quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Olimpíada do Servidor de Várzea Paulista tem início oficial.

O Ginásio de Esportes Ayrton Senna, em Várzea Paulista, sediou na noite dessa segunda-feira a abertura oficial da Olimpíada do Servidor. Na ocasião, esteve presente o vice-prefeito Lula Raniero, acompanhado dos secretários Luciano Braz de Marques (Educação, Esporte, Cultura e Lazer), Cícero Pedro Petrica (Obras, Urbanismo e Meio Ambiente) e Carlos Maldonado (Gestão Pública).

Para Lula Raniero, a proposta é uma importante ferramenta de integração social, capaz de reunir os servidores além de suas funções administrativas e operacionais. “O evento promove a convivência entre eles fora do local de trabalho e cria um momento de diversão e lazer”. Ele destaca que a iniciativa ainda reflete na qualidade profissional e, principalmente, na saúde por meio da quebra do sedentarismo. “Esta socialização cria e fortalece laços de amizade, além de incentivar a prática esportiva para aqueles que trabalham, muitas vezes, em escritórios em frente ao computador”.

Carlos Maldonado, secretário de Gestão Pública, afirma que a realização da Olimpíada do Servidor desenvolve um espaço de troca de experiências: “É difícil manter contato próximo com colegas de outras secretarias devido à correria do dia a dia. Muitos deles nem se conhecem. A competição acaba por contribuir com a interação os trabalhadores e ainda permite ainda que eles dividam vivências e aprendizados com os demais trabalhadores.”


Iniciativa que deu certo

Em sua segunda edição, a Olimpíada do Servidor já conta com grande participação dos funcionários. Tiago dos Santos, funcionário da secretaria de Infraestrutura Urbana há quatro anos, participará das modalidades futsal, futebol de campo e voleibol. Ele, que marcou presença também no ano passado, garante que a iniciativa de socialização agrega diversão aos finais de semana e clima descontraído também durante os dias de trabalho. “As pessoas ficam mais alegres, próximas dos outros e com leveza para desenvolver a função. Fica muito mais gostoso trabalhar com esta afetividade”, avalia.

Há cinco anos como servidora no gabinete do governo, Diana Zanchin confessa que não é adepta à prática de exercícios, mas se empenha em defender a participação da sua equipe. A funcionária pública também esteve na primeira edição e, com a contribuição e determinação das colegas de trabalho, levou o título de vice-campeã no futebol de salão. “Perdemos para o time do Esporte, que já é acostumado com isso. Fomos vitoriosas, pois não temos o hábito de jogar. Foi na raça mesmo”, diverte-se ao lembrar.


A Olimpíada

O campeonato teve início no último sábado (28) e visa proporcionar integração, socialização, além de contribuir com a saúde e a qualidade e vida por meio de diversas práticas esportivas. O evento prossegue até novembro e contará com as categorias masculina, feminina e mista, além das seguintes modalidades: atletismo, basquete, damas, dominó, futebol de campo, futsal, natação, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei e xadrez.

Realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a II Olimpíada do Servidor é destinada para todos os funcionários da Prefeitura. Estes, por sua vez, poderão desfrutar de diversos aparelhos esportivos como ginásios de esportes, campos de futebol, piscinas e parques esportivos situados no município.

As inscrições já estão encerradas e os times já foram devidamente montados. Entretanto, a organização convida a todos para prestigiar e torcer pela sua secretaria. Além disso, os familiares também podem participar, assistindo aos jogos e torcendo pelos atletas, já que as rodadas acontecem sempre aos finais de semana.

O encerramento da segunda edição está previsto para a noite de 06 de novembro.



Escrito por Tatiane Bardi

População deve ficar atenta para cuidados em período seco .

Pneumologista da rede municipal de Saúde ensina como amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

Várzea Paulista registrou, na semana de 25 de agosto a 1º de setembro, uma média de 18% de umidade relativa, segundo informações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental, enquanto a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) classificou a qualidade do ar como regular, no último dia 1º.

Segundo o pneumologista Alcindo Edélcio Massucato, as pessoas mais afetadas por tais condições são as crianças, os idosos e os portadores de problemas respiratórios, que sofrem de asma, Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (enfisema pulmonar, bronquite), rinite e faringite alérgica, sinusite e demais doenças causadas por inflamações das mucosas das vias aéreas superiores. “Esses pacientes podem apresentar falta de ar, tosse, chiado e opressão no peito, dificuldades para respirar. Caso os sintomas não melhorem ou a pessoa apresente febre, o médico deve ser procurado”, explica.

Quem nunca teve problemas respiratórios pode desenvolver algum na época de estiagem, pois, segundo o especialista informa, quando as pessoas respiram o ar com baixa umidade, as mucosas (peles que revestem as vias aéreas internamente) ressecam, causando rinite, faringite e outras inflamações. “O ar seco também pode causar irritação no nariz e possíveis sangramentos”, lembra.


Prevenção

Para Massucato, três medidas são fundamentais para melhorar a sensação de desconforto no período: boa hidratação e umidificação do ambiente e das vias aéreas. Beber muito líquido em temperatura ambiente, tornar o ar inalado mais úmido por meio de recipientes com água e tolhas molhadas são algumas das medidas caseiras que surtem efeitos positivos, além dos umidificadores. “A água das bacias e das toalhas, que podem ser colocadas no quarto, à noite, evapora e faz com que o ambiente apresente melhora na umidade do ar. Um local que estava com 20 a 30% de umidade relativa passa a ter de 50 a 60%, próxima do ideal, entre 50 e 70%”, ressalta.

Outra opção é a utilização do soro fisiológico para inalação e para pingar no nariz, várias vezes ao dia, já que não há contraindicação e as vias aéreas ficam umedecidas, segundo o médico.


Escrito por Renata Sugigan

Proibição a caminhões na marginal Pinheiros começa hoje.

A partir desta quinta-feira (2), os caminhões estão proibidos de circular nos dias úteis, das 5h às 21h, na marginal Pinheiros e nas avenidas Jornalista Roberto Marinho e Bandeirantes, na capital paulista. Se os motoristas desrespeitarem a nova regra, estarão sujeitos a multa. A restrição também se estende aos sábados, das 10h às 14h, e exclui os feriados.

A regulamentação vale para toda a marginal Pinheiros (pistas expressa e local), entre as pontes do Jaguaré e Morumbi. Os caminhões também estão proibidos de circular em toda a extensão da avenida Afonso D´Escragnole Taunay.

A ação faz parte das medidas de regulamentação do trânsito de veículos pesados na cidade. A multa é de R$ 85,12 e a infração, média, de quatro pontos na carteira de habilitação. A fiscalização será feita por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), além de oito radares fixos dotados de LAP (Leitura Automática de Placas) instalados ao longo das vias.

A estimativa da CET é de que, com a nova medida, pelo menos 80% dos caminhões deixem de transitar por essas vias. A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado esperam que o índice de congestionamento diminua em 20%, com 30 mil caminhões a menos por dia nas vias onde a proibição está em vigor.

Os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) que se cadastrarem no DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), por meio do site da prefeitura, estarão livres da medida.

Segundo a CET, mais da metade dos caminhões não trafegam mais na marginal Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes. Na marginal, houve queda de 58% no volume de caminhões em relação ao período anterior à inauguração da nova marginal do Tietê e do rodoanel sul - em março passado, transitavam na via 9.733 caminhões nos horários de pico; em agosto, o volume caiu para 4.060. Na Bandeirantes, a diminuição foi de 68%, de 5.241 para 1.688.

Motos

A CET começou a multar os motoqueiros na pista expressa da marginal Tietê em 16 de agosto. A multa para os motociclistas que passam pela via é de R$ 85,12. A regulamentação tem como principal objetivo diminuir o número de acidentes na marginal Tietê, que é a via mais movimentada de São Paulo. Diariamente, passam pelos 46 km (ambos os sentidos) 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 45 mil motos.


Do R7

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Falha no Orkut permitiu roubo de comunidades durante fim de semana.

Uma vulnerabilidade no Orkut permitiu o roubo de comunidades por usuários mal-intencionados no último fim de semana. A brecha estava em uma página do site que permitia a transferência instantânea de uma comunidade de um perfil para outro, sem a necessidade de qualquer ação por parte do dono verdadeiro da comunidade.

Alguns proprietários, temendo serem roubados sem poder fazer nada a respeito, excluíram suas comunidades. A exclusão voluntária dos espaços levou alguns internautas a acreditarem que havia um problema que fazia comunidades sumirem. Um tópico sobre o assunto no site de suporte tem mais de 500 respostas.

O Orkut, rede social mais popular no Brasil, excluiu os perfis de vários usuários que realizaram os roubos, retornando as comunidades aos seus verdadeiros donos. As comunidades excluídas estão sendo restauradas e transferências de comunidades estão bloqueadas.

Procurados pelo G1, a equipe de segurança do Google e o Google Brasil não se pronunciou até o fechamento da reportagem.

O usuário Sérgio – ele não revelou o sobrenome – é dono da comunidade Super Liga de Moderadores, que discute questões pertinentes a proprietários de comunidades do Orkut. Ele explica que o sistema de coproprietários, criado para evitar esse tipo de problema, não foi suficiente para conter os roubos.

“Embora o Orkut tenha criado os coproprietários para que cada dono recupere sua comunidade sem ajuda qualquer do suporte, esse sistema também possui falhas que possibilitam o cancelamento dos links de titularidades”, explica. Ainda de acordo com Sérgio, o suporte foi rápido para atender as solicitações dos usuários.

O estudante Rodrigo Lacerda encontrou as informações técnicas da brecha divulgadas no próprio Orkut. Lacerda não quis explorar e muito menos testar o problema, porque o Google está punindo severamente usuários envolvidos em ataques ao Orkut. “Só de fazer um teste, o perfil já é deletado”, afirma o estudante.

Altieres Rohr
Especial para o G1

Segundo os dados encontrados por Lacerda, uma página do Orkut, responsável por realizar transferências, não verifica as informações enviadas pelo navegador. Basta especificar os dados (a comunidade a ser transferida) para que a página realize a transferência

Felizes para sempre...Os bonequinhos de bolo de casamento mais esquisitos.






















Bonecos de Casamento...


Um bom jeito de começar o casamento é ter bom humor na hora de escolher os bonecos do bolo. Nada de casais com as mãos dadas, bom mesmo é mulher que algema o marido, noivo levando tortada na cara, e por aí vai... O R7 preparou uma galeria com 15 enfeites divertidos para o dia do “sim”.

Homem dá nota de 1 milhão de dólares no banco.

Um homem foi preso por tentar passar notas de 1 milhão de dólares no Banco Central de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O problema? Atualmente, a maior nota de dólar em circulação é a de cem.

Eram duas notas. Elas traziam o retrato do ex-presidente George Washington na frente, que costumeiramente aparece nas notas de um dólar, e eram bicolores: pretas de um lado, verdes de outro.

A atendente do banco não quis, obviamente, aceitar a nota. O homem, proveniente da Costa do Marfim, tentou então “suborná-la”, oferecendo dar 30% do valor depois que ela trocasse o dinheiro. O espertinho acabou preso.


Do R7

Palmirinha chora muito ao deixar a TV,


O repórter do CQC Danilo Gentili fez seu show à parte na coletiva de imprensa de Palmirinha Onofre, na Cantina Esperanza, em Moema, zona sul de São Paulo.

A cozinheira convocou os jornalistas nesta quarta (1º) para explicar a razão de sua saída da Gazeta. O contrato dela com a emissora da avenida Paulista terminou ontem.

Palmirinha entrou no local aos prantos, dizendo que não teve oportunidade de se despedir “das amiguinhas” dela, como ela chama suas telespectadoras.

Por conta dos boatos de que Palmirinha estaria cotada para ajudar a salvar as manhãs da Globo, Gentili, que chamou Palmirinha de “musa do Top 5 do CQC”, resolveu provocar Ana Maria Braga.

- Palmirinha, você acha que a Ana Maria Braga ficou com ciúme de ter uma pessoa mais jovem trabalhando ao lado dela?

A cozinheira demorou um pouquinho para entender a pergunta do humorista. Mas, assim que compreendeu a piada, respondeu, sorridente.

- Que bom que você me acha mais jovem.

Palmirinha tem 79 anos, Ana Maria, 61.

Mesmo sem trabalho na TV por enquanto, Palmirinha disse que vai descansar e conhecer Portugal e Itália, mas não pretende se aposentar.





TE AMAMOS PALMIRINHA, GOSTAMOS DE VE-LA COM SORRISOS...




Atleta faz seguro de R$ 1,7 milhão para cabeleira.

Podemos dizer que Troy Polamalu sabe muito bem o que tem na cabeça.

Aos 29 anos, ele já tem uma carreira consolidada no futebol americano: venceu o Super Bowl, o título nacional dos Estados Unidos, duas vezes. Mas ele está se tornando uma celebridade por outro motivo.

Depois de fazer alguns comerciais de xampu, Troy colocou suas vastas e volumosas madeixas no seguro: agora sua cabeleira vale US$ 1 milhão (ou mais de R$ 1,7 milhão).

Segundo o jornal Daily Mail, o acordo foi feito com uma empresa, chamada Procter & Gamble, dona da marca de produtos para o cabelo Head & Shoulders.

Seus cabelos são tão compridos que o capacete não é suficiente para tapá-los - muita coisa fica para fora. Levando isso em conta, a empresa diz que está zelando por seu "patrimônio".

- Criamos o primeiro seguro para proteger este ícone durante toda a temporada da NFL [a Liga de futebol norte-americana].



Do R7

Prisão de autoridades deixa Dourados, em Mato Grosso do Sul, sem governo.

As prisões do prefeito de Dourados, em Mato Grosso do Sul (MS), Ari Artuzi (PDT), do vice-prefeito, Carlos Roberto Bernades, do presidente da Câmara de Vereadores, Sidlei Alves da Silva (DEM), e do vice-presidente, José Carlos de Souza (PSDB), deixaram a máquina pública municipal “às escuras”, segundo a própria assessoria da prefeitura.

Artuzi, Bernades, Silva e Souza foram presos hoje (1º), pela Polícia Federal (PF), com mais 24 pessoas acusadas de fraude em licitações, corrupção ativa e formação de quadrilha.

Alex Rodrigues
Da Agência Brasil
Em São Paulo


Detidos em caráter temporário, eles podem permanecer por, no mínimo, cinco dias na delegacia da PF na cidade.

A prefeitura informou não ter recebido qualquer comunicado oficial da PF a respeito da situação. Além disso, os sete secretários municipais que não estão envolvidos nas denúncias se reunirão esta tarde com representantes da Procuradoria Municipal para discutir que providências devem ser adotadas para manter a linha de comando da cidade até que a situação seja esclarecida.

Caso as prisões temporárias sejam mantidas, uma das hipóteses é que o presidente do Fórum, o juiz Eduardo Machado Rocha, que está de férias, assuma temporariamente o comando da prefeitura.

Foram apreendidos cerca de cem mil reais em espécie na casa do prefeito. As ações fazem parte da Operação Uragano, que visa combater práticas de fraude à licitação, corrupção ativa e formação de quadrilha chefiadas pelo prefeito.

As acusações de fraudes apontam que houve direcionamento de licitações por meio de corrupção de servidores públicos e agentes políticos. Os acordos fechados com as empresas escolhidas ilicitamente rendiam 10% do valor do contrato. Os valores arrecadados serviam para o pagamento de diversos vereadores de Dourados (da situação e da oposição), para caixa de campanha e compra de bens pessoais do prefeito.

As investigações começaram em maio de 2010. Cerca de 200 policiais federais participaram da operação. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e pela 1ª Vara Criminal de Dourados.



Alex Rodrigues
Da Agência Brasil
Em São Paulo

Ecovias não tem previsão para liberar a rodovia Anchieta

A pista no sentido São Paulo rodovia Anchieta continuava bloqueada por volta das 9h05 desta quarta-feira (1º), por causa de um caminhão-tanque que pegou fogo nesta madrugada, perto do km 33, em São Bernardo do Campo no ABC paulista. O veículo transportava produto inflamável. Segundo a Ecovias, que administra a estrada, não há previsão de liberação do trecho.

A subida da serra é feita apenas pela rodovia dos Imigrantes e as transposições entre as duas rodovias estão fechadas. Apesar disso, o tráfego é tranquilo, de acordo com a concessionária.

O motorista conseguiu sair do caminhão antes do incêndio. O caminhão pegou fogo às 5h. O Corpo de Bombeiros de São Bernardo enviou duas equipes para o local, mas o fogo já estava extinto. Ainda não se sabe o que causou o início do incêndio.

Ás 9h, na rodovia Castelo Branco, havia lentidão do km 31 ao km 25, no sentido capital. Já na Presidente Dutra, o congestionamento era de 3 km, no sentido São Paulo, a partir do km 221.

No rodoanel, a lentidão era do km 25 ao km 18. E na Bandeirantes, do km 16 ao km 13. Havia congestionamento também na rodovia Fernão Dias, por causa de obras, do km 62 ao km 64, sentido São Paulo.



Do R7

Michael Douglas inicia "luta de oito semanas" contra o câncer.

Washington, 31 ago (EFE).- O ator americano Michael Douglas revelou nesta terça-feira que iniciou uma luta de "oito semanas" contra o câncer de garganta e se mostrou otimista pelos resultados da quimioterapia e radioterapia.

Durante entrevista ao programa do apresentador David Letterman, na rede televisiva americana "CBS", o ator disse que recebeu o diagnóstico há três semanas e que, segundo os médicos, tem 80% de possibilidades de recuperação.

Trata-se de "uma luta de oito semanas", disse Douglas, que iniciou o tratamento nesta semana.

O câncer foi diagnosticado após uma série de exames e uma biópsia, depois que o ator se queixou de um dor de garganta.

Embora o câncer esteja em "etapa 4", não houve metástases, disse Michael Douglas, que recebeu o diagnóstico após voltar de viagem de férias com sua família na Espanha e na Rússia.

O tratamento, no entanto, foi "intenso", segundo o ator, que se no momento está promovendo o filme "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme" uma sequência de "Wall Street" (1987), filme pelo qual ganhou um Oscar de melhor ator.

Letterman, conhecido por seu mordaz sentido do humor, disse que o ator é um "homem valente" e o abraçou fortemente ao fim da entrevista, gravada em Nova York.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Filhote de tigre é encontrado em bagagem em aeroporto na Tailândia .

Um filhote de tigre de dois meses foi encontrado sedado e escondido em meio a tigres de pelúcia na bagagem de uma mulher no aeroporto de Bangcoc, na Tailândia.

Segundo as autoridades locais, o animal foi descoberto quando a dona da bolsa, uma mulher tailandesa de 31 anos, passou-a pelo controle de segurança com raio-X ao tentar embarcar em um voo para o Irã no aeroporto no início da semana.

A mulher teria levantado suspeitas ao ter dificuldades para carregar a bolsa.

Os funcionários do aeroporto perceberam então nas imagens do raio-X que havia algo parecendo um animal de verdade dentro da bolsa e chamaram veterinários, que descobriram o tigre.

Monitoramento
Segundo a organização internacional de defesa dos animais Traffic, o filhote de tigre está agora sob os cuidados do centro de resgate do departamento de parques nacionais e vida selvagem da Tailândia.

As autoridades tentam agora descobrir se o animal nasceu em cativeiro ou se foi capturado em seu habitat natural.

Para o diretor-regional da Traffic para o Sudeste Asiático, Chris Shepherd, o caso mostra que é necessário um monitoramento mais eficiente e penas mais altas para o tráfico de animais selvagens.

“Se as pessoas estão tentando traficar tigres vivos em sua bagagem em voos, eles obviamente acham que o tráfico de animais selvagens é algo fácil de conseguir e não temem punições’, disse.

“Somente uma pressão sustentada sobre os traficantes de animais selvagens e punições sérias podem mudar isso”, afirmou.

Cursos

Curso de Inglês e Espanhol

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, através do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador -, em parceria com o CNA, oferece cursos de idiomas, com 4h de conversação mensais. Os interessados que quiserem continuar o curso terão 15% de desconto no valor da mensalidade.

Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
Local: PAT (Rua José Dias de Castro, 160 – Vl. São José)


--------------------------------------------------------------------------------

Assistente de Recursos Humanos

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o PAT e o Senai de Campo Limpo Paulista, irá promover um curso de assistente de recursos humanos, com início no dia 1º de junho. Serao 160 horas de qualificaçao profissional na área de Gestao da Produção. Os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental e residir em Várzea Paulista. Os temas abordados serao dois pontos matemática financeira, fundamentos de informática, comunicação oral e escrita, rotinas de escritório e administração de pessoal.

Faixa etária – a partir de 16 anos
Inscrições – Pat - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Local – Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José


--------------------------------------------------------------------------------

Almoxarife

O PAT, O Senai de Campo Limpo Paulista e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico promoverão curso de almoxarife, a ser inIciado no dia 16 de agosto, com 160 horas de duração. O conteúdo será dois pontos logística de suprimentos, logística industrial e informática industrial. Os participantes devem residir na cidade e ter concluído a 6ª série do Ensino Fundamental. Os alunos irao aprender a cuidar dos materiais armazenados, aplicando ferramentas de controle e distribuição.

Faixa etária – no mínimo, 14 anos
Inscrições – Pat - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Local – Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José


--------------------------------------------------------------------------------

Empilhadeira

Outra parceria entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o PAT e o Senai de Campo Limpo Paulista oferece curso de empilhadeira. Início dois pontos 1º de setembro, com 32 horas de operação de empilhadeira. As pessoas que se interessarem devem ter concluído o 5º ano do ciclo fundamental de nove anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (não serão aceitos candidatos habilitados somente na categoria A).

Faixa etária – a partir dos 18 anos
Inscrições – PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Local – Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José


--------------------------------------------------------------------------------

Padeiro / Confeiteiro

O PAT, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e o Senai de Campo Limpo Paulista, fornecerão curso de padeiro/confeiteiro, com início marcado para o dia 04 de outubro. Serao 180 horas divididas em dois pontos processo de fabricação de panificação e confeitaria, panificação e confeitaria. Os participantes devem ter a 6ª série d Ensino Fundamental concluída.

Faixa etária – a partir de 14 anos
Inscrições – Pat - Posto de Atendimento ao Trabalhador
Local – Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José

Mais informações, pelo telefone 11 46060577

Compainha Aérea britânica obriga pai a comprar uma passagem para o violino da filha.

Uma menina violinista e seu pai foram barrados em um voo da companhia aérea Ryanair, no Reino Unido, porque não compraram um assento extra para o instrumento musical, informou nesta segunda-feira (30) o jornal britânico Daily Mail.

Francesca Rijks, 12 anos, queria colocar seu violino no compartimento usado para guardar bagagens de mão, mas foi impedida por funcionários da empresa na hora do embarque, conta o jornal.

Eles exigiram que o pai da menina, Harmen Rijks, comprasse um bilhete adicional, a cerca de R$ 520, para transportar o instrumento. O valor é mais do que o dobro do que eles pagaram por suas passagens (R$ 215, cada um). Segundo o jornal, caso ele se recusasse a desembolsar o dinheiro, o violino seria levado junto com as demais bagagens, o que poderia danificá-lo.

Do R7

Depois de muito relutar em pagar, o pai concordou em fazer o pagamento. Mas, nesse momento, foi informado de que o portão de embarque já havia sido fechado. Ele e a filha foram colocados em outro voo, da companhia easyJet – que não colocou nenhuma dificuldade para que o instrumento fosse levado como bagagem de mão.

Ao Daily Mail, Harmen disse que vai buscar uma indenização da Ryanair.





Do R7

Hidrate seu corpo em dias secos.

Você sabia que os alimentos que ingere chegam a fornecer cerca de 70% da água presente no seu organismo? Por isso, em tempos de seca, além de aumentar o consumo de água e de líquidos para evitar o mal-estar, é importante adotar uma dieta hidratante especial (clique aqui e veja o que deve ficar fora e dentro do cardápio nestes dias).

Segundo Silvia J. Papini Berto, professora de nutrição da faculdade de medicina da Unesp (campus de Botucatu), os principais alimentos que devem fazer parte do cardápio enquanto a chuva não vem e a umidade relativa do ar permanece baixa, são os vegetais.

- É preciso consumi-los o mais natural possível. As frutas normalmente mais ricas em água são as de aspecto suculento, como a laranja, a melancia, o melão, o abacaxi, a maçã, a pera e a uva. Entre os legumes, o chuchu, a abóbora e a abobrinha também contêm bastante água em seu interior. Assim como as verduras em geral.

Outra dica da professora é tomar água de coco, que, além de refrescar, repõe sais minerais eliminados pelo organismo durante a transpiração.

Mas os vegetais não são os únicos aliados da saúde e do bem-estar em dias de baixa umidade relativa do ar, afirma a nutricionista Kátia Camonda Braz, do hospital paulistano Santa Catarina.

- Para combater o ressecamento da pele, por exemplo, uma boa pedida são os peixes e frutos do mar, que são fontes de substâncias antioxidantes e ajudam a evitar o envelhecimento das células.

Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos, alertam as especialistas. Também não adianta tomar litros de água com gás, refrigerante e sucos industrializados, pois todos são fontes de sódio (o vilão presente no sal), avisa a professora Silvia.

- Sal e alimentos muito salgados aumentam a pressão arterial e a retenção de líquidos. Ervas aromáticas, alho e cebola são bons substitutos.

Diminua ainda o consumo de café e de chá preto, indica a nutricionista do Hospital Santa Catarina.

- A melhor opção, entre uma refeição e outra, são os sucos de frutas frescas. Pelo menos até a chuva voltar. No almoço e no jantar, o ideal é montar um prato bem colorido e fresquinho.




Mariana Garcia, do R7

Enem 2010 será nos dias 6 e 7 de novembro; pelo menos 23 federais vão usar exame como forma única de ingresso.

Em 20 destas instituições será utilizado o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) ? e o candidato desembolsa apenas a taxa de inscrição para o Enem, que foi de R$ 35. Nas outras três, as próprias universidades vão organizar os processos seletivos. Na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) o vestibulando terá que pagar inscrição em separado para concorrer às vagas. A Ufopa (Universidade Federal do Pará) e a Unilab (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira) ainda não divulgaram se cobrarão pela inscrição.

Dentre as 59 universidades federais, 18 vão escolher apenas uma parcela de seus novos alunos por meio do Sisu, com nota do Enem ? e vão manter seus vestibulares tradicionais paralelamente.. A porcentagem de vagas destinadas ao Sisu varia de 10 a 60%.

•Lista: veja como as universidades federais vão usar o Enem 2010

Estudantes mostram seu estilo no Enem 2009; veja mais de cem fotos

Provas
As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Pessoas que necessitem de atendimento especial devem fazer o pedido no momento da inscrição. O mesmo vale para os sabatistas. No dia do exame, os que guardam o sábado devem chegar ao local de prova no mesmo horário marcado para os demais alunos, mas farão a prova somente a partir das 18h.

•VEJA A CORREÇÃO COMENTADA
•ENEM 2009: 1º DIA FOI CONTEUDISTA
•ÉTICA FOI TEMA DA REDAÇÃO
Encceja
O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, será usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Os interessados na certificação devem se inscrever no Enem e fazer as provas exatamente como os demais estudantes. A idade mínima para pleitear a certificação por meio do Enem é de 18 anos. O Enem também será aplicado em unidades prisionais, mas em data diferente, como ocorreu na edição passada. Participarão das provas as unidades que oferecem atendimento educacional. As inscrições serão feitas por meio do coordenador de educação de cada presídio.


O Enem costuma cobrar leitura de gráficos; veja 20 temas que podem cair na prova

Nova edição
Em entrevista ao UOL Educação, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) Joaquim José Soares Neto afirmou que o exame terá ?segurança máxima?: ?Exames bem estruturados garantem condições iguais [aos seus participantes]. Esse desenho faz parte de uma democracia desenvolvida?, disse.

A ?estrutura? de que fala o professor tem lhe consumido horas extras nesses cinco primeiros meses de trabalho, em que a operação do Enem foi consolidada nos moldes da aplicação emergencial do ano passado.

Nessa nova configuração, o Inep decidirá quem imprime, distribui e aplica o Enem. Anteriormente, essas três atribuições eram da empresa que arrematasse a licitação. ?Com isso, estamos olhando o processo de ponto a ponto. Isso faz com que tenhamos mais controle sobre o processo?, explica.

Ex-presidente do Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da UnB (Universidade de Brasília), Soares Neto assumiu a autarquia do MEC após o afastamento de Reynaldo Fernandes que deixou o cargo após desgaste por causa do vazamento da prova.

Leia maisVocê irá prestar o Enem 2010?
Veja todos os temas já cobrados nas redações do Enem
Músicas ajudam a aprender história; confira
100% dos problemas com candidatos do Sisu foram resolvidos, diz MEC
Haddad: "SP exporta universitários porque oferece poucas vagas públicas"
Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2009
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraudeÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ENEMReceba as últimas notícias por: Boletim Celular RSS

30/08/201019h42 - Ministério Público envia ofício ao Inep pedindo explicações sobre vazamento de dados do Enem
18h10 - Justiça desclassifica gráfica do processo licitatório para o Enem 2010
26/08/201007h00 - Vale a pena fazer um cursinho específico para o Enem?
25/08/201012h07 - Veja as 23 universidades federais em que o Enem será a única etapa de seleção para 2011
07h01 - Enem 2010 será única forma de seleção em pelo menos 23 universidades federais.

Faculdades devem realizar inscrição de alunos no Enade 2010 até esta terça-feira.

As instituições de ensino superior devem realizar a inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2010 até esta terça-feira, 31 de agosto, pelo site do Enade.

A lista dos estudantes que deverão fazer o exame será divulgada em 20 de setembro. Os locais de prova devem ser publicados até 22 de outubro. O exame será aplicado no dia 21 de novembro, às 13h.

Deverão fazer a avaliação estudantes do primeiro e do último ano de graduação. No bacharelado, são considerados do primeiro ano aqueles que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Já estudantes considerados do último ano são aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham condições acadêmicas para conclusão do curso em 2010.

Para cursos de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da graduação. Serão considerados do último ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído 75% do curso.

Serão dispensados do Enade estudantes que colarem grau até 31 de agosto e que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a faculdade do estudante.

Estudantes de educação a distância poderão fazer o Enade no município em que a instituição de ensino superior esteja credenciada para EAD e tenha pólo de apoio presencial que conste, até 16 de abril, do Siead/MEC (Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para a Educação a Distância e Pólos de Apoio Presencial).

Confira os nomes dos bacharelados e cursos tecnológicos que serão avaliados neste ano:

Bacharelados avaliados:

•Agronomia;
•Biomedicina;
•Educação física;
•Enfermagem;
•Farmácia;
•Fisioterapia;
•Fonoaudiologia;
•Medicina;
•Medicina veterinária;
•Nutrição;
•Odontologia;
•Serviço social;
•Terapia ocupacional;
•Zootecnia;
Cursos tecnológicos avaliados:

•Agroindústria;
•Agronegócios;
•Gestão hospitalar;
•Gestão ambiental;
•Radiologia.
Formato
Os alunos terão de responder dez questões relacionadas à formação geral. Segundo texto publicado no Diário Oficial, espera-se que os alunos "evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas". Nessa parte da avaliação, os estudantes terão de responder duas questões discursivas e oitos perguntas de múltipla escolha.

No que se refere à formação específica de cada curso, há um detalhamento dos conteúdos por área de conhecimento. Os graduandos terão de responder 30 questões, sendo três delas discursivas e as outras 27 serão de múltipla escolha.



Da Redação
Em São Paulo

Primeira parte do último filme de Harry Potter chega aos cinemas em novembro.

Com a data de lançamento cada vez mais próxima, a Warner Bros. divulgou no fim da semana passada mais algumas imagens de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

O filme mostrará o trio principal - Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) - que saem à caça das Horcruxes (objetos encantados com magia negra que guardam parte da alma), seguindo a missão deixada por Dumbledore.

Harry Potter e as Relíquias da Morte é o último capítulo da saga do bruxo. Dividido em duas partes, a primeira poderá ser vista a partir de 19 de novembro de 2010. Já a segunda parte chega aos cinemas em 15 de julho de 2011.



Do R7

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pais têm dois dias para comprar cadeirinha e evitar multa gravíssima de R$ 191




Quem ainda não comprou a cadeirinha de carro deve aproveitar os últimos dias antes de a nova lei de trânsito entrar em vigor. A partir da próxima quarta-feira - daqui a dois dias -, as crianças de até sete anos e meio não poderão mais andar soltas no banco de trás do carro. As cadeirinhas especiais se tornam obrigatórias e quem não cumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, pagar R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira.

As cadeiras variam de acordo com peso e idade da criança. Até um ano, as cadeiras são do tipo “bebê conforto”, com o assessório virado de costas para o motorista e de frente para o banco do carro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas presas ao cinto.

De quatro anos a sete anos e meio já é possível usar os chamados “assentos de elevação” e usar o cinto de segurança dos veículos. Só a partir dos sete anos e meio é que as crianças passam a usar o cinto de segurança do carro, sem a necessidade das cadeirinhas.

As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos. A fiscalização deveria ter começado em junho, mas foi adiada para setembro.

Cadeirinhas obrigatórias por idade
Saiba como escolher o modelo ideal para seu filho

crianças de até um ano de idade. Até 9kg a 13 kg, conforme orientação do fabricante do assessório
crianças de 1 ano até 4 anos. De 9 kg até 18kg, conforme orientação do fabricante


crianças de 4 anos até 7 anos e meio. De 18 kg a 36 kg, conforme orientação do fabricante

crianças com mais de 7 anos e meio. A partir de 36 kg, aproximadamente

Fontes: Contran e Inmetro

A regra, no entanto, livra ônibus e peruas escolares da obrigação. O Contran, órgão ligado ao Ministério das Cidades, já avisou que vai estudar como estender a regra para este tipo de veículo de transporte.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estima que o Ministério das Cidades gastou cerca de R$ 9 milhões com uma campanha educativa para ensinar os pais sobre a obrigatoriedade da cadeirinha. O material foi divulgado na TV, rádio, revistas, internet etc.

O Inmetro [instituto ligado ao governo que controla a qualidade dos produtos vendidos no país] tem uma listagem com as cadeirinhas aprovadas e a recomendação de qual modelo deve ser usado em cada faixa etária.

Em 2009, os acidentes de trânsito provocaram a morte de 533 crianças de até nove anos, de acordo com dados do Contran. O número representa 1,56% das 33.996 mortes provocadas por acidentes de trânsito no país.

Em São Paulo, os três primeiros dias de vigência da lei – de quarta a sexta - serão apenas de orientação. A multa mesmo só será aplicada, segundo CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da capital paulista, a partir do dia 12.

Outros órgãos de trânsito do país podem adotar o mesmo procedimento, mas todos já estão autorizados a multar a partir de quarta. De acordo com o Contran, órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais podem fazer a fiscalização.

Pais de vítimas de assassinato tentam se eleger para lutar contra violência.

Anos após perderem seus filhos em crimes hediondos, Keiko Ota, 53, e Ari Friedenbach, 50, de São Paulo, disputam pela primeira vez uma vaga na Câmara dos Deputados, tendo como principal bandeira de campanha a luta contra a violência.

Para quem não se lembra, o advogado Friedenbach é pai de Liana, estudante morta aos 16 anos com o namorado Felipe Silva Caffé, 19, em 2003, por um grupo liderado pelo adolescente conhecido como Champinha. Já Keiko é mãe do menino Ives, que foi assassinado aos oito anos por sequestradores, em 1997.

Apesar de terem propostas e opiniões diferentes, e de suas candidaturas não terem ligação uma com a outra – Keiko concorre pelo PSB e Friedenbach é candidato pelo PPS – ambos avaliam que o governo tem deixado a questão de segurança de lado, como disse o advogado ao R7.


Confira TambémMapa mostra as disputas nos Estados
Saiba quem são os candidatos à Presidência
Veja as propostas de Dilma, Marina e Serra
- Vejo as autoridades absolutamente despreocupadas, até porque elas estão blindadas dentro de seus carros, então não é uma preocupação deles. Além disso, assuntos muito polêmicos dividem opiniões e a classe política quer sempre ficar no senso comum.

Embora o assassinato de Liana tenha reaberto a discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o advogado é contra a medida. Uma de suas principais propostas é o que chama de “responsabilização de todo menor que comete crime hediondo”. Neste caso, o adolescente seria submetido à avaliação psiquiátrica para verificar se tem consciência do crime que cometeu e, em caso positivo, ser emancipado para poder responder criminalmente pelo delito.

Já Keiko e o marido Masataka Ota lideraram um abaixo-assinado pela aprovação de uma lei que propõe a instituição da prisão perpétua agrícola com prazo de cem anos, em casos de crimes hediondos. Mesmo tendo obtido mais de dois milhões de assinaturas – entregues ao Congresso em 1999 – a proposta ainda está parada na Casa.

- O nosso Código Penal é ultrapassado. E a gente pede que eles [os deputados] deem uma resposta sobre a proposta lei, mas eles não fazem nada. Então eu decidi sair candidata porque a questão precisa ser encarada por alguém que tenha isso como prioridade mesmo.

Justiça

Friedenbach nega que a candidatura tenha como motivação o desejo de vingança, mas, assim como Keiko, admite a vontade de cobrar por justiça.

- A minha atitude até hoje deixa claro que eu não sou um justiceiro. Se eu fosse justiceiro, eu teria saído dando tiros por aí. Não acho que seja uma questão de ser justiceiro, mas é uma questão de buscar justiça.

Os candidatos dizem acreditar que mesmo quem não foi vítima da violência possa se identificar com suas candidaturas, como disse a mãe de Ives Ota ao R7.

- A luta contra a violência é uma bandeira de todo mundo, não só de quem perdeu alguém de forma brutal. Porque hoje o problema é do vizinho, mas amanhã pode ser meu também.


Marina Novaes, do R7.

Com doença rara, menina de nove anos parece ter 65.

Progéria.(Doença rara)


Aos nove anos, Ana (nome fictício), moradora de Sobral, no Ceará, apresenta sinais de envelhecimento compatíveis aos de uma pessoa de 65 anos. Não tem cabelos e a pele é coberta por rugas e manchas senis. Os dedos tortos evidenciam que sofre de artrite. Ela foi uma das crianças encontradas desde que foi lançada, há seis meses, uma campanha mundial para identificar portadores de uma doença rara que causa o envelhecimento precoce.

A progéria ou síndrome de Hutchinson-Gilford é causada por uma mutação genética que faz com que a pessoa envelheça de cinco a dez vezes mais rápido do que o normal - a expectativa de vida para portadores da doença é de apenas 13 anos. A Fundação de Pesquisa Progeria (PRF, em inglês), entidade norte-americana criada há 11 anos para financiar pesquisas sobre a doença, estima que existam no mundo cerca de 200 casos. Até outubro de 2009, a fundação havia conseguido identificar apenas 52 crianças. Por isso, a campanha adotou o slogan "Encontre as Outras 150".

Segundo a diretora executiva da PRF, Audrey Gordon, outros nove casos foram descobertos graças à iniciativa, dois deles no Brasil.

- Nosso objetivo é encontrar essas crianças para orientar suas famílias com o que há de mais avançado sobre tratamento.

A fundação está desenvolvendo testes clínicos com drogas que buscam retardar os efeitos da doença.

Além de Ana, a paraibana Bianca Pinheiro, de 4 anos, também foi incluída recentemente nas estatísticas da PRF. Ambas poderão fazer o tratamento nos Estados Unidos, financiado pela fundação. Uma terceira criança brasileira, caso conhecido mesmo antes da campanha, já participa dos testes clínicos.

Audrey conta que os primeiros testes, feitos com apenas uma droga em 28 crianças, foram concluídos no fim de 2009.

- Os dados ainda estão sendo analisados, mas já iniciamos uma nova leva, agora com três drogas diferentes e 45 crianças.

Soro fisiológico ameniza efeitos do clima seco.

Para respirarmos bem, o pulmão precisa estar 100% úmido. Quando o ar que inspiramos só tem 20% de umidade, por exemplo, todo o corpo "empresta" os 80% de água que falta. E é preciso repor essa perda.

Várias cidades brasileiras estão em estado de alerta por causa do tempo seco. E nesse inverno da secura, a gente pergunta: como é que você está se sentindo? O que realmente acontece com o nosso corpo? E como é possível sobreviver nesse deserto?

A reportagem é de Cristina Serra, em Brasília - uma das cidades mais secas do país - e Renata Cafardo, em São Paulo, onde o ar está irrespirável.

Aviso de utilidade pública: estado de atenção devido à baixa umidade do ar.

Em Monte Sião, Minas Gerais, a umidade do ar está em 23%. Presidente Prudente, São Paulo, 8% de umidade e clima de deserto. Na capital paulista, incêndios, uma camada grossa de poluição e seca recorde: 12% de umidade. Está difícil respirar.

O ar seco, bem abaixo dos 60% de umidade considerados ideais, está fazendo moradores de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná lotarem os hospitais e sentirem uma sede fora do comum.

Para respirarmos bem, o pulmão precisa estar 100% úmido. Quando o ar que inspiramos só tem 20% de umidade, por exemplo, todo o corpo "empresta" os 80% de água que falta.

“A cada inspiração e expiração eu estou perdendo água para dentro do pulmão”, explica o fisiologista Paulo Zogaib.

É preciso repor essa perda. O corpo aproveita melhor líquido fresco em pequenas quantidades. “Você não pode se desidratar para depois se hidratar ou reidratar. Você tem que manter a hidratação”, ensina o fisiologista.

“Qualquer lancezinho de escada que eu subo eu fico ofegante. O nariz entupido é o pior de todos, porque dificulta muito a respiração”, diz uma mulher.

Olhos, nariz, a traquéia que leva o ar ao pulmão, todos produzem o muco, uma camada protetora. A baixa umidade do ar resseca o muco. Essas células, chamadas ciliadas, que em dias normais, funcionam como uma "vassoura" contra a poeira e outros invasores, são prejudicadas pelo muco seco e espesso. Os cílios não batem direito: daí as infecções respiratórias serem tão comuns no tempo seco. Pior quando há poluição.

“Nesse momento em que estamos mais frágeis, nós estamos recebendo um ar de pior qualidade. Então, você junta dois fatores que se potencializam e o resultado é o adoecimento”, explica Paulo Saldiva, do laboratório de Poluição Atmosférica

Umidade a 70% em Manaus. “Transpira muito, é o tempo todo suado”, reclama Edmilson.

O Edmilson viajou de Manaus a São Paulo e já está sentindo os efeitos do clima. Ele conta que já amanheceu com o nariz entupido. E topou participar de um teste: vai ser analisado por uma equipe de especialistas que vai medir os efeitos do ar seco nos olhos, no sistema respiratório e até no coração.

Os testes avaliam infecções, a capacidade do pulmão, o interior das nariz, os olhos. Coração e pressão são monitorados.

Edmilson sai para conhecer a cidade em um dos dias mais poluídos do ano. Ele avisa: “O nariz está incomodando”.

Sete horas depois, os exames são refeitos no Incor e no Hospital das Clínicas. Comprovado: as narinas estão ressecadas. O muco, mais espesso, deixou a respiração 40% pior. A receita é soro fisiológico no nariz.

“Isso pode ser feito nas duas narinas, várias vezes ao dia. Quanto mais fizer, melhor” recomenda a otorrinolaringologista Maria Dantas Godoy.

“Ele saiu com o nariz bom e volta com o nariz inflamado”, explica o médico Paulo Saldiva.

A qualidade da lágrima também piorou e a pressão subiu.

“A gente imagina que a poluição vai trazer algum dano, mas não que tão rapidamente a gente ia sofrer”, diz Edmilson.

São Paulo deve ter uma chuva leve no começo da semana, mas a seca continua na cidade e no restante do Brasil em setembro. Enquanto a chuva forte não vem, veja como vivem os moradores de Brasília, uma das cidades mais secas do Brasil.

Verde do gramado some em Brasília
Em Brasília, onde foi parar o verde do gramado? Sumiu. E este é apenas um dos efeitos da seca. Tem mais: “Dificuldade para respirar, para dormir”, reclama um homem. “A pele fica muito seca, parece que ela está rasgando”, diz uma mulher. A seca vai de abril a setembro, todo ano. Por isso, cada brasiliense tem sua estratégia de sobrevivência.

O efeito da seca é ainda pior nas horas mais quentes do dia. À 13h30, de sol a pino, é importante buscar uma sombra pra se proteger. Mas se você não tem à mão um chapéu ou sombrinha, vale o improviso.

A dona de casa Elenilde já se tornou especialista. A família mora em um assentamento. A poeira agrava os efeitos da falta de umidade. Preste atenção nas dicas da família: As crianças só podem brincar do lado de fora, quando o clima refresca, a poeira não fica acumulada e deve-se beber água o tempo todo. Creme hidratante também deve ser usado sempre.

E na hora de dormir, uma toalha molhada perto da cabeça e um balde cheio de água no chão.
“Ajuda os meninos a respirar melhor e dormir melhor”, disse a faxineira Elenilde dos Santos.

A seca só não é pior porque quando a cidade foi criada, houve a preocupação de plantar uma espécie de cinturão verde entre os edifícios. “Existe água no subsolo e as plantas então retiram essa água e jogam para a atmosfera”, explica o ecologista Paulo Salles.

O Lago Paranoá também ajuda. Quem mora perto da água nota a diferença. “Quando a gente vai à cidade, a gente sente o ar mais seco, sente um incômodo”, diz a empresária Cláudia Lacerda.

A seca também afeta os animais. E a receita para aliviar o sufoco deles é parecida com a nossa. Você já ouviu falar no picolé de elefante? Não? Mas existe. Não é bem um picolé. É tão pesado como um tijolo, é feito de muitas frutas e legumes e é um reforço importante na alimentação do elefante nessa época de seca. O elefante "chocolate" adora a guloseima gelada.

Para as cobras, um umidificador especialmente adaptado. É para não ressecar a pele. Não é um luxo? Mas a seca tem lá suas recompensas. É a época da floração dos ipês. E o sol se despede todos os dias com uma beleza de espetáculo.

Avanço e recuo do mar mudam o mapa do litoral do Brasil.

Em 2007, para os cientistas, o pior cenário era uma elevação do nível do mar de 60 centímetros, em 100 anos. Mas hoje, apenas três anos depois, essa previsão já está ultrapassada.

O mar está avançando, às vezes recuando, e mudando o mapa do Brasil. Aquele mapa que a gente desenhava na escola hoje é outro. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio, Pernambuco, Pará. A repórter Mariana Ferrão percorreu o litoral brasileiro e mostra os estragos que essas mudanças estão provocando.

Silêncio! É preciso escutar: porque o mar tem algo a dizer!

“Eu acho que ele está querendo dizer que a gente está invadindo o espaço dele”, diz uma jovem.

O ataque das ondas está mudando até o mapa do Brasil. As bandeiras vermelhas mostradas em vídeo indicam pontos onde a nossa costa já encolheu.

Veja a foto de Atafona, no norte do Rio de Janeiro, em 1957, um bairro que ficava à beira do mar. O problema é que de lá pra cá, a beira virou o fundo do mar: 450 casas foram engolidas pela água.

“Sabe onde estão as casas comidas? Estão lá onde o sol nasce”, mostra Nelide Moreira, moradora de Atafona.

Outra foto de 1989, na Praia de Boa Viagem, no Recife. O gramado que existia entre o calçadão e a faixa de areia sumiu. E a areia também.

Maceió, Praia da Ponta Verde. Veja como era antes e como está agora.

Em Iparana, no Ceará, o mar avançou quase 300 metros em 12 anos. Veja em vídeo o tamanho da praia, no começo da década de 90. E agora, cadê a areia?

“Se avançar, não tem mais jeito não”, diz o comerciante Antonio Coelho.

Na Igreja de Sant'Anna, na Praia da Armação, em Santa Catarina, a escada que dava para a praia, em 2001, agora desemboca direto no mar.

Preste atenção numa sequência de fotos. Em apenas um ano, o mar arruinou uma casa.

Seu Átila vive o mesmo drama. “Você assiste à casa desabar na sua frente. É impressionante”, lamenta Áitla Ramos, morador da Praia da Armação.

Mas o engraçado é que, em outras regiões do país, o mar recuou e nós estamos ganhando terreno.

O Fantástico encontrou uma ilha na divisa do Paraná com São Paulo. A ilha pertence a São Paulo. Mas toda a areia que a formou veio do Paraná.

“Aquela ilha não existia quando eu nasci. A terra sempre se transforma e se movimenta. Aqui tem correnteza de água, então vai tirando o sedimento de um lugar e depositando em outro”, explica Clóvis Xavier Júnior, piloto de barco do Instituto Oceanográfico da USP.

Em Nossa Senhora do Ó, litoral de Pernambuco, a praia ganhou 16 metros de faixa de areia. O desenho da costa do Pará também está mudando. As pontas de Camaraçu e Perimirim cresceram.

“Tem a Mao do homem nesse processo todo”, diz uma mulher. “O pessoal fala do aquecimento globo”, diz um homem.

O Fantástico percorreu toda a costa brasileira, pra saber, afinal, o que está acontecendo: será o mar que está avançando? Ou somos nós que estamos avançando em direção ao mar?

Em 2007, para os cientistas, o pior cenário era uma elevação do nível do mar de 60 centímetros em 100 anos. Mas hoje, apenas três anos depois, essa previsão já está ultrapassada.

“A onda que agora não é mais de dois metros e meio, em média, está começando a se tornar de três metros, três metros e meio, quatro metros. E um vento que antes era só de 60 km/h, 50 km/h, agora são ventos de 80 km/h, 90 km/h, 100 km/h”, afirma David Zee, professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj.

Ventos fortes geram ressacas. O Rio de Janeiro, no começo da década de 90, enfrentava em média uma ressaca por ano. Em 2010, já foram sete. Uma delas, tão violenta, que acabou criando uma onda gigante em plena Baía de Guanabara.

Ressacas violentas são um dos sintomas da febre do planeta. Outro é o derretimento das geleiras.
A água doce que estava congelada vai pro mar. E pior: com isso, perdemos parte da cobertura de gelo dos pólos, que funciona como um poderoso espelho refletindo de volta pro espaço parte do calor que vem do Sol. Resultado: os raios solares entram direto no mar, que fica quentinho. A água mais quente favorece a formação de tempestades. Que trazem mais vento, mais onda, mais ressacas. Tudo de novo.

Para piorar, cada vez mais gente tem uma casa pé na areia. Ou um apartamento com vista pro mar. De cada quatro brasileiros, um vive no litoral, segundo o IBGE. Ao todo, são 45 milhões de pessoas ameaçadas pelo avanço do mar.

“O mar está tomando conta do que era dele”, opina o mergulhador Adilson Ivo dos Santos.

O mergulhador está certo, segundo o professor de engenharia costeira da Coppe/UFRJ Paulo César Rosman: “Praias são coisas extraordinariamente dinâmicas, estão sempre sendo remanejadas, refeitas, reformadas pela ação das ondas, nunca estão paradas”.

E a gente é que tem reformado as praias? “Nós temos prejudicado esta capacidade natural que as praias têm de se adaptar e de se acomodar às mudanças. Na medida em que nós construímos estruturas e aprisionamos o estoque de areia das praias”, completa o professor.

Nós estamos engessando o litoral do país. Com calçadas, ciclovias, avenidas. E quando o mar avança não encontra mais a areia para amortecer o impacto das ondas.

É por falta de areia que a gente vê tanta destruição em Boa Viagem, no Recife, por exemplo. Seu Cláudio mora em um prédio há 32 anos:

“Antes, a gente ficava na praia, atrás da gente ainda tinha gente jogando vôlei, e hoje não”, disse o morador Cláudio Eymael.

E ele não entende porque a areia sumiu. “Não houve modificação, o que nós temos de calçada hoje, talvez um metro mais pra frente. Acho que este um metro a mais, não faz diferença”, diz Cláudio.

Faz muita diferença.

O Fantástico encontrou em Ilha Comprida, no extremo sul de São Paulo, árvores enormes arrancadas com raiz e tudo. É um cenário de destruição na praia. Na areia, pedaços de casa. Tudo foi levado pela última ressaca.

“A construção muito perto da praia faz com que haja um desequilíbrio, e a praia começa a entrar num processo de fome de areia”, alerta Célia Gouveia Souza, pesquisadora do Instituto Geológico de São Paulo.

“Quando as primeiras ressacas se fazem sentir, é natural que as pessoas vão colocar pedra, jogar rocha na beira da praia, para poder proteger as edificações. Mas isso, ao longo prazo, é a pior solução possível”, avalia João Luiz Carvalho, doutor em engenharia oceânica.

Agora dá para entender porque pedras gigantes não impedem a destruição das praias.

“Já tem cinco anos e meio mais ou menos e é a primeira vez que eu vejo uma situação desse jeito”, disse José Alberto Santos, dono de um bar em Aracaju.

Sacos de areia, pneus, muros de concreto também não resolvem. Sabe o que funciona?

“Recentemente, esta praia sofreu um processo de ressaca, mas como a ocupação da praia foi feita depois da duna, esta praia consegue reagir bem. Ela se deforma inicialmente, mas logo em seguida, naturalmente, as ondas vão reconstituindo a praia e ela volta a ser normalmente como era antes”, diz o doutor em engenharia oceânica.

O Forte do Pau Amarelo, em Paulista, é um ponto emblemático pra gente perceber este movimento cíclico da natureza, do avanço e do recuo do mar. Essa é uma construção do século 18 e, como todo forte, ele estava à beira d’água. O mar recuou bastante ao longo de todos estes anos, só que a população aproveitou e construiu. Agora, o mar está voltando.

“Eu pensava o seguinte: isto aqui tem uma área muito bonita de areia, então vamos construir, porque aqui jamais vai chegar. E aconteceu de chegar”, conta o dono de bar Milton Galvão, que se prepara para a próxima ressaca.

Sem o homem por perto, a natureza muda sem alarde, como na Ilha do Cardoso, litoral de São Paulo.

Um estreito marca oficialmente a divisa entre os estados de São Paulo e do Paraná. Isto no mapa que está nos livros, já que a natureza está fazendo um outro desenho. A areia está ligando duas partes. E de um dos lados, o mar está abrindo passagem. Um pedacinho está se separando de São Paulo e se juntando ao Paraná.

“De um lado nós temos forças do mar aberto, e de outro lado nós temos forças da laguna fazendo com que no final das contas você acabe afinando a ilha”, disse a especialista.

A movimentação natural do mar também explica o que está acontecendo em Coroa Comprida, no Pará. Sobraram apenas 50 dos quase 800 metros de praia.

“É um fenômeno natural. Assim como está acontecendo a erosão, depois de um tempo a tendência é se recuperar”, afirma Niles Asp, oceanógrafo da UFPA.

Escombros são restos do que o pai de Júlia queria deixar para a família, em Atafona, litoral norte do Rio.

“Ele fez três andares com 48 suites, para funcionar o hotel, que nunca chegou a funcionar”, diz a moradora de Atafona Júlia Assis.

A construção ficou interditada por 30 anos, antes de ruir. O hotel recebe turistas. Curiosos que ficam perplexos diante da cidade que o mar engoliu.

“Como é uma planície costeira, a declividade é baixa, você não tem bloqueios naturais de rochas, nem de ilhas, voce tem tudo convidativo para a destruição mesmo” disse o chefe do Departamento de Engenharia Cartográfica da UERJ e UFF, Gilberto Pessanha Ribeiro.

“É estranho você ver um patrimônio seu virar uma atração turística. Tem gente que acha que o prédio ruiu de repente. Mas o mar não vem de repente, ele avisa”, lembra Júlia.

O mar está dando o alerta. E é preciso agir rápido.

“O conhecimento do problema é o primeiro passo, a partir do conhecimento é que a gente começa a desenvolver as medidas”, diz o professor David Zee.

Um equipamento no topo de um prédio em Boa Viagem, no Recife, mede direção, velocidade e força das ondas.

A rede de monitoramento da Marinha também está crescendo.

“Só com estas observações, cada vez mais, é que nós vamos poder ser capazes de efetivamente afirmar o que está acontecendo”, afirma Almirante Palmer, diretor de hidrografia e navegação da Marinha no Brasil.

Tecnologia não é a única solução. “Já que não é possível chegar a cidade pra trás, é chegar o mar pra frente. Você faz o que se chama engordamento da praia. Você procura as proximidades, uma uma jazida de areia com características físicas,tamanho de grãos semelhantes ao da praia. E você traz areia de fora do sistema e coloca no sistema”, diz um especialista.

Sem o engordamento, a praia mais famosa do Brasil não seria Copacabana. Na década de 50, as ressacas eram constantes, invadiam o bairro e ameaçavam acabar com a praia.

Mas nem tudo é resolvido com areia. Um prédio está a 800 metros da praia, mas sofre diretamente os efeitos do avanço do mar.

“Quando coincide a maré cheia com chuva forte, aí atinge todos os seis elevadores”, diz o síndico Adilson Ferreira Lacerda.

A água fica no poço dos elevadores, porque a maré cheia bloqueia o escoamento, neste prédio e no dos vizinhos também.

É por isto que as baixadas sofrem mais quando chove forte. Este ano, no Rio de Janeiro, a chuva já tinha passado. Mas a inundação em Vargem Grande e em Vargem Pequena custou a baixar.

“Baixada Fluminense, Baixada Santista, Itajaí, em Santa Catarina, Salvador, Recife, Aracaju e Maceió. Estes locais, que hoje já sofrem problemas de dificuldade de escoamento das águas com inundação, alagamentos em época de chuva, na medida que o nível do mar sobe, a tendência é isto se agravar, vai ficar mais difícil”, avisa o especialista.

Nas áreas urbanas, é difícil remover populações inteiras. Já nas comunidades ribeirinhas, sair quando o mar avança é uma tradição. No norte do Pará, os endereços das casas de palafita são provisórios.

“Ele se estabelece naquele local, mas aquele local pode começar a sofrer erosão e eles muitas vezes desmancham as casas, e montam as casas em outro local”, conta Niles Asp.

Por causa do avanço do mar, Ararapira, onde Nilton nasceu, virou uma ilha fantasma; 60 famílias viviam no local. Ararapira afundou em terra firme.

Na Praia dos Milagres, em Olinda, o mergulhador Adilson dos Santos vê o naufrágio de uma tentativa de ocupação.

Cidades submersas que apenas alguns brasileiros vão lembrar.

“Às vezes as pessoas perguntam que sentimento que tem, se é uma raiva, se é um respeito muito grande pelo mar”, finaliza Júlia.

Moradores da região Norte decidem investimentos de 2011.

O Orçamento Participativo realizou a sua terceira Assembleia Regional na última terça-feira (24), com os moradores da região V, que compreende os bairros Vila Real, Jardim São Paulo, Jardim Boa Vista e Jardins América III e IV. A disputa entre as demandas foi bastante acirrada e a vencedora ganhou com a diferença de apenas um voto, prevendo, entre as melhorias, iluminação e limpeza de cinco vielas e construção de uma passarela de pedestres. A próxima Assembleia será na sexta-feira (27) na região, III, que contempla os bairros da região da Vila Popular.

As Assembleias Regionais consistem na etapa decisiva do OP. Conduzidas pelo vice-prefeito, Lula Raniero, elas serão realizadas nas seis regiões do município, para que os moradores de cada uma delas possam votar nas demandas que deverão ser realizadas com parte do orçamento de 2011. “Desde 2005, estamos criando espaços de participação para que a população nos mostre onde é necessário investir o orçamento municipal. Estamos ampliando cada vez mais essa participação, porque a população recebeu muito bem essa proposta e está aderindo cada vez mais a ela”, explica Lula.

As demandas votadas nas Assembleias Regionais foram indicadas pela população durante as Reuniões de Bairro, realizadas no primeiro semestre de 2010, totalizando 56 encontros. Todas elas foram analisadas pelos técnicos da Prefeitura, quanto à viabilidade de execução, e discutidas com os delegados do OP, durante dois Fóruns de Delegados.

Na Assembleia da Região V, o pacote de demandas vencedor prevê o investimento de R$ 274.559,17 nos bairros contemplados. As melhorias escolhidas são: construção de muro, calçada, alambrado e parque com acessibilidade na creche do Jardim América III; ampliar local de trabalho dos agentes comunitários na USF da Vila Real e instalação de forro térmico; iluminação e limpeza de 5 vielas no Jardim São Paulo e construção de passarela de pedestres sobre o córrego Pequeri.

Além das demandas que vão para votação, muitas necessidades apontadas pela população foram encaminhadas para as secretarias e órgãos competentes através dos Conselhos Municipais e Locais das diversas áreas, como Saúde, Educação, entre outras.

Também nas Assembleias Regionais, são eleitos os Conselheiros, que serão responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da execução das demandas eleitas.


Novos adeptos

A oportunidade de poder participar das decisões do governo municipal, por meio do Orçamento Participativo, está atraindo novos adeptos para iniciativa. Este é o caso de Isabel Rodrigues, moradora do Jardim América III. “Essa é a melhor forma que um governo tem de saber o que realmente o povo quer”, avalia. No início, Isabel ficou desconfiada, achando que o método não iria funcionar. “Depois que fui à primeira reunião notei que nós realmente somos ouvidos e que a participação era possível”, diz.

Aqueles que estão inseridos no processo desde sei início, em 2005, garantem que o OP é a melhor forma de diálogo com o governo. “Foi o caminho ideal para o governo se unir com a população para promover as melhorias da cidade. O Eduardo abriu um grande espaço para nós”, conta Neuza Valcira Gonzaga, eleita uma das Conselheiras da região V.


Confira as datas das Assembléias e participe!

Dia 27 de agosto - Região III
EMEF Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi. Rua Itaipu, 150. Parque Guarani. Às 19 horas.

Dia 31 de agosto - Região I
Ginásio de Esportes Jordan Dias Fernandes. Rua Portugal, s/n. Jardim Promeca. Às 19 horas.

Dia 3 de setembro - Região IV
Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva. Rua Aristides Nivoloni, 240. Jardim Maria de Fátima as 19:00 horas.



Escrito por Yasmim Taha.

Equipe de Várzea, premiada em 2008, de volta do Chile.

A equipe de Saúde do município, vencedora do Prêmio ‘O SUS que dá certo’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2008, em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde, está de volta do Chile. Na época, Várzea Paulista ficou em segundo lugar, dentre mais de 100 cidades participantes, que enviaram suas experiências de gestão em Saúde.

A viagem ao país teve o objetivo de proporcionar aos autores do trabalho ‘Construindo uma vida melhor’ uma semana de estudos sobre o funcionamento e diretrizes do sistema público de saúde chileno: experiências, modelos e estratégias.

A equipe formada pelo atual secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, que na época era supervisor de Gestão e Planejamento, pela secretária de Saúde, em 2008, Maria do Carmo Carpintero, pela diretora de Informação em Saúde, Eleni de Marques Guatura, e pela diretora Administrativa e Financeira, Vera Regina Bruno, foi recebida por integrantes do Ministério da Saúde daquele país. Carolina Vitti Domingues, embora não tenha participado da viagem, também foi autora do relato.

Para Tofani, a Saúde de ambos os países tem muitas semelhanças: a priorização da atenção básica, representada pelas Unidades Básicas de Saúde (no Chile, Centros de Saúde Familiar), a humanização do atendimento e programas, como os de Saúde Mental, a rede de urgência e emergência e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “É muito válido conhecer a Saúde de outro país, principalmente, porque o Chile atua de maneira similar com a do Brasil e é um dos poucos países do mundo que têm sistema de saúde público”, comenta.

Quanto às diferenças, o secretário afirma que medidas nacionais, colocadas em prática na cidade, causaram interesse nos chilenos. “Não há, no Chile, um equivalente à Participação Popular, com conselhos e conferências, fortes como no Brasil e em Várzea. A atuação dos agentes comunitários também será motivo de troca de informações, pois eles não conheciam este modelo de trabalho, assim como nós podemos colocar em prática iniciativas deles, como o uso da fisioterapia respiratória”, revela. Ele se refere ao tratamento feito em crianças e idosos, com bronquite, asma e outras doenças crônicas.


Premiação

Desde 2005, a Saúde em Várzea Paulista passa por mudanças, que objetivam a melhora no atendimento aos moradores e no trabalho dos servidores.

Em cinco anos, o sistema de saúde varzino foi reorganizado, numa tentativa de garantir a humanização na abordagem aos pacientes; a educação permanente dos profissionais, por meio das capacitações; o planejamento de ações, especialmente a atenção básica, representada pelas Unidades Básicas de Saúde; e, principalmente, a Participação Popular, modelo de administração que permite a interação entre Governo e munícipes na tomada de decisões referentes ao que precisa ser feito na cidade e como as verbas devem ser gastas.

Escrito por Renata Susigan.

Várzea Paulista agita ao som dos Paralamas do Sucesso .

Durante a 6ª Orquivárzea, a cidade foi palco para os clássicos do rock nacional da banda Paralamas do Sucesso, no sábado (21). Pela primeira vez no município, o grupo se apresentou no palco da avenida Projetada e arrastou uma multidão de quase 20 mil pessoas: “Em quase 30 anos de carreira, esta é a primeira vez que tocamos aqui em Várzea Paulista. Isso me dá muita energia e orgulho, muito obrigado a todos vocês", disse entre uma das músicas, o vocalista Herbert Vianna. Jovens e adulto estiveram presentes e se divertiram ao som de ‘Lanterna dos afogados’, ‘Cuide bem do se amor’ e ‘Óculos’, entre outras canções.

Na ocasião, a banda carioca foi recepcionada pelo prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, acompanhado da primeira-dama, Dulce Pereira. Momentos antes do show, os músicos também concederam entrevistas e atenderam aos fãs. O prefeito, um dos idealizadores da Orquivárzea, ressalta o empenho do governo municipal em trazer shows de qualidade para a população: “A festa tornou-se conhecida não só pela belíssima exposição de orquídeas, mas também pelo valor cultural de seus shows, que trazem referências da música nacional.” Ele observa ainda a preocupação em garantir o acesso de toda a população à apresentação. “Promovemos um espetáculo bastante democrático, para garantir que todos possam participar, já que a entrada é gratuita”, avalia.

Formada no final dos anos 80 por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), a banda é referência em rock brasileiro. No início, o grupo misturava o gênero com o reggae. Posteriormente, passou a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Juntamente com os Titãs, RPM, Barão Vermelho e Legião Urbana foram a banda de maior popularidade e prestígio no Brasil durante os anos 80.

Entre os álbuns destacam-se ‘Vamo Batê Lata’, ‘Uns Dias’ e ‘Brasil Afora’. Ganharam o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro pelos trabalhos Acústico MTV, em 2000; Longo Caminho, em 2003; e Hoje, em 2006. São os maiores vencedores da história do Video Music Brasil (VMB) da MTV Brasil, com 15 prêmios.



Escrito por Tatiane Bardi

Alunos do Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital lançam blog .

Na última quarta-feira (25), o projeto Laboratório Social e Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista em parceria com a Petrobrás, formou seus alunos no primeiro módulo do curso, que corresponde às aulas de inclusão digital. Nesta primeira etapa, o curso formou 82 jovens e 39 adultos, totalizando 111 beneficiados. Além da entrega de certificados, a secretaria de Cidadania e Assistência Social também anunciou o lançamento oficial do blog desenvolvido pelos alunos do curso.


Fruto das diretrizes apontadas pelos jovens varzinos durante a II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista, o Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital foi implantado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central. O espaço conta com duas salas de informática, estúdio de edição, recepção e sala multiuso, totalizando 16 computadores.

Como os jovens consideravam uma necessidade ter um espaço de encontro, que promovesse a capacitação e inclusão digital, a Prefeitura buscou recursos para viabilizar o projeto e conquistou R$ 200 mil através de parceria com a Petrobrás. Desenvolvido em parceria com Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto prevê, além das aulas de inclusão social, que ensinarão a informática básica, um curso multimídia, com aulas de edição de vídeos e design gráfico.

Giany Póvoa, secretária de Cidadania e Assistência Social, considera os resultados do primeiro módulo, sinais do sucesso do projeto. “Isso prova que começamos um novo movimento da juventude varzina. Nossa meta é que esse blog se torne em breve o portal da juventude da cidade”, diz.

De acordo com Lula Raniero, vice-prefeito de Várzea Paulista, o projeto é importante para incentivar a juventude varzina e prepará-la para o futuro. “Estamos investindo na inclusão digital de nossos jovens porque nos preocupamos com o futuro. Dessa forma, estamos garantindo o crescimento pessoal e profissional deles, já que a informática é uma ferramenta fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, avalia.


Blog

Além do aperfeiçoamento técnico oferecido aos participantes, o laboratório ainda é um espaço de manifestação da juventude varzina. Para tanto, os jovens criaram um blog (http://www.labdigitalvzp.blogspot.com/), no qual divulgam e acompanham os principais eventos e notícias da cidade. No último fim de semana, por exemplo, os jovens fizeram uma cobertura jornalística da Orquivárzea.

Escrito por Nádia Mathias.

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.