sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Preparativos para a 6º Orquivárzea estão a todo vapor.

Vice-prefeito Lula Raniero acompanha os preparativos da festa que começa nesta sexta-feira

Na ultima quarta-feira (18), o vice-prefeito Lula Raniero esteve com o chefe de gabinete e coordenador do evento, Ricardo Bocalon, acompanhando de perto esses preparativos.

As novidades começam pela praça de alimentação, onde o visitante poderá além de saborear as delícias da festa, conferir um estande da Prefeitura de Várzea Paulista, com matérias sobre a cidade e atendimento a imprensa.

Para as crianças, um espaço de 100m² todo especial, pensado com muito carinho, onde poderão se divertir com brinquedos lúdicos e pedagógicos, livros, exposição de fotos de alunos da rede municipal e muito mais. Tudo isso sob o olhar atento dos monitores e dos pais.

Na área da exposição, quase tudo já está pronto e o novo layout surpreenderá os visitantes.

“Queremos surpreender moradores e visitantes de Várzea paulista com o novo formato da Orquivárzea. Quem vier conferir pode esperar por muitas novidades e belíssimas orquídeas vindas de todo Brasil, além dos expositores da Alemanha, Tailândia e Argentina”, finaliza Lula.

Música para todos os gostos

Neste sábado (21), às 21 horas, os Paralamas do Sucesso trarão para Várzea Paulista, toda a tradição do rock nacional, com um repertório do último álbum da banda, Brasil Afora (2009) e clássicos que embalam histórias de muitos brasileiros.

No domingo, músicos de Várzea e região tomam conta do palco principal com ritmos para todos os gostos com os grupos: Adriano do Forró, Caso Contrário, Marcos Lobão & Banda, Dandara & Banda e para fechar a festa, a dupla sertaneja Ledo & Luan.

Confira a programação completa!

21 de agosto
Exposição de Orquídeas: das 9 às 20 horas.
Caravana do Cordel: das 17 às 19 horas na praça de alimentação.
Show com Paralamas do Sucesso: 21 horas.

22 de agosto
Exposição de Orquídeas: das 9 às 18 horas.
Fantástico Circo das Orquídeas: Teatro com alunos da Rede Municipal de Ensino, às 17horas.

Shows no palco principal:
15h30 – Adriano do Forró
18 às 19 horas – Caso Contrário
19h30 às 20h30 – Marcos Lobão & Banda
21 às 22 horas – Dandara & Banda
22h30 às 23h30 – Ledo & Luan

Todos os dias:
Brinquedos para as crianças das 10 às 22 horas.
Expresso Orquidário das 10 às 18 horas.
Música instrumental ao vivo na praça de convivência, na exposição.
Estande da Prefeitura de Várzea Paulista na praça de alimentação.

Escrito por Nádia Mathias

Representante da Tailândia visita bastidores da Orquivárzea .

Recepcionado pelo prefeito Eduardo, Natthapong Senanarong fala sobre a importância de expor na festa

Nesta quarta-feira (18), o diretor comercial da Embaixada Real da Tailândia, Natthapong Senanarong, esteve em Várzea Paulista para conferir os preparativos da 6ª Orquivárzea.

Várzea Paulista importa mudas do país desde 1996, através do Biorchids, um dos maiores matrizeiros de orquídeas da América Latina que fica na Serra do Mursa, em Várzea Paulista. Foi através do convite deles que o produtor tailandês Somsak Rakpaibulsombat enviou para a exposição deste ano 29 orquídeas nativas do país.

“Temos muitas variedade de orquídeas belíssimas no nosso país e espero que os brasileiros e os moradores de Várzea Paulista apreciem nossa flora. Sem dúvida é uma honra expor aqui”, diz Nattapong, comentando sobre a diferença da cultura no caso do cultivo das orquídeas. “Na Tailândia, as pessoas têm o costume de se utilizar somente das flores, cortando o talo e a flor para ornamentação e utilizando os vasos para produção, diferente daqui do Brasil, onde a população já está aprendendo a cultivar a planta em casa”, comenta.

Para o prefeito Eduardo Pereira, parcerias como esta fazem toda diferença. “É uma forma de divulgarmos as belezas brasileiras e mostrar o potencial de Várzea como produtora das mais diferentes espécies dessa planta tão bela”, finaliza.

Quem visitar a exposição também poderá conhecer 40 espécies, vindas da Argentina e Alemanha especialmente para a 6ª edição da Orquivárzea.

Clínicas usam ouro e pérola em tratamento para rejuvenecer.

A pérola é rica em cálcio e silício e, por isso, usado em alguns tratamentos estéticos

.O rejuvenescimento é a grande promessa de vários cosméticos e tratamentos. Mas, em meio a tantas opções, as clínicas estéticas tentam se diferenciar no mercado incluindo novas substâncias e até mesmo materiais preciosos nas fórmulas de seus produtos e procedimentos. Uma das novidades mais recentes é o lifting de ouro, que promete um rejuvenescimento aparente de até dez anos.

A esteticista Janaina Lacava, do Centro Avançado de Estética Deep Laser, em São Paulo, que oferece o tratamento, explica que o ouro aparece apenas no final do procedimento, quando uma máscara à base do material e de cálcio é aplicada na pele do paciente.

- A máscara contém minerais que são importantes para todas as reações bioquímicas da pele e que perdemos ao longo dos anos. Aplicando ela, devolvemos essas substâncias para pele e mantemos a região mais hidratada.

Janaina afirma, no entanto, que a adição de ouro ao tratamento serve também como estratégia para tornar o procedimento mais luxuoso.

- O ouro tem essa capacidade de devolver os minerais para a pele, mas também existe esse lado do glamour. Nós juntamos as duas coisas.

Segundo o médico dermatologista Adilson Costa, não existe comprovação científica sobre a eficácia desses tratamentos com substâncias preciosas.

- A pérola, por exemplo, é rica em cálcio e silício, que podem ajudar na renovação das células da pele. No entanto, não temos relatos que comprovem que estas substâncias, quando encontradas nas pérolas, têm um efeito maior que o silício e o cálcio puros, encontrados na natureza e disponíveis em vários produtos cosméticos.

Para a dermatologista Carla Bortoloto, não há nenhuma contra-indicação no uso dessas substâncias. Mas os mesmos resultados podem ser obtidos com outros produto

- Na minha opinião, esses materiais podem ser usados tranquilamente, mas não devem substituir outras substâncias essenciais, que têm seus resultados já comprovados em estudos científicos.

Entre os tratamentos estéticos que incluem substâncias preciosas, a dra. Carla indica o peeling de cristal.

- Ele é muito usado e apresenta efeitos satisfatórios no tratamento de rugas finas e alterações na pele. É um tipo de peeling superficial, que pode ser feito semanalmente


Sara Uhelski, do R7

Mais de mil pessoas pegam infecção por ovos contaminados nos EUA.


AFP
Cozinhar o ovo mata a salmonela, mas recomendação é que pessoas joguem o alimento no lixo


.Autoridades americanas advertiram nesta quinta-feira (19) que 1.300 pessoas podem ter adoecido por causa do surto de salmonela que obrigou o governo a retirar 380 milhões de ovos do mercado. Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção), houve 2.000 casos de infecções causadas pela ingestão de ovos entre maio e julho, 1.300 a mais do que o usual nessa época do ano.

As autoridades também consideram que o número de casos da doença crescerá porque ainda não foram reportados os casos registrados desde meados de julho, informou o médico Christopher Braden, epidemiologista do CDC.

As autoridades localizaram a doença nos Estados da Califórnia, Colorado e Minnesota. O problema ocorre nos ovos produzidos pela empresa Wright County Egg, com sede em Iowa. Cozinhas os ovos mata a bactéria da salmonela, mas, mesmo assim, os representantes do governo recomendaram que os consumidores joguem fora os produtos dessa marca.


Ovos são retirados do mercado


Bactéria é arma da luta contra o câncer


Cientistas ligam Aids à salmonela

Saiba tudo sobre os jogos de Cingapura
A bactéria da salmonela provoca diarreia, dores abdominais e febre entre oito e 72 horas após o consumo do produto contaminado.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Todas as ambulâncias do Samu.


Até o fim de setembro, o Ministério da Saúde vai investir R$ 5,8 milhões para equipar todas as ambulâncias do serviço de emergência, o Samu, com desfibriladores. Atualmente, apenas 300 ambulâncias (20% do total) possuem esse aparelho, mas o do tipo convencional, que precisa ser operado por um médico especialista. Já os novos desfibriladores, que serão instalados nas demais 1.221 ambulâncias, são automáticos. A vantagem deles é poder ser operados por enfermeiros, motoristas socorristas e até mesmo por leigos.

O desfibrilador é usado para salvar pessoas que sofrem uma parada cardíaca. O aparelho emite um choque elétrico, que faz com que o coração volte a funcionar corretamente. Ele é essencial em situações de emergência porque, a cada minuto que um paciente fica sem ser reanimado, ele perde 7% das chances de ser salvo, segundo o cardiologista Enrique Pachon, do Hcor (Hospital do Coração, de São Paulo).

- Depois de 10 minutos, as chances caem 70%. Mas se você identifica imediatamente a arritmia e faz a desfibrilação precoce, as chances de salvar são maiores.

As 300 ambulâncias que já possuem desfibriladores são as unidades de atendimento avançado, conhecidas como UTIs móveis. Elas contam com o aparelho do tipo convencional, que exige a presença de um médico para interpretar o ritmo cardíaco do paciente e decidir se é necessário ou não fazer a reanimação. Além do médico, esses veículos contam com um enfermeiro e um motorista socorrista.

Já as demais 1.221 ambulâncias são as unidades de atendimento básico, que não possuem médicos na equipe. O desfibrilador automático, no entanto, dispensa essa necessidade. Ele é composto por duas pás que são aplicadas sobre a região do tórax do paciente. Quando ligado, ele registra o batimento cardíaco, faz o diagnóstico e orienta o profissional a apertar ou não o “botão de choque”.

Com essa tecnologia, tanto o enfermeiro como o motorista socorrista poderão conduzir esse procedimento. Antes, era preciso chegar a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou então a um hospital para realizar a reanimação, o que desperdiçava tempo e a vida do paciente. Pachon diz que o ganho com essa inovação é muito grande.

– Esses aparelhos têm um índice de confiabilidade alto. Pode ser manipulado por leigos, desde que haja algum treinamento. Apesar de ter demorado um pouco, ele chegou em boa hora e vem cobrir uma lacuna que precisava ser resolvida.

Segundo o coordenador geral de urgências e emergências do Ministério da Saúde, Clésio Mello de Castro, os benefícios para a população serão imediatos.

- Muitas vidas vão se salvar com uma desfibrilação precoce, com o diagnóstico e tratamento mais rápido. De imediato a gente já ganha.

Segundo o ministério, com as 300 UTIs móveis e as 1.221 ambulâncias de atendimento básico, a rede pública de saúde conta com 1.521 ambulâncias de emergência, circulando em 1.286 municípios e atendendo a 106 milhões de brasileiros. Além delas, Castro afirma que o governo também vai equipar com os desfibriladores automáticos as 400 motos de emergências (chamadas “motolâncias”, que atuam em grandes cidades) e as oito lanchas (conhecidas por “ambulanchas”, que atendem regiões ribeirinhas).


Diego Junqueira, do R7

Donas de casa trocam “voadoras” na Bolívia.


Duas mulheres bolivianas de meia-idade, usando suas roupas tradicionais, se encontram. Elas se olham nos olhos, e o primeiro movimento é uma voadora no peito. Exatamente, é a luta livre de senhoras da Bolívia.

Elas são as “cholitas”, que não têm medo de se jogar nas cordas ou aplicar golpes elaborados. Contusões e rostos sangrando, inclusive, são coisas prosaicas.

A atividade já é uma tradição no país. Segundo o jornal britânico The Sun, existem álbuns de figurinha na Bolívia com as lutadoras, e as mais reconhecidas aparecem até em propagandas de cigarro.




Economia Solidária: Uma atividade econômica justa e solidária.



“Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudaram a face da terra”. Este conhecido provérbio africano traduz o lema da Economia Solidária, um novo sistema econômico regido pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo.

A cooperação, fortalecimento do grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem regem o ritmo de trabalho daqueles que trabalham de acordo com os valores da Economia Solidária, que também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

Em Várzea Paulista, os projetos implementados pelo poder público com o objetivo de incentivar a geração de renda e a autogestão daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, estão sendo pautados pelos valores da Economia Solidária.

Os projetos desenvolvidos no município nesta área o tornaram uma referência na região e fizeram com que ela se destacasse neste setor entre os municípios da região de Campinas. No ano passado, a cidade realizou duas Feiras de Trocas Solidárias e a I Feira de Economia Solidária, que reuniu 30 empreendimentos de diversas cidades. Também em 2009, o município recebeu a visita do ilustre Paul Singer, economista e secretário nacional de Economia Solidária.

Hoje, o município já tem três cooperativas que trabalham de acordo com os valores desta economia, sendo elas a Artes Viva e Artes Várzea, na área de artesanato; a Casa da Beleza, na área estética; e os Amigos da Natureza, que desenvolvem a reciclagem. Com isso, a cidade se consolidou como a única de sua região a desenvolver a Economia Solidária.

Maioria dos brasileiros acredita que frio é causa de gripe e resfriado .


Mais de 80% dos brasileiros acham que o frio causa ou piora gripes e resfriados. Essa é apenas uma das noções erradas disseminadas sobre as doenças respiratórias contagiosas mais comuns.

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados apenas por vírus. "A maior prevalência no inverno é em razão do aumento da aglomeração de pessoas em locais menos ventilados, facilitando a disseminação do vírus e a contaminação", diz a pneumologista Jussara Fiterman.

Pesquisa do Datafolha para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia mostrou que os brasileiros estão mal informados sobre essas doenças. "As pessoas não têm ideia de como prevenir e tratar", diz Fiterman, que preside da entidade.

Para ela, o desconhecimento dos sintomas mais importantes dificulta o diagnóstico. "Se detectamos logo os sinais de gravidade, é mais fácil controlar as complicações", afirma.

Infecção causada pelo vírus Influenza, a gripe pode evoluir para pneumonias e insuficiência respiratória. Em casos mais graves, pode levar à morte.

Isso não acontece nos resfriados, outra doença respiratória contagiosa. A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas não sabe distinguir uma da outra.




IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mega-Sena sorteia R$ 27 milhões nesta quarta .



Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (18), o prêmio acumulado de R$ 27 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio do concurso 1.206 acontece às 20h (horário de Brasília).
Aplicado na poupança, o prêmio permitiria um rendimento de mais de R$ 160 mil por mês.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. O custo da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 2.


Do G1, em São Paulo

Na China, bebê de 10 meses já tem 20 quilos e intriga médicos.



Um bebê chinês de 10 meses está sendo avaliado por médicos da província de Hunan pelo acelerado ganho de peso. Ele tem 20 quilos, o equivalente ao peso de uma criança de seis anos de idade, informa o site do jornal britânico Telegraph. Segundo a mãe do garoto.
Lei Lei está internado para que especialistas avaliem causas da obesidade.
Segundo sua mãe, menino nasceu com peso normal.

Do G1, em São Paulo

É neste sábado: Banda Paralamas do Sucesso agita a 6ª edição da Orquivárzea.


A animação está garantida no palco da avenida Projetada. Neste sábado (21), os Paralamas do Sucesso chegam a Várzea Paulista para agitar a 6ª Orquivárzea e prometem trazer os clássicos do rock nacional que encantam gerações há décadas. O show acontece a partir das 21 horas e a entrada é gratuita.

Formada no Rio de Janeiro, no final dos anos 80, por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), a banda é referência em rock brasileiro. No início, o grupo misturava o gênero com o reggae. Posteriormente, passou a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Juntamente com os Titãs, RPM, Barão Vermelho e Legião Urbana foram a banda de maior popularidade e prestígio no Brasil durante os anos 80.

O prefeito Eduardo Pereira, um dos idealizadores da Orquivárzea, ressalta o empenho do governo municipal em trazer shows de qualidade para a população: “A Orquivárzea tornou-se conhecida não só pela belíssima exposição de orquídeas, mas também pelo valor cultural de seus shows, que trazem referências da música nacional”. Ele ressalta ainda a preocupação em garantir o acesso de todos ao show. “Promovemos um espetáculo bastante democrático, para garantir que todos possam participar, já que a entrada é gratuita”, avalia.

Entre os álbuns destacam-se ‘Vamo Batê Lata’, ‘Uns Dias’ e ‘Brasil Afora’. Ganharam o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro pelos trabalhos Acústico MTV, em 2000; Longo Caminho, em 2003; e Hoje, em 2006.São os maiores vencedores da história do Video Music Brasil (VMB) da MTV Brasil, com 15 prêmios.



Atrações regionaiS

A Orquivárzea também visa destacar os artistas da região. Artistas de diversos segmentos musicais, como forró, pagode, MPB e sertanejo, irão agitar o público presente. Entre as atrações, estão a Caravana do Cordel e as bandas Cintura de Moleca com Adriano e o Impacto do Forró, Caso Contrário, Marcos Lobão & Banda, Dandara & Banda e Ledo & Luan.



PROGRAMAÇÃO

20 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 21 horas.

Sarau na praça de alimentação: das 20 às 22 horas.



21 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 20 horas.

Caravana do Cordel - das 17 às 19 horas na praça de alimentação.

Show com Paralamas do Sucesso: 21 horas.



22 de agosto

Exposição de Orquídeas: das 9 às 18 horas.

17h: Fantástico Circo das Orquídeas - Teatro com alunos da Rede Municipal de Ensino.



Shows no palco principal:

15h30 - Adriano do Forró

18 às 19 horas - Caso Contrário

19h30 às 20h30 - Marcos Lobão & Banda

21 às 22 horas - Dandara & Banda

22h30 às 23h30 - Ledo & Luan



TODOS OS DIAS

Brinquedos para as crianças das 10 às 22 horas.

Expresso Orquidário das 10 às 18 horas.

Oficinas de Cultivo de Orquídeas: às 11 horas e às 15 horas.

Música instrumental ai vivo na praça de convivência na exposição.

Estande da Prefeitura de Várzea Paulista na praça de alimentação.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Participação Popular .


O exercício da cidadania acontece de forma intensa em Várzea Paulista através da Participação Popular. São inúmeros os incentivos oferecidos para promover a participação da população nas decisões do governo municipal, garantindo o protagonismo dos varzinos em suas comunidades e na cidade onde vivem.

Desde 2005, é realizado em Várzea Paulista o Orçamento Participativo, uma nova forma de governar que estabeleceu uma importante parceria entre a população e a Prefeitura, colocando a cidade em uma posição de destaque na região, por ser a única a promover a participação popular direta nas decisões do governo. O projeto garantiu aos varzinos o poder de decisão, já que lhes permite escolher onde e como parte do orçamento público será investido.

O OP consiste em reuniões realizadas nos bairros da cidade, abertas ao público, e que contam com a participação de representantes da Prefeitura. Mais de 60 encontros anuais são realizados, que se dividem entre Reuniões de Bairro e Assembléias Regionais, nas quais a população aponta as principais demandas de cada bairro e vota para eleger as prioritárias, que serão executadas no ano seguinte.

O OP é dividido em quatro fases. Conheça cada uma delas:

1ª Fase
A fase inicial do OP consiste na apresentação do projeto para a população; levantamento das necessidades e prioridades dos bairros; eleições dos delegados; e fiscalização das obras escolhidas; e do Fórum Regional de Delegados.

2ª Fase
Nesse período, os delegados classificam as prioridades por região e, junto com as secretarias municipais envolvidas com as demandas, discutem a viabilidade técnica e financeira das obras.

É na segunda fase que também acontecem as Caravanas da Cidadania, quando os delegados de todas as regiões percorrem a cidade para conhecer os problemas dos outros bairros.

3ª Fase
Essa é a etapa decisiva do OP, já que nela as demandas de cada região, consideradas viáveis, são apresentadas em seis assembléias regionais, nas quais a população escolhe o que será executado. Ainda nessa fase é eleito o Conselho do Orçamento Participativo.

4ª Fase
A última fase consiste em reuniões e na elaboração do Regimento Interno do Conselho do Orçamento Participativo (COP), além de uma agenda permanente de diálogo com as secretarias envolvidas com a execução das demandas.

Papel dos delegados e dos conselheiros

Presentes em todas as fases, os delegados têm o papel de ajudar a encaminhar e classificar as demandas para as fases seguintes. Para cada dez pessoas que participam das reuniões de bairros, um(a) delegado(a) é eleito(a). Eles também são responsáveis pelas defesas das demandas apontadas pela população. Após a eleição nos bairros, são formados os Fóruns Regionais de Delegados, com a participação dos eleitos, que reúnem as demandas por região, classificam e encaminham para as secretarias. Para se candidatar a delegado do OP, o participante deve ser maior de 16 anos, morador do bairro e comparecer às reuniões.

Os conselheiros tem o papel de fiscalizar e acompanhar as obras escolhidas pelos moradores da sua região é a missão dos conselheiros, que permite que eles peçam informações e esclarecimentos às secretarias envolvidas sobre o valor, o prazo e o andamento das obras para manter a população informada. Podem se candidatar a conselheiros do OP os participantes das reuniões que tenham acompanhado todas as fases ou os delegados eleitos durante a primeira fase

Mercado de trainee e estágio aquece no 2º semestre; veja 13,4 mil vagas.


De olho nos estudantes que concluirão cursos de nível técnico e superior em dezembro e na reposição dos atuais estagiários e trainees que deixarão seus postos no fim do ano, incluindo os de nível médio, o segundo semestre é usado pelas empresas para a seleção de novos candidatos.

Comente esta notícia


Atualmente, há pelo menos 13,4 mil oportunidades abertas em 50 empresas para diversas regiões do país para suprir essa demanda (veja no quadro ao fim da página).

Nesta temporada, a Associação Brasileira de Estágios prevê a abertura de 52 mil vagas em todo o Brasil, sendo 42 mil para estudantes de nível superior e 10 mil para quem está nos níveis médio e técnico.

A Cia de Talentos, consultoria especializada em programas de trainee e estágio, selecionará candidatos para cerca de 50 programas durante este segundo semestre, totalizando 1.654 vagas, sendo 554 para 27 programas de trainees e 1.100 para 20 programas de estágio. Essas vagas podem ser obtidas no site www.ciadetalentos.com.br.

saiba mais

Estagiários brasileiros recebem média de R$ 683,33 em 2010 Erros básicos de português podem custar vagas de estágio a candidatos De julho até o final de agosto, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 15 mil vagas, sendo 8.400 para estudantes de nível superior, 3.600 para tecnólogo, 2.250 para nível médio-técnico e 750 para ensino médio. Dessas, cerca de 2,5 mil estão abertas, veja aqui como se candidatar.

No Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), são cerca de 8 mil a 10 mil vagas por mês, mas a maior demanda deve acontecer nos meses de novembro a fevereiro, disse a empresa. De acordo com o centro, fora as vagas que já costumam abrir mensalmente, houve um acréscimo de 60 mil ofertas entre novembro e fevereiro passados. Entre julho e agosto deste ano já houve o acréscimo de 10 mil vagas para estudantes. Os interessados devem cadastrar o currículo no site www.ciee.org.br.

Perfil para conquistar vaga
De acordo com Renata Damásio, consultora da Cia de Talentos, a demanda é sempre maior na segunda parte do ano por que esse é o período em que a maioria dos estudantes está concluindo seus cursos. A consultora dá algumas dicas para os estudantes que pretendem ter um bom resultado na seleção. Veja no quadro abaixo.
Do G1 em São Paulo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada nesta terça (17)

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão na próxima terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, sempre às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.
Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.
CargosÀs segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).
Já às terças e quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência da República (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).
Tempo
Na última terça-feira (17), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução com a divisão do tempo de propaganda entre os nove candidatos a presidente da República. Em cada bloco, a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, cuja candidata é Dilma Rousseff, terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos. O segundo maior tempo - sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos - é o da coligação “O Brasil Pode Mais”, que lançou a candidatura de José Serra. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.
A propaganda de Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá a duração de um minuto, um segundo e 94 centésimos. Já os outros cinco candidatos a presidente, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.
Quanto às inserções, Dilma Rousseff terá o maior tempo diário: 2’33”24. Já José Serra terá 1’45”24. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário: Marina - 19”97 e Plínio Arruda Sampaio - 14”86. Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, José Maria Eymael, Levy Fidelix e Ivan Pinheiro contarão com 13”33 cada.
Normas e proibições
A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou o recurso de legenda. Durante a transmissão, o programa deverá ser identificado pela legenda “propaganda eleitoral gratuita”.
No horário reservado para a propaganda eleitoral, não é permitida a utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção, ainda que disfarçada ou subliminar, de promover marca ou produto; nem a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.
Também é proibida a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos. Quem desrespeitar essa norma pode ser punido com a suspensão da transmissão do próximo programa.
Além disso, é proibido usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Os infratores, nesse caso, ficam sujeitos à perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito.
A pedido de partido político, coligação ou candidato, a Justiça Eleitoral impedirá a reapresentação de propaganda ofensiva à honra de candidato, à moral e aos bons costumes.
Direito de resposta
O candidato a presidente que se sentir ofendido no horário eleitoral deve encaminhar pedido de direito de resposta ao TSE no prazo de 24 horas, contado a partir da veiculação do programa. Os candidatos aos outros cargos devem encaminhá-lo ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado por onde vai concorrer. O pedido deverá especificar o trecho considerado ofensivo ou inverídico e o interessado deve anexar a mídia da gravação do programa e a respectiva degravação.
Caso o pedido seja deferido, o ofendido usará, para a resposta, tempo igual ao daofensa, sendo que este nunca será inferior a um minuto, no horário destinado ao partido ou coligação ofensor. Se o tempo reservado ao partido político ou à coligação responsável pela ofensa for inferior a um minuto, a resposta será levada ao ar tantas vezes quantas forem necessárias para a sua complementação.
Obrigatoriedade
São obrigadas a veicular a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias; as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Segundo turno
Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início.

Uso e armazenamento de remédios exigem cuidados.





Conheça os diferentes tipos de medicamentos, como eles devem ser ingeridos e onde podem ser guardados - mas sempre com recomendação médica

Cápsulas, comprimidos, líquidos... como armazená-los corretamente?
Jamais se deve ingerir medicamento sem água ou guardá-lo no banheiro, alerta Secretaria de Estado da Saúde

O uso indevido de medicamentos afeta diretamente a saúde das pessoas. Por isso, além de só tomar medicação com prescrição médica, é muito importante ter cuidado na hora de armazenar e ingerir o remédio. A Secretaria de Estado da Saúde formulou dicas sobre maneiras corretas para a ingestão e a guarda medicamentos. O remédio que não é ingerido corretamente tem seu efeito alterado e pode até perder sua eficácia sobre a doença, prejudicando muito o tratamento médico.

Os medicamentos orais podem ser sólidos orais (comprimidos, comprimidos sublinguais e efervescentes); sólidos revestidos (comprimidos protegidos contra algum tipo de degradação); cápsulas (gelatinosa mole e dura) e líquidos orais.

SAIBA MAIS:

Os comprimidos sólidos não possuem nenhum tipo de revestimento e possuem aparência áspera.
Os comprimidos sublinguais devem ser colocados embaixo da língua, sem nenhum tipo de líquido; a substância irá diretamente para a corrente sanguínea.
As cápsulas gelatinosas podem ser encontradas na forma mole e dura e o medicamento encontra-se dentro da cápsula.
Os comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos na água antes de sua ingestão. Importante, neste caso, é aguardar que o medicamento finalize sua dissolução para iniciar a ingestão.
Os líquidos são divididos em xarope, solução e suspensão.

Neste caso a recomendação é que, quando o líquido for suspensão, deverá ser agitado antes da ingestão, pois a medicação fica suspensa na solução líquida.

Remédio só deve ser ingerido com água
Todos os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, exceto os sublinguais ou aqueles indicados pelo próprio médico. Sem a água, o comprimido inicia sua degradação antes do previsto, o que faz perder a sua eficácia.

SAIBA MAIS:

A água é o líquido mais indicado, pois não altera a ação terapêutica do medicamento.
O medicamento nunca deverá ser ingerido com bebida alcoólica.
"É muito importante que as pessoas tenham a consciência de ingerir e armazenar corretamente os medicamentos. Só assim é possível garantir a eficácia do produto para qual foi indicado", afirma Adivar Cristina, farmacêutico e diretor industrial da Furp, Fundação para o Remédio Popular, laboratório oficial da Secretaria.

Além de ingerir corretamente, também é muito importante que os medicamentos sejam armazenados de maneira adequada:

Nunca no banheiro: a umidade do local pode alterar as condições e os efeitos dos comprimidos;
Longe do sol e da luz: ambientes de altas temperaturas ou expostos à luz do sol não são propícios para armazenar medicamentos;
Não deve ser colocado em qualquer lugar: porta-luvas, gavetas ou espaços onde haja calor excessivo não devem ser usados;
Levar por aí: "Os medicamentos podem ser levados em bolsas e mochilas, desde que armazenados em suas embalagens originais, ao abrigo da luz e sem calor excessivo", completa o farmacêutico.
Em caso de dúvida, procure sempre o médico que fez a prescrição do medicamento.

Secretária de Estado da Saúde.

SP prorroga vacinação contra paralisia infantil.


A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo decidiu recomendar aos municípios paulistas que prorroguem a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. As crianças menores de cinco anos poderão ser imunizadas contra a doença até a próxima sexta-feira, 20 de agosto.

Balanço da Secretaria apontou que 1,5 milhão de crianças se vacinaram contra a paralisia infantil até as 14 horas do sábado, 14 de agosto, em todo o Estado. A meta é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença no Estado. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h. Na capital as salas de vacinação do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h e também oferecem a vacina contra a pólio.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde ainda poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Serão disponibilizadas doses de vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Em Várzea Paulista, produção e cultivo aliam-se à tecnologia e ao amor pelas plantas.


Nas estufas de exemplares adultos, o aroma é envolvente. Cores fortes e neutras se destacam entre as variadas espécies produzidas no Orquidário Flores Vivas, em Várzea Paulista. No local, que também dispõe de um laboratório para a criação e reprodução das flores, é possível se encantar com mais de 250 mil orquídeas, entre mudas e plantas. De acordo com Ivan Leonardo Todaro, gerente e técnico agrícola há mais de sete anos, o Flores Vivas de destaca pela grande produção, que chega a seis mil orquídeas por mês. Atualmente, as flores do orquidário estão entre as mais procuradas nas grandes feiras, como o Ceasa e o Ceagesp, e já decoraram o Castelo de Chantilly, palácio situado no norte da França. “Temos lindos e raros exemplares que conquistam os mais exigentes admiradores e colecionadores. Isso é um orgulho e aguça ainda mais a nossa preocupação em aprimorar o trabalho”, explica.

As inovações nas técnicas de cultivo são o grande atrativo deste orquidário, que mantém mais de 11 mil exemplares de Vandas suspensas sob um lago artificial como forma de criar o clima úmido de seu país de origem, a Tailândia. “Esta espécie de desenvolve e floresce mais rápido neste ambiente, originando exemplares mais saudáveis e belos”, conta. Neste espaço, o procedimento inclui o processo de fertirrigação e adubação folhear, cujo método pulveriza nutrientes nas plantas.
Tatiana Bardi

Quatro irmãs dão à luz quatro bebês em quatro dias nos EUA.


Quatro irmãs deram à luz quatro bebês em quatro dias nos EUA. Três delas -Lilian Sepulveda, de 27 anos, Saby Pazos, de 29, e Leslie Pazos, 24-, inclusive, fizeram o parto com o mesmo obstetra e no mesmo hospital em Chigago.

Lilian Sepulveda, Saby Pazos e Leslie Pazos, que deram à luz em Chicago. (Foto: Reprodução/NBC)Lilian, Saby e Leslie deram à luz entre sexta-feira e sábado, enquanto a outra irmã, Heidi López, realizou o parto na segunda-feira no estado da Califórnia. O médico Jean Alexandre, que atendeu as três irmãs em Chicago, destacou que o caso "é bastante incomum".

Apesar da coincidência, as irmãs destacaram, em entrevista à emissora de TV americana "NBC", que não planejaram engravidar ao mesmo tempo.

G1 Sp

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.