sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alunos de Várzea Paulista assistem à peça Mãe da Vida

Todas as crianças do 1º ano da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista, além dos alunos do 2º ano, da Região Norte, assistem, nesta semana, à peça Mãe da Vida, patrocinado pela KSB. 
Além das seis apresentações dedicadas às crianças, de 10 a 12 de setembro, uma será aberta ao público, na próxima quinta-feira (12), às 19h30. 
O número teatral, no auditório da Universidade Padre Anchieta, tem como objetivo promover a educação ambiental. “Mãe da Vida”, produzida pelas NHL Produções e Seiva Arte-Educação, emprega a técnica japonesa de manipulação de bonecos “Bunraku”. Unem-se atores-manipuladores, bonecos de 90 cm à 1,70 metros, cantores e contadores de história. 
Em um cenário divertido e rico em recursos de luz, som e efeitos especiais, “Mãe da Vida” explora temas como a preservação do meio ambiente, a cidadania, a responsabilidade, a ética, a diversidade e a inclusão social. 
Também favorece a percepção da identidade individual e coletiva, resgate de valores e a auto- estima do público participante (crianças, jovens, educadores, pais e toda a comunidade). 
É importante que as crianças e jovens tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos atuais, e sejam motivadas para perceber questões significativas, como também tenham acesso a modos variados de compreensão e representação da realidade. 
O texto poético conta com 22 trilhas sonoras de músicas brasileiras, de acordo com sua diretora, Suzana Montauriol. O espetáculo “Mãe da Vida”, iniciado em 2007, foi selecionado para receber o prêmio “Chico Mendes”, uma das principais referências de credibilidade no país.
Em 2006, com o projeto “Eco-cidadania – Embrapa e Petrobrás” foi premiado no “4º Benchmarking Ambiental Brasileiro”, evento que reúne os melhores trabalhos de gestão ambiental corporativa. 

Trabalho de longo prazo 

O projeto também objetiva desenvolver habilidades de leitura e expressão dramática, por meio da capacitação das escolas envolvidas para elaborar e dar continuidade a projetos e práticas pedagógicas que focalizem as habilidades artísticas das crianças. 

Palco das apresentações 

A Faculdade Padre Anchieta fica na Rua José Rabello Portella, nº 2364, Vila Popular.

(PMVP)

Inscrições para Iniciação Teatral

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista prossegue com as inscrições para o curso “Iniciação Teatral”, que podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas, e vão até próximo dia 30. 
É necessário levar RG e CPF (cópia e original) própria ou do pai ou responsável (se for menor). A idade mínima é de 14 anos. 
As aulas, que acontecem aos sábados, das 14 às 17 horas, no Centro Cultural começaram no dia 25 de agosto. 
Segundo o professor e diretor teatral, José da Rotta, já há 17 alunos e a ideia é que a turma tenha em torno de 30 pessoas. 
Caso as inscrições ultrapassem esse número, haverá uma lista de espera, possivelmente, para novas turmas no ano que vem. 
Apesar de ser feito em caráter experimental, o curso pode render bons frutos à cidade em um futuro próximo, segundo Rotta. 
Para o Natal, estão previstas apresentações de teatro, música e coral. 
Os alunos de destaque poderão fazer parte, de acordo com o professor, da peça que se realizará. 
O diretor pondera que, apesar de alguns alunos não terem pretensões profissionais, muitos poderão representar Várzea Paulista nos próximos anos. “Eu gostaria muito que tivéssemos uma companhia teatral municipal”, explica.

(PMVP)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Chamada de 'light', GM diz que vai às ruas para atender a população


No primeiro semestre deste ano, as solicitações de moradores de Jundiaí feitas por meio do 153 - canal
telefônico com a Guarda Municipal (GM) - cresceram mês a mês. 
Os dados são do próprio comando da Guarda, que diz priorizar a população em seus trabalhos. 
Desde que as ações do órgão passaram a ser contabilizadas, em fevereiro de 2013, indicadores demonstram aumento sobre a demanda dos munícipes. 
Naquele mês, foram 300 atendimentos registrados e, em março, 1.543. Ao todo, de janeiro a julho, 3.821 solicitações foram atendidas.
Ainda que não se sinta à vontade para comentar críticas da oposição sobre a atuação da GM, o comandante da instituição, José Roberto Ferraz, rebate o apelido de ´light´ - dado à corporação por políticos de Jundiaí - com números efetivos de sua gestão à frente da GM. "No primeiro semestre, fizemos 12 mil ocorrências. 
A maior parte delas é referente ao atendimento solicitado pela população através do patrulhamento e dos nossos canais de comunicação (leia mais estatísticas ao lado)", diz.
Ainda segundo ele, parte deste montante de ações, mesmo que menor, corresponde aos atendimentos criminais que não são omitidos pela GM. "Não fugimos das nossas incumbências. Mas também não invadimos as competências de outras polícias. O compromisso da GM é falar com a população. Fazemos o que nos compete legalmente."
Ferraz deixa claro o viés técnico de seus comentários e não político. 
Ele diz que com a ajuda do videomonitoramento - há cerca de 100 câmeras da GM espalhadas em pontos estratégicos da cidade - é possível intensificar o patrulhamento preventivo em determinadas regiões. "O objetivo da administração municipal é cuidar das pessoas", reitera. 

Equipamento e efetivo 
Hoje, a GM tem cerca de 300 profissionais em atuação. 
Segundo Ferraz, há um pelotão treinado e devidamente equipado para ações de conflito, porém, estas ações não são o foco da instituição. "Nossa política é de não conflito e a orientação que temos é tratar manifestações com cautela", comenta em relação aos protestos realizados em Jundiaí neste ano, nos quais guardas municipais não tinham escudo para proteção. 
"Lutamos pela compra de equipamentos e isso já foi feito. 
Recebemos coletes, escudos e botas para as manifestações marcadas para 7 de setembro", acrescenta o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e guarda municipal, Aparecido Luciani. O funcionário confirma que o trabalho feito na GM cumpre a legalidade. 
"Se flagrarmos um crime, somos obrigados a fazer a prisão", informa. Sobre o armamento, Ferraz diz que há preferência em seu comando por armas menos letais (químicas e de choque), o que não exclui a necessidade de armas de fogo - que já foram compradas, porém, de um tipo mais seguro para os guardas. 

(Raquel Loboda Biondi, do JJ Regional)

Vereador Mauro diz: "Não Podemos Comparar Crimes de Grandes Cidades do Estado Com Pequenos Municípios"


O Vereador Mauro (PV) está sempre preocupado com a segurança, mesmo sabendo que a segurança pública é dever do Estado.
Com a organização do crime, ficou mais difícil os policiais militares e civis combaterem as práticas dos bandidos.
Nesta situação, só conseguem prender os chamados “Peixes Pequenos”, porque os grandes criminosos continuam soltos.
Mauro é a favor de municipalizar a segurança, pois cada município tem crimes diferentes.

Não podemos comparar crimes de grandes cidades do Estado com os pequenos municípios” ressalta o Vereador. 
Com essa direção, Mauro, enfatiza que assim fica muito mais fácil combater crimes porque o poder público estaria mais perto de critérios penais.
Hoje o alto comando da PM, por exemplo, fica em São Paulo e não está próximo da realidade de crimes de nossa cidade e de nossa região. 
Mauro também é a favor da revisão imediata do código penal Brasileiro que ainda é de 1940.
Devemos fazer leis mais severas e que sejam cumpridas, pois hoje o meliante vai preso e logo está nas ruas cometendo atos ilícitos devido às brechas existentes na lei” diz Mauro do PV.


(Mauro Ap.)

Prefeitura inicia construção de muro de arrimo na Rua Aracuri


A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou a construção do muro de arrimo na Rua Aracuri, no Jardim das Palmeiras. 
A obra é uma antiga reivindicação e necessária para segurança na via e aos moradores que tiveram suas casas afetadas na época. 
O local sofreu sério desbarrancamento, em razão de chuvas fortes, há três anos, que fez ceder o antigo muro existente, prejudicando a mobilidade local. 

Com os recursos federais do Plano de Risco – cuja soma é de R$ 428,39 mil - será feito um novo muro de 37 metros de comprimento por 6 de altura. 
Serão colocados novos asfalto na região afetada e bocas de lobo na área da qual está sendo retirada a terra, para a viabilização da construção do muro. 
A previsão de término é de três meses. 
O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, explica que o prefeito Juvenal Rossi fez absoluta questão de resolver logo a situação. 
Este ano, cientes da urgência da obra, os novos gestores se reuniram com a Caixa Econômica Federal e, depois, fizeram a licitação para que uma prestadora pudesse executar o projeto. “Pedimos mais prazo e conseguimos a liberação da verba” – explica – “O prefeito Juvenal trabalhou muito para conseguirmos esse contrato e agora este grande problema vai ter um fim feliz.”. 
Maria Rocha mora abaixo da encosta que desbarrancou em 2010. 
Ela não estava em casa no momento do acidente há três anos, mas explica os riscos decorrentes da área desprotegida, já que muitos motoristas não respeitavam a sinalização. “É perigoso, poderia acontecer acidentes, até mesmo meus filhos, que costumam brincar próximo ao muro de arrimo”, diz. “Agora está ficando bom”, comemora. 
Outra varzina feliz é Inês Guedes. Moradora da Rua Aracuri há 15 anos, ela está otimista, em razão das obras no bairro. “Esta obra é esperada há muito tempo e agora vamos poder dormir mais tranquilo”. 

Novas Conquistas 

Segundo Germano, a atual administração já acordou informalmente com a Caixa Econômica Federal a obtenção de recursos para mais quatro muros de arrimo emergenciais na cidade. 
No ano que vem, provavelmente, as obras se iniciam. “Nós estamos com novo plano de risco e nosso planejamento vai além desta importante obra no Jardim das Palmeiras”.

(PMVP)

terça-feira, 3 de setembro de 2013

História do Santos: Um dos principais apoiadores, Alberto comemora êxito do projeto para publicação do livro “2002”

Artilheiro do Peixe na conquista do Brasileirão daquele ano, ex-atacante irá promover lançamento da obra do jornalista Paulo Rogério em sua escolinha oficial do clube em Rio Preto 
Um dos títulos mais marcantes da história do Santos Futebol Clube será eternizado em livro. 
Intitulado “2002”, a obra de Paulo Rogério, repórter dos jornais A Tribuna e Expresso Popular, que conta os bastidores da conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano, teve alcançado seu objetivo de financiamento coletivo por intermédio do portal Catarse. 
Artilheiro da trajetória vitoriosa que tirou o Alvinegro de um jejum de 18 anos sem levantar uma taça de maior expressão, o ex-atacante Alberto comemorou o êxito da campanha, que irá possibilitar que a publicação seja impressa e distribuída para as livrarias de todo País por intermédio da Realejo Editora, cuja sede fica na Baixada Santista. “Como santista, e principalmente por ter participado daquela conquista, desde o início apoiei a iniciativa do Paulo Rogério. Fiz questão de dar minha contribuição e incentivei vários amigos para que fizessem o mesmo. Fiquei muito feliz com o sucesso da campanha e tenho certeza que os torcedores irão se emocionar ao ler os detalhes da trajetória da equipe, que começou o campeonato apontada como candidata ao rebaixamento e acabou sendo campeã”, declarou Alberto, autor de 12 gols para o time que contava com os astros Robinho e Diego, além de Léo, Elano, Robert, Renato, Fábio Costa e Alex. 

 “ALBERTO FOI DECISIVO” 

O autor, que entrevistou praticamente todos os titulares e principais reservas do elenco, além do técnico Emerson Leão, dirigentes alvinegros e jornalistas que acompanharam o Santos ao longo do Brasileirão de 2002, enalteceu a participação do ex-atacante no projeto. “Assim como já tinha feito durante o Campeonato Brasileiro de 2002, Alberto foi decisivo para tornar o livro realidade, não somente pela contribuição prática, mas principalmente pela divulgação da campanha de financiamento coletivo. 
A ajuda dele foi fundamental para mostrar a credibilidade da obra, ao vermos que um personagem da história lutou tanto para que a publicação acontecesse”, destacou Paulo Rogério. 

LANÇAMENTO NA ESCOLINHA DE ALBERTO EM RIO PRETO 


Atualmente exercendo as funções de agente de atletas e proprietário de duas franquias da Meninos da Vila, a rede de escolinha oficiais do Santos, Alberto já colocou a sede de uma de suas unidades para a realização de um evento de lançamento da obra. “Eu sei que agora vai demorar alguns meses para que o livro seja revisado e impresso. Mas assim que ele estiver pronto, faço questão de fazer um encontro de santistas em São José do Rio Preto, onde tenho uma de minhas escolinhas, e conto com a presença do Paulo Rogério para autografar os exemplares”, convida Alberto, que possui também um franquia da Meninos da Vila em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. 


Foto 1: Alberto ao lado de Paulo Rogério. Ex-atacante teve atuação importante na campanha para viabilizar a obra do jornalista de A Tribuna e Expresso Popular (divulgação Tática Assessoria) 
Foto 2: Atualmente, Alberto trabalha na revelação de atletas com duas unidades das Escolinhas Meninos da Vila, nas cidades de Rio Preto-SP e Ponta Porã-MS (divulgação Tática Assessoria) 

Foto 3: Alberto no vestiário da Vila Belmiro, após a conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, ao lado de seus companheiros e da taça (divulgação Santos FC / arquivo).


 (Walmir Lopes)

Inscrições para o Pronatec terminam esta semana


A parceria entre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Senai e a Prefeitura de Várzea Paulista, através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) oferece vagas gratuitas para o curso profissionalizante de Traçador de Caldeiraria.
As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 6 de setembro, no PAT de Várzea Paulista.
Os interessados devem ter mais de 16 anos e apresentar os seguintes documentos no ato da matricula: RG, CPF, Cartão Cidadão ou Bolsa Família (caso receba o benefício), Comprovante de residência e Certificado de Reservista.
Se o aluno for menor de 18 anos, os pais ou responsáveis devem levar CPF, telefone e comprovante de residência.
O curso tem duração de 180 horas (dois meses) e certificado do Senai e Pronatec.
Os alunos matriculados recebem auxilio financeiro para o transporte e lanche, além de todo material didático e uniforme gratuitamente.

O PAT está localizado na Rua José Dias de Castro, 160, Vila São José, o funcionamento é das 9h às 16h. Mais informações no telefone 4595-5711.

(PMVP)

Prefeitura e Subway fazem parceria para manutenção de praça e rotatórias

Representantes do Subway e da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista se reuniram na tarde da última segunda-feira (02) para formalizar a parceria para manutenção de duas rotatórias – Ginásio Ayrton Senna e Avenida Projetada – e da praça em frente ao Ginásio Ayrton Senna. O objetivo principal é manter as praças limpas.
Os funcionários da empresa farão limpeza, capinação e manutenção a cada quinze dias nesses locais.
Os Secretários de Infraestrutura Urbana, Renato Germano e Alex Sandro estiveram presente na reunião, e destacaram a importância da iniciativa da empresa. “O objetivo do Governo é encontrar meios legais e criativos que ajudem a cidade” diz Germano.
Para Alex Sandro, a permuta vem em um momento importante, onde a cidade está recebendo várias frentes de trabalhos de limpeza e conservação. “Estamos limpando córregos e avenidas e praças, e sem o apoio da sociedade, fica difícil manter a cidade totalmente limpa”.
Para o gerente do restaurante, André Rodrigues, a iniciativa será muito importante para que os varzinos conheçam mais o empreendimento.
Rodrigues ressalta a importância da ação para a cidade. “É uma parceria em que todos são beneficiados. Desejamos o melhor para Várzea Paulista e vamos ajudar a cuidar dela”, explicou.
De acordo com Renato Germano, a Prefeitura de Várzea Paulista está a aberta a novas parcerias com estabelecimentos comerciais da cidade.

(PMVP)

Inauguração vai comemorar Dia das Crianças e 18 anos do Grendacc


Iniciadas no primeiro semestre de 2012, as obras do Espaço Família e da Casa do Voluntário serão inauguradas no próximo dia 10 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e aos 18 anos do Grendacc, festejados no decorrer de 2013. 

Uma grande festa marcará o dia, a partir das 9 horas, com cerimonial de inauguração, várias atrações para os pacientes, entrega de brinquedos e visita ao espaço que enfim acolherá as famílias que precisarem pernoitar nas dependências do Grendacc, conforme orientação médica. 
O prédio, de 700 metros quadrados de área construída, é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 1.100.000,00 e também vai abrigar atividades como artesanato, voluntariado, bazares e outros projetos de captação de recursos. “Já com o Espaço Família poderemos finalmente acomodar o paciente e seu acompanhante, moradores de cidades da região e que, em determinadas fases do tratamento, precisam comparecer ao Grendacc todos os dias”, ressalta Verci Andrêo Bútalo, presidente do Grendacc.   Mas a conclusão da obra e a criação destes novos serviços só foram possíveis graças ao apoio de vários parceiros, como as verbas provenientes de emendas parlamentares e outras doações.

Emendas parlamentares e parceiros 

Emenda do então deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) – atual prefeito de Jundiaí – R$ 300 mil destinados à construção do Espaço Família e Casa do Voluntário. 
Emenda do deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB) – R$ 150 mil, destinados à construção do Espaço Família e Casa do Voluntário. 
Emenda da deputada federal Bruna Furlan (PSDB) - R$ 150 mil, destinados à construção do Espaço Família e Casa do Voluntário. 
Emenda do então deputado estadual Ary Fossen – in memoriam - (PSDB) - R$ 130 mil destinados à reforma e manutenção da estrutura física da ala ambulatorial do Hospital. 

Patrocínio de Espaços 

Já os parceiros que colaboram para a construção da obra, por meio de patrocínio de espaços, são: Melc Indústria e Comércio Ltda, Harald Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, Letícia Didziakas, Artur Narciso Cueva, Carlos Monteiro, Ricardo Rodrigues Fabrício e Família, Família Tochini, Estrela Azul Futebol Clube, Erca Química Ltda, Prodelog – Produtos e Desenvolvimento em Logística, Prosdac Revestimentos Técnicos Ltda, De Marchi Indústria e Comércio de Frutas, Delta Air, P3IMAGE Tecnologia da Informação ao seu Alcance, Iotti Grife da Carne, Ima – Indústria Metalúrgica Anhanguera, Sindicato das Empregadas Domésticas de Jundiaí, Cabbi Construtora Ltda, Comercial 2001, Grupo Nivoloni, F.L. Logística, Florestal Incorporações Ltda, Henkel Brasil, Litografia Bandeirantes, Instituto João e Belinha Ometo, Rosana Joias e Relógios, Lotear Loteamentos SPE Ltda – Terra Caxambu, Tégula – Soluções para Telhados Ltda, Carlos Roberto Panzini Júnior, Escola Damásio de Jesus, Megapar Parafusos, Mielle Brinquedos e S.C.O. Tebas. 

Outras Doações 

A. Raymond Brasil, Conquist Odontologia, Plasinco Ltda, Matzam Express Transporte Ltda, Parex Group Ind. e Com. de Argamassa Ltda, Santa Angela Urbanização e Construções Ltda, Vinhos Campino, André Kondo, Depósito São José, Itabrás Mineração, Wogel Lar e Construção, Viação Mimo, RGO Eletrônica, Ciesp Jundiaí, Mineradora Curumim, Shopping Paineiras, Quintal Fratelli Pizzaria, B. Bosh, Casa das Letras, Cangoroo Bolsas e Colégio Criarte. 

(Flávia)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vereador Silso quer Várzea vacinada contra as drogas.

Objetivo do vereador é implantar na cidade o projeto de combate às drogas  "Crack, é possível vencer"
Buscando reunir o maior número de segmentos sociais numa interminável luta contra o crescimento do consumo de drogas em Várzea Paulista, o vereador Silso das Neves (PRP) tenta implantar na cidade, o Programa Crack, é possível vencer. 
Para isso, tem procurado conhecer outros projetos que tratam do tema e que já estão dando certo. 
É o caso do Programa ‘To Vacinado Contra as Drogas’ do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comadi) da Secretaria de Segurança Pública Municipal de Itapevi. 
De acordo com o vereador, a iniciativa dele e de alguns parceiros que já vem trabalhando com este tema na cidade se intensificou quando da divulgação do programa do governo federal ‘Crack, é possível Vencer’. “Quando ficamos sabendo do programa, de imediato já quisemos fazer esta ação em Várzea Paulista. 
Até por que estamos trabalhado bastante com esta realidade nos últimos três mandatos, dentro da Educação com as crianças e este projeto veio ao encontro da realidade que vivemos na cidade”, salientou o vereador, destacando que este não é um problema exclusivo de Várzea Paulista, mas em todo Brasil. “Muitas família estão passando por esta problemática e esta é uma forma de podermos uma parcela de contribuição no sentido de combater este problema. 
Ainda que seja apenas programas de orientação para crianças e adolescentes para que evitem entrar neste mundo”, frisou o parlamentar. Silso afirmou que já entrou com algumas ações pela Câmara Municipal de Várzea Paulista, para que o governo municipal abra as portas das secretarias de Saúde, juntamente com projetos que vêm com a Segurança e na questão da Educação que é referente a orientação nas escolas. “E qual a nossa iniciativa? É trazer pessoas que já viveram o problema das drogas na pele para contar a sua história e qual a realidade de quem entra neste mundo e que possa nos ajudar a orientar os jovens e seus familiares”, explicou, exemplificando o Programa ‘To Vacinado Contra as Drogas’. “Estamos empenhados nas ações e para isso necessitamos de parceiros que queiram fazer parte desta luta que é prevenir a entrada destas crianças no mundo das drogas. Por enquanto somos bem pequenos, mas estamos começando uma célula que certamente vai envolver a cidade toda nesta batalha”, argumentou. 
 Em sua avaliação, muitas pessoas falam sobre o problema, mas ninguém realiza ações efetivas neste sentido. “Poucas pessoas vão para a rua enfrentar este problema". As vezes existem ações isoladas que não têm o efeito necessário e com isso as drogas vão tomando conta dos jovens nas escolas e em outros locais. “Queremos conscientizar as pessoas de que alguma coisa precisa ser feita e logo através de mecanismos que possam ajudar a sociedade a vencer esta situação. Sabemos que é uma tarefa árdua. Mas é preciso mostrar aos pais qual é a atual realidade e situação que estamos vivendo”, salientou. 
O vereador avaliou que é possível e que a cidade tem condições de implantar programas desta natureza que visam ações preventivas contra as drogas. “Existem verbas federais para a implantação do programa em Várzea e o município precisa buscar estes recursos. E eu serei o primeiro a correr atrás destas verbas”, observou. Além disso , Silso enfatiza que será preciso muitas parcerias para que o projeto dê certo. “Vamos buscar parcerias com o comércio, empresas privadas e de pessoas que queiram ajudar a levar estas palestras para escolas e outros locais e quem sabe, ajudar a recuperar pessoas que estão nesta situação”, esclareceu. Várzea drogas depoimentos Depoimento “Vivi 82 dias de minha vida como um morto vivo” Um dos palestrantes responsáveis pelo programa ‘Tô Vacinado Contra As Drogas’ é o Guarda Municipal de Itapevi, Robson de Freitas de 44 anos e que há 18 ministra palestras em escolas e outros locais. Além de guarda municipal, Robson é membro do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comadi) da Secretaria de Segurança Pública Municipal de Itapevi e explica que o projeto, embora seja municipal, faz parte do programa do governo federal, Crack, é Possível Vencer. “Também desenvolvo este trabalho em Santana do Parnaíba, Jacareí e Fundação Casa, e agora, pensando em implantar o projeto em Várzea Paulista, onde estou sendo bem recebido”, esclareceu, lembrando que o ‘To Vacinado’, é uma experiência que vem dando certo em outros municípios. “Inclusive eu quero agradecer o secretário Kleber Ferreira de Itapevi, os vereadores Maruxo Amâncio Neto de Santana do Parnaíba e Rogério Timóteo de Jacareí e o pastor Geraldo Vilhena responsável pela IURD Fundação Casa. 
Desde os 13 anos 
A história de Robson se assemelha há muitas outras de ex-viciados que conseguem se libertar do vício e acabam servindo de lição para que muitos evitem entrar no mundo das drogas. Ele conta que iniciou sua vida de viciado aos treze anos, quando experimentou cocaína pela primeira vez dentro do banheiro da escola. Mas, por que, uma criança desta idade entra nesta? 
Ele mesmo não tem uma explicação racional. 
Mas em suas palestras ele mostra os efeitos das drogas e mostra em seu corpo as conseqüências de ser um drogado. “Já levei tiros, facadas, cadeia. É o sobrevivente daquilo que está vivendo e o que eu falar para ele, sabe que é verdade, porque eu já estive lá e sei como é. 
O psicólogo é importante? 
É sim, mas o depoimento real tem um efeito melhor”, observou. Ele lembra que já iniciado no mundo das drogas, sua preocupação era chegar a casa e esconder sinais. “Quando eu fumava maconha, usava um colírio para esconder o olho vermelho e perfumes para disfarçar o cheiro das mãos. E isso foi apenas o começo, com o passar dos dias já não me importava mais”, contou. Mas, segundo Robson, o pior estava por vir, uma vez que coisa puxa a outra e ele passou a conhecer o mundo real do crime, chegando ao extremo de montar uma quadrilha e ir para a cadeia. “Éramos cinco jovens, dos quais só eu sobrevivi. Eles morreram de Aids, overdose, um a polícia matou e o outro morreu em uma biqueira vendendo drogas. No mundo do crime eu era ladrão de carro e moto e também conheci a cadeia. Fora isso, perdi família, perdi o caráter, tudo. Isso é o que a droga acarreta para a pessoa”, relembrou, enfatizando que virou um lixo ao ponto de ficar 82 dias vagando pelas ruas, um verdadeiro ‘nóia’, o estágio final da pessoa que usa drogas. “Um cara que está vivo, mas se você observar bem, ele está morto: sujo, imundo, defecado, ‘chupado’...Um nóia, um louco... e eu virei isso”, lamentou. 
Como tentar evitar ? 
Na avaliação de Robson, é possível sim, evitar que o jovem entre no mundo das drogas. “Claro que, em primeiro lugar depende muito da pessoa, mas o o ponto principal é a família, que é responsável 70% para que a pessoa não entre para o mundo das drogas. Existem muitos casos de pessoas que têm famílias lindas e não teriam motivo para entrar nas drogas”. Lamenta. Robson destaca que é preciso que a família esteja atenta à vida do filho, procurando saber com quem anda; onde está. “Mas o essencial é que os pais ou responsáveis sejam amigos do filho, sejam camaradas. Por que se não forem, o malandro vai ser. Se ele não der atenção para o filho, o traficante dará. Esse é um ponto crucial. Não que isso vai isentar seu filho de ir para as drogas. Por que tem muitos casos que os pais dão carro, carinho, dá tudo e mesmo assim...É preciso prevenir, estar atento aos sinais”. É possível sair? 
Outra conseqüência de sua loucura, segundo contou Robson foi quando perdeu a perna direita vitima de um acidente. Neste dia ele conta que havia cheirado 5 gramas de cocaína de uma vez. “Após ficar vários dias em coma, entubado e sem a perna, quando acordei, quem estava ao meu lado? 
A minha mãe. 
E o que veio a minha mente: cadê os ‘parceiros’ do crime, a mulherada. Naquela hora quem estava comigo era a minha mãe que eu um dia maltratei, que eu roubei, que eu fiz sofrer em decorrência das drogas”, conta emocionado Robson, enfatizando que a sua mãe disse quando ele acordou: você é meu filho! Não importa o que tenha feito. “Foi neste momento que me veio a consciêncientização de que eu tinha que deixar este mundo. Por que, o mais importante é que o dependente queira deixar o vício. 
O que possibilita à pessoa sair deste mundo é o apoio da família, consciência e a força de vontade, mas principalmente a crença no Senhor Jesus, independente de qualquer religião, principalmente depois de tudo que eu passei, foi o que me tirou deste caminho”, destacou. 

 (Marcos Nascimento)
(Foto - Redação JV)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Para quem pretende acompanhar a carreata de abertura do McDia Feliz, amanhã (sábado – 31 de agosto) em Jundiaí, segue o percurso, lembrando que a carreata sairá do Grendacc às 9 horas, com término previsto entre 10 horas e 10h30 no restaurante da Nove de Julho, onde ocorrerá uma pequena abertura oficial. 
O Grendacc fica na rua Olívio Boa, 99, Parque da Represa. 

PERCURSO: Rua Olívio Boa 
Rodovia Vereador Geraldo Dias 
Av. Antônio Frederico Ozanan 
Av. Nove de Julho 
Rua Messina 
Rua Pitangueiras 
Rua Augusto da Silva Palhares 
Rua Moisés Abaid 
Rua Vigário JJ Rodrigues 
Rua Barão do Rio Branco 
Av. Dr. Cavalcanti 
Rua José do Patrocínio 
Viaduto da Duratex 
Av. Antônio Frederico Ozanan 
Av. Nove de Julho (término no estacionamento do McDonald´s – Nove de Julho) 

(Flávia)

Manifestação no portão principal da USP congestiona trânsito na região


Estudantes e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) bloqueiam a entrada principal da instituição e a rua Alvarenga na manhã desta sexta-feira (30). 
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a marginal Pinheiros registrava 5,5 km de congestionamento da Castelo Branco até a Cidade Universitária, por volta das 10h. Às 11h50, a lentidão na via era de 2,8 km. Por volta das 12h, a zona Oeste apresentava um total de 46 km de lentidão; a zona Sul registra 20 km de lentidão. 
Mais cedo, às 10h, a zona Oeste tinha um total de 53 km de lentidão e a zona Sul registrava 18 km de congestionamento. 
De acordo com os estudantes, o ato é pacífico. 
A assessoria de imprensa da USP informou que a manifestação não afetou a rotina da universidade e as atividades administrativas e acadêmicas estão normais. 
Como o portão principal está fechado, a entrada na instituição é feita pelos outros portões. 
O protesto também faz parte do dia nacional de lutas. "É um dia nacional de luta e na USP não será diferente. Vamos fazer um trancaço para evidenciar a falta de democracia na nossa universidade. Queremos eleições diretas para reitor e uma política educacional de qualidade na universidade pública", afirmou Arielle Moreira, representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre). 
De acordo com o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), que também organiza a paralisação, o ato também tem a participação de trabalhadores do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e moradores da comunidade São Remo, vizinha à universidade.


(UOL)

Protestos Afetam Transporte Público Em Sete Capitais Do País


Protestos realizados por centrais sindicais na manhã desta sexta-feira (30) afetam o transporte público em ao menos sete capitais do país. 
São elas: Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Palmas, Porto Alegre e São Luís. 
Em São Paulo, não há registro de paralisação por parte dos funcionários do transporte público, mas vias foram interditadas por manifestantes ao longo da manhã. 

Parte das manifestações está ligada ao Dia Nacional de Mobilização, organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). 
Há também protestos em cidades do interior em quase todos os Estados. 
São Paulo Na capital Paulista, as linhas de ônibus circulam normalmente, segundo a SPTrans, apesar do anúncio de que os manifestantes iriam bloquear as entradas e saídas das garagens. 
Um protesto na avenida Guarapianga, perto do número 178, chegou a interditar a via no sentido centro, assim como na marginal Pinheiros, na altura da ponte Transamérica sentido Interlagos. 
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), havia 107 km de lentidão na cidade por volta das 10h. 
Cerca de cem pessoas bloquearam totalmente a avenida Juntas Provisórias e o bloqueio já reflete na avenida do Estado. 
Cerca de 30 pessoas bloqueiam a Ponte das Bandeiras até a praça dos Heróis da FEB, na zona norte. 
Há protestos na imediações, como na rua Alvarenga, junto à Rua Afrânio Peixoto, no Butantã. 
Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) também organizaram protesto que deixou o trânsito lento na região.
Além dos bloqueios por causa das manifestações, há problemas na Radial Leste por conta de uma reintegração de posse perto do Viaduto Bresser. 
Revoltados com a ordem judicial, manifestantes atearam fogo em lixo na avenida, o que provocou lentidão. Na avenida Giovani Gronchi, o trânsito foi interrompido por duas horas por um grupo que reivindica um terreno para construção de moradias populares. 
Cerca de 500 manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) ocuparam a sub-prefeitura de Campo Limpo, por causa da retirada de uma família que ocupava um terreno público. 
O sub-prefeito disse que área será destinada para a educação.

(UOL)

Polícia intimará fiscal da prefeitura e sobreviventes de desabamento em SP



A Polícia Civil de São Paulo intima nesta sexta-feira (30) para depor cinco sobreviventes do desabamento que deixou dez mortos e 26 feridos em São Mateus, zona leste da capital. 
O acidente aconteceu na última terça-feira (27) quando a construção de uma loja de confecções caiu por completo na avenida Mateo Bei. 
O corpo da 10ª vítima só foi localizado ontem à tarde. 
De acordo com o delegado que chefia as investigações pelo 49º DP (São Mateus), Luiz Carlos Uzelin, além dos cinco sobreviventes, também será intimado, mas não hoje, o fiscal da prefeitura que havia sido responsável pela fiscalização da obra. 
 O funcionário pediu demissão no último dia 4 de abril –dez dias após multar a construção. 
Os motivos ainda não foram esclarecidos pela prefeitura, que anunciou, nessa quinta-feira (29), instauração de uma investigação na Controladoria para investigar suspeitas de irregularidades."Queremos ouvir os sobreviventes e esse fiscal, que não será intimado exatamente hoje, mas será, com certeza, chamado a depor", resumiu o delegado."Isso vai completar a perícia, que começou ontem mesmo os trabalhos", disse Uzelin. 
Até hoje, já foram ouvidas 11 pessoas no inquérito, entre as quais, sete operários da obra e quatro funcionários da Salvatta Engenharia, empresa contratada pelo Magazine Torra Torra para edificação.



 (UOL)

Robin Hoods' espanhóis roubam material escolar para crianças carentes



SEVILHA, Espanha / Andaluzia, 30 Ago 2013 (AFP) 
- Um grupo de militantes de esquerda invadiu, nesta sexta-feira (30), um supermercado de Sevilha, sul da Espanha, para roubar material escolar e distribuí-lo entre famílias necessitadas para a volta às aulas na próxima semana. 
 Mais de 200 membros do Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT) saíram do Carrefour de Montequinto, na capital andaluza, empurrando dez carrinhos de compra repletos de cadernos, canetas, lápis e dicionários, comprovou um jornalista da agência de notícias AFP. 
 As autoridades policiais locais ainda não tinham se pronunciado a respeito.

(UOL)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bombeiros localizam nono corpo em desabamento em São Paulo


O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã desta quinta-feira (29), o corpo da nona vítima de um prédio em construção que desabou no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo, na última terça-feira (27). Segundo os bombeiros, o corpo encontrado por volta das 7h15 é do pedreiro Claudemir Viana de Freitas, 28, natural do Maranhão.
De acordo com a "Globo News", a mulher de Freitas está grávida de dois meses.
Nesta manhã, as equipes de resgate trabalham na busca de outra pessoa que estaria embaixo dos escombros.

Outros oito corpos já foram retirados do local onde estava sendo construído um prédio de dois pavimentos, que abrigaria uma loja de roupas, e 26 trabalhadores foram resgatados com ferimentos leves, moderados e graves.
Não há previsão para que os trabalhos sejam encerrados.
O promotor de habitação e urbanismo José Carlos de Freitas, responsável pelo inquérito do desabamento do prédio em São Mateus, afirmou na quarta-feira (29), que era de responsabilidade da prefeitura lacrar a construção.
Em entrevista a BandNews FM, Freitas disse que era papel dos agentes públicos ter emparedado a obra antes da tragédia.
O prédio que estava em construção na avenida Mateo Bei, na zona leste de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira, causando a morte de oito pessoas e deixando 26 feridas.
Uma pessoa ainda está desaparecida.
A maioria dos mortos é de funcionários vindos de cidades do Estado do Maranhão.
A Defesa civil liberou na noite desta quarta três residências próximas ao desabamento que estavam interditadas, mas mantém um estabelecimento comercial e duas outras casas lacradas, de acordo com a Band News TV.
Construção que desabou fica na Zona Leste de SP em março e abril deste ano, a
subprefeitura de São Mateus multou e embargou a obra.
 Mas a construção continuou e o terreno foi alugado para o Magazine Torra Torra, que abriria uma loja no local.
A rede de lojas, no entanto, declarou não ter relação com a obra, mas o advogado do proprietário do terreno afirmou que a empresa de engenharia contratada pelo magazine teria feito escavações que causaram problemas na estrutura do prédio.
Embora o Torra Torra afirme que a empresa de engenharia não tivesse alterado o projeto, o prédio que ruiu tinha dois pavimentos, um a mais do que o apresentado na planta da obra, segundo a administração municipal informou nesta quarta-feira.
Segundo o promotor, a prefeitura 'abandonou no último ano a prática de emparedar obras irregulares'. E, por isso, o proprietário do prédio, Mostafa Abdallah Mustafa, a construtora Salvatta Engenharia e a Prefeitura de São Paulo deverão ser responsabilizados pela tragédia.
Mortos e feridos A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou a lista com os nomes dos mortos na tragédia: Marcelo de Sousa Rodrigues, 22 anos, natural de Barra do Corda (Maranhão) Ocirlan Costa da Silva, 19 anos, natural de Mirador (Maranhão) Antônio Carlos Carneiro Muniz, 36 anos, natural de Grajaú (Maranhão) Raimundo Barboza de Souza, 38 anos, natural de Imperatriz (Maranhão) Leidiano Teixeira Barbosa, 27 anos, natural de Barra do Corda (Maranhão) Felipe Pereira dos Santos, 20 anos, natural de Imperatriz (Maranhão) Raimundo Oliveira da Silva, 29 anos, natural de Itaguatins (Tocantins) José Ribamar Soares do Nascimento, 20 anos (sem a naturalidade) Claudemir Viana de Freitas, 28 anos (Maranhão). 
Dos 17 feridos atendidos pelo Samu-SP, que foram encaminhados para hospitais da região, oito já receberam alta. 
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os dois pacientes levados ao Hospital Geral de Sapopemba já foram liberados. 
Dos outros dois levados ao Hospital Geral de São Mateus, um passou por cirurgia e está com quadro de saúde estável e outro recebeu alta. 
Outros dois levados ao Hospital Municipal de Cidade Tiradentes e três ao Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé) também receberam alta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. 
Os nomes não foram revelados.
Os demais feridos foram encaminhados ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, na zona leste, um em estado grave. 
O hospital informou o nome dos pacientes internados: Ralisson Teixeira Silva, 22 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. 
O paciente deu entrada em estado crítico, com múltiplas fraturas, passou por procedimento cirúrgico e respira sem ajuda de aparelhos. 
Não há previsão de alta. Francisco Diego Borges Vasconcelos, 21 anos, permanece internado, em estado estável. O paciente sofreu múltiplas fraturas de crânio e face, sem indicação cirúrgica no momento e segue em observação neurológica.  
Não há previsão de alta. Antônio Nilson Teixeira, 31 anos, permanece internado, em estado estável. Ontem foi submetido a tratamento cirúrgico para fratura exposta de tíbia e hoje realizou procedimento cirúrgico para tratamento de fratura de coluna. 
Não há previsão de alta. Rubens Antônio de Oliveira, 44 anos, permanece internado, em estado estável. O paciente sofreu fratura luxação de tornozelo e com procedimento cirúrgico agendado para amanhã. 
Não há previsão de alta. Três dos 25 sobreviventes no desabamento já foram ouvidos pelo delegado Luiz Carlos Uzelin, responsável pelo inquérito policial do caso.
No depoimento, eles informaram que, no momento do acidente, todos estavam no térreo do edifício e iam trabalhar no reforço da estrutura inferior do prédio. "Eles apontaram que a obra não tinha sustentação para suportar o peso. Foi feito um estudo para reestruturar a obra", disse o delegado. 

(UOL)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres Reuni Milhares de Mulheres Brasileiras e Internacionais em São Paulo


A realização do 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil tem uma grande relevância política para pensar o combate às opressões que ameaçam a vida das mulheres e dos homens. 
E por ser o Brasil, o país que coordena o secretariado internacional do movimento desde o ano de 2006, o evento tem um caráter ainda mais especial para as brasileiras que assumiram o desafio de facilitar a construção de um feminismo internacional profundamente enraizado nas lutas locais. 

Refletir sobre a contribuição da Marcha para reposicionar o feminismo em um campo político que tem como horizonte a superação do capitalismo patriarcal, racista e lesbofóbico e reconhecer os aprendizados de luta das mulheres em marcha são os objetivos destes Encontro. 
Além de refletir sobre as trajetórias do feminismo neste continente, as conferências realizadas no Encontro estão aprofundando o debate sobre o avanço do capital sobre os territórios, trabalho e corpo das mulheres que utilizam a militância como ferramenta de controle. 

As lutas são comuns, as representantes de Moçambique, por exemplo, denunciaram as políticas de controle de seus territórios, que destroem as condições de sobrevivência, produção e autonomia econômica das mulheres para beneficiar empresas como a Vale brasileira. 
As brasileiras estão no mesmo processo de resistência ao avanço da mineração, por exemplo, em Minas Gerais. 
Da mesma forma, desde as Filipinas e Bélgica, as militantes apresentaram como organizam a resistência a mercantilização do corpo, denunciando e combatendo a aumento da prostituição e tráfico de mulheres.
 Nesta lutas, as mulheres enfrentam simultaneamente o capitalismo e o patriarcado, já que esta realidade gera lucros para o mercado mas, também, poder e controle dos homens sobre os corpos e sexualidade das mulheres. 
Como disse uma militante camponesa da Bahia, o que estamos questionando é esta lógica da vida que produz as mulheres para que sejam consumidas, fazendo com que seus corpos, trabalho e sexualidade estejam disponíveis e a serviço dos homens e do capital. 
A articulação entre estas e outras questões, na análise e na prática politica, é uma das características deste feminismo que está em marcha para mudar o mundo e a vida das mulheres.


(Marcha Mundial das Mulheres)

Desabamento de prédios na Índia deixa ao menos 6 mortos e 30 desaparecidos


Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira (28) e outras 30 seguem desaparecidas após o desabamento de dois edifícios na cidade de Baroda, no estado indiano de Gujarat, informou a imprensa local.   Os edifícios de três andares vieram abaixo às 4h30 locais, quando 13 ou 14 famílias dormiam em seu interior, afirmou ao canal de televisão "NDTV" o chefe de Bombeiros da cidade, H. J. Tapariya. 
As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes que ainda estão sob os escombros, embora as autoridades desconheçam o numero exato. "Minha família estava no edifício, meu tio, minha tia e seus dois filhos. Não sei onde estão, não consigo falar com eles por telefone", afirmou um dos familiares de uma família que vivia em um dos edifícios. 
 Os desabamentos são comuns na Índia, frequentemente devido ao precário estado das infraestruturas e a falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e pelas práticas ilegais que dominam o setor da construção no país.

(UOL)

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de anteontem por um grupo de brasileiros em Fortaleza, Juan Delgado, 49, disse que não entende as razões da hostilidade. "Vamos ocupar lugares onde eles não vão", disse.
Uma foto que flagrou o momento em que Delgado era vaiado por duas brasileiras de jaleco branco saiu ontem na Primeira Página da Folha
Ele e outros estrangeiros foram cercados em um protesto do Simec (Sindicato dos Médicos do Ceará), ao sair do primeiro dia do curso do programa Mais Médicos.
"Me impressionou a manifestação. Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil. Não sei por que diziam isso, não vamos tirar seus postos de trabalho", afirmou ele.
O médico disse que veio ao Brasil por vontade própria e que já trabalhou no Haiti.
"Isso não é certo, não somos escravos. Seremos escravos da saúde, dos pacientes doentes, de quem estaremos ao lado todo o tempo necessário", afirmou. "Os médicos brasileiros deveriam fazer o mesmo que nós: ir aos lugares mais pobres prestar assistência", completou.
Delgado diz acreditar, no entanto, que "não são todos" os médicos brasileiros que rejeitam a presença dos cubanos e acha que será possível dar assistência aos brasileiros mesmo em condições de infraestrutura precária.
"O trabalho vai ser difícil porque vamos a lugares onde nunca esteve um médico e a população vai precisar muito de nossa ajuda", disse.
Ele afirmou ainda que o desconhecimento da língua portuguesa não será um empecilho e que a população brasileira "aceitará muito bem os cubanos".
"Nenhum de nós vai voltar a Cuba. Estamos com vontade de começar logo a trabalhar e atender a população."

REAÇÃO

Ontem, o Ministério da Saúde e entidades de saúde do Ceará fizeram um desagravo aos médicos estrangeiros e classificaram de "intolerância, racismo e xenofobia" o protesto do Simec.
 Horas depois, o presidente do sindicato, José Maria Pontes, disse que as vaias não foram dirigidas aos cubanos, mas aos gestores do curso. "E quando os manifestantes gritaram 'escravo, escravo, escravo', não foi no sentido pejorativo. Foi no sentido de defesa, de que eles estão submetidos a trabalho escravo e que estamos lutando para mudar aquele vínculo."
 Em Belo Horizonte, onde esteve ontem, a presidente Dilma Rousseff foi questionada sobre a vaia e respondeu: "Eu achei bom os aplausos".

(UOL)


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Reunião discute política pública do bem-estar animal.


Nova política pública definirá local para abrigo de animais maltratados e abandonados 

Representantes da Prefeitura de Várzea Paulista se reuniram com protetores de animais da cidade (sociedade civil) para iniciar a discussão da nova política pública de bem-estar animal. 
O encontro se deu na Secretaria de Governo, na tarde da última segunda-feira (26). 
A nova lei estabelecerá, entre outras coisas, um local para o Centro de Bem-estar Animal, um abrigo de animais maltratados e abandonados. O comandante da Guarda Ambiental, inspetor Afonso destacou que a reunião foi produtiva e já deu boas indicações para a nova política pública da cidade. “Foi bem positiva”. 
Na próxima segunda-feira, à tarde, haverá uma nova reunião, que deve ter caráter conclusivo.
(PMVP)

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.