa, mutirão de limpeza e manutenção da cidade, que teve início em abril, já coletou 25 toneladas de materiais não utilizáveis nos dois primeiros setores contemplados pela iniciativa, que correspondem às região da Vila Popular e Jardim Buriti. “Essa ação tem feito a diferença nos últimos cinco anos, desde que o programa foi implantado, diminuindo a incidência de enchentes e alagamentos, já que evita que esses materiais sejam depositados em córregos e bocas de lobo”, observa o prefeito Eduardo Pereira.
Para intensificar ainda mais a ação do Cata-Treco, a Prefeitura contratou dois caminhões com carroceria, além de outras três máquinas, sendo um caminhão basculante, uma ‘Patrol’ e um rolo compressor, para garantir o bom andamento dos outros serviços, como tapa-buracos, capinação, entre outros.
A limpeza das bocas de lobo também tem sido uma alternativa de sucesso na prevenção de enchentes. “Todos os anos realizamos o Várzea Limpa e preparamos a cidade para o próximo período de chuvas”, explica Eduardo. Até o momento, já foram limpas mais de 350 bocas de lobo.
Várzea Limpa em números

-356 bocas de lobo limpas
-62 vielas revitalizadas
-96 terrenos notificados
-160 toneladas de asfalto para operação tapa-buraco
-25 toneladas de material não utilizável coletadas pelo cata-treco

segunda-feira, 31 de maio de 2010

F. Melo compara bola da Copa a patricinha: ela não quer ser chutada

Mais um titular da Seleção Brasileira atacou a bola que será utilizada na Copa do Mundo da África do Sul. Após Júlio César e Luís Fabiano, foi a vez de Felipe Melo. O volante foi criativo e comparou a Jabulani a uma "patricinha", afirmando que o objeto não quer ser chutado.
Entre os comandados por Dunga, a opinião de que a bola fabricada para o Mundial é ruim parece unânime. Na entrevista desta segunda-feira, concedida na concentração do Brasil em Johannesburgo, o atleta da Juventus também fez duras críticas.
"A outra bola é igual a uma mulher de malandro", disse, em referência ao material utilizado normalmente por ele no Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões da Europa. "Essa (a Jabulani) é igual a uma patricinha: não quer ser chutada", comparou.
Decepcionado, Felipe Melo ainda completou avaliando ser "difícil crer em uma Copa do Mundo com uma bola dessas".
O Mundial sul-africano será o primeiro da carreira do volante de 26 anos. O ex-jogador de Flamengo e Cruzeiro abriu sua trajetória pela Seleção Brasileira em um amistoso contra a Itália realizado em 10 de fevereiro de 2009 e já nessa apresentação foi titular.
Desde então, ele se tornou um homem de confiança de Dunga e saiu jogando em seis partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa e em todos os cinco compromissos pela Copa das Confederações, em que ajudou o Brasil a conquistar o título.
Após a entrevista, Felipe Melo e os outros jogadores voltam a treinar a partir das 10h30 (de Brasília) desta segunda-feira. Na quarta, no mesmo horário, o time comandado por Dunga faz uma partida de exibição contra o Zimbábue, em Harare, capital do país africano. A estreia no Mundial está marcada para às 15h30 de 15 de junho, contra a Coreia do Norte. Costa do Marfim e Portugal completam o Grupo G.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Educação no trânsito em contato com a arte do teatro

Nessa quinta-feira (27), alunos de escolas da rede municipal assisti-ram à peça ‘Criança Prudente, Adulto Consciente’, do ‘Projeto Estrada para a Cidadania’, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Edu-cação e o grupo CCR – concessionária Autoban.
A iniciativa tem como objetivo educar as crianças para o trânsito, pri-orizando temas, como cidadania e segurança.
A peça de teatro abordou a importância do cinto de segurança, das cores do semáforo, as funções das ferramentas utilizadas nos carros e os perigos da alta velocidade. Coleta seletiva, meios de transporte e respeito às diferentes opiniões também foram temas ensinados às crianças de maneira interativa. Os alunos participaram cantando e respondendo a perguntas do jogo feito entre meninos e meninas.
O secretário Municipal de Educação, Luciano Braz de Marques, esteve presente, subiu ao palco para ajudar os garotos e ganhou um ponto para seu time. “Este teatro é uma maneira diferente de interagir com as crianças sobre a questão da segurança no trânsito, através do viés da cidadania e da educação”, explicou.
As alunas Tauane Rodrigues, Letícia da Silva e Bruna Correia, de 10 anos, estudantes da EMEF Anísio Teixeira, adoraram a história da pe-ça. “Achei bonita e engraçada. Aprendi que devemos usar o cinto de segurança e a ter paciência quando estivermos dirigindo”, comentou Tauane. Já Letícia lembrou o significado das cores do semáforo. As três meninas querem ser motoristas e se comprometeram a tomar todos os cuidados aprendidos com a peça. “Quando eu dirigir vou fa-zer tudo o que aprendi hoje”, complementa Bruna.
A coordenadora do projeto em Várzea Paulista, Sheyla Merlin, a-crescentou que os alunos, ao participarem de programas como este, passam a colocar em prática as lições que aprendem. “As crianças adoram este tipo de projeto, elas interagem, prestam atenção. Per-cebemos isso quando elas cobram o que aprendem dos pais, como usar o cinto de segurança, a andar mais devagar”, resume.
Os estudantes participarão do concurso ‘Arte na Estrada’, que premi-ará um aluno e sua escola. As crianças poderão fazer redações ou de-senhos. A seleção dos melhores será dentro das escolas e depois en-tre os municípios. O ganhador será premiado com um notebook e a escola relacionada, um computador.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prefeitura realiza projeto “África 2010 – Várzea na Copa

A Copa do Mundo é um evento esportivo que 'mexe' com a vida dos brasileiros, fanáticos ou não por futebol. Não há quem não torça, sofra, grite, chore - de alegria ou de tristeza - ou comemore durante os jogos. A Prefeitura de Várzea Paulista entrou nesse clima e, desenvolveu o 'Projeto África 2010: Várzea na Copa'. O objetivo é inserir o tema no cotidiano dos moradores de Várzea Paulista, trabalhando diversos eixos, como cultura, educação, história, política, geografia, entretenimento, saúde, lazer e esportes.Na opinião do prefeito Eduardo Pereira, a Copa do Mundo, o maior evento mundial, é uma ótima oportunidade para resgatar fatos históricos, conhecer culturas diferentes, debater e trocar experiências. "Acho muito importante aproveitar o momento e resgatar a historia do futebol e das Copas, discutir a relação Brasil e África e também incentivar a torcida pela seleção", salienta o prefeito, que é torcedor e apaixonado por futebol.Para Eduardo, a Copa desse ano é ainda mais especial para a cidade. "Temos dois jogadores na seleção que já passaram por Várzea Paulista. Doni, que cresceu na cidade e jogou nos campos varzinos, e Grafite, que também já jogou em Várzea Paulista", salienta.A programação envolve diversas secretarias, mobilizando alunos, usuários dos serviços públicos, população, servidores e internautas.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Obras em ritmo acelerado na avenida Duque de Caxias

A segunda fase de duplicação da avenida Duque de Caxias está em ritmo acelerado. As obras tiveram início na semana passada e a mudança de cenário já é visível. A via está recebendo serviços de drenagem e o canteiro central já está se formando. Serão investidos cerca de R$ 3,3 milhões nessa segunda fase, sendo R$ 2,4 milhões repassados pelo Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura.A avenida Duque de Caxias, principal eixo de ligação entre Campo Limpo Paulista, Várzea e Jundiaí. Na primeira fase foram duplicados 870 metros. Na segunda etapa está prevista a duplicação de 1,5 quilômetro, o dobro da primeira, abrangendo a o trecho entre a Vitório Spinucci e o Jardim Ieri. O trecho duplicado na primeira fase está entre a rua Vitório Spinucci e a divisa com Campo Limpo. Além da pavimentação, foi realizada drenagem de toda a rede de águas pluviais das bacias da região do Jardim Promeca e Jardim Felicidade. "Fiquei muito satisfeito com a viabilização da primeira fase a para Várzea é mais uma conquista iniciar essa nova etapa", diz o prefeito Eduardo Pereira, lembrando das condições da avenida antes da iniciativa. "O que era motivo de vergonha para nossa cidade agora se torna motivo de grande orgulho", disse. A segunda fase segue o padrão de qualidade da primeira, com o material adequado para o tráfego pesado, o 'binder'. Nesta semana teve início a drenagem do segundo trecho. O asfalto existente está sendo quebrado para a colocação de tubulação e a avenida está sendo nivelada antes de receber o novo asfalto. As obras contam também nova sinalização de tráfego, semáforos, canteiro central, ciclovia, calçadas e paisagismo com arborização urbana.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Várzea é vice-campeã da Copa TV Tem de Futsal

Em emocionante jogo, com ginásio lotado, o time varzino ASP-FUT não levou o título, mas defendeu muito bem a cidade, contra o Palmeiras, de Jundiaí, no final da Copa TV Tem de Futsal. A disputada partida aconteceu no Conjunto Poliesportivo Doutor Nicolino de Luca (Bolão), na última quinta-feira (20), com placar de 5 x 1.
No primeiro tempo, os times estavam equilibrados: Jundiaí fez os dois primeiros gols e Várzea o único.
Já o segundo tempo foi decisivo: os varzinos voltaram animados e conseguiram manter a disputa acirrada, mas os jundiaienses marcaram o terceiro gol e, na última metade do jogo, mais dois.
Até os últimos segundos, os atletas de Várzea mostraram garra, disposição e vontade de virar o placar, mesmo com dois jogadores a menos.
Um dos goleiros, Fábio Pasqualino, ficou satisfeito com o resultado. “Foi um grande jogo, nós nos superamos, mas Jundiaí é profissional. Espero que no próximo ano possamos conquistar o primeiro lugar. Infelizmente, o placar não reflete o equilíbrio que houve na maior parte da partida”, ponderou o jogador, mostrando maturidade ao lembrar o desempenho do ASP-FUT.
O técnico do time, Wilson ‘Cuco’ Santaniel, ao final da partida, fez um balanço da disputa. “O jogo estava equilibrado no primeiro tempo. No segundo, até os 10 primeiros minutos, continuava equilibrado, mas depois do terceiro gol de Jundiaí, Várzea foi para o ou tudo ou nada”, lembrou.
Luciano Braz de Marques, secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista esteve presente para prestigiar o time. Convidado a entregar as medalhas de prata aos atletas, parabenizou o trabalho dos rapazes e de todos os envolvidos. “Este resultado é fruto do trabalho das categorias de base, mostra superação e dedicação dos jogadores. Chegar à final é um exemplo de que o desempenho de todos foi merecidamente reconhecido”, reflete

quinta-feira, 20 de maio de 2010

NEI VISITA OBRA NA VILA POPULAR



O vereador Nei Lumes (PT) visitou a avenida José Rabelo Portela na Vila Popular, afim de fiscalizar as obras de recapeamento que acontecem desde a semana passada. O investimento de 550 mil reais veio através de uma emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho do PT. “Uma das obras de infraestrutura mais importante realizada no município”, afirmou o presidente da Câmara.
Além desta emenda no valor de 550 mil reais para o recapeamento da avenida José Rabelo Portela, Nei Lumes, através do deputado Vicentinho, conseguiu trazer para Várzea Paulista 50 mil em 2004 para aquisição de ambulância, 75 mil em 2006 para Projeto Esporte e Lazer na Cidade, 350 mil em 2007 para a construção de escola, 500 mil em 2009 para infraestrutura urbana (já empenhada).

Ivan visita obras da Duque de Caxias e cobra reconstrução de praça



O vereador Ivan Sada (PPS) visitou o reinicio das obras de duplicação da avenida Duque de Caxias, nas proximidades do centro antigo da cidade. Galerias de água pluvial e a construção de uma rotatória foram duas das exigências do vereador e serão executadas.
“O trânsito neste local traz dificuldades aos pedestres e veículos ao cruzarem a avenida em direção aos bairros Bela Cintra e Jardim Ieri. Já as galerias para evasão das águas de chuva são necessárias para preservar o asfalto e evitar alagamento na via”, explicou Ivan.
Com a obra, o centro antigo de Várzea Paulista ganhará uma nova ‘cara’ valorizando tanto os imóveis residenciais, quanto os comerciais. “A obra da praça na rua Domingo Estela esta parada há mais de três anos, mas estamos reivindicando a retomada das obras com a promessa do prefeito”, finalizou.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em Várzea, presidente do Sebrae enaltece crescimento econômico do País.

Escrito por Yasmim Taha
Ter, 18 de Maio de 2010 09:51


A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou a semana dando uma grande aula e incentivo aos microempreendedores do município e região, ao receber a visita do presidente do Sebrae (Serviço de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamoto, que ministrou uma palestra sobre microempreendimentos. Convidado pela secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Okamoto considera o Brasil um País fértil para a instalação de pequenas empresas, tendo como base os 12 milhões de empregos gerados ao longo do governo Lula. “A maioria desses empregos foi gerado nas pequenas empresas”, garante.

Consideradas durante a palestra a forma mais democrática de distribuir renda, as microempresas, segundo Okamoto, representam uma atividade econômica que promove a inclusão de diversas classes e gêneros da sociedade que por vários motivos encontram dificuldades de ingressar no mercado. “É um ramo que oferece oportunidade para os jovens, mulheres e pessoas com uma idade mais avançada, que ainda não se aposentaram, mas que encontram dificuldade de se manter no mercado”, avalia.

Ainda seguindo o raciocínio da estabilidade econômica do País, ele vê o Brasil como a 5ª potência mundial daqui a cinco anos. Para acompanhar essa tendência, Paulo acredita que é necessário o aumento do número de pessoas empreendedoras que ofereçam novos produtos. “Dessa forma aumentaríamos o número de produtos exportados, garantindo uma melhora significativa na balança comercial”, analisa.

Para o prefeito Eduardo Pereira, o Sebrae é uma importante fermenta de crescimento para o país. “Estamos buscando no Brasil estimular o desenvolvimento econômico em sintonia com o social, papel que o Lula exerceu brilhantemente. E o Sebrae tem sido um grande parceiro nessa jornada”, afirma.


Realidade varzina

Paulo Okamoto destacou em seu discurso a importância da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, por garantir benefícios, como a simplificação das atividades empresariais e garantia de tratamento diferenciado às empresas em seus municípios.

Várzea é a única cidade da região que implantou a Lei Complementar número 187, que colocou em vigor no ano de 2007, a Lei Geral Municipal, instituindo um tratamento especial às microempresas e empresas de pequeno porte. A lei oferece benefícios e isenções aos microempreendedores.

Tal lei tem atraído novos investidores e despertado o empreendedorismo no município. Em 2009, 132 novos comércios se instalaram em território varzino e 168 novos prestadores de serviços surgiram na cidade. Neste ano, já são 67 novos comércios e 71 prestadores de serviços. “Estamos registrando um crescimento expressivo nesse setor, o que coloca o município em uma média 10% acima do Estado de São Paulo”, explica Valdir de Lima, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Prefeito Eduardo em entrevista na ALLTV

O prefeito Eduardo Pereira de Várzea Paulista esteve na ALL TV nesta quarta feira concedendo uma entrevista ao apresentador Roberto Lamari, no programa Minha Cidade apresentado via internet toda quarta feira sempre as 20:00hrs, o prefeito deu uma explanação sobre seu mandato e sobre o convite que recebeu de Aloizio Mercadante para ser o tesoureiro da campanha, o prefeito tambem comentou sobre o orçamento participativo e a economia solidária.

Para o prefeito o mundo vai melhorar através da política.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lula diz que seu governo fez 'milagre' nos últimos anos.

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, 10, a autoridades africanas que seu governo fez "milagre nos últimos anos". Para exemplificar, ele citou o crescimento da classe média no País. "Foi a capacidade de consumo dos pobres que fez a economia brasileira resistir à crise dos países ricos. As classes D e E do Norte e Nordeste consumiram mais que a A e B das regiões Sul e Sudeste. Os pobres foram à luta, compraram o que não podiam", disse Lula. "É a multiplicação dos pães. É um dos milagres que aconteceram no País", ressaltou. "Os pobres viraram classe média, passaram a comprar em shopping centers."

O presidente afirmou ainda que é necessário que os países ricos continuem ajudando as nações africanas e pediu que o próximo presidente da República mantenha as atuais relações com o continente. "Eu espero que o próximo governo continue pensando nessa trajetória", disse. "Espero que outros presidentes viajem mais do que eu para que possam descobrir o potencial que existe em nossas relações."
O presidente disse que, na política, os candidatos sempre prometem mudar a vida dos pobres, mas que, após a eleição, são os ricos que têm acesso às decisões. "Na hora de governar, o pobre sai da agenda e entra o rico", afirmou. O presidente reforçou ainda que não se pode esperar que sobre dinheiro do orçamento para investir no combate à fome. "O combate à pobreza só será vencido se houver prioridade na política orçamentária de cada país".
O discurso foi feito durante abertura de um encontro em Brasília entre ministros da Agricultura de países africanos e o governo brasileiro, organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Lula destacou ainda a importância do desenvolvimento da agricultura africana e a importância de o Brasil e outros países investirem no continente. Lula foi condecorado, durante o evento, como o "Campeão Mundial na Luta contra a Fome".

Mercadante define nome de tesoureiro - Prefeito Eduardo Pereira de Várzea Paulista.

Roberto Almeida - O Estado de S.Paulo
O senador e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, definiu o nome do tesoureiro para sua campanha. Eduardo Tadeu, conhecido como Professor Eduardo do PT, cuidará das contas de Mercadante durante a disputa.
Prefeito de Várzea Paulista, a 56 quilômetros de São Paulo, Tadeu é doutor em Educação pela Unicamp com uma tese sobre orçamento participativo e educação política. Está no segundo mandato à frente do município, que administra desde 2004. É filiado ao PT desde 1983.
Além da definição do tesoureiro, a coordenação da campanha petista em São Paulo, capitaneada pelo prefeito de Osasco, Emídio de Souza, e pelo presidente estadual do PT, Edinho Silva, ganhou o reforço dos vereadores Arselino Tatto e Donato, do ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá e do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
Eles estão incumbidos de debater os rumos de Mercadante no Estado e definir a estratégia de campanha para os próximos cinco meses. Até o momento, o senador descarta se licenciar ? o que lhe garantiria terças e quartas-feiras livres ?, mas tem viajado pelo interior paulista no restante da semana para participar de eventos com sindicalistas, movimentos sociais e aliados.
Alianças e TV. No sábado, em Limeira (SP), o PT paulista recebeu o apoio oficial do PDT para a disputa. Hoje, fecha com o PSDC e trabalha para conseguir o PRTB. Com isso, o partido tem oito siglas para a aliança e espera chegar a 11 ? somando PC do B e PSL ?, para que o tempo de TV ultrapasse sete minutos.

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.