sexta-feira, 30 de abril de 2010

Termina prazo para entrega do IR; saiba o que fazer se você perdeu.

Quem não entregou está sujeito a multa de no mínimo R$ 165,74.
Entrega ia até as 23h59 desta sexta-feira, 30 de abril.
Do G1, em São Paulo

imprimir
Terminou à 0h deste sábado (1º) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2010, ano-base 2009. O órgão recebeu mais de 24,6 milhões de declarações neste ano.

O prazo para a entrega da declaração pela internet ia até as 23h59, no horário de Brasília. Para entrega da declaração em disquete, o prazo se encerrou no final do expediente desta sexta-feira das agências da Receita Federal, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, onde os disquetes são entregues.

Segundo o consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB, mesmo quem entregar com apenas um minuto de atraso está sujeito a multa de no mínimo R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido a cada mês de atraso na entrega da declaração, o que for maior. A multa é limitada a 20% do imposto devido.

Como agir
O procedimento para quem não entregou a declaração e vai fazê-lo a partir de agora é similar ao da entrega dentro do prazo: o contribuinte deve baixar os programas IRPF 2010 e Receitanet e, depois do preenchimento da declaração, transmiti-la usando o Receitanet.

A transmissão pode ser feita em qualquer dia da semana, exceto no horário de 1h às 5h. Para quem vai entregar a declaração em disquete, é necessário levá-lo a uma unidade da Receita Federal, já que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica não recebem as declarações em atraso.

No caso da entrega pela internet, depois de transmitir a declaração o contribuinte poderá imprimir o recibo de entrega, a notificação de multa e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) da multa. Segundo a Receita, se a multa não for paga no prazo, haverá incidência de juros.

Os contribuintes que tiverem imposto a restituir e forem multados por entrega da declaração fora do prazo também podem imprimir o Darf e pagá-lo. Caso não o façam, a multa será subtraída do valor da restituição, explica Teixeira.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Quem pode ser beneficiado pela saída de Ciro da campanha?

Do UOL Eleições
Em São Paulo
A saída de Ciro Gomes (PSB) da disputa pela Presidência da República, que deve ser oficializada pelo partido nesta terça-feira, levanta a questão de para onde devem ir os votos do deputado federal pelo Ceará. Cientistas políticos ouvidos pelo UOL Eleições divergem na questão.

Para José Álvaro Moisés, professor titular do Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo), com a saída de Ciro quem deve ser beneficiado é o ex-governador de São Paulo e pré-candidato José Serra. Segundo Moisés, as pesquisas mostram que o eleitor de Ciro tem mais escolaridade e está nas capitais e nesse ambiente Serra leva vantagem. “Um eleitor de Ciro é mais sofisticado”, disse.

Nei Lumes conquista verba com Vicentinho em Brasília.

Os vereadores Nei Lumes atual presidente e Silas Zafani presidente eleito para o biênio 2011 - 2012 na Câmara Municipal de Várzea Paulista,estiveram recentemente em Brasília com o objetivo de conquistar emendas parlamentares que resultem em investimentos para a cidade.
Nei Lumes recebeu uma importante notícia do Deputado Federal Vicentinho que confirmou a liberação de 550 mil reais para a pavimentação asfáltica do restante da avenida José Rabelo Portela, na região da Vila Popular. “Agradeço ao companheiro Vicentinho por ter atendido ao nosso pedido. Será muito importante para a população local e desenvolvimento de toda região”, afirmou.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

NETINHO VISITA VÁRZEA PAULISTA.

Netinho estará na região para inauguração do novo escritório do PCdoB em Várzea Paulista, inauguração que acontece no dia 29 de Abril, as 19 hrs na Rua Maria Auxiliadora Nº 30 no Santa Terezinha.

AGENDA:
12:30 CHEGADA DO NETINHO NO ESCRITÓRIO REGIONAL DO DEPUTADO PEDRO BIGARDI – RUA ZUFEREY 103 VL. ARENS JUNDIAÍ (EM FRENTE A IVETE BOLOS) PRÓXIMO AO BOLICHE BONANZA.
12:45 ALMOÇO NO TITAN RESTAURANTE – RUA LEONARDI CAVALCANTI EM FRENTE CASA DE SAÚDE.
14: 00 RÁDIO DIFUSORA – PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA AO VIVO
14:45 RÁDIO CIDADE – PROGRAMA PAULINHO MAURÍCIO
15:30 CAMINHADA RUA BARÃO DE JUNDIAÍ ATÉ A PRAÇA RUI BARBOSA (TERMINAL INTERMUNICIPAL, CONVIDANDO A POPULAÇÃO PARA A INAUGURAÇÃO).
16:50 VISITA AO PREFEITO DE VÁRZEA PAULISTA EDUARDO TADEU- PT
17:50 – CASA DA JUNIOR APRILLANTI – (COFEE BREAK) E COLETIVA DE IMPRENSA
19:00 – INAUGURAÇÃO DO COMITÊ MUNICIPAL
20:00 COQUETEL DE INAUGURAÇÃO
21:00 ENCERRAMENTO.
(Da Assessoria do PCdoB)

TV por Assinatura alcança 26 milhões de brasileiros.

(Da Assessoria de Imprensa da Anatel)
Com 194.137 novos assinantes em março de 2010, o Brasil chegou ao final do primeiro trimestre de 2010 com 7.919.380 domicílios com TV por Assinatura. O crescimento observado representa uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes de fevereiro de 2010. No ano, o setor acumula crescimento de 3,9%. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para mais de 26 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: por meios físicos (TV a Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH)**. Veja no gráfico a seguir a participação atual de cada tecnologia no mercado brasileiro.

Os serviços prestados via satélite (DTH) lideram crescimento do setor. Em março de 2010, o DTH cresceu 5,7% em relação ao mês anterior,enquanto o número de assinantes via TV a Cabo cresceu 0,7%. As prestadoras de MMDS perderam 1% de sua base de assinantes.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na visão "Informações Técnicas", item "TV por Assinatura", "Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil". O "Panorama dos Serviços de TV por Assinatura" - com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos - também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.
Evolução - Acompanhe nos quadros abaixo as Unidades da Federação e regiões que apresentaram maior crescimento nos serviços de TV por Assinatura nos últimos 12 meses.
RegiãoCrescimento nos últimos 12 meses
Norte48,2%
Nordeste27,7%
Sudeste20,6%
Centro-Oeste18,2%
Sul15,0%
BRASIL20,8%

UFCrescimento nos últimos 12 meses
Amapá113,1%
Roraima85,8%
Piauí50,5%
Tocantins50,2%
Amazonas49,7%
Maranhão49,5%
Rondônia48,2%
Alagoas45,0%
Acre44,4%
Bahia34,7%
BRASIL20,8%

Equipe de voleibol feminino vence mais uma partida.

A equipe de voleibol feminino de Várzea Paulista, categoria adulto, venceu sua partida da rodada do final de semana pelo Campeonato Sports Cia / APAV de voleibol feminino.
O jogo foi realizado no Ginásio Municipal Ayrton Senna da Silva, no sábado – 24, contra a equipe da UNINORTE/FIG.
Com parciais de 25 X 21, 25 X 21 e 25 X16, a equipe varzina venceu por três sets a zero em uma hora e vinte minutos.
No transcorrer da partida, o técnico Ronaldo Vieira, pode utilizar todas as jogadoras da equipe para trabalhar maior entrosamento entre as atletas.
Para Maria Teresa, capitã, a equipe se apresentou bem melhor nessa terceira partida: “A equipe mostrou melhor entrosamento nessa partida. Temos crescido dia a dia na competição”.
“O desempenho da equipe tende a melhorar a cada rodada, pois nosso planejamento previa as dificuldades de início de atividades e visamos estar no topo da preparação para as partidas de finais da competição” complementou Vieira.
As finais do campeonato devem ocorrer próximas a realização dos Jogos Regionais, competição seguinte que equipe disputará no período de 22 a 29 de julho na cidade de Itu.
Nas próximas duas semanas a equipe não terá rodadas e aproveitará para intensificar os treinamentos e acertar algumas deficiências que apresenta.
Os treinos acontecem aos sábados das 15h às 17h no Ginásio Ayrton Senna. Atletas do sexo feminino que desejem participar podem comparecer aos treinos e se integrar ao grupo.
A equipe Várzea Paulista/APEVAP conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP) e da empresa PLASINCO.

ISOPP.

Farmacêutica do Grendacc é novo membro da diretoria de Sociedade Internacional Annemeri, que já era integrante da Sociedade, tendo sido a segunda representante brasileira, agora se tornou também a única representante da América do Sul na diretoria do órgão, ocupando o cargo de secretária. A farmacêutica jundiaiense Annemeri Livinalli, responsável pela Farmácia do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), acaba de se tornar novo membro da diretoria da ISOPP (International Society of Oncology Pharmacy Practitioners - Sociedade Internacional dos Farmacêuticos em Oncologia). Annemeri, que já era integrante da Sociedade, tendo sido a segunda representante brasileira, agora se tornou também a única representante da América do Sul na diretoria do órgão, ocupando o cargo de secretária e tendo vencido outros dois candidatos internacionais.O primeiro convite para a farmacêutica fazer parte como associada surgiu no ano de 2006, em Belo Horizonte, durante um Congresso da SOBRAFO (Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia), no qual o trabalho desenvolvido na Farmácia do Grendacc foi um dos finalistas. “A partir daí iniciei um contato profissional mais intenso com John T. Wiernikowski, que é membro da Sociedade e que me ofereceu tal oportunidade”, relata. Annemeri lembra ainda que atua na Comissão de Publicação do grupo, contribuindo com textos diversos para incrementar as informações oferecidas aos associados e atualmente também participa da Comissão dos Membros. O convite para compor a chapa da diretoria se tornou possível graças a essa ampla atuação e a profissional terá agora mais uma grande oportunidade profissional em benefício não somente de sua carreira, mas especialmente das crianças e adolescentes atendidos no Grendacc, representando inclusive a classe farmacêutica do País. “Iniciativas como essa permitem um contato importante com outros profissionais da área, no mundo todo. É possível trocar experiências sobre protocolos de pacientes, novos medicamentos, além de esclarecer dúvidas com outros colegas ainda mais experientes. Enfim, há uma série de benefícios e vantagens para o tratamento do câncer”, esclarece.A atual diretoria da ISOPP conta, então, com os seguintes membros: John Wiernikowski, do Canadá, no cargo de presidente; Jill Kolesar, dos Estados Unidos, no cargo de tesoureira; Maria Larizza, da Austrália e Annemeri Livinalli, do Brasil, ambas no cargo de secretária. Vale lembrar que um dos principais objetivos de trabalho da ISOPP e de todos esses profissionais é promover e melhorar a prática da farmácia em oncologia, tendo sempre o paciente como principal beneficiado.
(Da Assessoria)

Em ano eleitoral, deputados de SP gastam R$ 1 milhão em publicidade própria.

Campeão em gastos com Correios em 2010, o deputado Carlos Gianazzi (PSOL) envia para os eleitores um jornal periódico. Além de divulgar suas vitórias no mandato, no entanto, o parlamentar costuma usar o panfleto para criticar o governo usando expressões sem embasamento, denunciando, por exemplo, as supostas 'Máfia da merenda' e a 'Farra dos Pedágios'. Para Silvio Salata, presidente da comissão de Estudos Eleitorais da OAB-SP, a verba pública deve ser usada apenas para prestar contas ao eleitor. 'É uma violação dos princípios constitucionais.'

Arthur Guimarães
Do UOL Notícias

Levantamento exclusivo feito pelo UOL Notícias nas contas da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) mostra que os 94 deputados estaduais paulistas já gastaram nos primeiros três meses deste ano quase R$ 1 milhão em serviços gráficos e na postagem de correspondências dentro da chamada verba de gabinete.

Esse montante foi utilizado regimentalmente pelos parlamentares para a confecção de jornais, panfletos e demais materiais para divulgação das conquistas do mandato, assim como para o envio de cartas ou malas diretas para os eleitores do Estado. Tais ações, no entanto, correm o risco de ser ilegalmente usadas para propaganda política, como afirmam especialistas, já que muitos legisladores vão tentar a reeleição no pleito de outubro deste ano.

O cruzamento de dados foi feito com base na página de prestação de contas do site da Alesp na semana de 12 a 16 de abril. Foram tabuladas as informações dos 94 deputados, uma a uma, mapeando a utilização dos R$ 20.525 mensais colocados à disposição de cada político (mediante comprovação do uso em nota fiscal) para custear hospedagens, combustível, material de escritório e consultorias, além da produção gráfica e do envio de correspondências.

Em relação ao ano de 2009, a tabulação dos dados mostra que houve na Assembleia um aumento geral de 25% nos gastos especificamente com remessas nos dois primeiros meses do ano (os dados referentes à março ainda não estão fechados pois alguns deputados ainda não prestaram contas). Foram R$ 104.063 em janeiro e fevereiro do ano passado, contra R$ 130.313 neste ano, sendo R$ 78.919 somente em fevereiro –cifra suficiente para enviar mais de 75 mil cartas, pelas estimativas dos Correios.

O uso é concentrado em alguns gabinetes, já que quase metade da Casa alegou não ter aproveitado a verba para o serviço ou simplesmente não prestou contas. Na produção gráfica, igualmente houve aumento, mas em menor ordem: foram usados R$ 634.791 em 2009, e R$ 635.223 em 2010.

Os legisladores chegam a gastar individualmente mais de R$ 10 mil em correspondências. Carlos Gianazzi (PSOL) foi o campeão na utilização dos Correios em 2010. No total, foram R$ 18.796 nos meses de janeiro e fevereiro, valor suficiente para enviar mais de 15 mil cartas.

domingo, 25 de abril de 2010

Frentes sindicais sugerem planos para reconstrução social e trabalhista do país.

Entre 8 e 10 de abril, federações sindicais de várias partes do mundo se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, durante uma cúpula de unificação, com o objetivo de traçar um plano de apoio mais efetivo ao processo de reconstrução do Haiti, que foi atingido por um terremoto no último dia 12 de janeiro. O levantamento da situação e as sugestões para o desenvolvimento do país foram reunidos em um documento, que foi entregue ao Ministério do Trabalho.
De acordo com o documento, o processo de reconstrução do país precisa levar em conta um outro modelo de sociedade. Nesse ponto, destaca que a economia do país tem que estar a serviço da justiça social e da cidadania. As frentes sindicais também avaliaram que este momento pelo qual passa o país precisa do envolvimento de todos os atores, para que esses possam defender e ter seus direitos assegurados.
Segundo indicam os sindicalistas, a política nacional de emprego deverá estar baseada no que estabelece os convênios internacionais do qual o país é signatário. "O programa de trabalho decente se baseia em quatro objetivos estratégicos: o respeito das normas internacionais do trabalho; o emprego para todos e todas; o acesso à proteção social; o diálogo social e o tripartidismo", afirma o documento.
Nesse sentido, o levantamento indica a ratificação e aplicação do Convênio 122, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre políticas de emprego. Mas essa aplicabilidade deve estar acompanhada dos regimentos sobre trabalho decente para os haitianos e haitianas.
Dessa forma, todos os projetos e programas que visem a criação de emprego deverão respeitar o pagamento de salários justos, inclusive para aqueles trabalhadores que deixaram de receber seus salários desde o 12 de janeiro; aplicação do princípio de equidade salarial entre homens e mulheres; revisão do salário mínimo e sua adaptação ao custo de vida; e formalização nas relações de emprego.
"O movimento sindical nacional e internacional pede para que os contratos de reconstrução adjudicados em licitação pública incorporem o compromisso de respeitar a legislação trabalhista do Haiti e os Convênios fundamentais da OIT. Todas as empresas nacionais e estrangeiras, bem como as organizações não governamentais presentes no Haiti devem também respeitar a legislação laboral e os Convênios da OIT, em particular o direito de sindicalização", indicaram as frentes.
A cúpula fez questão de salientar que, mesmo enumerando sugestões ou orientando na reconstrução do país, as mudanças maiores e mais significativas cabem aos trabalhadores e trabalhadoras haitianos que têm autonomia e empoderamento para isso.
Lembram ainda que o Haiti é um país independente e que as tropas militares que compõem a missão de estabilização da Organização das Nações Unidas precisam respeitar a soberania do país caribenho.
(Adital - Noticias)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Relatório final do CONAE.

São Paulo, 03 de Abril de 2010

Prezados educadores (as),

Encerramos na última quinta-feira em Brasília a etapa final da Conferência Nacional da Educação (CONAE) com a presença do presidente Lula, do ministro da educação Fernando Haddad e de cerca de 3 mil delegados eleitos em todos os Estados da federação.

Você foi parte integrante desse processo. Mesmo que você não tenha sido um delegado nacional, sua opinião, suas idéias e suas esperanças estiveram conosco nos cinco dias da CONAE.

Nem tudo aquilo que você defendia foi aprovado e algumas coisas que você não concorda farão parte do documento nacional. Porém, a maior parte daquilo que acreditamos será parte integrante do Plano Nacional da Educação (2011-2020).

Quando esse documento for aprovado pelo Congresso Nacional, cada um de nós poderá dizer que participamos do processo de elaboração e que ajudamos a construir aquilo que acreditamos para a educação de nosso país.

Veja as principais decisões da CONAE:

- Criação do Sistema Nacional da Educação que vai articular as ações educacionais em todos os níveis e todas as áreas
- Criação do Fórum Nacional da Educação que terá poderes mais amplos que o Conselho Nacional da Educação.
- Mudanças dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal que deverá ter seus membros eleitos de forma democrática e representar os segmentos da área da educação.
- Gestão democrática da educação deve ser estendida também para o setor privado;
- Melhoria dos programas de assistência ao estudante;
- Fortalecimento do ensino público e gratuito;
- Reserva de vagas nas universidades públicas para um mínimo de 50% de alunos egressos do ensino médio, sendo respeitada a proporcionalidade de negros(as) e indígenas de cada ente federado a que pertence a instituição.
- Ampliação do atendimento de creche, ensino fundamental em período integral e ensino médio profissionalizante;
- Ampliação da Educação de Jovens e Adultos e de programas de combate ao analfabetismo;
- Financiamento das matriculas públicas através do Custo Aluno/a Qualidade (CAQ)
- Ampliação da gratuidade dos cursos do sistema “s”;
- Construção de um Referencial Nacional para a Formação de Professores;
- Formas de melhoria salarial dos profissionais da educação com piso salarial de R$ 1.800,00;
- Sistema de dedicação exclusiva do professor num único cargo, sendo que até 2015, 1/3 da carga horária será destinada a horas-atividade;
- Licença automática e remunerada para cursas mestrado e doutorado;
- Formação inicial do professor de forma presencial e o EAD (Ensino á distância) somente de forma excepcional e rigidamente regulamentado;
- Diretrizes de carreira sem o sistema de premiação/punição;
- Ampliação gradativa dos recursos da educação até que seja aplicado 10% do PIB na educação pública;
- Ampliação dos recursos vinculados de 18% para 25% dos recursos da União e de 25% para 30% dos recursos dos Estados e Municípios;
- Criação da Lei de Responsabilidade Educacional;
- Criação do programa de Educação Fiscal para a cidadania;
- Destinar 50% dos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo e do pré-sal para a educação;
- Fortalecimento das medidas de inclusão e de educação para a diversidade, com a introdução da educação para comunidades quilombolas, o combate à homofobia e outras formas de preconceito;
- Recursos públicos para a educação pública, sendo que à partir de 2018 os recursos do FUNDEB não poderão mais financiar instituições privadas.

Tão logo a Comissão de Sistematização divulgue o documento final, ele será disponibilizado pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/conae.

Todas essas decisões ainda poderão ser modificadas pelos órgãos técnicos do Governo Federal e pelo Congresso Nacional.

Portanto, toda a mobilização que fizemos para a realização da CONAE com a participação de mais de 100 mil pessoas no Estado de São Paulo deve permanecer para que possamos garantir nossas conquistas;

A todos vocês, gostaria de agradecer pelo apoio na realização da CONAE – São Paulo. Sem a dedicação de cada um não seria possível realizar a maior conferência da história do Brasil.

Um forte abraço,

JOSÉ ADINAN ORTOLAN
Coordenador da CONAE-SP

domingo, 11 de abril de 2010

rpo de garota é encontrado em um córrego de Várzea Paulista.

Andressa Almeida Paes estava desaparecida desde sexta-feira
Agência BOM DIA

O corpo de Andressa Almeida Paes, 25 anos, foi encontrado na manhã deste sábado, no leito do córrego da avenida Bertioga, em Várzea Paulista, com sinais de estupro e estrangulamento.

Ela desapareceu na madrugada dessa sexta-feira, dia 9, após sair para o trabalho na noite dessa quinta-feira, dia 8.

O chamado da polícia foi feito pela própria família da vítima, que localizou o corpo depois de uma intensa busca pela região.

A polícia encontrou a vítima seminua e parte de suas roupas estavam em outro ponto do rio. Com isso, o corpo e os pertences da vítima foram encaminhados para o IML para averiguação.

Andressa Almeida Paes trabalhava no posto Graal e era filha de um funcionário da prefeitura do município. Segundo apurações iniciais da polícia o celular de Andressa já foi encontrado e estaria em uma ‘biqueira’ na Vila Real, em Várzea Paulista.

A polícia telefonou para o número do celular de Andressa e a pessoa que atendeu disse que comprou o aparelho na favela, em um ponto de droga.

Depois de breve interrogatório, a pessoa apontou possíveis suspeitos do crime.


Ligação de crimes
A polícia trabalha com uma linha de investigação diferente. Os investigadores acreditam que há uma conexão entre o crime cometido na madrugada dessa sexta-feira com um outro estupro que aconteceu há três meses, no mesmo local.

No entanto, o perfil das vítimas é totalmente diferente. No caso anterior a mulher era usuária de drogas e a polícia acredita que foi um acerto de contas.

Já Andressa não era usuária de drogas e trabalhava normalmente. Porém, a polícia não descarta nenhuma possibilidade, pois as investigações do caso estão em sua fase inicial.

terça-feira, 30 de março de 2010

Funcionamento da Prefeitura de Várzea Paulista durante o feriado

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que devido ao feriado da Paixão de Cristo o atendimento será paralisado nos dias 1 (quinta-feira Santa) e 2 (sexta-feira – Paixão de Cristo) de abril. O expediente retorna normalmente na segunda-feira, dia 5 de abril, a partir das 8 horas. Os horários de funcionamento da Central Mais Fácil também serão os mesmos.
Já os serviços do Hospital da Cidade e o Setor de Ambulâncias funcionam normalmente, 24 horas por dia.

Secretaria Municipal de Comunicação SocialAssessoria de Imprensa

Conferência de Saúde Mental aborda reforma psiquiátrica.

Intervenções na cidade já reduziram em 160% as internações em hospitais psiquiátricos nos últimos três anos
No dia 6 de abril, Várzea Paulista realizará a segunda Conferência Municipal de Saúde Mental, na Faculdade Unianchieta. Este encontro faz parte da etapa preparatória da IV Conferência Nacional que se realizará de 24 a 27 de junho, na cidade de Brasília.
O evento varzino promoverá o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, indicando novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental, contemplando o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho e esportes.
Em Várzea, intervenções realizadas na área já resultaram na redução das internações em hospitais psiquiátricos em 160 % nos últimos três anos. Nesta conferência, delegados serão eleitos para representar a cidade na conferência estadual e nacional.

Direto da Argentina
Maria Fernanda Diaz Forniz e Vanina Soledad Gavardo, duas jovens assistentes sociais da Argentina que fazem estágio na cidade, participarão da conferência. “Pelo pouco que já vi, Várzea está muito organizada na questão de Saúde”, analisa Maria Fernanda. “Espero aprender muito com a cidade”, prevê Vanina.

Encontro Internacional
Recentemente, a cidade de Várzea foi representada, pela secretária-adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro, em Encontro Internacional de Saúde Mental, na cidade de Trieste. No evento, estiveram profissionais de 66 países como Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha.

Secretaria Municipal de Comunicação Social Assessoria de Imprensa

Nei e Mauro visitam obras na Marginal.

Os vereadores Nei Lumes (PT) e Mauro Aparecido (PV) visitaram nesta semana as obras de infraestrutura que estão sendo executadas na Marginal do Rio Jundiaí, no trecho de Várzea Paulista. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) é responsável pela estrada intermunicipal.
O projeto prevê de início a reforma de galerias pluviais e recapeamento da estrada que percorre Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. A Obra faz parte do Programa Pró-Vicinais, do Governo do Estado e deve, até o final do ano, recuperar os 12,5 quilômetros da via.
“A Marginal do Rio Jundiaí esta precisando de uma reforma há muito tempo, pois somente o município não dá conta de tapar buracos e restituir as encostas que desabam em tempo de chuvas”, explicou Nei Lumes.
Mauro Aparecido disse que a cidade necessita de mais investimento no setor viário da cidade, devido ao crescimento econômico ter chegado à Várzea Paulista. “É bem vinda esta reforma que ajuda no escoamento de cargas de nossa região e dá mais conforto a quem passa por aqui”, concluiu.
(Da Assessoria)

AAPC de Várzea Paulista e a Páscoa.

A Associação de Assistência e Prevenção do Câncer, unidade de Várzea Paulista estará realizando amanhã 31 de Março, uma grande confraternização para celebrar a Páscoa.
O evento terá seu início às 14 horas onde pacientes e familiares vão poder saborear um lanche, torta, bolo, sanduiches e sucos.

Após o término da confraternização os pacientes vão receber uma cesta contendo um ovo de páscoa, bolo de chocolate, uma caixa de bombom e um doce.

“Gostaria de mais uma vez agradecer o apoio que estamos tendo de toda comunidade de nossa região, para que possamos prestar auxilio as pessoas portadoras de câncer que são atendidas pela AAPC” disse Jamir Silva, Vice-Presidente da Instituição

Sobre a AAPC

Associação de Assistência a Prevenção do Câncer (AAPC), Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos, que tem por objetivo primordial dar apoio e assistência a adultos e idosos portadores de Câncer.
Com a ajuda da comunidade, a Associação desenvolve diversos atendimentos a pessoas carentes portadoras dos mais diversos tipos de câncer, visando dar uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos, além de estender os serviços a seus familiares, proporcionando assim tranquilidade neste momento tão difícil.

Em Várzea Paulista a AAPC esta localizada a Rua Maria Stella, 40 - Vila Terezinha, Fone: (11) 2816-2840 - site www.aapcan.org.br - email contato@aapcan.org.br

Maiores Informações - Jamir Silva (11) 7690-8523

APEVAP - Esporte Várzino.

Envio matéria sobre o esporte varzino.
Ronaldo Vieira
Divulgação APEVAP

FUTEBOL FEMININO
A equipe de futebol feminino de Várzea Paulista/APEVAP esteve em atividade no domingo, 28, pela fase regional dos Jogos da Juventude, em partida realizada no campo da Prefeitura em Várzea Paulista.
O jogo foi muito disputado entre as equipes, mas, pelo placar de 03 a 02, a equipe de Jundiaí venceu a partida.
Atuaram pela equipe varzina: Kerily Barra, Letícia Alcântara, Luana Tomé, Lais Souza, Gislaine, Thais Gonçalves, Natalia Carvalho, Mirelle, Denise, Aline, Paloma, Ana Caroline e Vanessa Ferreira. A comissão técnica da equipe varzina é composta por Gerlandia - técnica, Willian Mozelli - auxiliar técnico e João Alves massagista.
Os gols de Várzea Paulista/APEVAP foram marcados por Ana Caroline após cobranças de falta da jogadora Natalia que é um dos destaques da equipe.
“Nossas atletas jogaram muito bem. Atuaram com muita garra e vontade de vencer, tanto que o terceiro gol de Jundiaí só foi marcado no finalzinho do segundo tempo” comentou Gerlandia, técnica da equipe.
A segunda partida entre as equipes ainda não foi marcada e deverá acontecer na cidade de Jundiaí.
A equipe participará também do terceiro Quadrangames de futsal livre com três equipes onde na segunda edição trouxe os títulos de vice-campeã e terceiro lugar.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

MALHA
As equipes de malha de Várzea Paulista/APEVAP não tiveram final de semana favorável em suas disputas.
A equipe da Vila Indaiá/Várzea Paulista/APEVAP perdeu de 06 X 00 para a equipe São Matheus e a equipe do Jardim América/Várzea Paulista/APEVAP perdeu pelo mesmo placar para a equipe Batagin.
Com os resultados desfavoráveis, as duas equipes ficaram na sexta colocação em suas respectivas chaves sem chances de passara para a próxima fase, onde somente os quatro melhores classificados prosseguem na competição.
Para Japão, técnico da equipe Indaiá, a participação das equipes foi muito positiva, pois estão passando por período de renovação dos atletas: “Tivemos muitas mudanças nas equipes em 2010 porem visamos preparação e treinamento dos atletas atuais para uma melhor classificação no segundo semestre e, principalmente para os Jogos Regionais que este ano acontecerá na cidade de Itu.
As equipes contam com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

FUTSAL FEMININO
A equipe de futsal feminino de Várzea Paulista/APEVAP participa pela primeira vez dos Joguinhos da Juventude do Estado de São Paulo.
Composto pelas atletas: Thaís, Juliana, Tainá, Natalia, Lirian, Priscila, Pâmela, Cíntia, Mirelle, Camila, Denise,Maria Antônia a equipe entrou em quadra na última sexta-feira, 26, para confronto contra a equipe de Jundiaí.
Estando sempre atrás do marcador, conseguiu empate em três gols e poderia até ter ganho a partida pois perdeu muitas chances de gols no decorrer da partida.
“A equipe foi muito bem para uma primeira partida que disputam, algumas delas só haviam disputado Jogos Escolares e agora se vêem numa competição de maior porte. Faltou experiência e um pouco de calma para conseguirmos a vitória” comentou Willian Mozelli técnico da equipe que é formada ainda por Sandro Roberto dos Santos – assistente técnico.
A próxima partida será na terça-feira, 30, na cidade de Itatiba, onde jogará contra a equipe da cidade de Campo Limpo Paulista.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

VÔLEI DE PRAIA
Aconteceu no domingo, 28, mais uma edição do Torneio Aberto de Vôlei de Praia promovido pela Prefeitura Municipal de Jundiaí.
O torneio foi realizado no CECE José Brenna (Sororoca) e contou com duplas de Jundiaí e região nos naipes masculino e feminino.
Na categoria feminina uma das duplas participantes foi composta por Ana Carolyna (Carol) e Girlane (Gi) que representaram a APEVAP/Várzea Paulista.
A dupla disputou quatro partidas, venceu três e assim sagrou-se campeã do torneio.
“Tivemos um susto na terceira partida, quando a Gi torceu o joelho, mas com muita garra e superação as meninas conquistaram o primeiro lugar no Torneio” disse Ronaldo Vieira, técnico da dupla.
A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Poliesportiva Várzea Paulista (APEVAP).

domingo, 28 de março de 2010

Cidade em obras: Eduardo acompanha realizações nos bairros.

Com o fim do período de chuvas, a Prefeitura de Várzea Paulista retomou em ritmo intenso as obras e os serviços de infraestrutura na cidade. O prefeito Eduardo Pereira está acompanhando a retomada das obras, aproveitando o momento para fiscalizar o seu andamento pelos bairros da cidade e discutir as ações com os moradores. Na semana passada, o prefeito esteve no Jardim Promeca e, no próximo domingo (28), passará a manhã acompanhando as obras em andamento na região norte.

Em sua visita ao Jardim Promeca, Eduardo verificou a construção da nova galeria de captação de águas pluviais, na avenida dos Ipês, por meio de parceria público-privada, que investirá R$ 45 mil na obra. “Estamos sempre em busca de parcerias para viabilizar obras importantes na cidade. Várzea tem um orçamento ainda pequeno, comparada a outras cidades da região, e parcerias como esta contribuem para melhorarmos a qualidade de vida da população”, considera Eduardo.

A reforma do campo do Promeca, indicada pela população através do Orçamento Participativo, também entrou no roteiro do prefeito. As obras já passaram pela fase de drenagem do campo e incluem a construção de vestiários, pista de atletismo e uma praça ao redor do campo.

No próximo domingo (28), Eduardo estará na região norte, acompanhado de técnicos da Prefeitura. Ele partirá às 9 horas do Parque Ecológico Chico Mendes, passando pela ponte Pequeri, rua Borda da Mata e avenida Pacaembu.

Prioridade

Nesta semana, a Prefeitura anunciou um investimento de R$ 395 mil em recapeamento para importantes vias da cidade. As ruas Macaúba e José Dias de Castro receberão um investimento de R$ 245,1 mil do Ministério das Cidades, com contrapartida de R$ 80,4 mil da Prefeitura. Já a avenida José Rabello Portela terá uma nova capa asfáltica do trecho da Universidade até a rua dos Alecrins, investimento de R$ 80 mil, com verba repassada pelo Governo do Estado.

De acordo com o prefeito Eduardo, a prioridade da Prefeitura na área de infraestrutura no período de estiagem será a recuperação das vias. “Além das obras que já estão em andamento, teremos o programa Várzea Limpa, que terá início em abril, e neste ano tem como principal foco o recapeamento das vias e a operação tapa-buracos”, garante.
Mais recapeamento

O início do período de estiagem está garantindo a realização de obras de recapeamento e melhoria das vias em todos os cantos da cidade. As ruas de terra na segunda travessa do Bairro do Mursa e Sítio São José foram niveladas, facilitando o tráfego de veículos naquela área. No bairro Jardim Gauchinha, as máquinas continuam trabalhando nas ruas.
No Jardim Maria de Fátima, a manutenção asfáltica acontece nas ruas Aristides e Guerino Nivoloni, ruas Paraíbuna e Marabá, além das vias do Jardim América I e a rua Sorocaba, no Jardim Paulista.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa

Várzea garante mais 90 vagas em creches.

Dados do senso escolar do MEC apontam aumento superior a 120% no número de vagas oferecidas em Várzea entre 2005 e 2009
A Prefeitura de Várzea Paulista, através da secretaria de Educação, se empenhou nos últimos meses na realização de um estudo nas cinco creches da cidade, com o objetivo de otimizar o atendimento às crianças e atender de forma mais eficaz a demanda por vagas. O resultado da iniciativa foi a abertura de 90 vagas, que já foram preenchidas. Com as novas vagas, o município passa a atender cerca de 680 crianças nas creches e tem como previsão atingir 1 mil vagas até 2012.
Para garantir a abertura das 90 novas vagas, a secretaria de Educação atuou em parceria com as educadoras e diretoras das creches, reavaliando a quantidade de crianças por educador e reorganizando as turmas no espaço físico das cinco creches, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação. Outra medida adotada foi o melhor aproveitamento das vagas parciais, ou seja, muitas crianças ficavam em período integral nas creches, mesmo com suas mães trabalhando apenas meio período, o que ocupava o lugar de uma outra criança em vaga parcial. A triagem das crianças beneficiadas foi realizada com o apoio do Conselho Tutelar.

1 mil vagas até 2012
Desde 2005, o município conquistou grandes avanços no atendimento à demanda. Assim que assumiu o governo, a atual administração promoveu esta mudança no modelo de atendimento e realizou reformas, resultando na duplicação de vagas oferecidas, passando de 261 para 591 até 2009, o que corresponde a um aumento de cerca de 120%.
De acordo com Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a oferta de vagas em creches tende a manter o ritmo de crescimento nos próximos anos. “Temos como bandeira atingir a marca de mil crianças atendidas nas creches da cidade até 2012, para oferecer um atendimento cada vez melhor nesta área”, prevê, lembrando a construção de uma unidade do PróInfancia, cujas obras estão em ritmo acelerado.
Com uma área de 1.118,46 m², no Jardim Paulista, a creche do programa ‘ProInfância’ atenderá 120 crianças, de 0 até 5 anos, dos bairros Cidade Nova I e II e Vila Real. O valor do contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal é de R$ 942,1 mil, com a contrapartida de R$ 9,4 mil da Prefeitura, que cedeu o terreno. Serão disponibilizadas 90 vagas para atendimento de creche, integral, e 60 para ensino fundamental.

Vagas aumentam em toda a rede
Das 30 escolas municipais de Várzea Paulista, 18 passaram por reformas ou ampliações, melhorando a infraestrutura oferecida aos alunos e ampliando as vagas. As reformas das unidades possibilitaram a construção novas salas de aula, criando 2.206 novas vagas para o ensino fundamental e 384 para educação infantil.


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa

Várzea realiza Conferência de Saúde Mental.

No dia 6 de abril, Várzea Paulista realizará a segunda Conferência Municipal de Saúde Mental, na Faculdade Anchieta. Este encontro faz parte da etapa preparatória da IV Conferência Nacional que se realizará de 24 a 27 de junho na cidade de Brasília.

O encontro pretende promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, indicando novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental, contemplando o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esportes, entre outros.

Nesta conferência delegados serão eleitos para representar a cidade na conferência estadual e nacional, sendo que 70% devem ser da área da saúde (repartidos entre usuários, trabalhadores e gestores) e 30% dos parceiros intersetoriais.

Discussões regionais foram feitas no dia 19 nos CRAS das regiões para preparação da conferência no dia 6.

Ministro sugere metas de qualidade no novo Plano Nacional de Educação.

Conferência – A Conae se realizará até quinta-feira, dia 1º, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de 2,5 mil delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. Durante quatro dias, os participantes da Conae vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo PNE.

Na visão do secretário executivo adjunto do MEC e coordenador da Conae, Francisco das Chagas, a conferência é uma espaço democrático, já que tem ampla participação da sociedade civil, que trabalha com educação direta ou indiretamente. “Aqui, faremos novos pactos sociais em favor da educação brasileira”, enfatizou. Chagas relembrou que os participantes da Conae vão discutir, refletir e apontar os rumos da educação nos próximos anos. “Que seja um planejamento articulado de metas, diretrizes e estratégias”.

O presidente da comissão de educação da Câmara dos Deputados, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), acredita que os frutos da Conae serão observados na avaliação do próximo PNE, em 2021. “O Brasil vai experimentar grandes avanços”, disse.

Para a presidente da comissão de educação do Senado Federal, senadora Fátima Cleide (PT-RO), a conferência vai permitir a superação de diferenças na construção do sistema nacional articulado de educação. “Acredito na sabedoria da construção coletiva. Tenho certeza que, nesses cinco dias, avançaremos mais do que avançamos em 500 anos”, afirmou.

O tema central da conferência é Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação e está dividido em seis eixos temáticos. Os debates serão baseados em um documento-referência, com assuntos sugeridos em conferências municipais e estaduais que ocorreram em 2009.

Letícia Tancredi

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.