Programa desenvolve ações sociais e preventivas; foco é orientar os jovens sobre os malefícios e as consequências do uso das drogas e da violência
A EMEF Anísio Teixeira, situada no Jardim América II, em Várzea Paulista, recebe as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As ações tiveram início em agosto e prosseguem até novembro, mês em que os 140 alunos participarão da formatura. Desenvolvido uma vez por semana em sala de aula para os alunos do quinto ano, o PROERD é uma iniciativa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
Para o instrutor Soldado Eder, da Polícia Militar, que trabalha há oito anos na corporação e quase três deles são dedicados para o programa, promover encontros como este contribuem para a correta formação do jovem, consolidando um futuro digno e seguro. “O momento é proveitoso e traz resultados capazes de nortear também a vida adulta deste jovem”, avalia.
Durante o projeto, são promovidas palestras e rodas de conversas sobre drogas, violência e valores éticos e morais, como o respeito ao próximo e à família. Os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos e as aulas são realizadas por meio de atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais. O Soldado explica que o intuito é promover subsídios para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. “O trabalho é voltado para os alunos, mas também estamos à disposição da comunidade, caso ela queira conhecer mais sobre a iniciativa, saber como colaborar em seu bairro e também como se desenvolvem as ações da Polícia Militar”, conclui.
Novidades
Em 2010, o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, cujo objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde. As atividades são orientadas para a pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver habilidades que os conduza à solução de problemas e dificuldades inesperadas: “Ensinamos a criança a adotar certos procedimentos e também a executar as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda”.
A EMEF Anísio Teixeira, situada no Jardim América II, em Várzea Paulista, recebe as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. As ações tiveram início em agosto e prosseguem até novembro, mês em que os 140 alunos participarão da formatura. Desenvolvido uma vez por semana em sala de aula para os alunos do quinto ano, o PROERD é uma iniciativa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
Para o instrutor Soldado Eder, da Polícia Militar, que trabalha há oito anos na corporação e quase três deles são dedicados para o programa, promover encontros como este contribuem para a correta formação do jovem, consolidando um futuro digno e seguro. “O momento é proveitoso e traz resultados capazes de nortear também a vida adulta deste jovem”, avalia.
Durante o projeto, são promovidas palestras e rodas de conversas sobre drogas, violência e valores éticos e morais, como o respeito ao próximo e à família. Os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos e as aulas são realizadas por meio de atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais. O Soldado explica que o intuito é promover subsídios para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. “O trabalho é voltado para os alunos, mas também estamos à disposição da comunidade, caso ela queira conhecer mais sobre a iniciativa, saber como colaborar em seu bairro e também como se desenvolvem as ações da Polícia Militar”, conclui.
Novidades
Em 2010, o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, cujo objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde. As atividades são orientadas para a pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver habilidades que os conduza à solução de problemas e dificuldades inesperadas: “Ensinamos a criança a adotar certos procedimentos e também a executar as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda”.
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