sábado, 19 de novembro de 2011

20 de Novembro dia da Consciência Negra

Sessão Solene de entrega de Medalhas Zumbi dos Palmares será no dia 29 de Novembro

Em memória do líder Zumbi do Quilombo dos Palmares que morreu em 1695, em combate na defesa do povo, foi escolhido o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.
O objetivo de adotar a data é lembrar a luta que foi e buscar o reconhecimento da divida histórica com a população negra, quando no passado, proporcionaram a sustentação econômica de muitos países durante quatro séculos. Utilizou-se a Mao - de- obra escrava nas plantações de cana de açúcar. Posteriormente, nas minas de ouro, diamantes, e, já no século XIX, nas plantações de café.
A lei de 2079 de 01/07/2011 foi aprovada e restitui os 5 feriados da cidade, incluindo o dia 20 de novembro como feriado da Consciência Negra.
De acordo com o decreto Legislativo de 20/11/2007, é necessário que todo ano tenha uma organização de Sessão Solene, com o intuito de entregar a Medalha Zumbi dos Palmares , destinada as entidades ou pessoas homenageadas ligada ao movimento.
Em reunião ontem na Câmara, o Vereador Mauro Batista (PT), ligado a esse movimento, junto a Solange Pereira, coordenadora do núcleo da Igualdade Racial, informou que no dia 22 de novembro depois da Sessão da Câmara, realizada as terças feiras, o poder Legislativo irá se reunir, para que cada Vereador faça sua indicação de um homenageado, que estará recebendo no dia 29 de novembro na data da Sessão Solene, sua medalha e diploma Zumbi dos Palmares.
Solange destaca que a conquista da Sessão Solene é um marco na cidade e que vai ajudar o movimento tomar mais força e se fortalecer. Destaca também que o movimento é para todas as etnias.
O diretor estadual da CUT (Central Única dos trabalhadores ) e bancário Gerson Pereira, esteve presente na reunião, informando que a CUT é envolvida em todos os temas de questões raciais. A Secretaria de Combate ao racismo da CUT Rosana Aparecida, faz um trabalho para medir o nível de trabalho da raça negra, e foi constatado que no Brasil somente 8% dos trabalhadores bancários são negros. Em outras categorias que aumenta o numero de negros, o salário diminui. Portanto, Gerson conclui que o negro é discriminado no pais, e que precisamos urgente fazer fóruns para acabar com esse preconceito. Ele frisa que a Cidade de Várzea paulista faz discussão seria sobre esse assunto e que ele estará sempre a nossa disposição.


(Bruna Campos - Rádio Nova Fm)

Eduardo entrega novas viaturas para GM

Três veículos foram entregues nesta sexta-feira (18) à corporação. O investimento foi de R$ 149.598,00.


O prefeito Eduardo Tadeu Pereira, acompanhado do seu vice, Lula Raniero, entregou no início da tarde de ontem, sexta-feira (18) três novas viaturas que serão utilizadas pela Guarda Municipal de Várzea Paulista. O investimento em segurança foi de R$ 149.598,00 e vai oferecer mais qualidade na prestação de serviços aos munícipes.
Com as novas viaturas, a GM de Várzea Paulista passa a ter 13 veículos em operação no município, sendo seis motocicletas. Para o prefeito Eduardo, a renovação da parcial da frota era uma das maiores necessidades da corporação para oferecer melhores condições no atendimento à população. “Fizemos uma grande transformação na Guarda nos últimos sete anos. Temos muitas coisas ainda para conquistar, mas temos que lembrar a situação que tínhamos antes desta administração e a que temos hoje”, disse.
O vice-prefeito, Lula Raniero, destacou a importância da aquisição das viaturas e lembrou outros investimentos feitos pela prefeitura neste ano na área de segurança pública. “Este é mais um momento importante não apenas para o governo e para a GM, mas também para a população. Neste ano tivemos investimentos em uniformes novos e também em armamento. Além disso, incorporamos mais guardas na corporação.”
Para o secretário de Segurança Pública, Cacilando Neres de Almeida, “as viaturas vão incorporar os outros equipamentos adquiridos neste ano e melhorar a qualidade dos serviços”. Já para o GM, Anderson Martiniano, “as novas viaturas também colaboram para aumentar a autoestima da corporação”.




(Imprensa Várzea Paulista)

PAT de Várzea Paulista oferece oportunidades de cursos e empregos à população varzina

Desta vez a parceria é com a escola profissionalizante de Jundiaí Trainertek e contempla cursos como o de rotinas administrativas e de inglês


A escola Trainertek de Jundiaí, voltada à formação profissional, por meio do Projeto Trabalha Brasil, e em parceria com o PAT de Várzea Paulista está oferecendo oportunidades de cursos e empregos à população residente em Várzea Paulista. Ao todo são 160 vagas, 40 para cada curso. Há aulas voltadas à área de rotinas empresariais, englobando conteúdos como: Gestão Administrativa, Logística e Vendas (18 meses); Marketing, Telemarketing e Vendas (12 meses); Logística e Qualidade (18 meses); e também de Inglês (12 meses). A ação acontece neste sábado (19) na Escola Estadual Nathanael Silva a partir das 9h e se estende até às 16h.
A coordenadora dos cursos, Estefânia Raffanti Becatti, esclarece como estão sendo os preparativos para atender a população interessada. “Enviamos cartas para cada morador de Várzea Paulista divulgando a oportunidade de realização dos cursos. No sábado, as pessoas que se interessarem poderão esclarecer suas dúvidas a respeito do curso e definir a grade das aulas.”
Estefânia afirmou também que existem horários fixos e que há possibilidade de flexibilizá-los, conforme necessidade do público. “Normalmente temos aulas a noite e aos sábados para adequarmos nosso atendimento de acordo com as necessidades das pessoas que nos procuram”. Ela esclarece ainda que as aulas são ministradas uma vez por semana e que têm duração de duas horas para todos os cursos.
As aulas são 50% teóricas e 50% práticas e ao final os alunos têm oportunidade de realizarem apresentações de projetos para empresas parceiras. “No término dos cursos, abrem-se também oportunidades para que as agências parceiras da escola selecionem os alunos que se destacarem”, revela.
A Escola Nathanael Silva fica localizada na Avenida Central, 162, Vila Santa Terezinha.


(Imprensa Várzea Paulista)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Várzea Paulista promove atividades do Mês da Consciência Negra neste fim de semana

O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Foi escolhido pelo movimento negro do Brasil e já faz parte do calendário oficial de Várzea Paulista, que sancionou o projeto que institui o feriado do Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro, conforme lei n° 2079 de 1° de junho.
Para preservar a ‘cultura afro’ na cidade, a Prefeitura realizará uma programação voltada à comemoração do Mês da Consciência Negra. No dia 18, às 19h, na Câmara Municipal, haverá a entrega de Medalhas Zumbi dos Palmares, que é uma homenagem a todos aqueles que têm uma luta social na cidade. Já no dia 19, no Espaço Cidadania, às 22h, acontecerá o Baile Nostalgia. Na ocasião serão apresentadas músicas originarias da cultura negra.
A comemoração segue no dia 20 com o encontro de religiões e crenças afro-brasileiras. O evento acontece no Espaço Cidadania, das 13h às 18h. No mesmo dia haverá apresentações culturais como dança, capoeira, Hip Hop, feira de artesanato e comidas típicas. A programação será das 15h às 18h, na Praça da Bíblia. Para encerrar a semana de comemorações, no dia 26, das 13h às 18h, será realizado um seminário no Espaço Cidadania.


(Imprensa de Várzea)

Dia Internacional do Voluntário.

No mês de dezembro o Grendacc irá comemorar o Dia Internacional do Voluntário. A data é oficialmente celebrada no dia 05 de dezembro, mas será comemorada, na instituição, em 03 de dezembro, das 14 às 17 horas, no saguão do Hospital, com palestras, sorteios de brindes e uma grande confraternização.
“Atualmente o Grendacc tem mais de 300 voluntários, que atuam nos chamados grupos direto e indireto, nos mais diversos setores da instituição. Temos um carinho e um respeito imenso por cada um desses voluntários, além da plena consciência de que sem a dedicação dessas pessoas muito do que se conquistou até hoje não teria se tornado possível. Por isso fazemos questão de comemorar a data”, encerra a presidente, que também é voluntária do Grendacc, desde o início das atividades, em julho de 1995.

(Assessoria do Greendac)

Grendacc lança construção do Espaço Família para beneficiar pacientes que moram na região

O lançamento da obra será no dia 15 de dezembro, às 10 horas e marcará a abertura da Semana de Natal, além de lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado em 23 de novembro. Famílias que precisam se deslocar diariamente de suas casas para receber tratamento na instituição terão onde dormir, nas próprias dependências do Grendacc.

A partir deste final de ano o Grendacc tem um novo desafio a cumprir e fará seu anúncio oficial no próximo dia 15 de dezembro, às 10 horas, na abertura da semana de Natal dos pacientes, marcando também o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado em 23 de novembro. Trata-se da construção do Espaço Família, que já é um sonho antigo da instituição, mas que só poderia ser iniciado após a entrega do prédio administrativo, que ocorreu em julho passado.
“Nós temos metas a serem cumpridas. Temos um compromisso com nossos pacientes e com todos aqueles que colaboram para a realização do nosso trabalho. Não vamos parar”, assegura Verci Andrêo Bútalo, presidente da instituição e uma das fundadoras do Grendacc.
O Espaço Família consiste na segunda fase do projeto de ampliação do Grendacc e envolve a construção de um prédio com mezanino para abrigar atividades desenvolvidas pelos voluntários bem como hospedar o paciente em tratamento e seu acompanhante, sempre que necessário, conforme determinação médica.
“É uma área concebida especialmente para as famílias dos nossos assistidos. Muitos pacientes necessitam comparecer à instituição todos os dias durante certas fases do tratamento, portanto viajam diariamente de suas cidades de origem até o Grendacc, o que provoca um certo desgaste”, complementa a presidente, preocupada em garantir ainda mais conforto e segurança aos pacientes.
Já a Casa do Voluntário, tem como principal objetivo agrupar as atividades desenvolvidas pelos voluntários da instituição, que estão direta ou indiretamente envolvidos com o atendimento hospitalar, como por exemplo o desenvolvimento de projetos de geração de renda e a realização de cursos para as mães de pacientes que pretendem fomentar a renda familiar e, ao mesmo tempo, acompanhar o tratamento de seus filhos.
O valor estimado do Espaço Família é de R$ 600 mil e o andamento da obra vai depender, mais uma vez, do apoio da comunidade e de parceiros. A construção deve ter início em março e o lançamento, no próximo dia 15, será aberto a todos os interessados em conhecer o trabalho do Grendacc e à comunidade em geral. Várias autoridades também devem comparecer.
Interessados em colaborar na construção deste novo projeto devem entrar em contato com a instituição através do telefone (11) 4815-8440, ramal, 8442 ou 8476, setor de Projetos.

(Assessoria Greendac)

Semana de Natal.

Juntamente do lançamento do Espaço Família, o Grendacc dará início à Semana de Natal dos pacientes, que ocorrerá de 15 a 22 de dezembro.
Diferente dos anos anteriores, os pacientes terão uma semana de atividades para que possam festejar o Natal enquanto passam em tratamento pela instituição. A novidade tem como principal objetivo evitar grandes aglomerações de pacientes e familiares, uma vez que a maioria das crianças tem a imunidade reduzida por conta do tratamento e, ao mesmo tempo, oferecer meios para que todas festejem a magia da data.
A decoração do saguão será especialmente montada por voluntários e promete ser uma atração à parte.
Já a programação será diversificada e os pacientes receberão presentes pelo sistema de apadrinhamento, já tradicional no Grendacc. Interessados em apadrinhar pacientes podem ligar para (11) 4815-8440, a partir do dia 21 de novembro, com Thaiara, no setor de Voluntariado.

(Assessoria do Greendac)

Prefeito Eduardo debate Lei para criar Zona de Estruturação Ampliada no Bairro do Mursa

O Prefeito Eduardo Tadeu Pereira, convocou na noite de ontem no espaço Cidadania em Várzea Paulista, moradores da região da Serra do Mursa, defensores da causa ambiental e imprensa, para um debate, a fim de discutir, prestar esclarecimentos e debater nos termos mais claros possíveis, o projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelos representantes do Legislativo, que prevê a revisão do Plano Diretor Vigente no município.
A proposta consiste em uma alteração no art.19 de Lei Complementar n 167, de 9 de outubro de 2006 ( Plano Diretor do Município de Várzea Paulista), para criar Zona de Estruturação ampliada.
No ponto de Vista Urbanístico existem 2 macrozonas, a zona urbana e a zona de proteção ambiental , o projeto tem como objetivo estender a zona urbana criando a zona ampliada, que não abriga mata nativa.
A aprovação de empreendimentos na área implica em garantir a sustentabilidade e preservação ambiental da região, em harmonia com desenvolvimento econômico sendo eles- a implantação de lotes a partir de 300 metros quadrados, com limite de 2500 unidades e limitação de adensamento populacional de sete pessoas a cada mil metros quadrados, definição de uma distancia mínima de 50 metros a partir de ambas as margens de qualquer tipo de recurso hídrico ( nascentes, rios, córregos e etc), permissão para construção de apenas loteamentos fechados e condomínios horizontais, entre outros aspectos.
A Lei foi iniciativa do poder Legislativo, onde é necessário que o poder executivo respeite e acolha a decisão unânime dos 11 Vereadores eleitos, levando em consideração que foi criada no âmbito que o Legislativo pode legislar.

Durante o debate o prefeito comenta suas argumentações informando que cabe ao poder executivo avaliar e analisar para vetar ou não a lei. Em seu ponto de vista, a lei está se preocupando com a questão de preservação ambiental da região do Mursa e as questões econômicas da Cidade, e ele afirma também que é inegociável a combinação de crescimento econômico e a sustentabilidade.
De acordo com Eduardo, Várzea Precisa de espaço possível para empreendimentos econômicos, e esses empreendimentos atenderão a demanda que a cidade ainda não atende. Ele afirma que no sistema atual as pessoas daqui que possuem negócios ou empresas, quando verificam que estão em ascensão se mudam para outras cidades, portanto existe a necessidade de oferecer empreendimentos para o setor econômico para que as pessoas não precisem ir embora.
Entre tantas perguntas e pedidos feitos ao Prefeito, a que ele deveria devolver o projeto para o legislativo, para dar tempo de a população discutir com qualidade sobre a lei, levando em consideração que não existem pedidos de empreendimentos, e que é importante a presença do poder legislativo, foi sem dúvida a mais discutida, que por final levou Eduardo a finalizar, depois de tantas horas de debate, dizendo que tinha compromisso com a sustentabilidade e econômico e que iria falar com Vereadores Hoje, pois a data para sancionar ou vetar a lei é hoje.

(Bruna Campos - Rádio Nova FM)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo de Várzea oficializa escola de música.

Município vai abrir concurso para educadores em Arte e MúsicaO Governo de Várzea Paulista oficializou a Escola de Música da cidade. A anúncio foi feito pelo vice-prefeito Lula Raniero e pelo secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, durante a 3ª Conferência de Cultura da cidade, realizada no dia 5 de novembro e também pela Imprensa Oficial do município.Com a institucionalização, a cidade passa a ter práticas culturais efetivas e com profissionais concursados.
De acordo com a 31ª edição da Imprensa Oficial, haverá concurso para as seguintes especialidades: artes visuais, canto e técnica vocal, clarinete e clarone, dança, flauta transversal e saxofone, musicalização infantil, percussão e bateria, piano e teclado digital, trombone, tuba e eufônio; trompete, tompa, cornet e flugelhorn; teatro, violão e viola caipira, violino e viola de concertos; e violoncelo e contrabaixo acústico.A nova gestão do Conselho de Cultura aplaudiu a ideia. “A oficialização da Escola vai mudar a política pública cultural da cidade. Não será mais uma atividade sazonal e fragmentada”, defende o musicoterapeuta e conselheiro Vinicius Rocha. Para ele, o impacto será imenso. “Vai funcionar como política de estado. Os governos futuros terão que dar essa continuidade.
É um grande passo para a valorização da cultura local, que tem talentos em potencial e que agora vão poder contribuir com a cidade de forma mais efetiva”. O secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, destacou que a participação da sociedade é fundamental para a efetivação das políticas públicas de cultura. “Conquistamos um grande avanço no setor graças ao envolvimento da sociedade, como acontece no Conselho de Cultura e em nossas conferências”.Lula Raniero lembrou o imenso trabalho realizado pelo governo para criar uma identidade cultural na cidade, ressaltando que até 2005 não havia nenhum movimento nesse sentido. “Somente assim melhoramos nossas políticas públicas e oferecemos mais cultura aos moradores da cidade.
Temos uma grande diversidade cultural e a oficialização da Escola é um incentivo para continuarmos trabalhando sério no setor”.O edital para o concurso, que deve ocorrer em breve, está sendo preparado. Mais detalhes sobre a lei complementar que institui a Escola de Música podem ser obtidos no Portal da Transparência no endereço http://transparencia.varzeapaulista.sp.gov.br/.


(Imprensa Várzea)

Grande incêndio destrói atacadista Roldão na Ozanan.

Incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada desta quinta-feira (17), o supermercado atacadista Roldão, situado na Av Frederico Ozanan. Os rolos de fumaça escura podiam ser vistos a quilômetros de distância por toda a cidade.
Até o meio da madrugada, bombeiros tentavamdebelar o incêndio,cujas causas ainda não foram reveladas. Hoje (17), o dia será de rescaldo e recuperação dos prejuízos causados pelo grande incêndio.


(Jornal de Jundiaí -JJ)

“Na Quebrada” discute temas como sexo e drogas com a juventude varzina

O evento é idealizado pelo CREAS e abordará a sexualidade, drogadição e outros assuntos atrativos aos jovens


O evento “Na Quebrada”, idealizado pelos jovens atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), vai discutir e esclarecer à juventude varzina questões relacionadas a sexualidade, drogadição e diversos outros assuntos referentes ao plano de vida e sucesso pessoal. O encontro acontece no dia 18 de novembro, na quadra ao lado da UBS da Vila Popular, a partir das 13h30.
Segundo a coordenadora do CREAS, Lilian de Fátima Meirelles, os adolescentes entre 13 a 18 anos têm se mobilizado para refletirem a respeito do bairro em que moram e é por isso que a ação leva este nome. “O evento tem este nome “Na Quebrada”, para traduzir na gíria jovem, a realidade do local onde vivem. Eles estão se reunindo para discutir questões relativas ao bairro e o papel de cada um dentro dele. Estão trabalhando com questões pessoais e também conversando sobre de que maneira podem colaborar com a comunidade.”
Os adolescentes do CREAS também têm se reunido com freqüência com alunos da 7ª série ao ensino médio na Escola Estadual José Amilton Monsenhor para realização de oficinas que acontecem com apoio dos professores também. O assunto desenvolvido é a sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e também das responsabilidades que devem ter quando decidirem iniciar a vida sexual.
A UBS da Vila Popular é parceira da iniciativa e montará um stand para distribuição de materiais especialmente confeccionados para a ocasião. O evento contará com a presença do psicólogo Claudio Loureiro que vai esclarecer dúvidas sobre sexualidade e também do rapper Dexter, como atração cultural.

(Imprensa Várzea Paulista)

Plenária de Desenvolvimento Econômico acontece no dia 25

A 1ª Plenária de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista acontece no dia 25 de novembro, no Hotel Expressin Orquídea, localizado na Rua João Póvoa, 77. Jardim do Lar, a partir das 9h. O objetivo do evento é discutir a vocação econômica da cidade e as parcerias entre investimento público e privado no avanço do desenvolvimento da cidade. Todos os cidadãos estão convidados a participar.

Segundo o secretário da pasta, Waldir Luis de Lima, a plenária tem o intuito de mobilizar os empresários da cidade a pensarem no futuro que desejam alcançar nos próximos anos. “A Plenária vai reunir empresários para traçar diretrizes, o que precisamos realizar ou modificar. É muito importante neste momento em que estamos planejando a cidade com o projeto Várzea 2022. Todos poderão colaborar apresentando sugestões e também reclamações para a elaboração do plano diretor de desenvolvimento”.

Várzea Paulista vem se desenvolvendo economicamente com projetos que visam o incentivo e o suporte econômico para as indústrias e comércios, proporcionando uma aceleração no desenvolvimento da cidade. E as estatísticas expressam esta realidade. Em 2004, a arrecadação de recursos era de R$ 54 milhões. Atualmente, o número triplicou e chegou a R$ 160 milhões. Ainda em 2004, o número de empregos formais era de 9900, hoje são mais de 15 mil postos de trabalho. “A arrecadação do município tem aumentado e assim também a qualidade de vida dos varzinos tem melhorado porque estão ocupando vagas de emprego, próximas ao local em que residem”, observa.

Além disso, nos últimos anos, a construção do boulevard, da primeira faculdade, primeiro hotel e a construção do primeiro shopping da cidade, mostram o crescimento do município.

(Imprensa Várzea Paulista)

Escritor João Carrascoza realiza oficina de criação literária em Várzea

O programa Viagem Literária, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado em parceria com algumas prefeituras, trará para a Biblioteca Pública de Várzea Paulista, no próximo dia 18 (sexta-feira), o premiado escritor, redator de propaganda e professor da ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP -, João Anzanello Carrascoza, que ministrará uma Oficina de Criação Literária, com duração de quatro horas. O início está marcado para as 18 horas e os interessados devem procurar a biblioteca previamente para fazerem suas inscrições.

A oficina é dirigida a quem busca desenvolver ou aprimorar o fazer literário. Além de conhecer técnicas e teorias da arte de escrever, por meio de leitura, bate-papo e produção escrita, os participantes terão a oportunidade de aprender e trocar idéias com o consagrado profissional do meio literário e da comunicação, que vê nas oficinas um dos caminhos para o jovem autor ingressar no meio literário.
João Anzanello Carrascoza venceu alguns dos mais importantes concursos literários do Brasil, entre eles o Jabuti, e também o Prêmio Internacional Guimarães Rosa - Rádio France Internationale. Publicou os livros de contos Hotel solidão (1994), O vaso azul (1998), O Volume do Silêncio (2006), Dias Raros (2009) e Espinhos e Alfinetes (2010). Além de histórias infantis, escreveu os romances juvenis A Lua do futuro (1995) e O jogo secreto dos alquimistas (2000). Seu conto “Sinal dos Tempos” foi escolhido para representar o Brasil, juntamente com textos de Moacyr Scliar e Marina Colassanti na antologia Cuentos Breves Latinoamericanos (1999), publicada em dez países de língua espanhola, sob o patrocínio da Unesco.

Para o encontro, o participante deverá levar papel, lápis e borracha. A Biblioteca Pública fica no Espaço Cidadania, Avenida Ipiranga, 151, Centro.

(Imprensa Várzea Paulista)

Crianças de Várzea Paulista fazem arte com barro

Com argila, um material atraente e pouco explorado, alunos da escola João Baptista Nallini, em Várzea Paulista, aprendem a criar peças tridimensionais em oficina de modelagem com o artista ceramista José Itelmo



Os alunos da escola João Baptista Nallini viveram uma experiência riquíssima ao participarem da ‘Oficina de Modelagem em Argila’, ministrada pelo professor ceramista José Itelmo Silva do Nascimento, que trabalha com a arte cerâmica há 30 anos e mantém seu ateliê, ‘Arte Zabelê’, em Campo Limpo Paulista. O artista traz esta arte milenar nas suas origens indígenas, já que é descendente dos índios Potiguara, ainda presentes em aldeias entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Antes de os alunos colocarem a mão no barro, o artista ceramista apresentou material visual dos diferentes tipos de peças produzidas em seu ateliê. De forma lúdica e divertida, falou de como são feitas, pintadas - entre elas as técnicas primitivas de pintura (engobe) - e também sobre o processo de cozimento das esculturas. “As peças só podem ser queimadas depois da secagem. Ao final da oficina, vamos levar os trabalhos produzidos pelos alunos, para que seja feito o processo de queima no forno de meu ateliê. Posteriormente elas serão devolvidas à professora Ana Paula”, explicou José Itelmo.
A argila é símbolo de nascimento, vida e morte, superando qualquer outro material modelável. Ao simples toque de quem a manipula é desencadeada uma resposta emotiva, registrando na escultura a representação de uma vivência. Durante a oficina foi possível perceber que aos poucos as crianças ganhavam espontaneidade e os olhares iam se construindo. “Queremos que eles se percebam nas culturas, nos valores, nos costumes de outros povos, desde os primitivos, sempre contextualizando a nossa história”, observou a professora de artes da escola, Ana Paula Holanda.

A maleabilidade e a fluidez da argila possibilitam que as crianças tenham maior contato com os sentidos, liberando seus movimentos e desenvolvendo a percepção, a psicomotricidade e a concentração. Nas aulas de artes são desenvolvidas técnicas básicas de modelagem, colagem e texturas, além de possibilitar que as crianças transformem materiais descartados, como talheres velhos, canetas e escovas de dente em ferramentas na hora de realizar acabamentos e texturas. Porém, a educadora artística lembra que os trabalhos são feitos com plastilina - a popular massinha. “Ao contrário da massinha, com a argila, possibilitamos que o aluno crie objetos tridimensionais e amplie o conhecimento em arte para além da pintura e o desenho. Independente de construir esculturas elaboradas, ao dar forma à argila, a criança atribui um significado, nomeando sua criação”, explica Ana Paula Holanda.
Os alunos utilizaram uma diversidade de ferramentas que foram confeccionadas pelo próprio ceramista, que mostrou às crianças algumas possibilidades de utilização. “Isso é importante para que as crianças percebam as diversas formas que podem ser usadas como ferramentas e a partir daí façam suas invenções de acordo com a imaginação“, disse José Itelmo ao concluir: “Fico muito feliz em poder passar esta arte milenar aos mais jovens. Os resultados são sempre surpreendentes, como está sendo hoje nesta oficina em Várzea Paulista e foi recentemente com as aulas que dei à alunos da Fundação Casa”.
Para conhecer melhor o trabalho deste grande artista da nossa região, acesse o site http://www.artezabele.blogspot.com/, ou entre em contato pelos telefones (11) 4038.3434 e 7374.8529.


(Imprensa Várzea Paulista)

Sabesp inplanta serviço inédito em Várzea: leitura de hidrômetro e emissão da conta serão feitas ao mesmo tempo na porta da casa do consumidor.

O novo sistema trará maior comodidade ao morador que poderá tirar dúvidas com o técnico de atendimento

O TACE (Técnico de Atendimento Comercial Externo) chega a Várzea Paulista. A partir do dia 18, os moradores da cidade começam a receber as contas de água e/ou esgoto expedidas no instante da leitura do hidrômetro e na porta da casa do cliente.
Este projeto prevê estreitar o contato entre a empresa e o consumidor, que poderá tirar dúvidas com o profissional sobre o valor cobrado na conta de água e/ou esgoto no próprio local. O TACE é uma espécie de agência de atendimento na porta da casa e será possível solicitar conserto de registros e de vazamento, alterações cadastrais, orientações sobre economia de água, entre outros serviços sem que o morador saia de casa.
É importante destacar que o profissional recebe treinamento antes de ir às ruas, estará sempre uniformizado, com crachá de identificação e com um leitor digital em mãos. Este técnico poderá em casos de dúvidas comerciais encaminhar o cliente para um monitor da equipe ou para um funcionário operacional em situações de solicitação de serviço.
Para a implantação do TACE serão necessárias mudanças nas datas de leitura dos hidrômetros sem, no entanto, alterar os vencimentos das contas. As outras dez cidades operadas pela Unidade de Negócio Capivari/ Jundiaí da Sabesp: Itatiba, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia, Jarinu, Cabreúva, Elias Fausto, Morungaba, Mombuca e Itupeva já implantaram o técnico de atendimento.
Veja o cronograma de implantação nas demais cidades
Várzea Paulista - 18/11 - Campo Limpo Paulista - 24/11


(Assessoria Sabesp)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Câmara aprova abrangência do Programa Saúde da Família.

Projeto de autoria do Executivo quer melhorar o atendimento na região oeste da cidade

Marcos Nascimento

Com a presença do vereador Marcelo César Santos, que substitui Ivan Sada, por motivo de doença, a Câmara Municipal de Várzea Paulista aprovou na noite desta terça-feira, dois projetos de lei, sendo que o destaque é o PLC 5/2011, do Executivo, que modifica a Lei Complementar nº 176 de 21 de maio de 2007, para criar e modificar as áreas de abrangência do programa de Saúde da Família. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Outro projeto aprovado é o de nº37/2011, do vereador Demércio de Almeida que denomina a Rua 15, que se inicia no eixo da Rua 9 e segue até encontrar a Rua Guaranova, no Jardim Itália, de Rua Messina.
Sobre o PLC 5/2011, que modifica as áreas de abrangência do programa de Saúde da Família, o vereador Mauro Batista, líder do governo na Câmara, foi à tribuna para explicar a relevância do projeto.
Segundo ele, o PLC beneficiará não apenas uma região da cidade, mas sim, todo o município, uma vez que modifica a região de abrangência da Vila Popular, que conta com mais de 20 mil pessoas e apenas uma UBS para atender esta demanda. “Por isso pedimos a criação de novas UBS para atender a região do Buriti e Marajó, entre outras, e com isso, a contratação de agentes de saúde para atuar no local, com o intuito de melhorar o atendimento médico primário nesta região e diminuir o fluxo na Vila Popular”, esclareceu Mauro.
Já o vereador Silso das Neves também concordou com a importância do projeto, mas alertou que é preciso que os novos agentes de saúde sejam tecnicamente capazes para que não ocorram transtornos com reflexo negativo aos usuários e moradores.

Novo vereador
A sessão de ontem contou com a presença do vereador Marcelo César Santos, quarto suplente que assume por 30 dias na vaga do vereador Ivan Sada afastado por questões de saúde.
Em sua primeira votação, Marcelo se absteve de votar no PLC 05/2011 e justificou sua conduta por não ter tido tempo de vistoriar o projeto com maior critério. “Não posso votar em um projeto que não conheço à fundo, mas não votei contra a saúde ou contra a população de Várzea”, argumentou.

Rua Carnaúba
O vereador Demércio de Almeida foi procurado por moradores da Rua Carnaúba, Jardim das Palmeiras para recapeamento da via.
Demércio se reuniu com os moradores que pediram uma reunião com todos os interessados com o vice-prefeito Lulinha para conseguir a realização das obras e ele garantiu que em novembro elas iriam começar e as mesmas já iniciaram. “Desde o início do meu mandato venho lutando junto à prefeitura, apresentando indicações à Câmara. Agora essa luta finalmente se torna realidade”, destacou.

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.