terça-feira, 24 de agosto de 2010

A música social.





"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música". A frase é do escritor britânico Aldous Huxley (1894-1963) e resume em pouquíssimas palavras o que a música é capaz de fazer, ou até mesmo os efeitos que ela pode causar nas pessoas; e há quem diga que até os animais são beneficiados pelas notas musicais.
Do grego Arte das Musas, essa música tem origens distantes, e talvez em nada se pareça com o que é tocado hoje em dia. No entanto, no decorrer da história, a primeira arte evoluiu e, certamente, é um dos passatempos favoritos de boa parte da população mundial.
Para muitas dessas pessoas, a música traz algo muito maior que o prazer de ouvi-la; ela tem um significado à parte, que puxa pela história daquela pessoa e vincula alguma coisa a ela. Não só a música ultrapassou os limites do prazer pela audição, como se tornou, também, um rito, uma passagem. Em muitas culturas, as canções são utilizadas em funerais, órgãos militares e hinos nacionais. Por isso, podemos dizer sem qualquer medo de errar que ela é uma das poucas que consegue persuadir e emocionar quem a ouve, independente do contexto.
Se utilizarmos um filme dramático como exemplo, e no ápice da cena tocar uma música que corresponde àquele momento, ela certamente trará mais emoção à situação. Não à toa existe um departamento de trilha sonora, afinal, um filme sem canções é quase mudo.

Manipulação
A música é a arte de manipular o som no tempo, criando um ritmo que soe agradável aos ouvidos de quem escuta, e que tenha um padrão de melodia, porque só jogar as notas musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) no instrumento não é garantia de sucesso e harmonia. A nota Sol, também conhecida como G, casa-se muito bem com Dó (C), porque existe um estilo harmonioso entre elas e, postas numa sequência, podemos criar uma melodia agradável. É claro que não é só isso, tem o ritmo e a letra para colocar em cima, mas é um encadeamento suave. Do mesmo modo, se utilizarmos as notas que fazem o sucesso do rock dos anos 1960, apenas três, Lá, Ré e Mi, teremos uma fórmula que perdura até hoje. Há quem não apoie, como o cantor e compositor Tom Jobim (1927-1994), quando dizia que um dia o rock vai evoluir e descobrir o quarto acorde.
Diferenças, e ritmos, de lado, a música vem atravessando as fronteira entre as pessoas e derrubando barreiras onde ainda não tinha atingido: a sociedade em geral.

Projetos
Resgatar pessoas, ou até mesmo impedir que elas escolham um caminho errôneo, que será ruim tanto para elas quanto para a sociedade em geral, é a mais nova função da música no século 21. Institutos como AfroReggae e Baccarelli se mostram bem afinados nesse ritmo. "A maioria dos alunos que estão aqui não tinha a menor familiaridade com a música erudita. Hoje, a música é um pretexto, é uma ferramenta que encontramos para a inclusão social", explica o diretor-executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli.
É evidente que a música clássica desperta certa curiosidade do ouvinte por ter um arranjo mais sofisticado e soar de forma suave aos ouvidos. Segundo Ventureli, ela tem se mostrado um ótimo meio de abarcamento para jovens que procuram um espaço nos dias de hoje, com direito à fila de espera. "A música foi a forma que o Instituto Baccarelli escolheu, mas a arte possibilita o crescimento da autoestima. Os aplausos colocam a pessoa que está se apresentando em um lugar de importância, protagonismo, e essa nova realidade combate e se contradiz ao que eles são diariamente expostos, na realidade em que vivem". Talvez um porto seguro seja o que essas crianças procuram, embora, além de encontrá-lo, possam alçar voos maiores ainda, como os alunos Adriano Costa Chaves, Emerson Nazário e José Batista Júnior, que depois de alguns anos no Instituto Baccarelli foram convidados pelo maestro indiano Zubin Metha para estudar na Orquestra Filarmônica de Israel, uma das maiores do mundo.
O caso não se restringe apenas à música erudita, muito citada, mas pouco ouvida. O estilo popular também se faz presente. "A música agrega, assim como o esporte e outras coisas. A música dá prazer, por meio dela você se expressa, você reflete, você sonha", explica o vocalista da banda AfroReggae, Anderson Sá. Ele mesmo é um exemplo de superação por meio da música, e o feito foi tamanho que rendeu até um documentário sobre o fato e conta como Anderson perdeu um tio na chacina em Vigário Geral em 1993, beirou a criminalidade e ainda superou um drama pessoal: ficou tetraplégico após cair de sua prancha, mas conseguiu se recuperar em poucos dias. Um exemplo de redenção social através da arte.


Atualmente, é um programa que oferece aulas coletivas para grupos que estão tomando o primeiro contato com os instrumentos e aulas individuais de aprimoramento, para aqueles que já estão em níveis mais avançados. As aulas teóricas complementam o aprendizado. Também forma grupos de música de câmara como duetos e quartetos de cordas, quintetos de sopros e de metais, orquestra de câmara, grupos de cellos e de violas, além de orquestras-escolas de níveis infantil, infanto-juvenil e juvenil - método que propicia a prática orquestral desde os primórdios e prepara os alunos para um bom desempenho em grupo, reproduzindo desde cedo o futuro ambiente profissional.

Nenhum comentário:

Destaques desta Quarta, 02 de Outubro de 2013

Destaques desta Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 Política Marina diz confiar em Deus e na Justiça para registrar Rede Política Comissões apresentam novo marco legal para telecomunicações Geral Câmara do RJ aprova plano de cargos e salários de professores Cidadania Mais de 842 milhões de pessoas passam fome no mundo Geral Avanços em saneamento básico são insuficientes, aponta estudo Copa 2014 Campanha busca combater exploração sexual em megaeventos Entrevista Miss Brasil ora antes do título e dedica coroa ao pai falecido Saúde Farmacêuticos podem prescrever remédios vendidos sem receita

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.

Programa SEBRAE - Para as micro e pequenas empresas.
click aqui e ouça...

Utilize nosso conversor de moedas.

Ajude o Grendacc.

Ajude o Grendacc.