segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alunos do Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital lançam blog .

Na última quarta-feira (25), o projeto Laboratório Social e Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista em parceria com a Petrobrás, formou seus alunos no primeiro módulo do curso, que corresponde às aulas de inclusão digital. Nesta primeira etapa, o curso formou 82 jovens e 39 adultos, totalizando 111 beneficiados. Além da entrega de certificados, a secretaria de Cidadania e Assistência Social também anunciou o lançamento oficial do blog desenvolvido pelos alunos do curso.


Fruto das diretrizes apontadas pelos jovens varzinos durante a II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista, o Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital foi implantado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central. O espaço conta com duas salas de informática, estúdio de edição, recepção e sala multiuso, totalizando 16 computadores.

Como os jovens consideravam uma necessidade ter um espaço de encontro, que promovesse a capacitação e inclusão digital, a Prefeitura buscou recursos para viabilizar o projeto e conquistou R$ 200 mil através de parceria com a Petrobrás. Desenvolvido em parceria com Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto prevê, além das aulas de inclusão social, que ensinarão a informática básica, um curso multimídia, com aulas de edição de vídeos e design gráfico.

Giany Póvoa, secretária de Cidadania e Assistência Social, considera os resultados do primeiro módulo, sinais do sucesso do projeto. “Isso prova que começamos um novo movimento da juventude varzina. Nossa meta é que esse blog se torne em breve o portal da juventude da cidade”, diz.

De acordo com Lula Raniero, vice-prefeito de Várzea Paulista, o projeto é importante para incentivar a juventude varzina e prepará-la para o futuro. “Estamos investindo na inclusão digital de nossos jovens porque nos preocupamos com o futuro. Dessa forma, estamos garantindo o crescimento pessoal e profissional deles, já que a informática é uma ferramenta fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, avalia.


Blog

Além do aperfeiçoamento técnico oferecido aos participantes, o laboratório ainda é um espaço de manifestação da juventude varzina. Para tanto, os jovens criaram um blog (http://www.labdigitalvzp.blogspot.com/), no qual divulgam e acompanham os principais eventos e notícias da cidade. No último fim de semana, por exemplo, os jovens fizeram uma cobertura jornalística da Orquivárzea.

Escrito por Nádia Mathias.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Acendimento da pira olímpica e juramento do atleta marcam abertura da Olimpíada do Servidor.

Segunda edição do campeonato interno começa oficialmente no dia 30, com evento solene; Atividades esportivas acontecem já neste sábado.


Na próxima segunda-feira (30), o Ginásio Ayrton Senna sediará a abertura oficial da II Olimpíada do Servidor Público de Várzea Paulista. A solenidade acontece a partir das 19 horas e contará com a presença do prefeito Eduardo Pereira, demais autoridades, além das delegações esportivas, representada pelos servidores de cada secretaria inscrita. Na ocasião, haverá ainda a apresentação das equipes, o juramento do atleta e o tradicional ritual do acendimento da pira olímpica.



Os jogos têm início neste sábado (28) e visa proporcionar integração, socialização e participação dos servidores, além de contribuir com a saúde e a qualidade e vida, evitando as doenças e os problemas decorrentes do trabalho sedentário por meio de diversas práticas esportivas. Realizado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento é destinado para todos os funcionários da Prefeitura, que poderão desfrutar de diversos aparelhos esportivos como ginásios de esportes, campos de futebol, piscinas e parques esportivos situados no município.

As inscrições já estão encerradas e os times já foram devidamente montados. Entretanto, a organização convida a todos que não irão atuar esportivamente para prestigiar e torcer pela sua secretaria. Além disso, os familiares também podem participar, assistindo aos jogos e torcendo pelos atletas, já que as rodadas acontecem sempre aos finais de semana.

A II Olimpíada do Servidor contará com categorias masculina, feminina e mista, além das seguintes modalidades: atletismo, basquete, damas, dominó, futebol de campo, futsal, natação, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei e xadrez.

O encerramento da segunda edição do campeonato interno está previsto para a noite de 06 de novembro, no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos.

(PMVP)

De portas abertas para o Desenvolvimento.

Emancipada há 45 anos, Várzea Paulista nasceu como uma cidade tímida. Até alguns anos atrás, seus moradores dependiam de outras cidades, sobretudo Jundiaí, para ter acesso a serviços, lazer e entretenimento. Atualmente, a cidade conquista cada vez mais sua autossuficiência. Hoje, Várzea já tem o seu primeiro hospital público, uma agência do INSS, Banco do Povo e não sofre mais com a falta de água. A cidade também está prestes a ganhar sua estação de tratamento de água e esgoto e o grande marco de sua independência: o seu primeiro shopping center.

Estação Shopping

Os setores comercial e de lazer da cidade passarão por uma grande transformação com a inauguração do shopping, que ostenta um projeto grandioso. O empreendimento será construído numa área de 29 mil metros quadrados, entre as avenidas Fernão Dias Paes Leme e Projetada, no centro da cidade. O shopping está sendo projetado para receber um diversificado e completo mix de lojas, incluindo opções de serviços e lazer, além de 500 vagas para estacionamento gratuitas


Faculdade Unianchieta

Em 2008, começou a funcionar na Vila Popular a primeira faculdade da cidade: a Unianchieta, que oferece cursos de graduação, tecnólogo e de pós-graduação, além de ensino fundamental e médio. A novidade beneficia centenas de moradores de Várzea Paulista e, ainda, atrai estudantes de toda a região para cidade.


100% de esgoto tratado
Outra grande conquista para a região: a construção do Sistema Único de Esgotamento Sanitário, que deve ser entregue em 2012. São R$ 112 milhões de investimento. Os moradores das cidades de toda a região serão beneficiados com mais qualidade de vida, saúde e despoluição do rio Jundiaí. A Estação de Tratamento de Esgoto será construída em Várzea, na marginal direita do rio Jundiaí.

Hotel e Bulevares

Seguindo a tendência de mercado, o município ganhou neste ano o seu primeiro hotel, localizado no Jardim do Lar, região central da cidade: o Express Inn - Hotel das Orquídeas. Dois bulevares estão sendo construídos e devem ser inaugurados em 2010, alavancando ainda mais o desenvolvimento do município.

Comer demais em pouco tempo pode aumentar gordura no longo prazo.

Uma pesquisa feita por cientistas na Suécia afirma que pessoas que se alimentam mal e em excesso - mesmo durante apenas um pequeno período de tempo - podem sofrer um aumento na gordura do seu corpo no longo prazo.

No estudo da universidade de Linkoping, um grupo de pessoas passou quatro semanas comendo vários alimentos ricos em gordura e praticando poucos exercícios físicos. Em média, eles engordaram 6,4 quilos.

Mais de dois anos depois, os indícios de aumento da gordura no corpo ainda eram evidentes.

Durante a pesquisa, que foi publicada na revista científica Nutrition & Metabolism, os 18 participantes do estudo tiveram sua atividade física limitada a 5 mil passos por dia, a média de uma pessoa com vida sedentária.

Longo prazo

Durante quatro semanas, eles aumentaram em 70% o consumo de alimentos com muitas calorias. Após seis meses, eles já haviam perdido quase todo o peso adquirido - por volta de 5kg.

No entanto, após 12 meses, o peso médio de cada um havia aumentado em 1,5kg, dos quais 1,4kg eram em gordura.

Após dois anos e meio, aumento do peso foi de 3,1kg.

A pesquisa sugere que até mesmo um período curto de ingestão excessiva de alimentos gordurosos e a falta de exercícios podem mudar psicologicamente cada pessoa, tornando mais difícil a perda de peso.

"O estudo sugere que até mesmo mudanças de comportamento de curto prazo podem ter efeito prolongado na saúde", disse Asa Ernersson, que liderou a pesquisa feita pela Universidade de Linkoping.



BBC

Casca de siri e célula-tronco recriam osso.

Quitosana, substância do esqueleto externo de crustáceos, serve de ‘andaime’.
Células-tronco cresceram em microestrutura do material em teste de laboratório.

Se depender de uma dupla de pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a casca que recobre os camarões e siris vai deixar de ser um simples exoesqueleto (ou esqueleto externo) para integrar o esqueleto interno dos seres humanos. Elas estão testando em laboratório uma forma inovadora de consertar fraturas muito graves, que mescla a estrutura da casca dos crustáceos com as versáteis células-tronco.

A mistura inusitada foi descrita por Rhyna Carla da Cunha Costa e Fabiana Paim Rosa durante a XXII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe). O evento acontece até este sábado (25) em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, e reúne mais de 2.500 cientistas do Brasil e do mundo.

"Nós ainda estamos no começo dos trabalhos in vitro", explicou Costa ao G1. Ela diz que a técnica, se for bem-sucedida, poderá ajudar a substituir lesões ósseas muito sérias, os chamados defeitos críticos. Nelas, um pedaço do osso foi arrancado, ou então trata-se de uma malformação na qual o tecido ósseo nunca esteve presente.

"Numa lesão desse tipo, o organismo simplesmente não tem tempo hábil para reconstruir o osso", explica a pesquisadora da Ufba. Forma-se uma cicatriz com tecido fibroso, impedindo que a regeneração correta aconteça. A dupla imagina que a combinação do exoesqueleto de crustáceos com as células-tronco, que conseguem assumir a função de muitos tecidos do organismo, seja capaz de dar conta dessa tarefa.

Em princípio, os dois componentes da idéia parecem talhados para o serviço. A quitosana, como é conhecido o material derivado da casca dos crustáceos, é bastante compatível com o organismo humano e possui uma estrutura tridimensional que pode servir de "andaime" para o osso em regeneração. Já as células-tronco, extraídas da própria medula dos futuros pacientes, são capazes de assumir a função das células ósseas e refazer o tecido lesado aproveitando o arcabouço oferecido pela quitosana.

Por enquanto, as pesquisadoras conseguiram demonstrar que esse casamento pode funcionar. Primeiro, eles extraíram células-tronco da medula óssea de ratos. As células foram pré-cultivadas em laboratório -- com substâncias específicas, foi induzida sua especialização, ou “diferenciação”, como dizem os biólogos, em células do tecido ósseo. (Esse não é o único caminho que essas células podem seguir: elas também podem virar elementos do sangue ou células de gordura, por exemplo.)

Depois, elas foram colocadas em contato com a matriz de quitosana e se deram um bocado bem com ela, formando tecido ósseo exatamente da forma esperada. “É um resultado ainda muito incipiente, mas promissor”, diz Costa. O próximo passo é induzir lesões ósseas graves nos ratos e ver se a combinação entre células-tronco e exoesqueleto vai regenerar de fato o osso.

Reinaldo José Lopes
Do G1, em Águas de Lindóia

Mancha no Golfo do México estimula bactérias degradadoras de petróleo.

Amostras colhidas do fundo do oceano na região da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, revelam que o derramamento de petróleo no local estimulou bactérias biodegradadoras, que podem representar a arma mais eficiente de combate aos resquícios do desastre ambiental.

O trabalho, de autoria de Terry Hazen e colegas, será publicado na próxima edição da revista Science.

A coleta do material foi feita por navios em operação na região entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Foram levadas 17 amostras de água entre 1.099 e 1.219 metros de profundidade, a uma distância de até 10 km do poço.

Bactérias degradam petróleo em amostra da mancha acarretada pelo vazamento na plataforma Deepwater Horizon. (Foto: Science / AAAS)Variedades de protobactérias gama estavam presentes no material recolhido. Sequeciamento de genes permitiu identificar os micro-organismos como pertencentes à ordem Oceanospirillales.

Quase todas as protobactérias gama são conhecidas por degradar hidrocarbonetos e são estimuladas pela presença de petróleo em ambientes frios, como é o caso das águas profundas do Golfo do México.

Os organismo não necessitam de oxigênio para respirar e sua ação na biodegradação do petróleo poderia passar despercebida pelos métodos convencionais de detecção desta atividade, que se baseiam nos níveis de concentração de oxigênio na água.

O impacto das protobactérias gama vai depender de fatores como a resposta dos micro-organismos ao aumento da concentração de hidrocarbonetos, compostos que compõem o petróleo, ou de dispersantes.

Para os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, há um potencial para a dissipação da mancha de óleo a mais de 1.000 m de profundidade com o método, sem acarretar queda abrupta nos níveis de oxigênio da água, ameaça que pode comprometer a vida marinha no local.

Do G1, em São Paulo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais de 200 municípios deixarão de receber livros didáticos em 2011.

Levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que 219 municípios brasileiros não aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e não receberão livros didáticos doados pelo governo federal no próximo ano letivo. Outros três aderiram ao programa após o prazo e também deixarão de ser beneficiados em 2011. No total, houve adesão de 96% das prefeituras, governos estaduais e escolas federais do país.

O prazo de adesão terminou em 30 de junho. O termo ainda pode ser assinado, segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino. No entanto a prefeitura, governo ou escola federal só será beneficiada a partir de 2012.

É a primeira vez em 70 anos de existência que o programa exige a assinatura de um termo de adesão para encaminhar os livros. “Antes não havia a anuência do gestor, mas acredito que ao oficializar o interesse em receber os livros, evitamos o caráter tácito e o desperdício do material”, diz ao G1, Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Livro com conto 'erótico' usado em escola de Jundiaí causa polêmica, Livro didático tem países trocados no mapa da América do Sul Para Torino, os municípios, governos e escolas federais que não aderiram ao programa podem ter interesse em adotar outros materiais de ensino.

Pelo PNLD, os municípios recebem livros didáticos de diversas disciplinas para todos os alunos da educação básica. A cada três anos, há o envio de material para um nível de ensino, além da reposição das obras que eventualmente foram estragadas.

Neste ano, foram enviados títulos para os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental; em 2011 serão enviados livros aos estudantes de 6º até 8º ano, e no próximo ano, as obras serão destinadas aos alunos de ensino médio.

Ao município cabe a responsabilidade de conservar os livros por três anos e fazê-los chegar aos alunos e professores. Não há custo para os municípios, governos e escolas federais beneficiados, apenas para o governo federal, que fornece os livros.


Do G1, em São Paulo

Sobe para 43 sobe para 43 o número de mortos em acidente de avião na China

Foto divulgada pela agência chinesa Xinhua mostra avião semelhante ao acidentado nesta terça-feira


Pelo menos 43 pessoas morreram na noite desta terça-feira (24) após um acidente com um avião de passageiros em um aeroporto na província de Heilongjiang, nordeste da China, segundo a agência estatal xinhua.


Outros 53 feridos foram retirados e hospitalizados, segundo Hua Jingwei, chefe de publicidade do comitê local do Partido Comunista.

Três deles estão em estado grave, disse pouco antes o vice-prefeito da cidade de Yichun, Wang Xuemei.

O acidente ocorreu às 22h10 locais, segundo a Xinhua.
A aeronave era da companhia aérea local Henan, baseada na província chinesa de mesmo nome. Segundo as agências chinesas, tratava-se de um E-190 construído pela brasileira Embraer.

Trabalhos de resgate nos destroços do avião acidentado nesta terça-feira (24) na China. (Foto: AFP)Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Embraer disse que a empresa ainda não tem informações sobre o acidente e poderá se pronunciar sobre o assunto mais tarde.

As circunstâncias do acidente ainda não estão claras. A aeronave teria saído da pista durante o pouso em um aeroporto doméstico da cidade, a 150 km da fronteira com a Rússia, colidido e pegado fogo. O avião havia decolado uma hora antes da cidade de Harbim, capital da província.

As agências chinesas informaram que havia 96 pessoas a bordo. Seriam 91 passageiros -cinco deles crianças- e cinco tripulantes.



Do G1, com agências internacionais

A música social.





"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música". A frase é do escritor britânico Aldous Huxley (1894-1963) e resume em pouquíssimas palavras o que a música é capaz de fazer, ou até mesmo os efeitos que ela pode causar nas pessoas; e há quem diga que até os animais são beneficiados pelas notas musicais.
Do grego Arte das Musas, essa música tem origens distantes, e talvez em nada se pareça com o que é tocado hoje em dia. No entanto, no decorrer da história, a primeira arte evoluiu e, certamente, é um dos passatempos favoritos de boa parte da população mundial.
Para muitas dessas pessoas, a música traz algo muito maior que o prazer de ouvi-la; ela tem um significado à parte, que puxa pela história daquela pessoa e vincula alguma coisa a ela. Não só a música ultrapassou os limites do prazer pela audição, como se tornou, também, um rito, uma passagem. Em muitas culturas, as canções são utilizadas em funerais, órgãos militares e hinos nacionais. Por isso, podemos dizer sem qualquer medo de errar que ela é uma das poucas que consegue persuadir e emocionar quem a ouve, independente do contexto.
Se utilizarmos um filme dramático como exemplo, e no ápice da cena tocar uma música que corresponde àquele momento, ela certamente trará mais emoção à situação. Não à toa existe um departamento de trilha sonora, afinal, um filme sem canções é quase mudo.

Manipulação
A música é a arte de manipular o som no tempo, criando um ritmo que soe agradável aos ouvidos de quem escuta, e que tenha um padrão de melodia, porque só jogar as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) no instrumento não é garantia de sucesso e harmonia. A nota Sol, também conhecida como G, casa-se muito bem com Dó (C), porque existe um estilo harmonioso entre elas e, postas numa sequência, podemos criar uma melodia agradável. É claro que não é só isso, tem o ritmo e a letra para colocar em cima, mas é um encadeamento suave. Do mesmo modo, se utilizarmos as notas que fazem o sucesso do rock dos anos 1960, apenas três, Lá, Ré e Mi, teremos uma fórmula que perdura até hoje. Há quem não apoie, como o cantor e compositor Tom Jobim (1927-1994), quando dizia que um dia o rock vai evoluir e descobrir o quarto acorde.
Diferenças, e ritmos, de lado, a música vem atravessando as fronteira entre as pessoas e derrubando barreiras onde ainda não tinha atingido: a sociedade em geral.

Projetos
Resgatar pessoas, ou até mesmo impedir que elas escolham um caminho errôneo, que será ruim tanto para elas quanto para a sociedade em geral, é a mais nova função da música no século 21. Institutos como AfroReggae e Baccarelli se mostram bem afinados nesse ritmo. "A maioria dos alunos que estão aqui não tinha a menor familiaridade com a música erudita. Hoje, a música é um pretexto, é uma ferramenta que encontramos para a inclusão social", explica o diretor-executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli.
É evidente que a música clássica desperta certa curiosidade do ouvinte por ter um arranjo mais sofisticado e soar de forma suave aos ouvidos. Segundo Ventureli, ela tem se mostrado um ótimo meio de abarcamento para jovens que procuram um espaço nos dias de hoje, com direito à fila de espera. "A música foi a forma que o Instituto Baccarelli escolheu, mas a arte possibilita o crescimento da autoestima. Os aplausos colocam a pessoa que está se apresentando em um lugar de importância, protagonismo, e essa nova realidade combate e se contradiz ao que eles são diariamente expostos, na realidade em que vivem". Talvez um porto seguro seja o que essas crianças procuram, embora, além de encontrá-lo, possam alçar voos maiores ainda, como os alunos Adriano Costa Chaves, Emerson Nazário e José Batista Júnior, que depois de alguns anos no Instituto Baccarelli foram convidados pelo maestro indiano Zubin Metha para estudar na Orquestra Filarmônica de Israel, uma das maiores do mundo.
O caso não se restringe apenas à música erudita, muito citada, mas pouco ouvida. O estilo popular também se faz presente. "A música agrega, assim como o esporte e outras coisas. A música dá prazer, por meio dela você se expressa, você reflete, você sonha", explica o vocalista da banda AfroReggae, Anderson Sá. Ele mesmo é um exemplo de superação por meio da música, e o feito foi tamanho que rendeu até um documentário sobre o fato e conta como Anderson perdeu um tio na chacina em Vigário Geral em 1993, beirou a criminalidade e ainda superou um drama pessoal: ficou tetraplégico após cair de sua prancha, mas conseguiu se recuperar em poucos dias. Um exemplo de redenção social através da arte.


Atualmente, é um programa que oferece aulas coletivas para grupos que estão tomando o primeiro contato com os instrumentos e aulas individuais de aprimoramento, para aqueles que já estão em níveis mais avançados. As aulas teóricas complementam o aprendizado. Também forma grupos de música de câmara como duetos e quartetos de cordas, quintetos de sopros e de metais, orquestra de câmara, grupos de cellos e de violas, além de orquestras-escolas de níveis infantil, infanto-juvenil e juvenil - método que propicia a prática orquestral desde os primórdios e prepara os alunos para um bom desempenho em grupo, reproduzindo desde cedo o futuro ambiente profissional.

Veja os reforços de Cruzeiro, Flamengo e Santos.


Diogo e Deivid foram apresentados no Flamengo nesta segunda-feira (23).

Audiência preliminar sobre morte de Michael Jackson será em janeiro.

O Tribunal Superior do condado de Los Angeles marcou nesta segunda-feira para o dia 4 de janeiro o início da audiência preliminar sobre o caso da morte de Michael Jackson, no qual seu médico, Conrad Murray, está acusado.

O processo deve se estender durante algumas semanas, tempo no qual o juiz Michael Pastor decidirá se é procedente a realização de um julgamento para esclarecer a responsabilidade de Murray na morte do "rei do pop".

O médico compareceu hoje novamente ao tribunal, onde também estiveram alguns membros da família Jackson, como a mãe e o pai do cantor, Katherine e Joe.

Durante a audiência preliminar, a Promotoria vai expor as evidências que aprovaram a acusação de homicídio culposo contra Murray, que se declarou inocente.

O início deste processo estava previsto para outubro. Entretanto, o juiz decidiu adiar a audiência para janeiro com o objetivo de dar as parte mais tempo para preparar seus argumentos.

Michael Jackson morreu em 25 de junho de 2009 devido a uma intoxicação aguda de anestésicos que o artista tomava sob supervisão de Murray para combater a insônia.

Várzea é mais Esporte .

O Departamento de Esportes de Várzea Paulista oferece inúmeras atividades esportivas aos cidadãos do município. As aulas, todas gratuitas, acontecem em vários locais da cidade. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Departamento pelo telefone 4595 5538.

Tenha você também uma vida saudável, pratique esportes em Várzea Paulista!

Confira a programação das escolinhas de esporte na cidade:

Horário de Atividades no Ginasio Ayrton Senna

Horário de Atividades no Ginasio da Vila Popular

Horário de Atividades no Parque das Orquídeas

Horários do Futebol de Campo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

10º Congresso de Evangelismo de Várzea Paulista, da Assembléia de Deus Ministério Belém.


Pastor Alberto Resende de Oliveira

Presidente da Assembléia de Deus - Ministério Belém - Várzea Paulista

No TSE, Advocacia Geral anuncia fim de "Café com o Presidente".

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que o programa semanal de rádio "Café com o Presidente" não será mais transmitido. O anúncio foi feito durante julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que a coligação do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, pedia a suspensão do programa.

O programa, veiculado toda segunda-feira, trazia, sob forma de entrevista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentando sobre ações do governo federal. A coligação de Serra pedia a suspensão do programa por considerar que, na edição da última segunda-feira, ele interferiu no processo de sucesão presidencial em favor da candidata petista, Dilma Rousseff.

No último dia 16, Lula usou o programa para falar da visita que fez às obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, e previu que as duas unidades de geração de energia vão gerar 25 mil empregos.

Apesar do anúncio da AGU de que o programa não será mais transmitido e de considerar que, com essa decisão, a ação ajuizada pela candidatura tucana fica prejudicada, o TSE informou em seu site na Internet que seguirá com o julgamento da ação.

"Em virtude do pedido de multa feito contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, e a diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel", justificou a corte.

(Por Eduardo Simões)

Cobra se confunde e engole o próprio rabo na Inglaterra.

Uma clínica veterinária do condado de Sussex,no sul da Grã-Bretanha,teve que resolver um caso curioso: o de uma cobra de estimação que tentou engolir o próprio rabo.
O incidente ocorreu no dia 6 de agosto e envolveu uma cobra da espécie Lapropeltis getulus,conhecida como cobra real californiana.
O dono dela notou que o réptil tentava engolir o próprio rabo e a levou à clínica veterinária Seers Croft.
Lá,o veterinário Rob Reynolds teve que deslocar a mandíbula para liberar o rabo do réptil da sua própria mordida.
De acordo com informações da clínica,cobras em geral são carnívoras,mas estas em particular,além de se alimentarem de ratos e de pequenos mamíferos,também comem lagartos e outras cobras.
No entanto,Rob Reynolds afirmou que nunca viu um caso no qual um animal não conseguia se libertar da própria mordida,apesar de este ser um fenômeno já conhecido.

BBC Brasil

Mariah Carey encanta com carisma em sucessos em Barretos.

Apesar de suas inúmeras exigências e do atraso de uma hora para comerçar o show mais esperado da 55 ª edição do Festival de Barretos, a cantora Mariah Carey subiu ao palco central do evento por volta da 1h27 deste domingo (22) e encantou o público com seu carisma e músicas de sucesso.

A apresentação começou minutos depois de um show de fogos de artifício. Mariah abriu seu show cantando uma de suas canções de sucesso, Shake it Off. Entre uma troca de roupa e outra - foram três, no total -, ela completou o espetáculo com as conhecidas Touch My Body, Always Be My Baby, My All, I Still Believe, I´ll Be There, Hero, Obsessed, e finalizou com I Want to Know What Love is.

O show durou cerca de uma hora e meia. Entre os famosos presentes, estava Saulo, vencedor do programa Ídolos 2009, da Rede Record. O cantor foi ver de perto o espetáculo de uma de suas divas favoritas.

- Mariah Carey é maravilhosa. Ela brilha e encanta a todos.

Já para os fãs da diva, ver um show de Mariah sempre é inesquecível e válido, mesmo quando as condições não são ideais. Danilo Martins, de 26 anos, faz parte do fã-clube oficial da cantora e ficou indignado com a falta de organização do festival.

- É um absurdo um evento como este não ter estrutura. Estou aqui desde quarta-feira (18) e, desde então, percebi que o festival não está preparado para receber um show como de Mariah Carey. Para a apresentação de hoje, cheguei às 6h para garantir meu lugar na pista vip e foi complicado. A segurança nos tratou como bois. Paguei R$ 350 para ser mal-tratado.


Kelly Jamal,do R7

Saiba quais são os filmes mais esperados para este ano.

Segundo semestre está aí e com ele grandes produções cinematográficas estão para chegar. Com tantos títulos bons batendo na porta, o R7 resolveu separar, em fotos, os principais lançamentos até o final do ano.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 é uma das estreias mais esperadas entre os adolescentes e fãs do bruxinho mais famoso do mundo.

A Rede Social, com Justin Timberlake, Tropa de Elite 2, que volta a contar a história do Capitão Nascimento, e Tron: O Legado também são aguardados nos cinemas de todo o Brasil.


Do R7

Acidente com carreta na marginal Tietê .

O acidente envolvendo uma carreta carregada de cerveja e dois carros na marginal Tietê, à altura da ponte da Vila Guilherme, no sentido rodovia Castello Branco, deixou o trânsito de toda a capital paulista acima da média por volta das 8h30 desta segunda-feira (23), informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

No horário,a companhia registrava 128 km de congestionamento, o que representa 14,8%de todas as vias monitoradas em São Paulo.O número normal para o horário é de 11,4%.Na pista expressa da marginal Tietê,onde ocorreu o acidente,as duas faixas da esquerda seguiam bloqueadas aos motoristas no horário.

Segundo a CET,eram registrados 7,8 km de filas na pista expressa e 5,7 na pista local,ambas à altura da ponte da Vila Guilherme.A CET informou também que os motoristas estão usando a radial leste como alternativa e por isso o trânsito está lento no local. Os motoristas precisavam reduzir em 9,5 km,da avenida Melchert até a rua Wandelkolk.

O motorista do caminhão ficou ferido no acidente e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.A CET informou que não há previsão para que a pista seja liberada porque será feita perícia.

A CET recomenda que os motoristas evitem circular pela região.Os carros que chegam pelas rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna,a recomendação é acessar diretamente a pista local da marginal Tietê.Já os que chegam da rodovia Ayrton Senna, devem utilizar a avenida Aricanduva e a radial leste.Para os que vêm da rodovia Fernão Dias, uma alternativa é seguir pela avenida Salim Parah Maluf.


Do R7

Alunos varzinos se encantam com exposição de orquídeas .

Em fila indiana,as crianças passearam entre as flores com olhares atentos e curiosos aos mais belos e exóticos exemplares,que fazem esta festa tão importante para a região e já reconhecida internacionalmente.

Amanda de Almeida,de oito anos,estudante na EMEF Anísio Teixeira,esteve no evento pela segunda vez. “As flores são muito bonitas,tem cheiro bom e as cores são diferentes. Gostei de uma vermelha”,contou a menina, apontando para seu modelo preferido.

Já Rafaela Silva,da EMEF Carlos de Almeida,revelou que seu gosto pelas orquídeas vem de herança da avó,que mantém várias flores em sua casa.“Eu gosto muito de orquídeas. Comecei a gostar delas por causa da minha avó, porque na casa dela tem várias”, revela.

Os pequenos tiraram fotos e alguns carregavam cadernos para anotações sobre as plantas.Envolvidos pelo ambiente decorado com palmeiras e espelhos d’água,ficaram encantados com a beleza do lugar.

Escrito por Renata Susigan

Após atentado, TRE-SE aprova a compra de carro blindado .

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) aprovou a compra de um carro blindado para ser usado pelo presidente do órgão, Luiz Antônio Mendonça, vítima de um atentado na última quarta-feira. O carro em que ele estava foi alvejado por mais de 30 tiros. O motorista do desembargador, o policial Jaílton Batista Pereira, foi baleado na cabeça e está internado em estado grave.

Carro usado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Antônio Mendonça, com marcas de tiros (Foto: Débora Santos/G1)A compra do veículo foi aprovada na sessão do TRE desta quarta-feira (19). O atentado contra Mendonça ocorreu em uma das principais avenidas de Aracaju. O desembargador estava em um carro do Tribunal de Justiça.

Apesar da resistência de Mendonça, as cúpulas das polícias Civil e Militar do estado já haviam decidido reforçar o aparato de segurança do magistrado. “Não podemos revelar muitos detalhes, por uma questão de segurança. Mas o novo esquema contará com itinerários diferentes e escolta permanente e vai se estender também a familiares do desembargador, além de outros magistrados da Justiça sergipana”, disse o delegado Júlio Flávio, responsável pela segurança do Tribunal de justiça do estado.

Débora Santos
Do G1, em Aracaju

Pesquisa da USP indica que salto plataforma é pior que o agulha.

O salto plataforma pode ser o preferido das mulheres por causa do conforto, mas ele é mais prejudicial à circulação das pernas que o salto agulha. A afirmação é feita pelo cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho, pesquisador da USP que analisou a influência da altura e do tipo de salto na circulação das pernas femininas.

A pesquisa teve duas fases. Em uma delas, o médico avaliou 30 voluntárias saudáveis, com idade entre 20 e 35 anos. Cada uma repetiu o mesmo exame quatro vezes: usando um salto plataforma de 7 cm, um agulha de 7 cm, um de 3,5 cm e descalça. O resultado, conta Tedeschi, mostrou que todos os saltos maiores de 3,5 cm são prejudiciais à circulação, podendo causar varizes, vasinhos, flebites (inflamação da parede de uma veia) e inchaço.

Até aí, o resultado não causa espanto. O que tornou o plataforma vilão das pernas bonitas foi o resultado do exame que media o volume residual venoso. Enquanto o percentual considerado normal desta taxa é 35%, após o uso da plataforma as mulheres tiveram taxa média de 59%. No caso do salto agulha, o percentual foi de 56%. Já o salto mais baixo, de 3,5 cm, apresentou volume residual venoso de 49%.

“O estudo mostrou que o salto alto compromete a contração da panturrilha, que funciona como uma ‘bomba’ na perna. A quantidade de sangue represado na perna aumenta para saltos maiores de 3,5 cm”, diz Tedeschi. Esse "represamento" é o volume residual venoso, responsável pelo surgimento das varizes.



Claudia Silveira
Do G1 SP

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Preparativos para a 6º Orquivárzea estão a todo vapor.

Vice-prefeito Lula Raniero acompanha os preparativos da festa que começa nesta sexta-feira

Na ultima quarta-feira (18), o vice-prefeito Lula Raniero esteve com o chefe de gabinete e coordenador do evento, Ricardo Bocalon, acompanhando de perto esses preparativos.

As novidades começam pela praça de alimentação, onde o visitante poderá além de saborear as delícias da festa, conferir um estande da Prefeitura de Várzea Paulista, com matérias sobre a cidade e atendimento a imprensa.

Para as crianças, um espaço de 100m² todo especial, pensado com muito carinho, onde poderão se divertir com brinquedos lúdicos e pedagógicos, livros, exposição de fotos de alunos da rede municipal e muito mais. Tudo isso sob o olhar atento dos monitores e dos pais.

Na área da exposição, quase tudo já está pronto e o novo layout surpreenderá os visitantes.

“Queremos surpreender moradores e visitantes de Várzea paulista com o novo formato da Orquivárzea. Quem vier conferir pode esperar por muitas novidades e belíssimas orquídeas vindas de todo Brasil, além dos expositores da Alemanha, Tailândia e Argentina”, finaliza Lula.

Música para todos os gostos

Neste sábado (21), às 21 horas, os Paralamas do Sucesso trarão para Várzea Paulista, toda a tradição do rock nacional, com um repertório do último álbum da banda, Brasil Afora (2009) e clássicos que embalam histórias de muitos brasileiros.

No domingo, músicos de Várzea e região tomam conta do palco principal com ritmos para todos os gostos com os grupos: Adriano do Forró, Caso Contrário, Marcos Lobão & Banda, Dandara & Banda e para fechar a festa, a dupla sertaneja Ledo & Luan.

Confira a programação completa!

21 de agosto
Exposição de Orquídeas: das 9 às 20 horas.
Caravana do Cordel: das 17 às 19 horas na praça de alimentação.
Show com Paralamas do Sucesso: 21 horas.

22 de agosto
Exposição de Orquídeas: das 9 às 18 horas.
Fantástico Circo das Orquídeas: Teatro com alunos da Rede Municipal de Ensino, às 17horas.

Shows no palco principal:
15h30 – Adriano do Forró
18 às 19 horas – Caso Contrário
19h30 às 20h30 – Marcos Lobão & Banda
21 às 22 horas – Dandara & Banda
22h30 às 23h30 – Ledo & Luan

Todos os dias:
Brinquedos para as crianças das 10 às 22 horas.
Expresso Orquidário das 10 às 18 horas.
Música instrumental ao vivo na praça de convivência, na exposição.
Estande da Prefeitura de Várzea Paulista na praça de alimentação.

Escrito por Nádia Mathias

Representante da Tailândia visita bastidores da Orquivárzea .

Recepcionado pelo prefeito Eduardo, Natthapong Senanarong fala sobre a importância de expor na festa

Nesta quarta-feira (18), o diretor comercial da Embaixada Real da Tailândia, Natthapong Senanarong, esteve em Várzea Paulista para conferir os preparativos da 6ª Orquivárzea.

Várzea Paulista importa mudas do país desde 1996, através do Biorchids, um dos maiores matrizeiros de orquídeas da América Latina que fica na Serra do Mursa, em Várzea Paulista. Foi através do convite deles que o produtor tailandês Somsak Rakpaibulsombat enviou para a exposição deste ano 29 orquídeas nativas do país.

“Temos muitas variedade de orquídeas belíssimas no nosso país e espero que os brasileiros e os moradores de Várzea Paulista apreciem nossa flora. Sem dúvida é uma honra expor aqui”, diz Nattapong, comentando sobre a diferença da cultura no caso do cultivo das orquídeas. “Na Tailândia, as pessoas têm o costume de se utilizar somente das flores, cortando o talo e a flor para ornamentação e utilizando os vasos para produção, diferente daqui do Brasil, onde a população já está aprendendo a cultivar a planta em casa”, comenta.

Para o prefeito Eduardo Pereira, parcerias como esta fazem toda diferença. “É uma forma de divulgarmos as belezas brasileiras e mostrar o potencial de Várzea como produtora das mais diferentes espécies dessa planta tão bela”, finaliza.

Quem visitar a exposição também poderá conhecer 40 espécies, vindas da Argentina e Alemanha especialmente para a 6ª edição da Orquivárzea.

Clínicas usam ouro e pérola em tratamento para rejuvenecer.

A pérola é rica em cálcio e silício e, por isso, usado em alguns tratamentos estéticos

.O rejuvenescimento é a grande promessa de vários cosméticos e tratamentos. Mas, em meio a tantas opções, as clínicas estéticas tentam se diferenciar no mercado incluindo novas substâncias e até mesmo materiais preciosos nas fórmulas de seus produtos e procedimentos. Uma das novidades mais recentes é o lifting de ouro, que promete um rejuvenescimento aparente de até dez anos.

A esteticista Janaina Lacava, do Centro Avançado de Estética Deep Laser, em São Paulo, que oferece o tratamento, explica que o ouro aparece apenas no final do procedimento, quando uma máscara à base do material e de cálcio é aplicada na pele do paciente.

- A máscara contém minerais que são importantes para todas as reações bioquímicas da pele e que perdemos ao longo dos anos. Aplicando ela, devolvemos essas substâncias para pele e mantemos a região mais hidratada.

Janaina afirma, no entanto, que a adição de ouro ao tratamento serve também como estratégia para tornar o procedimento mais luxuoso.

- O ouro tem essa capacidade de devolver os minerais para a pele, mas também existe esse lado do glamour. Nós juntamos as duas coisas.

Segundo o médico dermatologista Adilson Costa, não existe comprovação científica sobre a eficácia desses tratamentos com substâncias preciosas.

- A pérola, por exemplo, é rica em cálcio e silício, que podem ajudar na renovação das células da pele. No entanto, não temos relatos que comprovem que estas substâncias, quando encontradas nas pérolas, têm um efeito maior que o silício e o cálcio puros, encontrados na natureza e disponíveis em vários produtos cosméticos.

Para a dermatologista Carla Bortoloto, não há nenhuma contra-indicação no uso dessas substâncias. Mas os mesmos resultados podem ser obtidos com outros produto

- Na minha opinião, esses materiais podem ser usados tranquilamente, mas não devem substituir outras substâncias essenciais, que têm seus resultados já comprovados em estudos científicos.

Entre os tratamentos estéticos que incluem substâncias preciosas, a dra. Carla indica o peeling de cristal.

- Ele é muito usado e apresenta efeitos satisfatórios no tratamento de rugas finas e alterações na pele. É um tipo de peeling superficial, que pode ser feito semanalmente


Sara Uhelski, do R7

Mais de mil pessoas pegam infecção por ovos contaminados nos EUA.


AFP
Cozinhar o ovo mata a salmonela, mas recomendação é que pessoas joguem o alimento no lixo


.Autoridades americanas advertiram nesta quinta-feira (19) que 1.300 pessoas podem ter adoecido por causa do surto de salmonela que obrigou o governo a retirar 380 milhões de ovos do mercado. Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), houve 2.000 casos de infecções causadas pela ingestão de ovos entre maio e julho, 1.300 a mais do que o usual nessa época do ano.

As autoridades também consideram que o número de casos da doença crescerá porque ainda não foram reportados os casos registrados desde meados de julho, informou o médico Christopher Braden, epidemiologista do CDC.

As autoridades localizaram a doença nos Estados da Califórnia, Colorado e Minnesota. O problema ocorre nos ovos produzidos pela empresa Wright County Egg, com sede em Iowa. Cozinhas os ovos mata a bactéria da salmonela, mas, mesmo assim, os representantes do governo recomendaram que os consumidores joguem fora os produtos dessa marca.


Ovos são retirados do mercado


Bactéria é arma da luta contra o câncer


Cientistas ligam Aids à salmonela

Saiba tudo sobre os jogos de Cingapura
A bactéria da salmonela provoca diarreia, dores abdominais e febre entre oito e 72 horas após o consumo do produto contaminado.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Todas as ambulâncias do Samu.


Até o fim de setembro, o Ministério da Saúde vai investir R$ 5,8 milhões para equipar todas as ambulâncias do serviço de emergência, o Samu, com desfibriladores. Atualmente, apenas 300 ambulâncias (20% do total) possuem esse aparelho, mas o do tipo convencional, que precisa ser operado por um médico especialista. Já os novos desfibriladores, que serão instalados nas demais 1.221 ambulâncias, são automáticos. A vantagem deles é poder ser operados por enfermeiros, motoristas socorristas e até mesmo por leigos.

O desfibrilador é usado para salvar pessoas que sofrem uma parada cardíaca. O aparelho emite um choque elétrico, que faz com que o coração volte a funcionar corretamente. Ele é essencial em situações de emergência porque, a cada minuto que um paciente fica sem ser reanimado, ele perde 7% das chances de ser salvo, segundo o cardiologista Enrique Pachon, do Hcor (Hospital do Coração, de São Paulo).

- Depois de 10 minutos, as chances caem 70%. Mas se você identifica imediatamente a arritmia e faz a desfibrilação precoce, as chances de salvar são maiores.

As 300 ambulâncias que já possuem desfibriladores são as unidades de atendimento avançado, conhecidas como UTIs móveis. Elas contam com o aparelho do tipo convencional, que exige a presença de um médico para interpretar o ritmo cardíaco do paciente e decidir se é necessário ou não fazer a reanimação. Além do médico, esses veículos contam com um enfermeiro e um motorista socorrista.

Já as demais 1.221 ambulâncias são as unidades de atendimento básico, que não possuem médicos na equipe. O desfibrilador automático, no entanto, dispensa essa necessidade. Ele é composto por duas pás que são aplicadas sobre a região do tórax do paciente. Quando ligado, ele registra o batimento cardíaco, faz o diagnóstico e orienta o profissional a apertar ou não o “botão de choque”.

Com essa tecnologia, tanto o enfermeiro como o motorista socorrista poderão conduzir esse procedimento. Antes, era preciso chegar a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou então a um hospital para realizar a reanimação, o que desperdiçava tempo e a vida do paciente. Pachon diz que o ganho com essa inovação é muito grande.

– Esses aparelhos têm um índice de confiabilidade alto. Pode ser manipulado por leigos, desde que haja algum treinamento. Apesar de ter demorado um pouco, ele chegou em boa hora e vem cobrir uma lacuna que precisava ser resolvida.

Segundo o coordenador geral de urgências e emergências do Ministério da Saúde, Clésio Mello de Castro, os benefícios para a população serão imediatos.

- Muitas vidas vão se salvar com uma desfibrilação precoce, com o diagnóstico e tratamento mais rápido. De imediato a gente já ganha.

Segundo o ministério, com as 300 UTIs móveis e as 1.221 ambulâncias de atendimento básico, a rede pública de saúde conta com 1.521 ambulâncias de emergência, circulando em 1.286 municípios e atendendo a 106 milhões de brasileiros. Além delas, Castro afirma que o governo também vai equipar com os desfibriladores automáticos as 400 motos de emergências (chamadas “motolâncias”, que atuam em grandes cidades) e as oito lanchas (conhecidas por “ambulanchas”, que atendem regiões ribeirinhas).


Diego Junqueira, do R7

Donas de casa trocam “voadoras” na Bolívia.


Duas mulheres bolivianas de meia-idade, usando suas roupas tradicionais, se encontram. Elas se olham nos olhos, e o primeiro movimento é uma voadora no peito. Exatamente, é a luta livre de senhoras da Bolívia.

Elas são as “cholitas”, que não têm medo de se jogar nas cordas ou aplicar golpes elaborados. Contusões e rostos sangrando, inclusive, são coisas prosaicas.

A atividade já é uma tradição no país. Segundo o jornal britânico The Sun, existem álbuns de figurinha na Bolívia com as lutadoras, e as mais reconhecidas aparecem até em propagandas de cigarro.




Economia Solidária: Uma atividade econômica justa e solidária.



“Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudaram a face da terra”. Este conhecido provérbio africano traduz o lema da Economia Solidária, um novo sistema econômico regido pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo.

A cooperação, fortalecimento do grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem regem o ritmo de trabalho daqueles que trabalham de acordo com os valores da Economia Solidária, que também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

Em Várzea Paulista, os projetos implementados pelo poder público com o objetivo de incentivar a geração de renda e a autogestão daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, estão sendo pautados pelos valores da Economia Solidária.

Os projetos desenvolvidos no município nesta área o tornaram uma referência na região e fizeram com que ela se destacasse neste setor entre os municípios da região de Campinas. No ano passado, a cidade realizou duas Feiras de Trocas Solidárias e a I Feira de Economia Solidária, que reuniu 30 empreendimentos de diversas cidades. Também em 2009, o município recebeu a visita do ilustre Paul Singer, economista e secretário nacional de Economia Solidária.

Hoje, o município já tem três cooperativas que trabalham de acordo com os valores desta economia, sendo elas a Artes Viva e Artes Várzea, na área de artesanato; a Casa da Beleza, na área estética; e os Amigos da Natureza, que desenvolvem a reciclagem. Com isso, a cidade se consolidou como a única de sua região a desenvolver a Economia Solidária.

Maioria dos brasileiros acredita que frio é causa de gripe e resfriado .


Mais de 80% dos brasileiros acham que o frio causa ou piora gripes e resfriados. Essa é apenas uma das noções erradas disseminadas sobre as doenças respiratórias contagiosas mais comuns.

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados apenas por vírus. "A maior prevalência no inverno é em razão do aumento da aglomeração de pessoas em locais menos ventilados, facilitando a disseminação do vírus e a contaminação", diz a pneumologista Jussara Fiterman.

Pesquisa do Datafolha para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia mostrou que os brasileiros estão mal informados sobre essas doenças. "As pessoas não têm ideia de como prevenir e tratar", diz Fiterman, que preside da entidade.

Para ela, o desconhecimento dos sintomas mais importantes dificulta o diagnóstico. "Se detectamos logo os sinais de gravidade, é mais fácil controlar as complicações", afirma.

Infecção causada pelo vírus Influenza, a gripe pode evoluir para pneumonias e insuficiência respiratória. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Isso não acontece nos resfriados, outra doença respiratória contagiosa. A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas não sabe distinguir uma da outra.




IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mega-Sena sorteia R$ 27 milhões nesta quarta .



Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (18), o prêmio acumulado de R$ 27 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio do concurso 1.206 acontece às 20h (horário de Brasília).
Aplicado na poupança, o prêmio permitiria um rendimento de mais de R$ 160 mil por mês.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. O custo da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 2.


Do G1, em São Paulo

Na China, bebê de 10 meses já tem 20 quilos e intriga médicos.



Um bebê chinês de 10 meses está sendo avaliado por médicos da província de Hunan pelo acelerado ganho de peso. Ele tem 20 quilos, o equivalente ao peso de uma criança de seis anos de idade, informa o site do jornal britânico Telegraph. Segundo a mãe do garoto.
Lei Lei está internado para que especialistas avaliem causas da obesidade.
Segundo sua mãe, menino nasceu com peso normal.

Do G1, em São Paulo

É neste sábado: Banda Paralamas do Sucesso agita a 6ª edição da Orquivárzea.


A animação está garantida no palco da avenida Projetada. Neste sábado (21), os Paralamas do Sucesso chegam a Várzea Paulista para agitar a 6ª Orquivárzea e prometem trazer os clássicos do rock nacional que encantam gerações há décadas. O show acontece a partir das 21 horas e a entrada é gratuita.

Formada no Rio de Janeiro, no final dos anos 80, por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), a banda é referência em rock brasileiro. No início, o grupo misturava o gênero com o reggae. Posteriormente, passou a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Juntamente com os Titãs, RPM, Barão Vermelho e Legião Urbana foram a banda de maior popularidade e prestígio no Brasil durante os anos 80.

O prefeito Eduardo Pereira, um dos idealizadores da Orquivárzea, ressalta o empenho do governo municipal em trazer shows de qualidade para a população: “A Orquivárzea tornou-se conhecida não só pela belíssima exposição de orquídeas, mas também pelo valor cultural de seus shows, que trazem referências da música nacional”. Ele ressalta ainda a preocupação em garantir o acesso de todos ao show. “Promovemos um espetáculo bastante democrático, para garantir que todos possam participar, já que a entrada é gratuita”, avalia.

Entre os álbuns destacam-se ‘Vamo Batê Lata’, ‘Uns Dias’ e ‘Brasil Afora’. Ganharam o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro pelos trabalhos Acústico MTV, em 2000; Longo Caminho, em 2003; e Hoje, em 2006.São os maiores vencedores da história do Video Music Brasil (VMB) da MTV Brasil, com 15 prêmios.



Atrações regionaiS

A Orquivárzea também visa destacar os artistas da região. Artistas de diversos segmentos musicais, como forró, pagode, MPB e sertanejo, irão agitar o público presente. Entre as atrações, estão a Caravana do Cordel e as bandas Cintura de Moleca com Adriano e o Impacto do Forró, Caso Contrário, Marcos Lobão & Banda, Dandara & Banda e Ledo & Luan.



PROGRAMAÇÃO

20 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 21 horas.

Sarau na praça de alimentação: das 20 às 22 horas.



21 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 20 horas.

Caravana do Cordel - das 17 às 19 horas na praça de alimentação.

Show com Paralamas do Sucesso: 21 horas.



22 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 18 horas.

17h: Fantástico Circo das Orquídeas - Teatro com alunos da Rede Municipal de Ensino.



Shows no palco principal:

15h30 - Adriano do Forró

18 às 19 horas - Caso Contrário

19h30 às 20h30 - Marcos Lobão & Banda

21 às 22 horas - Dandara & Banda

22h30 às 23h30 - Ledo & Luan



TODOS OS DIAS

Brinquedos para as crianças das 10 às 22 horas.

Expresso Orquidário das 10 às 18 horas.

Oficinas de Cultivo de Orquídeas: às 11 horas e às 15 horas.

Música instrumental ai vivo na praça de convivência na exposição.

Estande da Prefeitura de Várzea Paulista na praça de alimentação.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Participação Popular .


O exercício da cidadania acontece de forma intensa em Várzea Paulista através da Participação Popular. São inúmeros os incentivos oferecidos para promover a participação da população nas decisões do governo municipal, garantindo o protagonismo dos varzinos em suas comunidades e na cidade onde vivem.

Desde 2005, é realizado em Várzea Paulista o Orçamento Participativo, uma nova forma de governar que estabeleceu uma importante parceria entre a população e a Prefeitura, colocando a cidade em uma posição de destaque na região, por ser a única a promover a participação popular direta nas decisões do governo. O projeto garantiu aos varzinos o poder de decisão, já que lhes permite escolher onde e como parte do orçamento público será investido.

O OP consiste em reuniões realizadas nos bairros da cidade, abertas ao público, e que contam com a participação de representantes da Prefeitura. Mais de 60 encontros anuais são realizados, que se dividem entre Reuniões de Bairro e Assembléias Regionais, nas quais a população aponta as principais demandas de cada bairro e vota para eleger as prioritárias, que serão executadas no ano seguinte.

O OP é dividido em quatro fases. Conheça cada uma delas:

1ª Fase
A fase inicial do OP consiste na apresentação do projeto para a população; levantamento das necessidades e prioridades dos bairros; eleições dos delegados; e fiscalização das obras escolhidas; e do Fórum Regional de Delegados.

2ª Fase
Nesse período, os delegados classificam as prioridades por região e, junto com as secretarias municipais envolvidas com as demandas, discutem a viabilidade técnica e financeira das obras.

É na segunda fase que também acontecem as Caravanas da Cidadania, quando os delegados de todas as regiões percorrem a cidade para conhecer os problemas dos outros bairros.

3ª Fase
Essa é a etapa decisiva do OP, já que nela as demandas de cada região, consideradas viáveis, são apresentadas em seis assembléias regionais, nas quais a população escolhe o que será executado. Ainda nessa fase é eleito o Conselho do Orçamento Participativo.

4ª Fase
A última fase consiste em reuniões e na elaboração do Regimento Interno do Conselho do Orçamento Participativo (COP), além de uma agenda permanente de diálogo com as secretarias envolvidas com a execução das demandas.

Papel dos delegados e dos conselheiros

Presentes em todas as fases, os delegados têm o papel de ajudar a encaminhar e classificar as demandas para as fases seguintes. Para cada dez pessoas que participam das reuniões de bairros, um(a) delegado(a) é eleito(a). Eles também são responsáveis pelas defesas das demandas apontadas pela população. Após a eleição nos bairros, são formados os Fóruns Regionais de Delegados, com a participação dos eleitos, que reúnem as demandas por região, classificam e encaminham para as secretarias. Para se candidatar a delegado do OP, o participante deve ser maior de 16 anos, morador do bairro e comparecer às reuniões.

Os conselheiros tem o papel de fiscalizar e acompanhar as obras escolhidas pelos moradores da sua região é a missão dos conselheiros, que permite que eles peçam informações e esclarecimentos às secretarias envolvidas sobre o valor, o prazo e o andamento das obras para manter a população informada. Podem se candidatar a conselheiros do OP os participantes das reuniões que tenham acompanhado todas as fases ou os delegados eleitos durante a primeira fase

Mercado de trainee e estágio aquece no 2º semestre; veja 13,4 mil vagas.


De olho nos estudantes que concluirão cursos de nível técnico e superior em dezembro e na reposição dos atuais estagiários e trainees que deixarão seus postos no fim do ano, incluindo os de nível médio, o segundo semestre é usado pelas empresas para a seleção de novos candidatos.

Comente esta notícia


Atualmente, há pelo menos 13,4 mil oportunidades abertas em 50 empresas para diversas regiões do país para suprir essa demanda (veja no quadro ao fim da página).

Nesta temporada, a Associação Brasileira de Estágios prevê a abertura de 52 mil vagas em todo o Brasil, sendo 42 mil para estudantes de nível superior e 10 mil para quem está nos níveis médio e técnico.

A Cia de Talentos, consultoria especializada em programas de trainee e estágio, selecionará candidatos para cerca de 50 programas durante este segundo semestre, totalizando 1.654 vagas, sendo 554 para 27 programas de trainees e 1.100 para 20 programas de estágio. Essas vagas podem ser obtidas no site www.ciadetalentos.com.br.

saiba mais

Estagiários brasileiros recebem média de R$ 683,33 em 2010 Erros básicos de português podem custar vagas de estágio a candidatos De julho até o final de agosto, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 15 mil vagas, sendo 8.400 para estudantes de nível superior, 3.600 para tecnólogo, 2.250 para nível médio-técnico e 750 para ensino médio. Dessas, cerca de 2,5 mil estão abertas, veja aqui como se candidatar.

No Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), são cerca de 8 mil a 10 mil vagas por mês, mas a maior demanda deve acontecer nos meses de novembro a fevereiro, disse a empresa. De acordo com o centro, fora as vagas que já costumam abrir mensalmente, houve um acréscimo de 60 mil ofertas entre novembro e fevereiro passados. Entre julho e agosto deste ano já houve o acréscimo de 10 mil vagas para estudantes. Os interessados devem cadastrar o currículo no site www.ciee.org.br.

Perfil para conquistar vaga
De acordo com Renata Damásio, consultora da Cia de Talentos, a demanda é sempre maior na segunda parte do ano por que esse é o período em que a maioria dos estudantes está concluindo seus cursos. A consultora dá algumas dicas para os estudantes que pretendem ter um bom resultado na seleção. Veja no quadro abaixo.
Do G1 em São Paulo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada nesta terça (17)

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão na próxima terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, sempre às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.
Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.
CargosÀs segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).
Já às terças e quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência da República (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).
Tempo
Na última terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução com a divisão do tempo de propaganda entre os nove candidatos a presidente da República. Em cada bloco, a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, cuja candidata é Dilma Rousseff, terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos. O segundo maior tempo - sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos - é o da coligação “O Brasil Pode Mais”, que lançou a candidatura de José Serra. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.
A propaganda de Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá a duração de um minuto, um segundo e 94 centésimos. Já os outros cinco candidatos a presidente, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.
Quanto às inserções, Dilma Rousseff terá o maior tempo diário: 2’33”24. Já José Serra terá 1’45”24. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário: Marina - 19”97 e Plínio Arruda Sampaio - 14”86. Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, José Maria Eymael, Levy Fidelix e Ivan Pinheiro contarão com 13”33 cada.
Normas e proibições
A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou o recurso de legenda. Durante a transmissão, o programa deverá ser identificado pela legenda “propaganda eleitoral gratuita”.
No horário reservado para a propaganda eleitoral, não é permitida a utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção, ainda que disfarçada ou subliminar, de promover marca ou produto; nem a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.
Também é proibida a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos. Quem desrespeitar essa norma pode ser punido com a suspensão da transmissão do próximo programa.
Além disso, é proibido usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Os infratores, nesse caso, ficam sujeitos à perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito.
A pedido de partido político, coligação ou candidato, a Justiça Eleitoral impedirá a reapresentação de propaganda ofensiva à honra de candidato, à moral e aos bons costumes.
Direito de resposta
O candidato a presidente que se sentir ofendido no horário eleitoral deve encaminhar pedido de direito de resposta ao TSE no prazo de 24 horas, contado a partir da veiculação do programa. Os candidatos aos outros cargos devem encaminhá-lo ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado por onde vai concorrer. O pedido deverá especificar o trecho considerado ofensivo ou inverídico e o interessado deve anexar a mídia da gravação do programa e a respectiva degravação.
Caso o pedido seja deferido, o ofendido usará, para a resposta, tempo igual ao daofensa, sendo que este nunca será inferior a um minuto, no horário destinado ao partido ou coligação ofensor. Se o tempo reservado ao partido político ou à coligação responsável pela ofensa for inferior a um minuto, a resposta será levada ao ar tantas vezes quantas forem necessárias para a sua complementação.
Obrigatoriedade
São obrigadas a veicular a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias; as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Segundo turno
Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início.

Uso e armazenamento de remédios exigem cuidados.





Conheça os diferentes tipos de medicamentos, como eles devem ser ingeridos e onde podem ser guardados - mas sempre com recomendação médica

Cápsulas, comprimidos, líquidos... como armazená-los corretamente?
Jamais se deve ingerir medicamento sem água ou guardá-lo no banheiro, alerta Secretaria de Estado da Saúde

O uso indevido de medicamentos afeta diretamente a saúde das pessoas. Por isso, além de só tomar medicação com prescrição médica, é muito importante ter cuidado na hora de armazenar e ingerir o remédio. A Secretaria de Estado da Saúde formulou dicas sobre maneiras corretas para a ingestão e a guarda medicamentos. O remédio que não é ingerido corretamente tem seu efeito alterado e pode até perder sua eficácia sobre a doença, prejudicando muito o tratamento médico.

Os medicamentos orais podem ser sólidos orais (comprimidos, comprimidos sublinguais e efervescentes); sólidos revestidos (comprimidos protegidos contra algum tipo de degradação); cápsulas (gelatinosa mole e dura) e líquidos orais.

SAIBA MAIS:

Os comprimidos sólidos não possuem nenhum tipo de revestimento e possuem aparência áspera.
Os comprimidos sublinguais devem ser colocados embaixo da língua, sem nenhum tipo de líquido; a substância irá diretamente para a corrente sanguínea.
As cápsulas gelatinosas podem ser encontradas na forma mole e dura e o medicamento encontra-se dentro da cápsula.
Os comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos na água antes de sua ingestão. Importante, neste caso, é aguardar que o medicamento finalize sua dissolução para iniciar a ingestão.
Os líquidos são divididos em xarope, solução e suspensão.

Neste caso a recomendação é que, quando o líquido for suspensão, deverá ser agitado antes da ingestão, pois a medicação fica suspensa na solução líquida.

Remédio só deve ser ingerido com água
Todos os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, exceto os sublinguais ou aqueles indicados pelo próprio médico. Sem a água, o comprimido inicia sua degradação antes do previsto, o que faz perder a sua eficácia.

SAIBA MAIS:

A água é o líquido mais indicado, pois não altera a ação terapêutica do medicamento.
O medicamento nunca deverá ser ingerido com bebida alcoólica.
"É muito importante que as pessoas tenham a consciência de ingerir e armazenar corretamente os medicamentos. Só assim é possível garantir a eficácia do produto para qual foi indicado", afirma Adivar Cristina, farmacêutico e diretor industrial da Furp, Fundação para o Remédio Popular, laboratório oficial da Secretaria.

Além de ingerir corretamente, também é muito importante que os medicamentos sejam armazenados de maneira adequada:

Nunca no banheiro: a umidade do local pode alterar as condições e os efeitos dos comprimidos;
Longe do sol e da luz: ambientes de altas temperaturas ou expostos à luz do sol não são propícios para armazenar medicamentos;
Não deve ser colocado em qualquer lugar: porta-luvas, gavetas ou espaços onde haja calor excessivo não devem ser usados;
Levar por aí: "Os medicamentos podem ser levados em bolsas e mochilas, desde que armazenados em suas embalagens originais, ao abrigo da luz e sem calor excessivo", completa o farmacêutico.
Em caso de dúvida, procure sempre o médico que fez a prescrição do medicamento.

Secretária de Estado da Saúde.

SP prorroga vacinação contra paralisia infantil.


A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo decidiu recomendar aos municípios paulistas que prorroguem a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. As crianças menores de cinco anos poderão ser imunizadas contra a doença até a próxima sexta-feira, 20 de agosto.

Balanço da Secretaria apontou que 1,5 milhão de crianças se vacinaram contra a paralisia infantil até as 14 horas do sábado, 14 de agosto, em todo o Estado. A meta é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença no Estado. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h. Na capital as salas de vacinação do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h e também oferecem a vacina contra a pólio.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde ainda poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Serão disponibilizadas doses de vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Em Várzea Paulista, produção e cultivo aliam-se à tecnologia e ao amor pelas plantas.


Nas estufas de exemplares adultos, o aroma é envolvente. Cores fortes e neutras se destacam entre as variadas espécies produzidas no Orquidário Flores Vivas, em Várzea Paulista. No local, que também dispõe de um laboratório para a criação e reprodução das flores, é possível se encantar com mais de 250 mil orquídeas, entre mudas e plantas. De acordo com Ivan Leonardo Todaro, gerente e técnico agrícola há mais de sete anos, o Flores Vivas de destaca pela grande produção, que chega a seis mil orquídeas por mês. Atualmente, as flores do orquidário estão entre as mais procuradas nas grandes feiras, como o Ceasa e o Ceagesp, e já decoraram o Castelo de Chantilly, palácio situado no norte da França. “Temos lindos e raros exemplares que conquistam os mais exigentes admiradores e colecionadores. Isso é um orgulho e aguça ainda mais a nossa preocupação em aprimorar o trabalho”, explica.

As inovações nas técnicas de cultivo são o grande atrativo deste orquidário, que mantém mais de 11 mil exemplares de Vandas suspensas sob um lago artificial como forma de criar o clima úmido de seu país de origem, a Tailândia. “Esta espécie de desenvolve e floresce mais rápido neste ambiente, originando exemplares mais saudáveis e belos”, conta. Neste espaço, o procedimento inclui o processo de fertirrigação e adubação folhear, cujo método pulveriza nutrientes nas plantas.
Tatiana Bardi

Quatro irmãs dão à luz quatro bebês em quatro dias nos EUA.


Quatro irmãs deram à luz quatro bebês em quatro dias nos EUA. Três delas -Lilian Sepulveda, de 27 anos, Saby Pazos, de 29, e Leslie Pazos, 24-, inclusive, fizeram o parto com o mesmo obstetra e no mesmo hospital em Chigago.

Lilian Sepulveda, Saby Pazos e Leslie Pazos, que deram à luz em Chicago. (Foto: Reprodução/NBC)Lilian, Saby e Leslie deram à luz entre sexta-feira e sábado, enquanto a outra irmã, Heidi López, realizou o parto na segunda-feira no estado da Califórnia. O médico Jean Alexandre, que atendeu as três irmãs em Chicago, destacou que o caso "é bastante incomum".

Apesar da coincidência, as irmãs destacaram, em entrevista à emissora de TV americana "NBC", que não planejaram engravidar ao mesmo tempo.

G1 Sp

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.