quinta-feira, 30 de julho de 2009

Inovação e Novos Modelos de Negócio.

Negócios e a biodiversidade
A preocupação com o futuro da biodiversidade no planeta é mais um ponto importante na discussão de soluções sustentáveis para a preservação do meio ambiente. E os números sugerem que haja pressa. De acordo com o Programa de Compensação Voluntária para Negócios e Biodiversidade (Business and Biodiversity Offsets Program - BBOP) hoje, entre 10 e 30% de todas as espécies de mamíferos, aves e anfíbios estão ameaçados.Entre as principais causas está a destruição dos habitats em decorrência de processos produtivos que contribuem para o desenvolvimento. Para lidar com essa realidade, as empresas começam a buscar formas de minimizar suas pegadas ambientais. Uma das ações mais promissoras e que surge como importante passo rumo a essa adequação vem exatamente da iniciativa privada: o BBOP foi criado para servir como mecanismo de avaliação do impacto ambiental de um empreendimento, permitindo que seja realizado um diagnóstico prévio e detalhado das alterações sociais, econômicas e ambientais causadas por um projeto. O setor privado, com o programa, fica responsável pelo empreendimento, assume voluntariamente as medidas compensatórias e de mitigação e assegura que não haverá perdas para a biodiversidade em suas atividades, nem ganhos em função da responsabilidade socioambiental. A partir daí, torna-se possível estabelecer ações de compensação a esses impactos e que vão muito além daquelas obrigações ambientais previstas em lei. O Brasil tem um papel importante na organização e, ainda este ano, deve sediar um dos projetos piloto do BBOP, que vai considerar, assim como já foi feito em outros países, características próprias dos biomas brasileiros que requeiram ações imediatas e integradas.
O programa conta com associados como o Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), a Shell Internacional – parceira da Sustentável 2009 – e o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (United Nations Development Programme), entre outros.

O tema sugere uma ampla discussão e deverá ser abordado no workshop Economia da Biodiversidade, no dia 06 de agosto, durante o Sustentável 2009.
(Fonte: Publiciade)

Várzea troca experiências em Habitação com Osasco.

Nesta quinta-feira (30), uma equipe da Prefeitura de Várzea, formada por representantes da supervisão de Habitação, Meio Ambiente e da secretaria de Cidadania e Assistência Social, estará em Osasco para uma troca de experiências sobre urbanização e regularização fundiária.A cidade de Osasco já mandou uma equipe para conhecer o projeto da Vila Real, que se tornou exemplo de urbanização, recebendo visitas de especialistas em urbanização em favelas de vários lugares do mundo. Osasco também se destaca por seus inúmeros projetos para reurbanização de submoradias, além de também desenvolver no município a poupança comunitária.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa (Foto Divulgação)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Secretaria de Saúde presta contas a vereadores.

O secretário de Saúde de Várzea Paulista, Luís Fernando Tofani, estará nessa quinta-feira (30), a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores para prestar contas da pasta relativas ao segundo trimestre deste ano.
Neste período, foram investidos aproximadamente R$ 5,7 milhões na área, sendo que 63,83% do montante foram originados de recursos do próprio município. A prestação de contas já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde.
Tofani também apresentará as ações desenvolvidas desde o início deste mandato. Em seis meses, mais de 43 mil consultas foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O montante aplicado no primeiro semestre de 2009 pela Saúde foi de R$ 11,4 milhões, o que representou 18,54% da arrecadação municipal de impostos – índice superior ao mínimo exigido pela Emenda Constitucional 29, que é de 15%.

Nova lei
Na última segunda-feira, o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, assinou lei que dará à Saúde da cidade mais autonomia à gestão financeira da pasta. De acordo com projeto criado pela Prefeitura e já aprovado na Câmara de Vereadores em sessão ordinária, os recursos do Fundo Municipal de Saúde ficarão sob a responsabilidade do secretário de Saúde. Antes, as despesas e pagamentos ficavam a cargo da secretaria de Finanças.
A lei criada pela Prefeitura de Várzea foi um pedido do Conselho Municipal de Saúde, que passas a ser instância de avaliação e fiscalização da aplicação das verbas da área, atendendo a preceitos constitucionais.

Secretaria Municipal de Comunicação SocialAssessoria de Imprensa

Mais uma parceria no blog.

Agora também o blog do Jornal da Nova tem parceria com o Jornal Noticia de Várzea Paulisa e região, onde também iremos postar noticias em parceria, o Jornal é administrado por nossa amiga Silvana Ferreira e tem como jornalista responsável Maciel Pedroso.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Assistência Social arrecada armações de óculos para doação.

A secretaria de Cidadania e Assistência Social de Várzea Paulista iniciou uma campanha para a arrecadação de armações de óculos para doação. Os interessados em participar devem entregar os óculos em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Ao repassar as armações aos beneficiados, a secretaria se encarregará da compra das lentes. De acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social, João Antônio Cardoso, a iniciativa tem como objetivo atender uma demanda apresentada pelos CRAS. “Muitas pessoas têm a receita para fazer um óculos, mas não têm condições para comprá-los. Esta campanha vem para ajudar essas pessoas. Basta que elas apresentem três orçamentos de lentes”, informa.
Pontos de arrecadação:
- CRAS Central: Rua Pedro Poloni, 36, Centro
- CRAS Oeste: Avenida Bertioga, 1.375, Jardim Bertioga
- CRAS Norte: Rua Juquiá, 203, Jardim América III
- CREAS Espaço Cidadania: Avenida Ipiranga, 151, Centro.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Agenda Cultural em Várzea Paulista.

Aulão de Capoeira.
Mais de 60 crianças e jovens estarão reunidos na próxima quinta-feira (30), no Parque das Orquídeas, para um ‘Aulão de Capoeira’, promovido pelo mestre Bola 7. O evento será realizado às 14h30, contando com a presença dos participantes dos projetos sociais desenvolvidos no município. O evento é aberto ao público. Local: Parque das Orquídeas: Rua Francisco José Santana, 140, Jardim América.

Curso
O Departamento de Cultura de Várzea Paulista está com as inscrições abertas para o curso ‘A prática de repertório para grupos de viola caipira’. Para participar, basta se inscrever no Centro Cultural até o dia 2 de outubro. É necessário possuir o instrumento e ter noções intermediárias de sua prática. As aulas serão realizadas aos sábados, das 10 às 13 horas, a partir do dia 3 de outubro e serão ministradas por um professor da ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo).
O Centro Cultural fica na Rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera.

Sarau
Realizado nas últimas sextas-feiras de todo mês, o Sarau de Várzea Paulista reúne os apaixonados por arte e cultura. Com um clima informal e descontraído, o evento é um espaço para todos aqueles que querem expor o seu talento em qualquer área artística, reunindo pessoas de toda a região. Para participar, basta se inscrever na hora do evento, que acontece neste mês acontece no dia 31, às 19 horas.
Local: Espaço Cidadania - Avenida Ipiranga, 151, Centro.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de ImprensaSecretária de Comunicação
Contatos: 4595-0977 e 4596-9652

Prefeito assina lei que dá autonomia de gestão à Saúde.

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, assinou nesta segunda-feira lei que dará à Saúde da cidade mais autonomia à gestão financeira da pasta. De acordo com projeto criado pela Prefeitura e já aprovado na Câmara de Vereadores em sessão ordinária, os recursos do Fundo Municipal de Saúde ficarão sob a responsabilidade do secretário de Saúde, Luís Fernando Tofani. Antes, as despesas e pagamentos ficavam a cargo da secretaria de Finanças. A lei criada pela Prefeitura de Várzea foi um pedido do Conselho Municipal de Saúde, que passas a ser instância de avaliação e fiscalização da aplicação das verbas da Saúde, atendendo a preceitos constitucionais. “Isto representa a institucionalização de um modelo de gestão pública que define a saúde como prioridade e delega à participação popular a atribuição de formular, avaliar e fiscalizar a execução da política social de forma conjunta com a administração municipal”, avalia Tofani.A assinatura da lei aconteceu durante reunião do conselho. “O conselho é um dos principais ícones de participação popular em Várzea. Ele colabora para que o nosso trabalho seja permanente, continuado e com controle social”, destaca o prefeito Eduardo.Para a presidente do Conselho Municipal, Isabel Cristina Silva Pinto, a medida contribuirá para a priorização dos investimentos da área. “Vai melhorar muito para fiscalizarmos ainda mais de perto e termos controle sobre os gastos. É uma evolução”, define. Prestação de contasDurante a reunião do Conselho, também foi apresentada a prestação de contas da Saúde relativa ao segundo trimestre de 2009. Neste período, foram investidos aproximadamente R$ 5,7 milhões na área, sendo que 63,83% do montante foram originados de recursos do próprio município. A prestação de contas foi aprovada pelos conselheiros presentes. O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para apresentar as ações desenvolvidas desde o início deste mandato. Em seis meses, mais de 43 mil consultas foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O montante aplicado no primeiro semestre de 2009 pela Saúde foi de 11, 4 milhões, o que representou 18,54% da arrecadação municipal de impostos – índice superior ao mínimo exigido pela Emenda Constitucional 29, que é de 15%.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Várzea Limpa recolhe quase 500 toneladas de entulho das ruas.

A equipe do programa Várzea Limpa continua nas ruas com os trabalhos de capinação, limpeza de córregos, bocas de lobo e cata-treco. Devidos às chuvas, os serviços de tapa-buraco e de manutenção de vielas estão atrasados. Porém, a secretaria de Infraestrutura esclarece que as ações seguirão a ordem do cronograma. Desde o inicio do programa, já foram recolhidos 491,37 toneladas de materiais inutilizáveis com a ‘Operação Cata-Treco’, que recolhe diariamente nos bairros indicados móveis usados, pneus, ferragens, eletrodomésticos, objetos variados, madeira e papéis velho, entre outros materiais. Lixo, entulhos, terra e areia não são recolhidos.Também foram feitas a manutenção de 25 vielas, 101 podas de árvores, utilizados 517 sacos de cal para a sinalização de guias além de 799 unidades de boca de lobo limpas, o que garante o perfeito escoamento da água das chuvas, evitando futuro problemas.
Fique atento à programação do Cata-Treco.
Bairros: Jardins Continente, Geanfrancesco, Figueira, Bertioga, Vilas Tupi, Marajó, Iguaçu, Indaiá, Jerivá, Fiorese, Popular, Parque Guarani, Residencial Aimoré e Sitio São José. Cata-treco: 17,18,19, 24, 25, 26 e 31 de julho; 01 e 02 de agosto

Bairros: Jardins Primavera, Maria de Fátima, Olívio Moro, Itapoã, Buriti, Vilas Santa Teresinha e Santa Catarina e Núcleo Residencial Sequóia. Cata-treco: 7, 8, 9, 14, 15 e 16 agosto

Bairros: Vila Real e Chácaras Santa Martha.Cata-treco: 21, 22, 23 de agosto e 04, 05 e 06 de setembro.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Novas evidências põem médico de Michael no centro de investigação.

A confirmação de que Michael Jackson recebeu um anestésico antes de morrer e uma segunda batida feita hoje nas propriedades do médico do cantor tornaram o cardiologista Conrad Murray o centro da investigação por homicídio.Murray, de 51 anos, estava na casa de Michael em Los Angeles em 25 de junho, dia da morte do cantor, e foi o responsável pela primeira tentativa de reanimar o artista, que estava sem respiração.O médico foi interrogado como testemunha em várias ocasiões pela Polícia, com quem se mostrou cooperativo. Porém, ainda não existe uma acusação formal contra ele, apesar de os agentes parecerem ter suspeitas de um possível comportamento criminoso de Murray em relação à morte de Michael.
Funcionários da agência americana antidrogas (DEA) entraram hoje com uma ordem judicial na casa do médico em Las Vegas, Nevada, para buscar evidências que permitam apresentar acusações contra Murray por homicídio sem premeditação.É uma averiguação similar a que foi feita na quinta-feira passada nos escritórios do médico em Houston, Texas, onde foram apreendidos vários artigos, entre eles alguns documentos e um disco rígido (HD) de computador.
A revista de hoje aconteceu um dia depois de fontes policiais confirmarem que Murray tinha fornecido ao "rei do pop" o anestésico Propofol na noite antes de sua morte.
(Fonte: FERNANDO MEXÍA Los Angeles - Foto: AFP)

Banco Mundial empresta US$ 30 mi para combate à pobreza na Bahia.

Da France Presse, em Washington - Foto: Klauber Valente
O Bird (Banco Mundial) concedeu nesta terça-feira um empréstimo de US$ 30 milhões ao Brasil com o objetivo de combater a pobreza. A meta é, com esse dinheiro, incluir mais 360.000 pessoas em um plano que busca melhorar as condições de vida dos pobres na Bahia, anunciou a instituição financeira em comunicado.
O plano Produzir, destinado a aumentar as oportunidades econômicas dos menos favorecidos, beneficia atualmente 810 mil pessoas, ou seja, 18% da população rural da Bahia, ressaltou o Bird.
"Acredito na colaboração entre o governo e os pequenos produtores, como forma de levar desenvolvimento sustentável a todas as regiões do estado e reduzir as desigualdades. Neste sentido, o apoio do Bird tem sido essencial", declarou o governador do estado, Jacques Wagner.
O plano Produzir já havia recebido um crédito do Bird de U$ 54 milhões em setembro de 2005.
"O novo crédito marca a segunda fase do programa, na qual os produtores ampliarão seu acesso aos mercados, tanto no Brasil como no exterior", disse Edward Bresnyan, dirigente da entidade multilateral.
O Bird colaborou com 40 projetos na Bahia desde 1950, por uma quantia total de US$ 1,8 bilhão.

Lula envia mensagem a Massa e deseja rápida recuperação ao piloto.

Da Agência BrasilEm Brasília (DF)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, encaminharam no último domingo uma mensagem desejando plena e rápida recuperação ao piloto brasileiro de Felipe Massa, que sofreu acidente no sábado no treino classificatório do Grande Prêmio da Hungria.Lula e Marisa enviaram também mensagem aos pais do automobilista, Luiz Antônio Massa, conhecido como Titônio, e Ana Massa. "Como todos os brasileiros, Marisa e eu lamentamos profundamente o acidente ocorrido neste sábado no circuito húngaro. Estamos torcendo e rezando pela plena recuperação do nosso querido Felipe", disse a mensagem enviada ao piloto e à esposa dele, Raffaela.No treino classificatório, Felipe Massa foi atingido no capacete por uma peça que se soltou de um carro e caiu na pista. A peça perfurou o capacete e provocou uma fratura no crânio do piloto. Ele passou por uma cirurgia e está internado em um hospital de Budapeste, capital húngara, em recuperação.

Gripe suína: Prefeitura de SP suspende atendimento em creche e prorroga férias até dia 17/8.

Da Redação Em São Paulo
As 1.309 creches municipais de São Paulo terão suas atividades suspensas entre a próxima sexta (31) e o dia 17 de agosto. A Prefeitura de São Paulo decidiu seguir a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo para evitar a propagação da gripe suína, também chamada de gripe A H1N1.Até sexta-feira, as creches funcionarão normalmente para que os pais e responsáveis possam se organizar sobre onde deixar as crianças. Segundo a secretaria, o serviço atende 120 mil.A volta às aulas na rede municipal de ensino também foi adiada - as escolas retomariam suas atividades na próxima segunda (3), segundo a assessoria de imprensa da pasta. A rede municipal é composta de 1.057 escolas e atende cerca de 918 mil alunos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Igreja do Cidade Nova II completa doze anos.

Assembleia de Deus
Pastor Moisés Lorenti, pastor da igreja Ass. de Deus no Cidade Nova II, situada a Av. Ricardo Aizza s/n, convida a todos a participarem do 12º Aniverssário do templo, com o tema "Até aquí nos ajudou o Senhor"
Evento:
Abertura neste SABADO dia 01 de Agosto as 19:00 hs. Preletor Pr. Adilson da cidade de Franco da Rocha.
DOMINGO as 18:30 Hs Missionária Regina de Cajamar (Polvilho).
No encerramento SEGUNDA- FEIRA as 19:30 hs. cooperação das congregações do SETOR UM, preletor PR. Edmilson.
VENHA RECEBER O SEU MILAGRE, NÃO PERCAM...
Pastor Presidente do Campo de Várzea Paulista - Pr Alberto Resende de Oliveira.
(Fonte: Ass. Imprensa Assembleia - Belem)

Secretarias de Educação e Saúde integram ações de prevenção contra a gripe suína.

Técnicos orientam educadores sobre medidas preventivas; materiais informativos serão distribuídos na rede municipal de ensino.
Durante uma reunião pedagógica com cerca de 40 diretores e coordenadores da rede municipal, realizada nesta segunda-feira (27), para abordar temas relacionados a volta às aulas, a secretaria de Educação de Várzea Paulista promoveu um seminário com técnicos da secretaria de Saúde, no intuito de reforçar as medidas contra a gripe suína nas escolas. Durante o evento, os participantes tiraram dúvidas sobre a doença e se comprometeram a adotar todas as recomendações a partir do início das aulas - marcado para os dias 27 e 28, dependendo do calendário estabelecido em cada unidade de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, Várzea Paulista adota todas as recomendações do Ministério da Saúde nesse período de volta às aulas. "Estamos muito atentos e sem nenhum pânico, para garantir a volta às aulas na data prevista e evitar um prejuízo do ponto de vista pedagógico aos alunos", diz.
Entre as orientações aos professores estão o incentivo à higiene pessoal dos alunos; limpeza constante dos objetos de uso comum, como brinquedos e materiais coletivos; e manutenção das salas de aulas sempre ventiladas, entre outras medidas. "Essa ação conjunta é fundamental para garantir a eficácia das medidas. A escola tem um importante papel, que é o de trabalhar a prevenção com alunos e pais", informa.
Os técnicos da Vigilância Epidemiológica também ensinaram os participantes a detectar os sintomas da doença e recomendaram que as escolas mantenham um vínculo com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, materiais informativos serão distribuídos aos 10 mil alunos da rede municipal de ensino. "Achei esse seminário muito importante. Já que não há vacina, a prevenção é fundamental. Por isso vou adotar todas as medidas na minha escola", diz Anne Telma Niere, diretora da Emef São Miguel Arcanjo.
(Fonte: Secretaria de Comunicação - PMVP)

domingo, 26 de julho de 2009

Vistoria semestral em Jundiai no transporte esocolar.

Na volta às aulas, pais dos alunos devem ficar atentos quanto à segurança do transporte escolar de seus filhos. Agora a vistoria semestral em Jundiaí é obrigatória nos veículos utilizados para transportar alunos, como peruas Vans e Kombis, a vistoria é realizada na 24º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). De acordo com Moacir Carlos Biazim, presidente do Sindicato dos Transportes Escolares de Jundiaí e Regiao (Sintrejur), em media 400 veículos deverão ser vistoriados na cidade até o dia 14 de agosto."O não cumprimento dessa determinação acarretará no bloqueio da licennça", explica. Para obtenção da guia de vistoria, o condutor deverá entregar na sede do sindicato, que fica na rua Bom Jesus de Pirapora, 3333, cópias das carteiras de motorista e do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ou certificado de conclusão do curso de reciclagem, alvará da prefeitura, os discos e tacógrafos usados no semestre anterior, entre outros.Informações também podem ser obtidas nos telefones do Sintrejur (11) 3395-6204/ 6206.
(Da assessoria)

Em dois anos, brasileiro poderá usar celular para pagar compras, prevê especialista Kelly Oliveira Repórter da Agência Brasil.

Brasília - Os brasileiros que já usaram muito o cheque e hoje preferem os cartões como forma de pagamento vão passar a utilizar, daqui a um ou dois anos, o celular para fazer compras, prevê o consultor em finanças e professor da da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) Marcos Crivelaro.
Atualmente, observa Crivelaro, bancos já oferecem aos clientes a possibilidade de acessar pelo celular o internet banking para verificar extrato da conta, saldo de poupança, pagar boletos e transferir valores, entre outros serviços. Pela internet também é possível usar sistemas de pagamento oferecidos por empresas especializadas que fazem intermediação entre clientes e fornecedores. Por esse sistema, explica o consultor técnico em tecnologia e professor de redes de computadores da Faculdade Módulo Ricardo França, o lojista ou prestador de serviço não precisa ter um contrato com cada bandeira de cartão de crédito, mas com essas empresas.
“Eventualmente, uma venda deixa de ser feita porque o cliente não tem uma bandeira. Se os fornecedores aderirem a essa tecnologia, facilita o relacionamento. Geralmente, a empresa cobra um percentual com qualquer bandeira de cartão de crédito e o custo é um pouco mais elevado”, afirma França.
Mas a expectativa, segundo Crivelaro, é que os consumidores possam pagar compras por meio do celular, em substituição ao cartão físico. Por esse sistema, é enviada uma mensagem para o celular do usuário com uma senha válida para a compra desejada. A senha é informada e a compra vem na fatura do cartão.
A técnica da Fundação Procon de São Paulo Renata Reis afirma que na mesma medida em que as empresas estão buscando medidas para tornar o sistema mais seguro, os fraudadores tentam se aperfeiçoar. Mas ela ressalta que as instituições financeiras são responsáveis por prejuízos em caso de fraude. “O consumidor nunca vai poder pagar a conta por isso. É um risco do negócio quando a empresa oferece ao consumidor esses meios de pagamentos.”
Renata ressalta que o consumidor deve verificar os mecanismos de segurança disponíveis antes de escolher um meio de pagamento eletrônico. “É preciso observar todas as orientações passadas pela empresa para que, caso ocorra algum problema, ela não possa alegar que não foram seguidas as orientações.”
Segundo a técnica do Procon, essa atenção torna-se cada vez mais relevante por causa do aumento do uso dos meios eletrônico. Segundo dados do Banco Central, entre 2005 e 2008, a quantidade de cheques emitidos caiu 23%, enquanto que o uso dos cartões de débito cresceu 84% e de crédito de 65%.
(Fonte: EBC)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Leonardo Boff traz para Várzea suas fórmulas para um mundo melhor.

Vencedor de mais de 60 prêmios, teólogo é um dos maiores militantes de causas nobres mundiais

Não é a toa que Leonardo Boff foi o representante brasileiro da Comissão da Carta da Terra, uma iniciativa da ONU que resultou em uma declaração de princípios éticos e fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Seu alto grau de espiritualidade, aliado à preocupação com os rumos da humanidade e a atual situação do planeta Terra, transformaram-no em um grande combatente dos valores disseminados pelo neoliberalismo, que, de acordo com ele, são responsáveis por diversos tipos de degradação, partindo do ponto de vista ambiental, até o das relações humanas.


Teólogo, escritor e professor universitário reconhecido mundialmente em diversos campos de atuação, Leonardo Boff estará em Várzea Paulista no dia 27 de julho, segunda-feira, para ministrar uma palestra durante o Encontro de Educadores, que reunirá 800 educadores da rede municipal de ensino. Ele acredita que a escola é fundamental para a construção “de uma nova consciência, ensinando os dados sobre a situação da Terra, sobre a natureza, sobre a biodiversidade e sobre a nossa responsabilidade desde pequeninos até o resto da vida sobre a casa comum que é o planeta Terra, as águas, os ecossistemas, os animais, as plantas”. Antes de travar sua luta contra questões cruciais do século XIX, envolvendo os fenômenos da globalização e capitalismo, Boff enfrentou uma grande batalha em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, que manifesta indignação frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã. Ele foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano, e, em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso", renunciando sete anos depois às suas atividades de padre. Sua atuação como presidente fundador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro lhe rendeu grandes prêmios, entre eles, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e o Prêmio Internacional Alfonso Comin, por seu trabalho comunitário e em prol dos direitos dos empobrecidos e marginalizados. Além dessas, Boff foi agraciado com mais cerca de 60 premiações como o Right Livelihood (Correto Modo de Vida), na Suécia, conhecido como o Nobel Alternativo.


Apesar de apresentar preocupações atuais semelhantes a muitos outros críticos e pensadores, Boff se difere através de seu otimismo e de sua crença em um mundo melhor. “Estamos num impasse final. Somos obrigados a reinventar a economia, a política, a ética societária e uma espiritualidade que nos devolvam esperança e assim nos garantam um futuro para nós e para a Casa Comum, nossa velha e querida Mãe Terra”.

Encontro de Educadores.

Após um mês de férias escolares, os educadores da rede municipal de ensino de Várzea Paulista serão recepcionados pela secretaria de Educação em mais um Encontro de Educadores, realizado na próxima segunda-feira (27), às 13h30, no Espaço Cidadania. O Encontro de Educadores, que já está em sua quinta edição, se tornou uma tradição em Várzea, marcando sempre o reinício das aulas após as férias de final e meio de ano. Cerca de 800 educadores participarão do evento, que terá como tema central “Educação e Meio Ambiente: Pedagogia do Cuidado”. Além da palestra de Leonardo Boff, o evento conta com a participação de Aracy Musolino, coordenadora do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente; e do professor da USP Leste e secretário de Educação de Suzano, Eduardo de Lima Caldas.


Entrevista:
O Secretário de Educação de Várzea Paulista, concedeu entrevista no Jornal da Nova na segunda feira do dia 27 de Julho, na Rádio Nova FM 92,1Mhz, falou sobre o econtro e detacou que o governo tem priorizado entre outras atividades a educação de qualidade, para isso tem investido no formação e valorização não só dos alunos mas também dos professores, "esses encontros trazem ricas informações ao professores, e este em especial vai tratar da questão ambiental, assim continuaremos incrementado e inovando para termos uma educação de qualidade"afirma o secretáro, Lucano também avaliou como positivo os seis primeiros meses de sua gestão na pasta e analteceu afirmando que os avanços teve a colaboração e participação dos pais e dos educadores que não medem esforços quando o assunto é lecionar.(Da redação do Blog)


Serviço
Data:
Segunda-feira, dia 27 de julhoLocal: Espaço Cidadania, avenida Ipiranga, 151, Centro, Várzea Paulista.

Programação:

13h30: Recepção dos educadores e café

14 horas: Palestra Aracy Musolino e Eduardo de Lima Caldas

15 horas: Palestra com Leonardo Boff

(Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa - Secretária de Comunicação - Cecília Mantovan)

Várzea sedia Encontro de Conselheiros Tutelares da macro região de Campinas.

Cerca de 90 Conselhos Tutelares estarão em Várzea Paulista no dia 29 de julho, quarta-feira, para participar do 34º Encontro de Conselheiros Tutelares da região metropolitana e macro região de Campinas. O evento terá início às 8 horas, no Espaço Cidadania, contando com a palestra do juiz da Vara da Infância e Juventude de Campinas Richard Pae Kim.
Realizado bimestralmente, o Encontro de Conselheiros Tutelares abordará nesta edição o tema “Ética e Ethos dos Conselhos Tutelares – Tutelas da Cidadania e dos Direitos Humanos”. Os assuntos abordados variam de acordo com a necessidade dos Conselhos municipais. “Os temas são determinados de acordo com os problemas que enfrentamos e as nossas demandas”, diz a conselheira varzina, Cleonice Pinheiro Silva.


O encontro é uma forma de capacitar os Conselhos e integrá-los com as entidades e secretarias de apoio à infância e juventude dos municípios. “É uma oportunidade também para esclarecermos a nossa função na sociedade e expor de que forma se dá o nosso trabalho”, explica Cleonice. Segundo a conselheira, cidades de outros estados, como Minas Gerais, estão entrando em contato com o Conselho Tutelar de Várzea Paulista para participar do encontro. “É gratificante receber todos esses conselheiros em nossa cidade, já que isso prova que temos crédito para sediar tal evento”, conclui. Além da palestra com o juiz Richard Pae Kim, será realizada durante o evento a leitura do regimento e eleição da Comissão Estadual e a escolha da próxima cidade a sediar o encontro.


Palestrante:
Além de juiz, Richard Pae Kim é mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós doutorando em políticas públicas pela UNICAMP e é professor do curso de mestrado em Direito da UNIMEP. Membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Richard tem seu campo de atuação direcionado para os seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Urbanístico, Direito da Infância e da Juventude, Interesses Difusos e Coletivos, Políticas Públicas e Responsabilidade Civil Pública.


Serviço
Data: 29 de Julho
Local: Espaço Cidadania - Avenida Fernão Dias Paes Leme, 151, Centro
Horário: 8 às 16 horas

Cronograma
08:00 – Credenciamento e entrega das pastas
08:30 – Café09:00 – Abertura e Apresentação Cultural
09:20 – Composição da mesa
09:45 – Palestra11:00 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Apresentação cultural.
14:00 – Leitura do regimento e eleição da Comissão Estadual.
15:00 – Escolha da próxima cidade a sediar o próximo encontro.
15:30 – Considerações finais, certificados e sorteios.
16:00 – Encerramento festivo em comemoração aos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Trecho crítico da Marginal do Rio Jundiaí é recapeado.

TAPA-BURACO.
Nova pavimentação é realizada com cinco meses de atrasoCom cinco meses de atraso, o trecho da Marginal do Rio Jundiaí foi recapeado e liberado aos motoristas. O local sofreu obras emergenciais em fevereiro último por causa da forte chuva que atingiu a região. As obras foram realizadas para escoar as águas que invadiram a lagoa ao lado e inundou uma empresa de toldos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Várzea Paulista, Augusto Crisionor Rodrigues, o atraso nas obras ocorreu por problemas técnicos. Ele explicou que houve infiltração no leito da estrada e afetou a base da via. Com isso, o departamento utilizou diversos rachões para acomodar o solo arenoso.
Na época da inundação, o departamento abriu a pista para instalar uma nova tubulação que servirá como alternativa para escoar água da lagoa e evitar novas inundações.
(Fonte e Foto: Jornal a Verdade)

Cabo aumenta a capacidade de energia.

Condutor de alumínio reforçado passa por Várzea e dobra capacidade.
Uma inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) está passando por Várzea Paulista. Trata-se do Condutor em Alumínio Reforçado por Compósito (ACCR) da 3M, para atender uma área densamente habitada do Estado de São Paulo. O condutor dobra a capacidade da linha por onde passa sem a construção de torres maiores.
Com a intenção de obter mais informações, a reportagem procurou a assessoria de imprensa da CPFL. “A primeira aplicação deste tipo de cabo foi em Várzea Paulista”, informou. Com a inovação, será possível atender o crescimento da demanda da região. O benefício direto à população “está no fato de que a obra de aumento de capacidade não necessitou de mais faixa de servidão ou implantação de novas torres, o que evita trans-tornos para os moradores”, declarou a assessoria de imprensa. Assim, não houve necessidade de desapropriação de propriedades.
A utilização do ACCR será feita em casos especiais, quando a construção de uma nova linha ou a ampliação de linha existente não for possível por motivos de falta de espaço físico. Esses cabos especiais serão usados também quando novas torres não puderem ser construídas por motivos ambientais.
Foi instalado em segmento de uma linha de 3,3 km, cruzando Várzea, e ajudou a potencializar a energia também em Jundiaí, cuja população é de mais de 320 mil habitantes. O investimento do projeto é de R$ 3,5 milhões.
Questionada sobre a economia gerada pelo ACCR, a assessoria disse que “não se deve falar em economia neste caso. O que houve foi a aplicação de uma solução que permitiu a ampliação da capacidade da linha sem necessidade de mais área de servidão e instalação de torres”. No caso de Várzea, alegou a assessoria, “o cabo foi utilizado onde não havia espaço físico para a ampliação”.
(Da redação do Jornal a Verdade)

Preocupação, virus H1N1 na reigão.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Vinhedo, ficou confirmado na manhã desta quinta-feira, a segunda morte por suspeita de gripe influenza A no município. Por volta das 10hrs da manhã, uma mulher de 37 anos faleceu, ela estava internada desde o dia 11 deste mês na Santa Casa de Vinhedo e faleceu com suspeita de gripe influenza A. Uma segunda moradora de Vinhedo havia falecido no dia 18 com sintomas compatíveis com a influenza A, mas a causa da morte ainda não foi confirmada. Segundo apurado mais três pessoas com suspeitas da doença estão internadas na Santa Casa com sintomas compatíveis à doença causada pelo vírus H1N1, sendo que uma delas está na UTI. Até o momento, Vinhedo registra 10 casos confirmados da nova gripe.

(Matéria da Redação - Foto: Estadão e Último Segundo)

ARTIGO: Influenza A (H1N1): mais influente do que a encomenda
Porcaria. A moda agora é a gripe Influenza A (H1N1), mais conhecida e temida como gripe suína. No começo, todos ignoraram o que estava acontecendo, justamente o contrário do estado alarmante a que o mundo chegou com a muito mais humilde gripe aviária. Alguns dias e mortes depois, a divulgação da doença se intensificou de uma maneira assustadora. E uma divulgação equivocada, é bom frisar.
O único aspecto verdadeiro da história é que a doença pode virar uma pandemia. Seria como se muita gente ficasse gripada ao mesmo tempo. Mas não como se morrêssemos simultaneamente. Quase ninguém falou que o índice de fatalidade da gripe girava em torno de 6%. Menos gente ainda disse que a previsão de gravidade do vírus pode, ainda assim, ter sido um erro. Cientistas destacam que a gripe suína é provavelmente muito mais fraca do que a devastadora gripe espanhola de 1918. Há no Brasil pessoas utilizando máscaras, absolutamente inúteis neste momento. O medo se espalhou muito mais rapidamente do que o vírus.
A mídia precisa divulgar, mas não deve repetir dados e fatos exaustivamente, em detrimento de aspectos fundamentais, como a real gravidade da doença e, principalmente, o ainda baixo número de infectados. Ninguém viaja, equipes de futebol do México não jogam no México, todos usam máscaras. Revista Time, aí vai um recado: influente, de fato, é o Influenza A (H1N1).
Postado por Daniel Leite - do Blog "Por dentro do mundo da Bola"

OP atinge fase de decisão das demandas.

A fase final do Orçamento Participativo (OP) de Várzea Paulista já está programada. Durante todo o mês de agosto acontecerão assembleias para decidir as obras a serem executadas nas regiões da cidade. Toda a população está convidada a participar. A votação é secreta. “É muito importante nessa fase que a população se organize e participe, decidindo o futuro da sua região. Quanto maior a participação, mais democrático se torna o Orçamento Participativo“, afirma o coordenador do OP, vice-prefeito Lula Raniero.As demandas que serão votadas durante as Assembleias Regionais foram indicadas nas reuniões dos bairros, que correspondem à primeira etapa do OP, quando a população se reuniu para discutir e escolher as obras prioritárias nos bairros.Na opinião do prefeito Eduardo Pereira, o OP da cidade, além de permitir a participação dos moradores nas decisões de investimentos do município, funciona como uma verdadeira escola de cidadania. “As pessoas que participam do OP em Várzea Paulista aprendem como funciona o orçamento municipal, a legislação e as licitações. Todas essas informações são muito importantes inclusive para elevar o grau de consciência e direitos dos cidadãos, para que eles possam fiscalizar e cobrar mais do poder público”, salienta Eduardo.FórunsO fórum dos delegados, realizado no último sábado (18), contou com a participação da população e de técnicos das secretarias de Obras e Infraestrutura, que avaliam a viabilidade das obras indicadas nas preliminares do OP, em março deste ano.No dia 25, a partir das 9 horas, acontecerá a segunda fase do fórum, na EMEF Professora Palmyra Aurora D’Almeida, no Parque Guarani. Veja as datas e os locais das reuniões:
Assembléias Regionais

07/08 – 19h30 – Região VLocal: E.E Armando Dias

11/08 – 19h30 – Região IVLocal: Ginásio Ayrton SennaRua Aristides Nivoloni, 240, Jardim Maria de Fátima

14/08 – 19h30 – Região VILocal: EMEF Erich BeckerRua dos Canários, 160, Cidade Nova II

18/08 – 19h30 – Região ILocal: Ginásio de Esportes Jordão Dias Fernandes (Promeca)Rua Portugal, sem número, Jardim Promeca

21/08 – 19h30 – Região IILocal: EMEF Edith ScheneiderRua Embu, 355, Alto do Pinheirinho

25/08 – 19h30 – Região IIILocal: EMEF Professora Palmyra Aurora D’Almeida RinaldiRua Itaipu, 150, Parque Guarani.

PMVP - Imprensa [23/07/2009]

Sarau musical reúne talentos da região.

Os apaixonados por arte e cultura agora têm uma ótima opção na cidade. Com um clima informal e descontraído, os saraus tiveram início através de uma parceria entre o Departamento de Cultura, Espaço Cidadania e Biblioteca Municipal e reúnem talentos de toda a região. Para participar, basta se inscrever na hora do evento, que acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês, e expor um talento. O evento é aberto a toda a população.
PMVP - Imprensa [23/07/2009] - (Foto: Divulgação)

Várzea oferece vagas para Curso de Catira.

Com suas origens em Mato Grosso, Goiás e no norte de Minas Gerais, o Catererê, mais conhecido como Catira, passou por um processo de extinção nos últimos anos, o que o torna particular de apenas algumas cidades do cenário nacional. Em Várzea Paulista, esta manifestação cultural está sendo resgatada por meio do Curso de Catira, oferecido pelo Departamento de Cultura.Em algumas regiões, a dança Catira é praticada exclusivamente por homens organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de cada uma delas fica o violeiro que tem à sua frente a sua “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria. A coreografia é marcada por pulos e fortes batidas de pé e mãos. Os cantadores promovem uma moda viola, com temática variada em estilo narrativo.Em Várzea Paulista, as aulas são oferecidas gratuitamente, às terças e sextas-feiras, das 17 às 21 horas no Centro Cultural. Podem participar crianças a partir de 8 anos e adultos de ambos os sexos. Para isso, basta se inscrever no Centro Cultural, localizado na Rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera.

PMVP - Imprensa [23/07/2009] - Foto: Kharen Stecca.

ESTIAGEM Queimada gerou muita fumaça que invadiu as pistas da Marginal colocando motoristas em perigo.

O clima seco ajudou a propagar as chamas que atingiram um morro da Marginal do Rio Jundiaí, no bairro Cidade Nova 2, em Várzea Paulista, na tarde da última quarta-feira, dia 22. A Guarda Ambiental se deslocou até o local, mas não conseguiu conter o fogo. Até o fechamento desta edição, a GM Ambiental não havia descoberto como o incêndio começou.
A Guarda Ambiental também reclamou do departamento de Infraestrutura Urbana da Prefeitura Municipal por não ter atendido a solicitação de apoio com o caminhão-pipa. Apenas os guardas ambientais Góes e Santana tentaram, em vão, conter o incêndio com abafadores.
O secretário de Infraestrutura Augusto Crisionor Rodrigues, afirmou que não havia acesso para enviar o caminhão pipa. “Onde houver alcance nós mandaremos o caminhão-pipa, mas neste caso não seria possível”, disse.
(Fonte e foto: Jornal a Verdade)

PARCERIA - Este blog agora tem parceria com mais um conceituado orgão de imprensa.

A partir desta quinta feira dia 23, este blog firmou parceria com o Diretor Presidente do Jornal a Verdade Regional de Várzea Pulista Sr. Ernesto Francisco Musselli, com circulação em toda região, para postarmos aqui matérias e fotos publicadas no site do jornal.
O Jornal A Verdade tem em seu quadro de proficionais o renomado jornalista Marco Antonio Sapia como chefe de redação, jornal este que tem realizado uma cobertura espetacular dos principais acontecimetos.
E apartir de agora você também poderá conferir aguns destaques do jornal aqui no blog.
São parcerias saudaveis assim que vão democratizando o joralismo e os meios sérios de comunicação de nosso país.
E vem ai mais parcerias, com renomados orgãos de impensa aguardem.
Se houver interesse de sua empresa nos permitir publicações entre em cotato jornaldanovafm@gmail.com
(Sandro Moraes - Nova FM - Blog Jornal da Nova)

Fitas vão mostrar se incêndio na Advance foi criminoso.

DESTRUIÇÃO No depósito havia grande quantidade de tecido e produtos químicos


REFORÇO Os bombeiros de Jundiaí contaram com a ajuda de soldados da região
A Advance Indústria Têxtil, localizada na rua Pedro Gutierrez, Jardim Primavera, em Várzea Paulista, teve um de seus pavilhões praticamente reduzido a cinzas, devido a um incêndio na madrugada de sábado para domingo. Segundo o delegado Manoel Alberto Cardoso de Mello, as fitas da segurança interna da empresa já foram recolhidas e enviadas à Perícia Técnica. Em dez dias, conforme informou, será revelado se o incêndio foi criminoso ou não. Homens teriam sido vistos jogando garrafas com material inflamável na indústria.
Procurada, a Advance recusou-se a fazer qualquer pronunciamento sobre o caso. Na porta da empresa, no dia 20, nenhum responsável falou à imprensa. O setor de comunicação, ao ser contatado, disse estar impossibilitado de conceder qualquer informação sobre o incêndio, incluindo o prejuízo. No dia 22, no entanto, a redação conseguiu novo contato com a direção da empresa, que, mais uma vez, recusou-se a falar.
O fogo, segundo informações de moradores, começou por volta das 3 horas. Ainda assustava as pessoas na manhã e tarde seguintes. Na segunda-feira, a sujeira e o cheiro desagradavam; escombros e panos queimados por todos os lados.
Lisiane Almeida de Souza, 30 anos, que mora na frente do prédio incendiado, foi a primeira a perceber a presença do fogo. Não demorou muito para chamar os bombeiros e avisar outros vizinhos.
O pavilhão onde o incêndio se alastrou é o local onde funcionam o depósito, o refeitório e o vestiário. A grande quantidade de tecido e os produtos químicos da tinturaria ajudaram no aumento ainda mais rápido do fogo. A situação foi controlada perto do meio-dia do domingo, trabalho de aproximadamente 25 homens do corpo de bombeiros; sete viaturas de cidades variadas – Jundiaí, Vinhedo, Valinhos e Campinas – estiveram no local para combater o incêndio. A estrutura do prédio foi inteira danificada e veio a baixo.
Maria dos Anjos, que mora ao lado da Advance com mais cinco familiares, foi uma das prejudicadas. Ao perceberem o fogo, depois de outro morador avisar, pegaram seus documentos e deixaram a casa. No momento estão sob o teto de outro vizinho, Agnaldo Cassiavara Machado. “Minha caixa de água derreteu e minha parabólica foi danificada”, declarou Maria. Sua casa e de outro vizinho, ao lado, foram isoladas pelos bombeiros.
Ulisses Pincinato, engenheiro da Defesa Civil, esteve no local e nas casas para fazer algumas avaliações. “Os moradores poderão retornar a suas moradias assim que forem reparadas a parte hidráulica e a parte elétrica”, explicou. Quanto ao risco de desabamento, Pincinato descartou essa possibilidade. O prejuízo nas casas deverá ser pago pela Advance. Na terça-feira, às 11 horas, Maria, na empresa, foi informada que terá os danos reparados, assim como os outros moradores, além de uma ajuda de aluguel no valor total de R$ 500, sendo que R$ 250 ficará com seu genro, que alugou outra casa temporariamente. Depois de reparados os danos, poderão retornar ao lar.
As causas do incêndio ainda serão investigadas. Segundo informações de um vizinho que não quis se identificar, na madrugada de sexta-feira para sábado alguns vidros da janela da empresa foram quebrados. O mesmo acordou com o barulho, mas não viu ninguém na rua. Foi divulgado também que o incêndio foi obra de homens que atiraram garrafas com substâncias inflamáveis no local. Os vidros quebrados, acredita o morador, facilitaram a ação criminosa na madrugada seguinte.
Apesar de nenhuma residência ter sido atingida pelo fogo, rachaduras foram apontadas pelos moradores, assim como janelas queimadas e outros danos .
Enquanto os bombeiros continuavam no local e máquinas retiravam os escombros, na segunda-feira, alguns trabalhadores da empresa assistiam apreensivos. Edson Bernardino, ajudante geral na Advance, perdeu todos os documentos, que estavam em seu armário, no interior do pavilhão incendiado.
(Aurizada) - Matéria e Foto publicada no Site do Jornal a Verdade Regional - (colaboração) Rafael Amaral

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Várzea Limpa atende reivindicações de Flavinho Spinucci.

O vereador Flavinho Spinucci (PSDC) vem acompanhando os trabalhos realizados pelo Várzea Limpa 2009 na região da Grande Promeca, a campanha que tem o objetivo de deixar a cidade mais bonita e bem cuidada, realiza serviços como limpeza, manutenção e recuperação da infra-estrutura urbana e sinalização.
No Várzea Limpa 2009 várias solicitações de Flavinho vem sendo atendidas, desde reparos e serviços de infra-estrutura até problemas de iluminação. Cumprindo um de seus compromissos de campanha o vereador apresentou em fevereiro deste ano a indicação 96/09 que se refere a avenida Victorio Spinucci no Jardim Promeca, onde solicitou estudos técnicos objetivando disciplinar o trânsito em seu eixo comercial (início da via até o condomínio Chacur).
A indicação solicita ainda que antes de qualquer alteração no trânsito, fosse feita um pesquisa de opinião com os comerciantes e moradores da avenida. "A avenida é muito movimentada e as melhorias são necessárias para termos um tráfego de veículos melhor e com mais segurança para todos, mas é muito importante apurar a opinião dos comerciantes que sempre estão ali e são diretamente envolvidos, por isso pedi que fossem ouvidos" destacou Spinucci.
(Fonte: Anderson - Imprensa CMVP)

Grendacc busca novos voluntários. Treinamento será em 1º de agosto.

Setores da recepção, copa e espaço culinário precisam de ajuda com urgência. Mas é possível trabalhar nas mais diversas áreas.
No próximo dia 1º de agosto (sábado), das 9 às 12 horas, o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) realizará um Treinamento para Novos Voluntários da instituição, no saguão de seu hospital. Os setores da recepção, copa e espaço culinário são, no momento, os que mais precisam de ajuda de voluntários, segundo explica Verci Bútalo, vice-presidente do Grendacc e coordenadora do Voluntariado. "Esses são os locais de maior demanda e estamos em busca de pessoas interessadas em colaborar, mas também é possível trabalhar em diversas outras áreas do hospital", destaca Verci.
Para ser um voluntário do Grupo, conforme legislação vigente, basta ter mais de 18 anos, disponibilidade para quatro horas de trabalho semanais e vontade de ajudar o próximo. Mas para participar do treinamento é preciso fazer inscrição gratuita antecipada. Informações através do telefone (11) 4582-7864.
(Fonte: Flavia - Grendacc)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Igreja Assembleia de Deus faz missão no Peru.

A igreja evangélica Assembleia de Deus com sede na Rua Rabelo Portela, 279 possui um Projeto Missionário que hoje é realidade por meio do trabalho de aproximadamente 62 missionários mantidos pela igreja praticando missões em países como Peru e Espanha além de estados brasileiros como Bahia e São Paulo. No mês de junho uma caravana com 48 membros da igreja foi visitar e apoiar a obra realizada em solo Peruano. Os visitantes viram de perto toda estrutura montada pela Igreja de Várzea Paulista que não mede esforços quando o assunto é fazer missões. O vereador Josué da Silva Ramiro que já foi diretor de missões em Várzea Paulista é apoiador desse projeto e acompanha todos os eventos realizados pela Igreja. O legislador lembra ainda que uma Igreja quando se propõe a fazer missões faz algo que comove o coração de Deus, e se hoje a Igreja Assembleia de Deus em Várzea Paulista é prospera e desfruta de bênçãos é porque abriu as portas para o trabalho missionário.
(Fonte: CMVP)

Ivan Sada visita obras e pede sinalização na Duque de Caxias.

O vereador Ivan Sada (PPS) visitou nesta semana, uma das obras do projeto Várzea Limpa, na avenida Segundo Gregório Beludi no Jardim Bela Cintra e constatou no canteiro de obras a construção de calçamento para passagem de pedestres e reforma na boca de lobo para escoamento de águas pluviais, no cruzamento com a avenida Duque de Caxias.
Todos os terrenos que se encontram na extensão da rua foram limpos e capinados e a construção de uma pequena praça é esperada no local pelos moradores, assim que as obras se encerrarem. O vereador conversou com moradores e freqüentadores do local que reclamaram do trânsito intenso na avenida Duque de Caxias devido a falta de sinalização. "Sabemos do prolongamento da Avenida Duque de Caxias, mas precisamos de sinalização urgente neste local", cobrou Ivan.
Perigo - Segundo as frequentadoras do Grupo Bem Viver para terceira idade, que tem sua sede em frente ao local da obra do Várzea Limpa, as pessoas encontram dificuldades em atravessarem a avenida, devido a velocidade dos veículos que ali passam. "Andamos mais de 100 metros para evitarmos esse cruzamento, que está sem sinalização nenhuma", disse Deodete Antunes.
O vereador percorreu toda extensão da rua Segundo Gregório Belodi e constatou o fechamento de um poço artesiano que abastecia com água potável as residências, causando descontentamento nos moradores que querem uma explicação da Sabesp. "Ainda não sabemos o motivo da desativação desse poço, mas vamos buscar o esclarecimento da Sabesp e tentar reverter a situação", afirmou.
(Fonte: CMVP)

Quadrilhas Juninas se apresentam em Várzea.

Na próxima sexta-feira (24), o Espaço Cidadania será palco de muitos "turs" e "balancês", com a realização de mais um Encontro de Quadrilhas Juninas. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento acontece às 19 horas e contará com a participação de dois grupos: o tradicional grupo Bem Viver da Terceira Idade e o recém-formado "Nóis enverga mas não quebra", constituído pelos participantes da Dança Catira e do vôlei adaptado. A apresentação de quadrilhas faz parte do projeto de resgate da cultura popular desenvolvido em Várzea Paulista nos últimos quatro anos e se tornou uma tradição, envolvendo a comunidade em sua organização. "Os participantes da quadrilha ficam ansiosos pelo evento. Fazemos questão de realizá-lo todo ano para não deixar que essa tradição acabe", diz Jandira Lúcia Biagio, integrante do grupo de Catira, lembrando que as quadrilhas seguirão os rituais tradicionais, encenando, inclusive os convencionais casamentos caipiras.
O Espaço Cidadania fica na Avenida Ipiranga, 151, Centro. A entrada é franca.
(Fonte: PMVP)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Várzea Fest Folia.












Participe deste evento, sábado no Espaço Cidadania em Várzea Paulista.
Um evento totalmente idealizado por jovens que participam de programas voltado para eles na administração pública de Várzea Paulista, e tem como objetivo desenvolver a cultura e desvendar os talentos.

Neste sábado eles, jovens que por meses vem se reunindo para elaborar e desenvolver este projeto, cujo o nome foi escolhido democraticamente entre eles vencendo o nome: "Várzea Fest Folia"

Participe desta festa da musica e prestigie nossos jovens, levando um quilo de alimento não perecivel.

A rádio Nova FM Paulista estará participando do evento e oficializando a parceria com estes jovens para futuros cursos e projetos voltatos na área da infância e juventude de Várzea Paulista.

(Fonte: Nova FM e PMVP)

domingo, 19 de julho de 2009

Obras na Marginal vão levar oito meses.

No próximo mês de agosto está previsto o início das obras de recuperação da Marginal do Rio Jundiaí, que está incluída na terceira etapa do programa Pró-Vicinais, do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com o diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cleiton Luiz de Souza, o Estado investirá R$ 13 milhões nas obras, que envolvem o recapeamento do asfalto, sinalização e recuperação das margens. O diretor afirmou que em oito meses a recuperação da marginal será concluída.
Atualmente, os 19 quilômetros da estrada vicinal da Marginal do Rio Jundiaí que liga Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, é uma das vias mais problemáticas da região, com muitos buracos na estrada, falta de sinalização e iluminação, além de ter trechos em que a erosão das margens do rio derrubou parte da via.
O diretor Souza, afirmou que após a conclusão das obras a empresa de Engenharia e Construção da Odebrecht será a responsável por manter a estrada em ordem. A empresa é a mesma que ganhou a concessão para operar na rodovia Dom Pedro. Apesar disso, Souza disse que é fundamental o apoio das Prefeituras para conservar a estrada.
As melhorias realizadas nos 4,9 quilômetros da via também integram o programa Pró-Vicinais, destinado à recuperação de estradas de estradas pertencentes aos municípios. O investimento nesta obra, feita pelo Governo de São Paulo, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi de R$ 1,2 milhões.
InvestimentosDesde 2007, o governo de São Paulo investiu R$ 572,4 milhões na região administrativa de São Paulo para realizar obras de recuperação de estradas vicinais, estaduais e acessos. O Departamento de Estradas de Rodagem, o DER , pretende liberar outros R$ 505,1 milhões em programas de recuperação e estradas estaduais e de acessos na região de São Paulo.
O Programa de Pavimentação, destinado a asfaltar estradas de terra, deverá ainda ter um investimento de R$ 191,9 milhões para a região. Com todos estes investimentos, até o final de 2010, o Governo deverá ter investido, em quatro anos, R$ 1,2 bilhão na região administrativa de São Paulo.
(Fonte: Jornal a Verdade)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Observatório da Juventude, programa especial dos 15 aos 24 anos.

A população de Várzea Paulista totaliza pouco mais de 100 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 33% formada por jovens. Com o objetivo de fomentar as atividades voltadas à faixa etária dos 15 aos 24 anos, o município lançou ontem o programa Observatório da Juventude.A iniciativa, segundo o prefeito Eduardo Pereira, contará com uma equipe para estudar a situação do jovem na cidade, identificar as condições nas quais ele vive e elaborar políticas públicas. "O primeiro foco será um projeto de mobilidade urbana, avaliando quais os desejos e anseios na área do deslocamento dos jovens até a escola ou outros locais", comentou.Com um financiamento de 36 meses pela União Europeia, o programa recebeu 36 mil euros para desenvolver atividades. A coordenação será da psicóloga e secretária adjunta de Assistência Social, Giane Póvoa. "Nossa expectativa é de mobilizar grande parte dos jovens do município, saber o que eles pensam, o que gostam de fazer... Enfim, ouvir a juventude para elaborar propostas que otimizem os recursos públicos. A ideia é estar mais próximo do jovem", resumiu ela.
Observatório - Desenvolvido em Turim há 20 anos, o Observatório da Juventude, conforme explica o professor italiano Renzo Gallini, tem surtido efeitos positivos. "A juventude é a parte da população que a gente mais investe. Já editamos 12 publicações com várias temáticas como família, escola, mercado de trabalho, delinquência, estilo de vida, lazer e dependência química, entre outros", explica Gallini, que coordena o programa na Itália. Participaram da implantação do projeto em Várzea Paulista representantes das cidades de Turim, de Rosário (Argentina), e dos municípios brasileiros como Santos, Salvador e Porto Velho - onde também há Observatório da Juventude. Mais informações sobre o programa poderão ser obtidas pelo site da Prefeitura: http://www.varzeapaulista.sp.gov.br/, no link Entrando na Rede.
(Fonte: PMVP - MATEUS VIEIRA)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Eduardo debate política externa na Marcha de Prefeitos.

Prefeito apresentou projetos de relações internacionais desenvolvidos em Várzea PaulistaO prefeito de Várzea Paulista Eduardo Pereira participou nesta terça-feira, dia 14 de julho, de uma das mesas temáticas da XII Marcha de Prefeitos a Brasília. Ele foi o debatedor da atividade, que discutiu as prioridades da política externa e contou com a presença de palestrantes de organizações internacionais e nacionais.Participaram da mesa representantes da Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações, Fórum da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Fórum de Governança Local, da Associação dos Municípios da África do Sul, entre outros. Os debates abordaram os temas Mercosul, África Portuguesa e as relações entre Ìndia, Brasil e África do Sul. Na opinião de Eduardo, investir em relações internacionais é uma grande oportunidade de educação política e troca de experiências. "Existem várias cidades do mundo que estão buscando caminhos diferentes para problemas comuns a outros municípios. Para mim, investir em relações internacionais é investir em tecnologia social. Os municípios querem e devem discutir o futuro do mundo".Eduardo aproveitou a oportunidade para apresentar projetos de relações internacionais desenvolvidos em Várzea Paulista. "Essa semana estamos recebendo em nossa cidade uma comitiva internacional, com profissionais de vários países, que estão nos ajudando a implantar um Observatório da Juventude. A União Européia está patrocinando esse projeto". O prefeito citou também o Orçamento Participativo, que é um programa de participação popular desenvolvido em várias cidades do Brasil e do mundo. "O OP surgiu a partir de experiências de outros países e, hoje, temos uma grande rede brasileira", complementa.Durante o debate, o prefeito destacou o projeto de Poupança Comunitária, iniciado na Ìndia e que hoje é desenvolvido na Vila Real, em Várzea Paulista. Os próprios moradores se organizam e poupam o quanto podem a cada mês, depositam o dinheiro em uma conta bancária e o mesmo pode ser utilizado para realizar melhorias naquele bairro ou até mesmo pode servir de empréstimo para alguém que precisa.
(Fonte: PMVP)

Crianças se divertem com o programa Férias na Escola.

O período de recesso escolar não é motivo para as crianças ficarem longe da escola. Em Várzea Paulista, os alunos da rede municipal de ensino encontraram uma nova forma de aproveitar o espaço de aprendizagem. Os livros foram substituídos por jogos e muitas brincadeiras lúdicas, através do programa Férias na Escola, realizado anualmente pela Secretaria de Educação. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (13) e continuarão até sexta, na Emef Juvelita Pereira da Silva.Além de ser um espaço privilegiado de aprendizado e conhecimento para as crianças, a escola pública também deve ser território aberto à comunidade. Foi pensando nisso que em 2006, a Secretaria de Educação desenvolveu o Projeto Férias na Escola, que envolve atividades esportivas, artísticas e culturais, durante uma semana inteira. As crianças permanecem na escola das 14 às 17 horas contando com o acompanhamento de professores e merenda. O destaque dessa edição são as sessões de cinema, que acontecem às 15 horas. Os participantes também terão acesso a aulas artísticas, oficina de modelagem com argila e modalidades esportivas, ministradas por profissionais de educação física.
A Emef Juvelita Pereira da Silva fica na Rua Montes Claros, 50, Vila Real.
(Fonte: PMVP)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Várzea sedia Campeonato Amador de Skate Street.

Evento acontece no Parque Ecológico Chico Mendes, que na mesma data terá o Dia de LazerDois grandes eventos esportivos prometem agitar o Parque Ecológico Chico Mendes no próximo final de semana. As pistas de skate da área de lazer serão palco da primeira etapa do Campeonato Amador de Skate Street, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 10h30. No domingo, além do campeonato, será realizado o Dia de Lazer, que reunirá todas as modalidades do Programa Esporte e Lazer da Cidade – esportes, jogos e danças – durante toda a manhã.

Programação:
Dia 18/07 - Campeonato Amador de Skate StreetInscrições: 10h30h às 12 horas Amador II: 12 às 15 horas Amador: 15 às 17h30 Premiação: 18 horas
Dia 19/07Campeonato Amador de Skate StreetMirim: 10 às 11h30Iniciante: das 11h30 às 14 horasPremiação: 14h30Encerramento: 16 horas
Dia de Lazer 8 às 13 horas.
Parque Ecológico Chico Mendes: Rua São Vicente, s/nº, Jardim América
(Fonte: PMVP)

Receita e PF apreendem R$ 2,1 milhões em operação contra fraude.


Operação Porto Europa investiga importação de produtos de luxo.Foram alvo de busca sete endereços ligados ao grupo Tânia Bulhões.

Do G1, em São Paulo
Dinheiro apreendido na Operação Porto Europa, nesta terça (14) (Foto: Divulgação/PF)

A Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam nesta terça-feira (14) cerca de R$ 2,1 milhões em dinheiro e cheques que estariam ligados a um esquema fraudulento de importação de artigos de luxo durante a Operação Porto Europa, deflagrada nesta manhã.
Foram alvo de busca e apreensão, de acordo com o Ministério Público Federal em São Paulo, sete endereços ligados ao grupo Tânia Bulhões, que tem duas lojas nos Jardins, em São Paulo, especializadas em mobiliário, artigos de decoração, presentes e perfumaria de luxo.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do grupo Tânia Bulhões informou que a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto.
Em comunicado, o MPF informou que sete endereços foram alvo das buscas nesta terça: além das lojas e um escritório do grupo, duas casas de pessoas ligadas ao esquema e dois escritórios de contabilidade que prestavam serviços à Tânia Bulhões Home foram vasculhados. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, do total apreendido, R$ 600 mil foram encontrados em espécie e R$ 1,5 milhão em cheques. Além dos valores, foi aprendido também um carro da marca Mercedes Benz, F500, blindado, no valor de aproximadamente R$ 500 mil.

Estado abre 100 mil vagas para curso.

O governador José Serra anunciou nesta terça-feira (14), a abertura de 100 mil vagas, em todo o Estado de São Paulo, para o curso gratuito de formação de técnicos em enfermagem. O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos. A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

Serviço.

Inscrições: pelo site da Fundap (http://www.fundap.sp.gov.br/.) Período das inscrições: de 14 de Julho a 25 de agosto de 2009 Convocação dos inscritos: para efetuar a matrícula, os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail Início das aulas: primeiras turmas se iniciam a partir de setembro Número de vagas disponíveis: 100 mil Público-alvo: auxiliares de enfermagem em atividade ou não Carga horária do curso: 690 horas (teóricas e práticas), que serão cumpridas em até 12 meses.
(Fonte: Ag de Noticias)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Acompanhe a programação do Várzea Limpa.

Fique atento à programação do seu bairro

Bairros: Jardins Continente, Geanfrancesco, Figueira, Bertioga, Vilas Tupi, Marajó, Iguaçu, Indaiá, Jerivá, Fiorese, Popular, Parque Guarani, Residencial Aimoré e Sitio São José.
Serviços de manutenção: 12 a 31 de julho
Cata-treco: 17,18,19, 24, 25, 26 e 31 de julho; 01 e 02 de agosto

Bairros: Jardins Primavera, Maria de Fátima, Olívio Moro, Itapoã, Buriti, Vilas Santa Teresinha e Santa Catarina e Núcleo Residencial Sequóia. Serviços de manutenção: 02 a 14 de agostoCata-treco: 7, 8, 9, 14, 15 e 16 agosto

Bairros: Vila Real e Chácaras Santa Martha.Serviços de manutenção: 18 de agosto a 04 de setembroCata-treco: 21, 22, 23 de agosto e 04, 05 e 06 de setembro.
(Fonte: PMVP)

Cultura de raiz lota praça em Várzea.

Um dia inteiro de cultura popular de raiz uniu gerações e movimentou ontem a Praça da Bíblia, em Várzea Paulista. O Quarto Encontro de Quadrilhas e Folia de Reis, além da apresentação de grupos, também teve música caipira, catira, capoeira e muitos ´causos´. O evento foi promovido pela Prefeitura. A festa começou de manhã, com uma missa sertaneja a céu aberto na praça, animada por orquestra de viola.Na sequência, artistas populares da região e até de outros Estados se revezaram no palco até a noite. Foram nove grupos de Folias de Reis de diferentes cidades. "É a primeira vez que nos apresentamos na festa de Várzea e fomos muito bem recebidos. Este tipo de evento é muito importante porque fala a nossa língua, de gente simples e amiga", disse o aposentado João Leandro Sobrinho, integrante da Companhia de Reis Voz do Oriente, de Campinas.Entre uma apresentação e outra, o animador da festa, o supervisor de cultura da cidade, Eufraudísio Modesto, prendia a atenção do público com ´causos´ recheados de emoção e humor.Teve gente que veio de longe para ouvir e conferir as apresentações. "A festa está muito boa, é muito bom ver a união dos povos e de várias culturas", disse a estudante Jaqueline Alves, 31 anos, que veio de Embu das Artes com o marido, Alexsandro, e a filha, Giovana, 2, passar o dia na praça. "Também é bom para mostrar a cultura brasileira para a Giovana", completou Alexsandro.A artesã Tatiana Lopes, 29, também passou o dia na praça com o filho Aleph, de 5 anos. "Foi por causa destes encontros que conheci a Folia de Reis. Antes, tinha ouvido falar, mas nunca visto." Barracas de comidas, doces e bebidas de comunidades e entidades da cidade garantiram a alimentação para quem optou pelo programa. A arrecadação ficou para projetos comunitários.Para diferentes gerações, além de ser uma opção de lazer em família, a festa ajuda a resgatar tradições." Para minha geração e da minha filha, essas músicas soam estranho. Mas, se os encontros se tornarem mais frequentes, essa cultura volta a fazer parte do cotidiano", comentou Celina Caboclo Nunes, 43 anos, que foi à festa acompanhada da filha Talita, 20, e da mãe, Luzia, 63 anos.
(Fonte: JJ)

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.