quinta-feira, 18 de junho de 2009

De problema ecológico a fonte de energia.

DESPERDÍCIO: Hoje, gás metano produzido pela decomposição do lixo, é queimado em vários pontos do aterro sanitário.

O Consórcio Intermunicipal de Aterros Sanitários (Cias) está prestes a publicar uma licitação para a contratação de uma empresa especializada na captação e desenvolvimento de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no aterro sanitário de Várzea Paulista. Esta empresa vai captar e comercializar gás metano cuja quantidade produzida pelos depósitos de material em decomposição ainda é desconhecida. O aterro recebeu resíduos orgânicos durante 19 anos e o chorume, líquido produzido pelo lixo, é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí.
Quando o projeto for concluído, o Cias – consórcio formado pelas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Vinhedo e Cajamar -, dará uma solução sustentável para a questão do gás metano que já foi alvo de diversas ações judiciais por parte dos moradores que residem no entorno do aterro, localizado no jardim América 4. Um destes processos, o do pedreiro Lauro Antonio da Silva, completou quatro anos no último dia 15. Ele morreu de insuficiência respiratória proveniente do gás, segundo o laudo médico.
(Fonte: Jornal a Verdade Reginal)

Polícia fecha ‘fábrica’ de DVDs piratas.

Policiais apreenderam muitas mídias virgens e já gravadas, além de dois computadoresPor meio do Disque Denúncia, a Delegacia de Polícia de Campo Limpo Paulista apreendeu, na última terça-feira (16) de 1.050 DVDs, 50 mídias virgens, 1.530 capas, 400 envelopes, impressora e duas CPUs utilizadas para a produção de produtos clandestinos, na rua João Bizeto, 265, no Distrito do Botujuru.
Os investigadores Rubens, Cristiano e Paulinho prenderam os materiais ilegais e o proprietário do conteúdo, Jayme Nicolau de Amorim, 27 anos, comerciante.
O acusado de crime de pirataria foi levado à Delegacia e apresentado ao delegado Josias Guimarães.
O delegado determinou à escrivã Shirlei que procedesse a apreensão de todos os objetos e elaborasse o boletim de ocorrência, capitulado como averiguação de violação de direitos autorais.
A pena para pirataria pode chegar de três meses a um ano e a reprodução vai de um ano para quatro anos.
(Fonte: Jornal a Verdade)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palmeiras para na retranca do Nacional, empata e dá adeus à Libertadores.

Acabou o sonho do bicampeonato da Libertadores para o Palmeiras. Nesta quarta-feira, o time alviverde não conseguiu superar a forte marcação do Nacional-URU e ficou no empate por 0 a 0, em Montevidéu. Como cedeu a igualdade por 1 a 1 no jogo de ida, o clube do Parque Antarctica foi eliminado do torneio continental por ter sofrido um gol em casa.
"Pagamos pelo vacilo em casa. Por causa daquele gol que sofremos. É triste e frustrante. O time se empenhou ao máximo. É uma pena uma equipe de qualidade como a nossa ficar fora", lamentou Pierre após o apito final. "Não deu. A equipe lutou até o fim. Saímos tristes, pois criamos várias oportunidades e a bola não entrou", completou Cleiton Xavier. Com o resultado, o Palmeiras segue sem atingir uma semifinal de Libertadores desde 2001, quando foi superado pelo Boca Juniors nos pênaltis. Melhor para o Nacional, que permanece na briga pelo tetracampeonato continental e agora fica à espera de Estudiantes ou Defensor na próxima fase.
(Fonte: UOL notícias)

Ronaldo desencanta e deixa Corinthians perto do título da Copa do Brasil.

Ronaldo pouco tocou na bola, mas voltou a marcar após um jejum de cinco jogos e ajudou o Corinthians a dar um importante passo rumo ao título da Copa do Brasil. Com uma vitória por 2 a 0 na noite desta quarta-feira sobre o Internacional, no Pacaembu, a equipe de Mano Menezes leva para o Rio Grande do Sul a vantagem de poder até perder por 1 a 0 que, mesmo assim, ficará com a taça e a cobiçada vaga na Libertadores da América.Alcançar o torneio continental é o grande objetivo das duas equipes nesta temporada. O Corinthians, que completará 100 anos em 2010, que celebrar a data disputando a competição que ainda não conquistou. Já os gaúchos, que comemoram o centenário nesta temporada, tentam presentear a torcida com a vaga.A vantagem conquistada pelo Corinthians, entretanto, remonta a final da Copa do Brasil do ano passado. O time de Parque São Jorge também terminou o primeiro jogo como virtual campeão ao bater o Sport por 3 a 1. Fora de casa, também poderia sofrer um gol que ficaria com o título. No entanto, acabou perdendo por 2 a 0 e ficou sem a taça.
(Fonte: UOL notícias)

Biblioteca do Ponto de Cultura estimula leitura entre varzinos.

Depois da inauguração de sua biblioteca, o Ponto de Cultura de Várzea Paulista passou a receber um novo público, interessado em leitura e conhecimento. Aberto ao público desde o dia 15 de junho, o espaço conta com cerca de 850 livros e oferece atividades variadas envolvendo a comunidade e as escolas do município, como hora do conto e projetos lúdicos. Entre as centenas de obras que a biblioteca oferece, destaca-se a coleção Cocoricó, que vem acompanhada de livros e cds sobre o seriado infantil; obras de Clarice Lispector, Machado de Assis, Lima Barreto, Marilena Chauí, Jorge Amado, entre outros.De acordo com o coordenador Ulisses Vertuan, o local é um espaço de manifestação da comunidade. “Os varzinos devem estar envolvidos com este projeto e assumir suas atividades, já que é um espaço da população”, afirma, lembrando que a biblioteca foi implantada com a ajuda de jovens da comunidade, contemplados pelo programa social Pró-jovem Adolescente.Ulisses ainda lembra que o espaço servirá de subsídio à leitura que é incentivada nas escolas. “Algumas escolas disponibilizam a biblioteca aos alunos apenas durante o horário das aulas e este ponto de leitura pode ser utilizado no período em que as crianças não têm acesso aos livros da escola”, informa.
(Fonte: PMVP)

STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão.

Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão desta quarta-feira (17) que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão.
Votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Marco Aurélio defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.Para o relator, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime. Já Carlos Ayres Britto ressaltou que o jornalismo pode ser exercido pelos que optam por se profissionalizar na carreira ou por aqueles que apenas têm "intimidade com a palavra" ou "olho clínico".


Sertesp x Fenaj

Tais Gasparian, representante da Sertesp, afirmou durante julgamento que artigo do decreto-lei 972 apresenta incompatibilidade com artigos da Constituição Federal que citam a liberdade de manifestação do pensamento e o exercício da liberdade independentemente de qualquer censura. De acordo com Gasparian, a profissão de jornalista é desprovida de qualificações técnicas, sendo "puramente uma atividade intelectual". A representante questionou qual o consumidor de notícias que não gostaria de receber informações médicas, por exemplo, de um profissional formado na área e não de um com formação em comunicação. Do outro lado estava a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), favorável ao diploma. O advogado da entidade, João Roberto Fontes, afirmou que a não exigência do diploma significa uma precarização das relações trabalhistas entre donos de conglomerados e jornalistas. "Haverá uma proletarização ainda maior da profissão de jornalismo, uma vez que qualquer um poderá ser contratado ao 'bel-prazer do sindicato patronal'", afirmou Fontes. O advogado lembrou que a imprensa é conhecida como o quarto poder. "Ora, se não é necessário ter um diploma para exercer um poder desta envergadura, para que mais será preciso?", questionou.
(Fonte: UOL Notícias em São Paulo)

Experiência do OP de Várzea é exemplo na Colômbia.

A convite da Prefeitura de Medellin, na Colômbia, o prefeito Eduardo Pereira participa do Fórum “Construindo a democracia desde o Orçamento Participativo”, com o objetivo de levar a experiência do projeto de participação popular implantada pelo seu governo em Várzea Paulista. “Nossa experiência é exitosa. Estamos conseguindo ampliar cada vez mais a participação dos cidadãos no processo”, disse.
Todos os custos da viagem, incluindo passagem e hospedagem, estão sendo arcados pelo município de Medellin. Segundo os organizadores, a expectativa é atender dúvidas da cidadania no que diz respeito à operação do orçamento participativo no município colombiano, no marco de “Aula Aberta” do Conselho de Medellín, que é um espaço para a formação pedagógica dos cidadãos em temas de interesse público.
No seminário, que acontece no dia 18 de junho, Eduardo vai abordar toda a estrutura, implantação, divulgação e mecanismos utilizados para transformar o projeto de participação em um programa também de educação popular. “As pessoas que participam do OP em nossa cidade aprendem como funciona o orçamento municipal, a legislação e as licitações. Todas essas informações são muito importantes inclusive para elevar o grau de consciência e direitos dos cidadãos, para que eles possam fiscalizar e cobrar mais do poder público”, salienta Eduardo.
O prefeito irá também apresentar seu segundo livro, “Educação Política – uma experiência com o Orçamento Participativo”, fruto de sua tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas. A obra estuda a implantação do Orçamento Participativo em Várzea Paulista, com a preocupação de perceber o viés da formação da cidadania contida nos procedimentos do OP.
(Fonte: PMVP)

CMVP VOTA REAJUSTE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

A Câmara Municipal de Várzea Paulista votou em sua última sessão o reajuste salarial concedido aos servidores públicos municipais. O aumento foi de 3,5% de imediato e depois alcançará o acumulado de 5,7% em janeiro de 2010, com o pagamento da diferença, retroativo a 1º de maio de 2009. O aumento, amplamente discutido com o sindicato da categoria vai se estender aos trabalhadores da Câmara, aposentados e pensionistas da prefeitura.
A reposição é referente ao índice de inflação de maio de 2008 a abril de 2009 com base no INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Para o vereador Nei Lumes (PT), no governo do PT em Várzea, os servidores nunca tiveram aumento fora da média nacional. “De 2005 a 2008, nossos funcionários tiveram um aumento real acima de 10%, sem contar os benefícios com o plano de cargos, carreira e salários”, informou.
Calmaria - Com o projeto de resolução que altera a data da eleição para presidente da Câmara, fora da pauta do dia, devido a análise da comissão de constituição, justiça e redação, a paz voltou a reinar no Legislativo. Na tribuna alguns vereadores reclamaram de buracos na cidade, porém, segundo o vereador Ivan Sada (PPS), o prefeito Eduardo “esta correndo atrás das coisas e que alguns problemas vêm das administrações passadas”, concluiu.
(Fonte: CMVP)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Casa Transitória e Missão Belém recebem novos carros.

Veículos foram adquiridos com verba do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Nesta segunda-feira (15) a Casa Transitória Menino Jesus e a Associação Missão Belém receberam o carro adquirido através dos projetos Transporte Amigo e Transporte de Pessoas, respectivamente, financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), com um repasse no valor de R$ 46 mil para cada entidade.De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, o sentimento de responsabilidade social das empresas e pessoas que doaram parte do montante pago ao Imposto de Renda para o FMDCA é que está melhorando a vida das crianças atendidas pelas entidades. “Nosso papel é prestar contas a essas pessoas e empresas sobre a destinação da verba e incentivá-las a continuar fazendo suas doações”.Para o presidente da Casa Transitória, Aubério Diniz Lopes, o veículo vai melhorar o transporte oferecido as 38 crianças atendidas e aos 25 funcionários da instituição. “O carro será utilizado para a locomoção das crianças e dos funcionários e no recolhimento de doações”, explica. Ele informa que a Casa Transitória já teve outros projetos financiados pelo FMDCA, como o laboratório de informática e atividades pedagógicas.Segundo Selma Souza dos Santos, a “mãe” das crianças da Associação Missão Belém, o veículo era uma grande necessidade, já que a entidade está localizada no bairro do Mursa, que não é atendido pelo serviço de transporte público. “Agora teremos mais tranqüilidade para levar as crianças ao médico ou mesmo a um passeio”, comenta.Os recursos que financiaram a compra dos veículos são resultados da Campanha de Incentivo Fiscal realizada anualmente pelo FMDCA, na qual os contribuintes destinam parte do imposto devido ao Fundo. O limite de destinação para pessoas físicas é de 6%. Já as empresas repassam 1%, como foi o caso das empresas Krupp, KSB, CPFL, Elekeiroz e Petrobrás. Os recursos são depositados em uma conta gerida pelo conselho, que também fiscaliza a aplicação.Além da Casa Transitória Menino Jesus e da Associação Missão Belém, a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha) recebeu R$ 57 mil para o desenvolvimento do projeto Sala de Informática e a APAE de Várzea Paulista, R$ 55 mil para a criação de uma Brinquedoteca.
PMVP - Imprensa [16/06/2009] (foto ilustração)

População participa das Pré-Conferências de Assistência Social.

Com o intuito de oferecer um espaço de debate aos moradores de Várzea Paulista e fomentar a participação popular, a Secretaria de Assistência Social está realizando pré-conferências antes da realização da 3ª Conferência de Municipal Assistência Social, que acontece no dia 17 de julho.A primeira pré-conferência, ocorrida no dia 10 de junho, no Cras Central, reuniu mais de 80 pessoas, entre populares, trabalhadores e gestores que assistiram a uma apresentação sobre a Constituição Federal e debateram assuntos como a implantação das políticas do Suas, participação popular, atuação das atividades desenvolvidas pelas entidades assistenciais, entre outros.Segundo o secretário de Assistência Social, João Antônio Cardoso, as pré-conferências vão garantir que um número maior de pessoas participe das decisões que serão deliberadas na conferência. “Os serviços oferecidos pela assistência social mudou muito nos últimos tempos. Por isso é importante saber se estão atendendo as necessidades da população e o que pode ser melhorado”, explica.Este ano o tema do encontro é a Participação e Controle Social no Sistema Unificado de Assistência Social, o Suas, que define as diretrizes e normas para a política pública de assistência social, com padrões e qualidade nos serviços, indicadores de avaliação e resultado, denominação dos serviços e da rede prestadora de serviços socioassistenciais.Todos os encontros são abertos à população. Confira a programação: Pré-conferências: das 13h30 às 17 horas17 de junho - CRAS Norte24 de junho - CRAS Oeste 3 de julho - Auditório do Espaço Cidadania – 8h30 às 12 horas: Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
(Fonte PMVP)

Secretários de Educação têm grandes expectativas para Conferência.

Hoje é comum ouvir muitas reclamações dos educadores, por estarem “sozinhos” nas escolas, isto é, sem o devido acompanhamento técnico necessário de seu trabalho. Ao mesmo tempo, os pais passaram a identificar a falta de estímulo dos alunos em relação às aulas, a freqüência irregular dos mesmos na escola, considerando as práticas de avaliação como “prêmios à preguiça”, com a não-retenção, como se apenas a nota fosse o regulador da “disciplina” que o sistema deveria ter, na opinião deles. Sua referência de aprendizagem, assim como de muitos educadores, ainda é o passado excludente da escola pública. Mas, estamos em outros tempos e é preciso repensar esses “modelos”. A progressão continuada nada tem a ver com a prática imposta as escolas estaduais tempos atrás. O que deveria ser uma sucessão continuada e acompanhada de aprendizagens tornou-se um regime de "promoção automática" – ninguém fica retido, mas há muitos jovens que chegam ao final da educação básica sem ao menos ter as competências fundamentais para continuar os estudos ou entrar para o mercado de trabalho. A progressão continuada, que ainda é dos nossos anseios, inscreve-se numa proposta pedagógica centralizada no processo de ensino e aprendizagem. Um de seus princípios é o respeito pelo desenvolvimento do ser humano, que muitas vezes não tem relação direta com o tempo cronológico e administrativo usualmente adotado pelas escolas. Esta proposta exige que se faça o acompanhamento passo a passo do aluno, avaliando o processualmente e organizando situações didáticas que assegurem o seu desenvolvimento, exigindo da escola e do educacor um envolvimento mais intenso no seu trabalho.A progressão continuada, portanto, é muito mais do que a noção comum que temos de avaliação. Ela expressa uma organização do sistema escolar resultante de uma concepção mais democrática de educação, de ensino, de aprendizagem, de currículo, de trabalho pedagógico. Chegou a hora de pais, mães, famílias e, enfim, toda a comunidade, acompanhar mais o que acontece nas escolas em que estão suas crianças, para entender as propostas que ali se realizam ou deixam de ser realizadas. Ou ao invés disso, simplesmente aprovar a reprovação, penalizando novamente os próprios estudantes. É preciso debater mais sobre qual educação queremos para nossos filhos, saber mais sobre os recursos financeiros necessários e exigidos ao poder público para valorizar os profissionais da educação e a escola pública. Uma boa ocasião para começar é a 1ª. Conferência Conjunta de Educação, que acontece nos dias 19 e 20 de junho, evento no qual o nosso município, ao lado de Campo Limpo Paulista e Jarinu, vai debater esses e outros assuntos importantes e que dizem respeito ao futuro de nossas crianças.
Luciano Braz de Marques
Secretaria de Educação Esporte Cultura e Lazer de Várzea Paulista S.P.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Projeto prevê reciclagem de óleo vegetal em Várzea Paulista.


O óleo vegetal utilizado na fritura dos alimentos muitas vezes tem um destino incerto, causando a poluição do meio ambiente. Para combater essa degradação do meio ambiente, a Ong Caminho Verde, com o apoio do Departamento de Meio Ambiente de Várzea Paulista apresentou nesta quarta-feira (10) a Câmara Municipal a proposta de um projeto de lei sobre a coleta do óleo vegetal produzido na cidade.
De acordo com Paulo Joaquim, presidente da Ong, são recolhidos aproximadamente três mil litros de óleo vegetal nas cidades de Campo Limpo, Várzea Paulista e Jundiaí. “Cada litro de óleo jogado na natureza polui um milhão de litros d’água. Por isso, nossa intenção é implantar este projeto o quanto antes e desta forma aumentar a arrecadação do material”, explica.
O secretário adjunto de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Marcelo Firmino, ressalta que a Prefeitura já desenvolveu um projeto nesta área no final do ano passado. “Tivemos uma grande adesão da população, que já percebeu a importância da preservação ambiental e da reciclagem”, afirma. Segundo ele, a aprovação de políticas públicas que visem o desenvolvimento sustentável mostra a importância que o governo de Várzea Paulista confere ao meio ambiente.
Para o presidente da Câmara, Nei Lumes, hoje a sociedade não tem mais como fugir das questões ambientais. “Várzea Paulista tem se destacado na preservação ambiental e a Câmara vai oferecer total apoio para um futuro melhor em nossa cidade”.
O projeto apresentado será analisado pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal, adequado as necessidades do município e apresentado aos vereadores para votação.

100% reciclável
Cada litro de óleo vegetal reciclado é 100% reaproveitável. A mesma quantidade de matéria prima se transforma em biodiesel e os resíduos produzidos se transformam em parafina, utilizada para a fabricação de sabão.
Conforme Paulo Joaquim, atualmente o óleo vegetal recolhido na região é encaminhado para uma empresa em Campinas, mas o intuito é que em breve a região tenha sua própria usina. “Nosso principal foco agora é conseguir a aprovação desta lei pela Câmara e conscientizar a população”, conclui.

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.