Câmara realiza entrega da Comenda “Medalha Zumbi dos Palmares”A Câmara de Várzea Paulista – sob a presidência do vereador Silas Zafani – realizou na noite da última sexta-feira, dia 9, a Sessão Solene de entrega da Comenda “Medalha Zumbi dos Palmares”. Durante o evento, foram homenageados: ASSOCIAÇÃO PÉ NA TÁBUA; Instituto DECIDA - DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA, PASTOR JOSÉ DE OLIVEIRA, Sr. SERAFIM FELIX DA SILVA NETO, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE VÁRZEA PAULISTA-APAE, Pastor JOÃO ACCIOLI DE SOUZA, Sra. VERA LUCIA LOPES DOS SANTOS, CASA TRANSITÓRIA MENINO JESUS, ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO AFRO GARANTIDO AS RAÇAS, ASSISTÊNCIA, CIDADANIA E AMOR (AMAGRAÇA), EDEVALDO PEREIRA DOS SANTOS e a PASTORAL DA CRIANÇA.
“Esta homenagem é o resultado de uma tarefa árdua do trabalho desenvolvido pelos homenageados em ações que promovem a vida, a dignidade humana, o combate ao preconceito, enfim, ações de interesse público que merecem destaque especial”, comentou o presidente da Câmara, Silas Zafani, que em seu discurso enalteceu todos os homenageados e Zumbi dos Palmares, que representa o espírito de liberdade em todos nós.
O cerimonial foi conduzido pelo vereador Mauro Batista que também destacou o trabalho de todos os homenageados nas diversas ações humanitárias empreendidas em favor do povo.
Já o vice-prefeito, Lula Raniero salientou que realizar esta homenagem, é fazer com que a luta de cada um e cada uma valha a pena. “Parabéns aos homenageados e aos vereadores pela iniciativa”, finalizou.
Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
(Fonte Imprensa Câmara de Várzea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário