A convite da Prefeitura de Medellin, na Colômbia, o prefeito Eduardo Pereira participa do Fórum “Construindo a democracia desde o Orçamento Participativo”, com o objetivo de levar a experiência do projeto de participação popular implantada pelo seu governo em Várzea Paulista. “Nossa experiência é exitosa. Estamos conseguindo ampliar cada vez mais a participação dos cidadãos no processo”, disse.Todos os custos da viagem, incluindo passagem e hospedagem, estão sendo arcados pelo município de Medellin. Segundo os organizadores, a expectativa é atender dúvidas da cidadania no que diz respeito à operação do orçamento participativo no município colombiano, no marco de “Aula Aberta” do Conselho de Medellín, que é um espaço para a formação pedagógica dos cidadãos em temas de interesse público.
No seminário, que acontece no dia 18 de junho, Eduardo vai abordar toda a estrutura, implantação, divulgação e mecanismos utilizados para transformar o projeto de participação em um programa também de educação popular. “As pessoas que participam do OP em nossa cidade aprendem como funciona o orçamento municipal, a legislação e as licitações. Todas essas informações são muito importantes inclusive para elevar o grau de consciência e direitos dos cidadãos, para que eles possam fiscalizar e cobrar mais do poder público”, salienta Eduardo.
O prefeito irá também apresentar seu segundo livro, “Educação Política – uma experiência com o Orçamento Participativo”, fruto de sua tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas. A obra estuda a implantação do Orçamento Participativo em Várzea Paulista, com a preocupação de perceber o viés da formação da cidadania contida nos procedimentos do OP.
(Fonte: PMVP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário